Nós Somos Inevitáveis

Nós Somos Inevitáveis Gayle Forman

Resenhas - Nós Somos Inevitáveis

Maria.Batagin 19/09/2022

Livros
Um livro que fala de livros, referências sobre algumas obras.
Um história envolvente falando de tantos assuntos cotidianos como amizade, medo, luto, abstinência e Amor aos livros.

ELOISA 18/09/2022

Esperava mais...
Um verdadeiro passa tempo.
A premissa me chamou atenção, mas quando fui ler, me decepcionei um pouco.

Na minha opinião achei os assuntos abordados interessantes, assim como a ambientação escolhida, porém foi tudo tratado de forma muito superficial.

Na minha experiência de leitura, fiquei esperando, esperando e esperando as coisas acontecerem e nada andava, sabe?

O protagonista Aaron, não me cativou e usar como motivo, o luto e as frustração que ele passou, não me convence, pois...

...nenhuma família é perfeita, todos em algum dia da vida será frustrado, nem tudo que almejamos é alcançado da noite pro dia, muitas vezes temos que adiar ou mudar os planos e não é por isso que devemos desistir, vestir uma carapuça e ficar parados esperando a destruição inevitável e é exatamente isso que Aaron faz o livro tudo, exceto no ÚLTIMO capítulo em que ele resolver uma situação que passou o livro tudo tentando e tentando resolver e finalmente da um passo pra realizar um sonho.

Apenas três motivos, acho que me fizeram concluir a leitura, que foi a personagem Hannah, o Chad e as referências literárias e músicas citadas na mesma.

Não é ruim o livro, apenas vá com muita, muita paciência e persistênte e não coloque muitas expectativas ??

Lucia | @lucia_esta_lendo 14/09/2022

Vale a pena pelo final?
A sinopse me chamou a atenção, parecia um livro que prometia.
Mas Aaron é um personagem com o qual não consegui me conectar, e nem sentir empatia. Ele só sabia sentir raiva dos outros, e principalmente de Sandy, seu falecido irmão.
Tantos personagens secundários carismáticos e empáticos, ajudando-o de forma que ele nem merecia e ele passa o livro todo só distribuindo ingratidão à todos eles.
Enfim, livros da Gayle Forman definitivamente não são para mim, já tentei outros, mas não consigo me conectar e achar nada demais.

Letícia 13/09/2022

Um livro sem contraindicações, sabe aquele livro que pode ser lido por todo mundo, independente se é uma pessoa que curte mais suspenses ou romances, ‘Nós somos inevitáveis’ é sobre recomeços, aceitação, empatia e do jeitinho Gayle de ser, tem também uma grande lição envolvendo vícios.

É sem contraindicações e altamente indicado para todos os leitores do mundo, é um livro no qual outros livros estão presentes, os personagens são leitores, então por diversos momentos a gente se identifica com eles.

“Vinte e seis letras e alguns sinais de pontuação, e temos palavras infinitas em mundos infinitos. Como isso não é um milagre?”

Aaron Stein estava empacado e vivendo numa maré de pessimismo. Ele sempre foi um leitor ávido, mas fatos que aconteceram em sua vida nos últimos tempos fizeram com que ele tivesse um bloqueio e só conseguisse ler um livro sobre a extinção dos dinossauros.

Ele administra um sebo ao lado de seu pai, o Ira, e por lá as coisas não vão nada bem, seu pai é um sonhador que minimiza todos os problemas: estantes caindo, livros pelo chão, infiltrações e o pior deles: zero clientes, eles estavam praticamente falidos.

Ira é um personagem muito interessante, é fanático por livros e acredita veementemente que eles são um milagre, resgata livros e é aquela pessoa que sabe qual o livro certo para indicar para todo mundo. Ele, agora um senhor, tem fé de que as coisas irão melhorar, ele não se vê longe dos livros.

“Ira tinha descoberto o milagre das 26 letras tão precocemente que, no sexto ano, na hora em que todos os alunos tinham que se levantar e contar o que queriam ser quando crescessem, ele anunciou que queria ser leitor.”

Aaron não via outro caminho a não ser a extinção, eles eram, segundo ele, dinossauros em um mundo tecnológico, quem frequenta sebos hoje em dia? Só resta esperar pelo fim, ele pensava.

E o meteoro na vida dele tem nome e sobrenome, Chad Santos, mas diferentemente do caso dos dinossauros o meteoro aqui vai ser a salvação que Aaron nem sabia que precisava.

Chad é um velho conhecido de Aaron, eles nunca foram amigos, Aaron tinha um ranço dele, mas suas vidas vão se esbarrar e pode-se dizer que Chad é o inverso de Aaron, já que é muito otimista e empolgado com a vida. Ele sofreu um acidente que fez com que ele perdesse os movimentos da cintura para baixo e agora precisa de uma cadeira de rodas, mas isso não o limita de forma alguma, o que é muito inspirador, além dele ser um personagem muito divertido.

Tudo começa com um encontro inusitado, onde Aaron estava tentando conseguir uma grana em uma casa de shows e esbarra com o Chad, que achou que Aaron estava ali o show da banda Beethoven’s Anvil, assim como ele.

E a partir desse encontro, as coisas começam a escalar e Aaron perde o controle que achava que tinha da sua vida. Primeiro Chad aparece no sebo e o convida para um show da Beethoven’s Anvil, depois ele tem ideia de colocar uma rampa de acesso ao sebo e daí alguns lenhadores desempregados aparecem no sebo para ajudar com as estantes e que tudo acaba virando uma espécie de reforma.

Aaron entra em desespero. Como irá pagar esse pessoal? As pessoas não fazem nada de graça, né? Ira está super empolgado com a reforma, mas o pior é que Aaron tem um segredo que pode ser o verdadeiro meteoro na vida de todo mundo e ele não consegue uma oportunidade para contar ao pai.

Além de tudo isso, Aaron se apaixona pela vocalista da tal banda, mas o que ele, em um primeiro momento acredita ser amor a primeira vista e até mesmo um sinal do inevitável destino vai ir por água abaixo quando o passado dela for revelado, será que esse amor é inevitável mesmo? E diferente do Aaron, ela ama a música e vai tentar fazer com que ele descubra que músicas podem ser milagres assim como os livros.

“Não tem como essa garota ser meu inevitável. Não importa o que está lendo. E, de qualquer forma, mesmo se fosse, eu não quero que seja. Aprendi que o inevitável sempre nos ferra.”

O vício em drogas é uma grande questão no livro, que eu omiti na resenha para não ser um spoiler, pois achei bem legal ir descobrindo durante a leitura quais personagens irão passar por essa jornada. Gayle nos dá uma lição muito grande sobre tentativa e falha quando se trata de um vício e de como é difícil tanto para a pessoa que é viciada quanto para todos aqueles que estão ao seu redor de entender e ajudar.

Família, amizade, vícios, resiliência, vida é sobre isso que se trata esse livro. Entre altos e baixos acompanhamos o Aaron em sua jornada para entender que por mais no fundo do poço que a gente possa estar, querendo só que um meteoro chegue e acabe com tudo, as vezes o que a gente precisa é só de uma mudança de perspectiva para entender que o inevitável pode salvar nossas vidas.

site: https://harlanloversbrasil.blogspot.com/2022/09/resenha-nos-somos-inevitaveis-gayle.html

Eloisa.Melo 12/09/2022

? um milagre em 26 letras ?
Gostei do fato da história em si não ser focada em um casal, mas a relação do personagem com a sua família, a transformação dele durante a história me deixou de coração quentinho, e é claro as milhões de referências que tem de livros que amo, é tão gostoso ler livros sobre leitores, só a gente se entende ??
Chad foi meu personagem preferido, a personalidade única dele deixou a história muito mais divertida!
Um livro super leve, história curta mas bem construída!
- obrigada por ser que você é!
- todas as outras personalidades já tinham dono.

Luana 11/09/2022

A história dele é muito parecida com a da Ju
O livro me conquistou na primeira página. A escrita é ótima, fluida, engraçada. Não lembro a última vez que li um livro tão rapidamente.
O que mais me prendeu foi a empatia que a autora me fez ter com o protagonista Aaron. ele está afundando num mar de desgraças que só piora e eu queria muito saber o que ele faria em seguida, como ele lidaria com as coisas e tal.
Gostei de como a gente não descobre tudo sobre o passado da família de uma vez, mas vamos pegando informações aos poucos, juntando uma peça na outra até tomarmos consciência do que aconteceu e como isso afetou a vida do Aaron.
Em outras resenhas as pessoas falaram que ele é pessimista e reclamão, mas quando você passa por tantas merdas assim, é quase impossível não perder a fé na humanidade. É como se todos os personagens do livro merecessem uma segunda chance e compreensão, menos o Aaron.
A forma como o Aaron narra a história fez eu me sentir imersa no livro, como se tudo ao meu redor não existisse mais. Durante 4 dias eu vivi dentro da história e isso, pra mim, é algo merecedor de 5 estrelas. Meu coração se partia vendo a maneira como o Aaron sofria,
mas a forma como ele conduziu a narração ainda assim me fez ter uma experiência positiva com o livro. Eu queria muito entrar na história e só dar um abraço nele!

Tendo isso em vista, vamos aos pontos negativos:

1º: Eu comecei esse livro porque estava louca atrás de um romance. Li na sinopse que ele se relaciona com uma garota e a capa mostra uma casal juntos.
Concluí que o elemento romance seria bem presente no livro, por isso escolhi lê-lo. Mas não foi nada disso! Só tem uns 10% de romance, ou seja, fui tapeada. Mas foi uma grata surpresa, mesmo que eu ainda esteja em abstinência de uma história de amor.

2º: Acabei o livro agora mesmo e ESTOU COM MUITA RAIVA!!! Tudo o que o Aaron fez foi ser abusado psicologicamente por todo mundo a vida inteira e as pessoas ainda
se acharam no direito de ficarem bravas quando ele finalmente surtou e fez merda! Ele segurou sozinho a barra de ter uma irmão viciado em drogas que tomava toda a atenção dos pais, um pai irresponsável que não curtia trabalhar e uma mãe que simplesmente abandonou ele quando tudo ficou muito difícil. Usando palavras de Siriu Black: "Ele não é uma pessoa ruim; ele é uma pessoa boa a quem coisas ruins aconteceram!"

Além da família disfuncional, ele tem em seu "melhor amigo" um cara folgado que o manipula para conseguir o que quer. Já o interesse amoroso, Hanna, usa o Aaron só pra testar se já tá pronta pra um novo relacionamento ou não e o abandona quando decide que ele tem problemas demais.

Sobre os outros personagens: de boa intenção o inferno está cheio! Você simplesmente NÃO PODE ajudar alguém que não quer ser ajudado, e desde o começo eles nunca perguntaram se o Aaron queria mesmo ser ajudado, simplesmente passaram por cima dele para reformarem a loja.

Para mim, o tema do livro foi exatamente algo que uma das personagens* diz: nós dizemos que queremos ajudar os outros, mas na verdade só queremos ajudar a nós mesmos. Absolutamente todo mundo nesse livro projeta seus próprios problemas nos outros, e principalmente, no Aaron, que parece ser o saco de pancada da cidade. Acho quase cruel que a Gayle Forman tenha criado um personagem só para fazê-lo sofrer desse jeito.
*Aliás, a personagem que disse isso é a pessoa vista como 🤬 #$%!& na cidade, mas é a única que tem um mínimo de respeito pelo garoto e é honesta com ele.

Aaron merecia muito mais e espero que ele seja feliz!

Larissa3929 10/09/2022

Um milagre de 26 letras
Eu não sei nem por onde começar a falar sobre esse livro. Eu amei ele, muito mesmo.

O desenvolvimento da história e dos personagens é fantástico. A história na verdade é MARAVILHOSA. Eu li o livro em uma tarde, não conseguia parar de ler.

O livro é lindo e emocionante e vale muito a pena a leitura.

Josiane.Castro 10/09/2022

Aceitação do inevitável
Um sebo, uma história familiar destruida pelas drogas , um encontro de amigos , uma esperança. E no meio de tudo isso , livros , muitos livros. E a certeza que a destruição nem sempre leva à extinção, as vezes pode levar a criação algo novo. Bem aquele ditado , tudo acaba bem, se ainda nao esta bem é porque ainda nao acabou .

day 07/09/2022

Muito bom!
Obrigado por ser quem você é.?
?Todas as outras personalidades já tinham dono.
Aaron Stein , administra um biblioteca que está totalmente falida .
E cada dia fica mais difícil sobreviver a tantas dívidas e precarização do prédio .
Aaron também tem graves cicatrizes depois de toda uma convivência com um irmão viciado em drogas e uma família que foi despedaçada pelas drogas .
O livro tem temas muito bons e super importantes , como a associabilidade a pessoa com deficiência física , e como citei de início o abuso de substâncias tóxicas .
O livro também tem muito aprendizado , amizade, solidariedade e companheirismo .
Tirei várias lições para vida toda em livro tão simples.
Mas ? nem tudo é triste
No meio de toda turbulência Aaron conhece uma garota que vai mudar toda sua vida .
E o mais maravilhoso é toda a magia em torno dos livros e de como a leitura pode mudar a vida de todas as pessoas .
Os livros são nossos melhores amigos ,
?Continuo lendo,relembrando por que eu adorava livros. Porque eles nos mostram, em tantas palavras,e em tantos mundos,que não estamos sozinhos.?

Vii 06/09/2022

Muito ruim
Nem lembro mais o nome do personagem de tão chato que ele é
Só terminei por causa do Chad, ele sim vale a pena
Livro com várias referências literárias e se passa em um sebo literário, única parte boa
isabelle 07/09/2022minha estante
chad = o maior e melhor

Vii 07/09/2022minha estante
Sim ???

Tatiana Beck 05/09/2022

Divertido e leve
Adoro histórias com livrarias, e essa foi muito leve e rápida para ler.
Temos um rapaz amargurado, que não aguenta mais a vida que tem, desmotivado, desacreditado, um pai contente com a vida que leva e super endividado, um irmão que morreu e uma mãe que foi embora.
Os personagens não são profundamente explorados, mas não afeta a história em si.
Ótima pra sair da ressaca literária!
Valeu clube skoob!

Renata.Mieko 02/09/2022

Que livro gostoso de ler... Comecei e terminei tudo de uma vez só! Uma história que aquece o coração!!!