Nós Somos Inevitáveis

Nós Somos Inevitáveis Gayle Forman

Resenhas - Nós Somos Inevitáveis

ismarihere 15/03/2024

Podia ser melhor
A primeira página do livro entrega o que promete. eu confesso que fiquei empolgada com a história pela comparação com os dinossauros, mas nem tudo são flores.

no segundo capítulo, toda a chateação do aaron transborda e fica cansativo justamente pela quantidade de "tenho um problema, resolvi como queria, mas não quero desapontar e nem contar pra ninguém".

o começo e o meio são cansativos, e só no finzinho que começa a ficar bom e envolvente.

e a ideia de ser um romance (com um casal, como a capa mostra) é falsa.

Geo 04/03/2024

Como sempre, perfeito.
Eu amo os livros da Gayle. Não precisam de nada além de histórias rotineiras, que certamente acontecem na vida real para tocar o coração do leitor.
Varias vezes senti raiva do protagonista, mas com o passar das páginas você o compreende.

Leitura muito rápida.

prologo 04/03/2024

Um livro sobre livros, amizade, família e aceitação, tudo com uma boa pitada de humor e amor. 🤍
“Nós somos inevitáveis” era o único livro da Gayle Forman que eu ainda não tinha lido. Ele estava aqui na estante e no penúltimo dia de fevereiro eu resolvi ler e já deixo registrado que me arrependo de não ter lido antes!

Acompanhamos Aaron que administra com o seu pai o sebo decadente da família. Após a partida da mãe e do irmão, a vida dele mudou para sempre. Aaron sempre foi apaixonado pelos livros, mas desde a tragédia que abalou a família, ele perdeu o gosto pela leitura e não acredita na recuperação do sebo. Quando uma oportunidade de vender o negócio da família surge, ele não pensa duas vezes em aceitar a proposta! Ele só não contava com o apoio dos moradores da cidade e um amigo inusitado mostrando para ele que às vezes precisamos desconstruir algumas coisas, para construir algo totalmente novo.

Durante toda a leitura a gente tem o ponto de vista do Aaron e foi uma escolha muito acertada. Desde o primeiro momento, a gente nota o quão limitada é a visão dele sobre a própria vida. Ele carrega muitos ressentimentos, amarguras e cobranças. Ele é uma espécie de anti-herói da sua própria existência. Aaron não é um narrador confiável.

Pela capa você pode pensar que se trata de um livro com foco 100% no romance, mas não. Temos a presença de Hannah, que o faz refletir sobre algo muito importante que aconteceu em seu passado, mas o amor se dá em um sentido infinitamente maior, ligado à família e principalmente às amizades.

Gayle aborda com muita delicadeza a questão do luto e da dependência química. As pitadas de humor nesses livros (e são muitas) foram a cereja do bolo aqui! E sendo um livro sobre livros, temos inúmeras referências! Gayle presta uma verdadeira homenagem aos livros e aos livreiros.

Foi uma leitura rápida e incrível, você vai ficar com o coração apertado em alguns momentos, vai rir em tantos outros, vai amar o clima de cidade pequena e seus moradores enxeridos e prestativos, vai poder ver grandes amizades florescendo e grandes amores também, vai se identificar com as referências literárias e terminar a leitura com um sorriso no rosto.

site: https://www.instagram.com/o.prologo/

Kakal' 28/02/2024

Inevitável
Esse livro me cativou e me surpreendeu em muitos aspectos. Primeiro porque eu adorei ter várias referências a outros livros e músicas também (meus dois amores), segundo que esse livro não é focado no romance como parece e o final é de surpreender, terceiro, esse livro deixa várias reflexões diferentes mesmo que indiretamente.

"Nós somos inevitáveis" retrata o luto, frustração e um sentimento parecido com uma areia movediça, onde mais tentamos nos mexer para sair mais vamos nos enterrando, além de mostrar diferentes tipos de formas de amar, entoa acredito que quando que quando o livro cita na capa sobre amor, ele está não está falando apenas do amor de casais, de namorados, ele está falando sobre o amor no geral, que sentimos pelos amigos e pelos nossos familiares.
Eu recomendo demais esse livro, amei ele demais e com certeza ele se tornou um dos meus favoritos!

Obs: Gostaria só de acrescentar uma história minha. Quando eu estava na livraria eu não achei livros que realmente me cativassem, mas quando passei pela fileira em que este livro estava eu senti uma conexão, alguma coisa me chamando para ele, talvez Aaron realmente esteja certo, algumas coisas foram feitas para serem inevitáveis!

edrd_m 28/02/2024

Caótico
Apesar de parecer que é sobre uma história de amor, o livro é mais sobre amizade, drama familiar, luto e autoconhecimento. E é muito muito caótico!!!!!!

Talissa.Leonora 15/02/2024

Essa leitura me pegou de surpresa em vários aspectos, mas principalmente pelo fato de o livro todo praticamente tratarem como um romance e no final eles não ficarem juntos, não é um livro ruim é um livro sobre luto principalmente, mas o fato de eles não ficarem juntos no final me pegou desprevenida.

folkzoya 03/02/2024

Me senti um pouco mal de ter julgado o protagonista, quando ele estava passando por uma jornada de luto e frustração. Nunca passei pela experiência do luto e talvez seja isso que dificultou a minha percepção.

Um brinde para o Aaron que conseguiu passar pela crise dos 20 junto ao luto ?

Pelo título e capa, até pela sinopse, eu estava esperando um livro de romance e acabou que esse não foi o foco principal e isso me pegou por não ser a experiência que eu estava esperando para o momento.

Acredito que esse livro não foi muito para mim, apesar de ser um livro okay, acho que depende muito da sua experiência e sentimentos do momento e isso talvez dificultou a minha leitura. Porém é um livro que eu recomendaria para as pessoas, pode não ter me atingido mas pode tocar outra pessoa. Afinal, isso são os livros não? Em cada um provoca uma reação diferente.

Débora 31/01/2024

As histórias são um milagre contido em 26 letras
Quando comecei a ler, não esperava tanto. Há uns dias, tinha acabado "O que há de estranho em mim?" da mesma autora e, apesar da fluidez e de ter sido realmente interessante, não tinha capturado toda a minha atenção quanto esse capturou.
Primeiro, eu deixo claro aqui: não gostei do Aaron no início, não gostei dele no meio e tão pouco no final, apesar de ter gostado da evolução do mesmo. Acontece que tudo bem não gostar de um personagem, não é mesmo? As histórias são feitas para refletir a vida e os sentimentos de alguma forma, seja do leitor, seja do próprio autor. E não gostar de algo ou alguém, faz parte da vida.
Porém, a dinâmica dele com outros personagens foi o que me fez continuar a leitura. Aaron e Chad, a dupla inesperada, mas que me fez dar umas boas risadas e me emocionou. Aaron e Hannah, os inevitáveis. Confesso que não gostei muito deles como casal durante o livro, isso porque, Aaron tinha muitos problemas e, grande parte deles, se refletiam na Hannah, o que com certeza fazia mal. Mas, no quesito amizade, eles foram inevitavelmente fofos. Eu adorei a ideia dela querer buscar a música perfeita para ele. Ele indo em todos os shows dela desde que se conheceram. Isso foi importante pra mim.
E o melhor de tudo: a forma com que a história foi construída é real. Esse livro demonstra a realidade de muitas famílias que passam pela dificuldade de ter um parente viciado e as diferentes formas com que isso afeta a vida de cada um. Eu não concordo com a visão de Aaron sobre Sandy e talvez esse seja um dos principais motivos pelo qual odiei o personagem, mas eu entendo o porquê dele se sentir assim. Ele sente como se todos os problemas que aconteceram na família dele tivesse de ser assim por conta do que aconteceu com o irmão. O asteroide. Mas, as coisas são mais complexas que isso e é bom ver o personagem finalmente entendendo tudo que aconteceu.
Enfim, foi uma experiência interessante. Gostei muito do livro e indico.

Vitor 24/01/2024

Aaron Stein acreditava que livros eram milagres. Mas sua fé acabou, mesmo trabalhando no sebo da família, o único livro que ele suporta ler ultimamente é sobre as extinção dos dinossauros.
E a extinção é um tema que ele conhece muito bem, pois sua mãe é irmão partiram, ele foi deixado sem amigos e família, com seu pai, numa cidadezinha.

E em meio a tals situações Aaron se vê disposto a tomar uma decisão, ele só não esperava que em meio à isso ele conheceria novas pessoas e até um possível "amor".
Eles o ajudarão a ver que a destruição nem sempre leva à extinção, as vezes leva à criação de algo completamente novo.
Eu gostei da leitura deste livro, como ele nos mostra e enfatiza que o ato da leitura é importante, e como ele honra as sebos e os livreiros, o romance do livro deixou um pouco a desejar, e o final talvez possa ser confuso para alguns, mas ainda assim gostei desse livro.

LariJ 20/01/2024

Gostei muito desse livro. Despretensioso, começa como uma simples história de amor mas se transforma em um drama familiar comovente. Aaron é um personagem cativante à sua maneira, com suas manias e seu jeito meio impulsivo que acaba lhe causando mais problemas. Aborda temas como inclusão, deficiência e abuso de substâncias de uma forma natural, sem querer forçar nada. É também uma escrita bem moderna e apesar de seu público ser principalmente o jovem, agrada pessoas de todas as idades. Principalmente os amantes de livros, livrarias e cafés.

Isabella1915 16/01/2024

Nós somos inevitáveis
É um bom livro, mas foi vendido de uma forma completamente errada. A capa, a sinopse e até algumas avaliações dão a entender que é um romance, o que nem de longe resume esse livro.
O romance é uma parte secundária, quase inexistente, da história. É um livro sobre auto conhecimento, perdão, luto, amizades improváveis e família.