A Fraternidade Jane Austen

Resenhas - A Fraternidade Jane Austen

1 | 2 | 3 | 4

Camila Ramos 30/08/2021

Delícia para fãs de Austen
Pense numa pessoa que ama Jane Austen. Pensou? Então multiplique por 100. Sou eu, prazer. Quando vi esse livro, tinha certeza que era pra mim. E sim, foi muito.

Esse livro, como o título já mostra, vai nos envolver numa trama ao redor da autora Jane Austen. A história se passa no Vilarejo de Chawton, logo após o fim da segunda guerra. Esse lugar onde viveu Jane e sua família faz com que todos os atuais moradores, inevitavelmente, sejam parte dessa importante história.

Passando por seus próprios conflitos pessoais, nós conhecemos alguns personagens que acabam reunindo seu amor por Austen e formando essa fraternidade com um objetivo em comum.

É um pouco difícil de envolver com os personagens e seus sentimentos no início. Isso me fez entender o motivo de muitas pessoas não terem gostado dessa leitura, pela baixa avaliação no skoob. Mas ao decorrer da narrativa, fui conseguindo entender os motivos e as questões que faziam com que cada um fosse e agisse daquele jeito.

O que me fez amar e ficar mais envolvida com a história foram todas as citações e conversas sobre Austen, suas obras e seus personagens. As pessoas começavam a conversar e simplesmente introduziam e comparavam situações com os livros da autora e debatiam sobre. Eu amei cada página onde isso aconteceu. Que delícia de discursões!

As opiniões e pensamentos da autora desse livro sobre Jane Austen foram deleites para mim. Parecia que ela estava lendo meus pensamentos, pois tudo que ela colocou aqui eu concordei. A escrita é super leve, adorei. Eu amei cada parte história introduzida também. E acho que que todo fã de Jane Austen precisa ler esse livro delicioso.

Mundoliterariodarose 21/08/2021

A fraternidade de Jane Austen
Em um vilarejo chamado Chawton, onde historicamente foi um dos lugares onde a autora Jane Austen moro por alguns anos e onde tem vestígios de parentes e objetos já usados por ela, depois de décadas um grupo de moradores se unem para fundar a fraternidade Jane Austen com o propósito de não deixar morrer o legado da autora. Sendo assim também uma forma de uns ajudar os outros a lidar com suas mágoas e dores. Com a falta de seus entis querido mortos em combate na segunda Guerra mundial.
Gostei muito da história. Como fã dos livros de Jane Austen adorei o que a autora passou sobre algumas curiosidades que eu tinha sobre Jane Austen.
Livro muito fluente de linguagem muito popular.
Um dos meus favoritos desse ano.

Carla Sarmento 17/08/2021

Quando eu termino de ler um livro e gosto muito fico logo com vontade de iniciar a leitura novamente. Esse foi um livro que eu não terminei com essa vontade de reler. Achei que no início tem muita demora na apresentação dos personagens. São oito pessoas que, no final da segunda guerra mundial, se juntam para criar uma sociedade para preservar a memória e os livros de Jane Austen. Então, a história se passa na pequena cidade onde ela escreveu seus últimos três livros e acabou falecendo. Gostei dos personagens e da maneira como eles discutem sobre trechos dos livros de Austen.

Bia 28/07/2021

Eu gostei bastante da história do livro principalmente porque tem um contexto histórico por trás, tanto da guerra quanto da Jane Austen (que eu ainda não li nenhum livro dela, mas fiquei bastante tentada)

Eu tive um pouco de dificuldade no começo porque o livro é narrado por vários personagens e as vezes eu me perdia em quem era quem, mas conforme você vai conseguindo lembrar quem é cada um a história se torna bem fluída

A única coisa que me incomodou foi o final, pra mim ele ficou meio "corrido" comparado ao desenvolvimento que a história e os personagens tiveram ao longo do livro

Rhayssa Andrade 22/07/2021

? Fraternidade Jane Austen ?
Pra quem ama Jane Austen ou vai amar um dia esse livro é ideal. O que farei da minha vida agora que terminei. Cada linha escrita é feita de amor compartilhado pela nossa Jane. Lindo, inspirador e delicado.
? Esse livro conta a história de pessoas movidas pelo amor a escritora Jane Asuten encontra forças para superar suas perdas, tristezas, luto e depressão.?
Não deixe ler !!! Leia o quanto antes !!!

Heliara 11/07/2021

Um livro sobre livros
Livro muito interessante para quem gosta das obras de Jane Austen. Não li todos os livros escritos pela autora, mas percebe-se que os personagens são inspirados nos presentes nos livros, como o senhor Darcy e Elizabeth Bennet. Uma leitura muito agradável.

Thaís Brito 03/07/2021

Poderia virar filme!
Um deleite para os fãs de Jane Austen que conhecem um pouco mais da história da autora. A história é toda fictícia, tendo como elementos reais os cenários: o vilarejo de Chawton, o chalé de Chawton (onde Jane Austen viveu nos últimos anos de vida) e Chawton House (onde o irmão rico dela morou).

É super interessante ver as histórias de oito personagens principais se encontrarem pelo amor em comum à autora. Os acontecimentos se passam poucos anos após a Segunda Guerra Mundial, permitindo várias discussões sobre a dor e a perda. Pra mim, foi uma experiência interessante fazer essa leitura justamente num período em que estava lidando com o luto na família. A obra nos faz enxergar o olhar de Jane Austen para as pessoas que enfrentavam os sofrimentos e as dores, algo que geralmente não é tão percebido por quem está focando nas histórias de amor.

O livro é envolvente e super interessante, além de trazer detalhes e reflexões sobre o legado de Austen. Eu gostaria muito que virasse filme ou série. Tiraria apenas o conteúdo de uma carta perdida da autora, pois não gosto de quando enveredam para especulações sobre a vida amorosa dela, acho meio sem sentido e desnecessário mesmo. Ela foi uma mulher incrível e dedicou seu amor à arte. Não é, de jeito nenhum, uma mulher incompleta por ter sido solteira.

@umaleituraenadamais 20/06/2021

Mas sempre teremos Jane Austen
O livro traz personagens com muitos sofrimentos e todos usam como âncora de salvação os romances escritos porbJane Austen. Mas não é só isso que eles têm em comum. Todos moram no mesmo povoado que a autora viveu no final de seus dias. Foi emocionante conhecer e torcer por cada personagem.

Karina 16/06/2021

Para os fãs de Jane Austen, essa é um romance incrível e qua mantêm firme a história dessa grandiosa autora. Com alguns detalhes da época em que Austen ainda era viva e escrevia seus livros, lugares onde frequentou, ao final tem um epílogo que detalha mais sobre a vida da mesma. É um romance de vilarejo, cheio de reviravoltas e cordialidades, quem gosta desse estilo, vai amar esse livro

Fabiola Hessel 05/06/2021

Um livro para fãs de Jane Austen escrito por uma fã
Esse livro foi uma grata surpresa pra mim, comecei a ler sem esperar muito, achei que não ia gostar tanto, porque livros que homenageiam meus autores preferidos normalmente me decepcionam.

Este livro trás análises que eu achei muito interessantes sobre as obras da Jane Austen, por isso é interessante ler quando já conhecemos a obra, acho que a obra completa, pois volte e meia aparecem comentários sobre um ou outro personagem.

Acabei com muita vontade de reler Mansfield Park, que é o que eu menos gosto da autora, porque os personagens comentam sobre ele e me fizeram ver as coisas de outro ângulo.
Também gostei muito do clima de cidade pequena, interiorana onde todos se conhecem que cerca a Fraternidade.

Uma coisa que parei pra pensar é que não existe apenas um tipo de leitor para as obras de Jane Austen, elas agradam a muitos tipos diferentes, homens, mulheres, intelectuais e pessoas comuns.

É o tipo de leitura que envelhece bem e a gente envelhece com ela, lendo em várias etapas da vida e aprendendo alguma coisa em todas.

C. S. Lewis em Como cultivar uma vida de leitura diz que pelo menos a cada década ele lê Orgulho e preconceito, que esse tipo de leitura deve ser sempre revisitado. Preciso dizer que concordo, mas acho que deve ser lido com um intervalo menor de tempo.

Ingrid06 29/05/2021

Uma boa leitura. Para quem gosta de Jane Austen, vai adorar essa historia.

Ester 22/05/2021

O livro feito para os fãs de Jane Austen
?? A fraternidade Jane Austen - Resenha

Pensei várias vezes em fazer ou não essa resenha, porque eu não gostei muito do livro, e não gosto de compartilhar esse tipo de experiências por aqui. Porém, o legado deixado por Jane Austen e a forma como ele é retratado neste livro em específico, me convenceram a compartilhar essa experiência aqui.

?Primeiramente digo que a leitura só engrenou pra mim depois da página 180 mais ou menos.São vários personagens e núcleos narrativos que compõem essa história, por isso até que todos estejam apresentados e interagindo de alguma maneira entre si, levou tempo, ou melhor páginas.

?O livro narra a vida do vilarejo de Chawton, na Inglaterra, onde Jane viveu. A história se passa após a Segunda Guerra Mundial, quando um grupo de pessoas que sofreram muito por conta da guerra se reúne pelo amor à literatura e às obras da autora com o objetivo de preservar a casa e o legado de Austen.

Como eu disse, demorou até a história se desenvolver de fato, mas o amor que os personagens tem pelas obras da autora, é o mesmo que eu tenho, e a maneira como eles encontraram salvação e vida nos livros, é outro sentimento que eu compartilho com eles, e o que me fez falar sobre esse livro.

?Um romance de época, lento, sem um mocinho e uma mocinha principal. Gira em torno da memória de Jane, mas principalmente, em torno de seus livros.

??Espremidos entre as duas piores guerras que o mundo já vira, eram ironicamente sobreviventes, embora ele não soubesse exatamente a que estavam todos sobrevivendo.

?Mas Ester, você indica o livro? Indico, pra quem conhece Jane Austen e realmente gosta de seus livros. (E principalmente pra quem vem lendo o gênero seguidamente, porque eu saí de uma fantasia de horror pra ele).

Laís 18/05/2021

A Fraternidade Jane Austen
Recebi este livro na caixinha do Skoob. Foi uma boa leitura, uma história onde diferentes personagens se encontram com um objetivo em comum: manter o legado de Jane Austen vivo em seu vilarejo. Mesmo sem ter lido nenhum livro de Austen eu gostei da história, me fez ter vontade de ler os livros dela.

JuBarbosa 03/05/2021

Chaaaaato demais
Acho que nunca na vida eu demorei tanto para ler um livro tão pequeno assim! Pelo amor... Que livro chato!!! Eu estava super ansiosa por adorar Jane Austen, mas gente, não dá, o livro não desenvolve, a história é vazia, com um monte de personagens sem graça, não tem emoção nenhuma. Não recomendo de jeito nenhum!

1 | 2 | 3 | 4