A Fraternidade Jane Austen

Resenhas - A Fraternidade Jane Austen

1 | 2 | 3 | 4

Annalisa 25/04/2021

A Fraternidade Jane Austen
Ao início da leitura somos apresentados ao típico vilarejo inglês e seus típicos habitantes ingleses, toda a história se passa imediatamente após o fim da Segunda Guerra, porém com alguns rápidos fleches temporais de alguns encontros no passado.

Caímos de cabeça em uma comunidade um pouco abandonada pelo tempo, Chawton ficou conhecida como o vilarejo onde Jane Austen teria vivido seus últimos anos e escrito seus últimos três livros, todos os personagens apresentados estão sofrendo as consequência do fim da Guerra, carregam consigo algum tipo de trauma do passado, e estão tentando aos poucos superar seus medos e adversidades, e por uma improbabilidade do destino se juntam para tentar preservar o legado de Jane, mas muito acima disso, encontram em seu amor compartilhado por Jane Austen um meio de conforto e uma forma de tentar se reerguerem.

É um livro com uma leitura calma sem muitas reviravoltas ou grandes revelações, segue um ritmo baixo em paralelo com as vidas apresentadas de cada morador, como se o tempo os tivessem esquecido e nada realmente acontecesse em suas vidas, é também um livro que traz uma grande homenagem aos romances de Austen e seus personagens, o tempo todo parafraseando trechos dos romances, descrevendo as personalidades e analisando as ações das obras criadas por ela.

Confesso que o único romance de Austen que li foi Orgulho e Preconceito, então em diversas vezes durante a leitura de A Fraternidade de Jane Austen me senti bem perdida, pois são citados os personagens e ações dos outros romances dela e por não conhecer não conseguia encaixar os contextos, acredito que para quem realmente realizou a leitura de todos os outros romances, essa leitura se torne muito mais prazerosa e "entendível".

Fiquei com a sensação de que cada personagem criado pela Natalie Jenner seja realmente inspirado em um personagem de Austen, mas como realmente não li todas as obras, não posso afirmar com certeza.

É um livro que fala de livros, que traz uma homenagem singular à uma das maiores romancista de todos os tempos, vale a pena leitura, mas não é algo que para mim será marcado como único ou especial. É bom. Só.

"[...] dentro das páginas de cada livro havia um mundo completamente novo."

"Parte do conforto que tiravam das releituras vinha da satisfação de saber que haveria uma conclusão - de sentir, leitura após leitura, a mesma ansiedade inexplicável para descobrir se os personagens iriam encontrar o amor e a alegria, ao mesmo tempo que já sabiam, por outro caminho paralelo da mente, que tudo se arranjaria no final. A sensação de estar ao mesmo tempo um passo à frente dos personagens e um passo atrás de Austen em cada uma das releituras."

Mariana113 13/01/2021

Acho que é um livro bem específico, somente quem já leu todas as obras da Jane Austen. Eu li, mas mesmo assim me senti um pouco perdida.
Andréia 13/01/2021minha estante
Pensei que tinha ficado boiando pq nunca li Jane Austen. Achei meio arrastado e o fim apressado? Uma pena, pois o começo do livro é bom mas a história vai se perdendo.

Beatriz2371 24/07/2022

Clube Skoob
O inicio a leitura foi bem arrastada, lia um pouco todo dia mas não conseguia me prender ao livro.

Porém com as mudanças no decorrer da história e a apreensão do que aconteceria com personagens que me apeguei fizeram com que não o largasse mais.

E como fiquei feliz com um final fofinho e que aquece o coração.

Feliz que o Médico e a Adeline terminaram juntos bem como o Advogado e a senhora Frances aaaah eu tive um mini surto. Ainda bem que Mimi não casou com aquele safado. Agora o Adam com o Yardley foi a cereja do bolo. Esplêndido esse final.

... " ... Pois nunca há tantas pessoas para se confiar quanto se espera - a chave é saber exatamente em quem se confiar, onde e quando, em tempos de alegria ou de tristeza. " ...

Camila Ramos 30/08/2021

Delícia para fãs de Austen
Pense numa pessoa que ama Jane Austen. Pensou? Então multiplique por 100. Sou eu, prazer. Quando vi esse livro, tinha certeza que era pra mim. E sim, foi muito.

Esse livro, como o título já mostra, vai nos envolver numa trama ao redor da autora Jane Austen. A história se passa no Vilarejo de Chawton, logo após o fim da segunda guerra. Esse lugar onde viveu Jane e sua família faz com que todos os atuais moradores, inevitavelmente, sejam parte dessa importante história.

Passando por seus próprios conflitos pessoais, nós conhecemos alguns personagens que acabam reunindo seu amor por Austen e formando essa fraternidade com um objetivo em comum.

É um pouco difícil de envolver com os personagens e seus sentimentos no início. Isso me fez entender o motivo de muitas pessoas não terem gostado dessa leitura, pela baixa avaliação no skoob. Mas ao decorrer da narrativa, fui conseguindo entender os motivos e as questões que faziam com que cada um fosse e agisse daquele jeito.

O que me fez amar e ficar mais envolvida com a história foram todas as citações e conversas sobre Austen, suas obras e seus personagens. As pessoas começavam a conversar e simplesmente introduziam e comparavam situações com os livros da autora e debatiam sobre. Eu amei cada página onde isso aconteceu. Que delícia de discursões!

As opiniões e pensamentos da autora desse livro sobre Jane Austen foram deleites para mim. Parecia que ela estava lendo meus pensamentos, pois tudo que ela colocou aqui eu concordei. A escrita é super leve, adorei. Eu amei cada parte história introduzida também. E acho que que todo fã de Jane Austen precisa ler esse livro delicioso.

@umaleituraenadamais 20/06/2021

Mas sempre teremos Jane Austen
O livro traz personagens com muitos sofrimentos e todos usam como âncora de salvação os romances escritos porbJane Austen. Mas não é só isso que eles têm em comum. Todos moram no mesmo povoado que a autora viveu no final de seus dias. Foi emocionante conhecer e torcer por cada personagem.

Simone de Cássia 28/12/2020

Lindinho!
Fofo! É um livro que condiz com a "aura" da Jane Austen: meigo, tranquilo, bucólico. As passagens e as citações de seus livros dão um toque especial e, claro, tem que ser fã pra enxergar assim ...Tem seus dramas e romances, mas nada no exagero e tudo se conecta de uma forma muito interessante no final. Adorei os personagens e a bagagem que cada um trouxe para que a história se fizesse bem ao estilo inglês. Lindinho demais!
Riva 28/12/2020minha estante
Simone em seu momento angelical de ser!!!!!

Will 20/03/2021

Comovente para os amantes de Jane
Um romance comovente que gira em torno de uma cidade pequena e todos ligados por uma única história: Jane Austen.

No começo fiquei confuso com as trocas de tempo e personagem bruscamente a cada capítulo, isso fez com que eu demorasse um pouco para me envolver de fato ao livro!

Nunca tinha lido Jane, então despertou o desejo de conhecer mais sobre suas obras.

O livro mostra diversas tragédias, erros, dores e dramas de cada personagem.

O fim me surpreendeu, não imagina que aquilo aconteceria, e isso fez eu terminar o livro com uma sensação boa e tranquila

Lu 14/01/2021

Uma deliciosa surpresa
Recebi no Club Skoob e adorei a história.
No início , demorou para engrenar, mas depois que peguei no tranco a leitura fluiu.
Uma história muito interessante.
Em algumas pequenas passagens tive dificuldade de compreensão por não ter lido certos títulos da Jane Austen.
O entrelaçamento das personagens da história acontece de uma maneira muito agradável e encantadora!
Histórias de vida tão diversas que tem em comum o amor pelos livros e pela Jane Austen.
Vou parar por aqui pois sou capaz de dar spoiler. Dedo nervoso.kkkkkkk
Recomendo.

Ester 22/05/2021

O livro feito para os fãs de Jane Austen
?? A fraternidade Jane Austen - Resenha

Pensei várias vezes em fazer ou não essa resenha, porque eu não gostei muito do livro, e não gosto de compartilhar esse tipo de experiências por aqui. Porém, o legado deixado por Jane Austen e a forma como ele é retratado neste livro em específico, me convenceram a compartilhar essa experiência aqui.

?Primeiramente digo que a leitura só engrenou pra mim depois da página 180 mais ou menos.São vários personagens e núcleos narrativos que compõem essa história, por isso até que todos estejam apresentados e interagindo de alguma maneira entre si, levou tempo, ou melhor páginas.

?O livro narra a vida do vilarejo de Chawton, na Inglaterra, onde Jane viveu. A história se passa após a Segunda Guerra Mundial, quando um grupo de pessoas que sofreram muito por conta da guerra se reúne pelo amor à literatura e às obras da autora com o objetivo de preservar a casa e o legado de Austen.

Como eu disse, demorou até a história se desenvolver de fato, mas o amor que os personagens tem pelas obras da autora, é o mesmo que eu tenho, e a maneira como eles encontraram salvação e vida nos livros, é outro sentimento que eu compartilho com eles, e o que me fez falar sobre esse livro.

?Um romance de época, lento, sem um mocinho e uma mocinha principal. Gira em torno da memória de Jane, mas principalmente, em torno de seus livros.

??Espremidos entre as duas piores guerras que o mundo já vira, eram ironicamente sobreviventes, embora ele não soubesse exatamente a que estavam todos sobrevivendo.

?Mas Ester, você indica o livro? Indico, pra quem conhece Jane Austen e realmente gosta de seus livros. (E principalmente pra quem vem lendo o gênero seguidamente, porque eu saí de uma fantasia de horror pra ele).

Aline 26/05/2023

Livro ficcional que tem como pano de fundo a obra de Jane Austen. Nesta obra a autora se baseia em fatos e nos apresenta uma ficção romanceada de pessoas comuns passando por momentos difíceis que se unem por seu amor a obra de Jane Austen. Livro bem escrito e leve.

Thaís Brito 03/07/2021

Poderia virar filme!
Um deleite para os fãs de Jane Austen que conhecem um pouco mais da história da autora. A história é toda fictícia, tendo como elementos reais os cenários: o vilarejo de Chawton, o chalé de Chawton (onde Jane Austen viveu nos últimos anos de vida) e Chawton House (onde o irmão rico dela morou).

É super interessante ver as histórias de oito personagens principais se encontrarem pelo amor em comum à autora. Os acontecimentos se passam poucos anos após a Segunda Guerra Mundial, permitindo várias discussões sobre a dor e a perda. Pra mim, foi uma experiência interessante fazer essa leitura justamente num período em que estava lidando com o luto na família. A obra nos faz enxergar o olhar de Jane Austen para as pessoas que enfrentavam os sofrimentos e as dores, algo que geralmente não é tão percebido por quem está focando nas histórias de amor.

O livro é envolvente e super interessante, além de trazer detalhes e reflexões sobre o legado de Austen. Eu gostaria muito que virasse filme ou série. Tiraria apenas o conteúdo de uma carta perdida da autora, pois não gosto de quando enveredam para especulações sobre a vida amorosa dela, acho meio sem sentido e desnecessário mesmo. Ela foi uma mulher incrível e dedicou seu amor à arte. Não é, de jeito nenhum, uma mulher incompleta por ter sido solteira.

Marília 23/01/2021

Gostei do livro apesar de não gostar das atitudes de alguns personagens. Acho que eles perderam muito tempo durante a vida.

Bia 28/07/2021

Eu gostei bastante da história do livro principalmente porque tem um contexto histórico por trás, tanto da guerra quanto da Jane Austen (que eu ainda não li nenhum livro dela, mas fiquei bastante tentada)

Eu tive um pouco de dificuldade no começo porque o livro é narrado por vários personagens e as vezes eu me perdia em quem era quem, mas conforme você vai conseguindo lembrar quem é cada um a história se torna bem fluída

A única coisa que me incomodou foi o final, pra mim ele ficou meio "corrido" comparado ao desenvolvimento que a história e os personagens tiveram ao longo do livro

Ratinha da Biblioteca 23/02/2021

@ratinhadabiblioteca
Eu demorei um pouco para me envolver com os personagens, talvez por serem vários e alguns bem diferentes uns dos outros. Mas assim que a Fraternidade é formada, eu compreendi a necessidade que eles tinham, não só de restaurar algo histórico e belo, mas de ter uns aos outros para enfrentar as dificuldades da vida.

Esse livro, além de nos deixar com vontade de ler TODOS os livros da Jane Austen, também nos mostra a importância dos amigos, de ter com quem contar, da sinceridade entre as pessoas e de como é fortalecedor enfrentar as dores da vida com pessoas que realmente se importam com você.

1 | 2 | 3 | 4