O estranho caso do cachorro morto

O estranho caso do cachorro morto Mark Haddon

Resenhas - O Estranho Caso do Cachorro Morto

Júlia 10/06/2022

Legal
Eu li esse livro e achei bem ok. Tiveram partes que gostei mais do que outras, mas, num todo, é bem legal. Mas algumas partes nn funcionaram pra MIM. Ainda assim, recomendo.

Ans 15/03/2009

Original, prende a atenção.

Gabys 22/08/2021

Perfeitinho demais!
O autor descreve de uma maneira tão completa que ao ler nos sentimos parte daquele mundo onde Cristopher vive, em vários momentos dei risada com o personagem por ele ser muito literal. Amando livros nessa temática que tratam o espectro autista de uma forma descontraída, amei o desenrolar da história e o desfecho também, leitura muito gostosinha e fluida li em apenas um dia.

Clau Verde 16/06/2020

Um livro envolvente e sensível. Logo no começo, só pela contagem dos capítulos, já nos faz pensar que não existe o certo e o errado, apenas uma diferença de perspectiva. Amei.

Mariane 21/04/2020

Uma ótima história pra passar o tempo. Acho muito interessante enxergar da perspectiva de alguém com síndrome de asperger.

tothel4kes 07/06/2023

Ok
O livro em si é muito bom, bem rápido de ler, o meu maior problema foi a quantidade de coisas que (não tenho total direito de fala no assunto, então não levem minha opinião como um fato) eu considero erros quando se fala de personagens autistas
Por exemplo:
O termo "Asperger" é usado, mesmo sendo um termo problematico (com uma pesquisa de 3 minutos dá pra ver porque)
O termo "pessoas especiais" também é usado (mesma coisa do anterior)
É isso

Patricia.Murinelly 19/06/2022

Um dia, Christopher encontra o cachorro da vizinha morto no jardim. Ele é logo acusado do assassinato e preso. Depois de uma noite na cadeia, decide descobrir quem matou Wellington, o cachorro, e escreve um livro relatando suas investigações.

Além de descobrir quem matou o animal, (o que eu fiquei passada ?, ainda mais pelo motivo banal), a investigação acaba levando à descoberta de coisas que ele jamais imaginaria! Foi uma leitura boa ????

Junior Rodrigues 01/04/2024

Uma história que vai crescendo aos poucos...
Fui atraído para esse livro pelo seu título diferente e sem conhecer nada sobre o mesmo decidi embarcar nessa história e assim como o título, a jornada de Christopher é peculiar e interessante, seja pela maneira que ele realiza suas "investigações" ou somente por ser quem é e isso é uma das boas surpresas que aguardam quem busca um livro de mistério, mas que possua algo que o diferencie dos demais.

A escrita é bem fluida e as páginas vão passando rápido mostrando a qualidade do material e do autor na condução da história e na criação dos personagens.

O protagonista é o grande diferencial da história e suas interações com as pessoas é o que faz com que a experiência seja interessante, já que sua jornada é especial em todos os sentidos e entender cada etapa do processo é algo que modifica a maneira que embarcamos nessa aventura com ele.

O Estranho Caso do Cachorro Morto não escolhe um caminho fácil e a condução da história mostra isso fazendo com que valha a pena acompanhar a jornada de Christopher e todos os percalços que surge em seu caminho e mostrando que entender o ser humano vale mais a pena do que os questionamentos que nos cercam.

Recomendo!
Carolina165 03/04/2024minha estante
Legal ?????????
Um livro que eu queria ter lido, mas ainda não consegui.

Junior Rodrigues 03/04/2024minha estante
Acho que vai gostar Caroline. É uma história diferente

07/12/2021

Sensacional....... O fato de que em nenhum momento a síndrome de Asperger é citada no livro foi algo que me fez ficar embasbacada. É tudo muito intuitivo. Me envolvi demais com a história e criei um afeto gigantesco por Cristopher. Fiquei satisfeita e feliz com o final. Ao término de tudo, de fato, o caso do cachorro morto é só um pontapé para toda a história. NÃO FAZ SENTIDO. Isso que é o melhor! Inesperado e desconexo, mas o contexto explica tudinho.

Luuh.Markes 05/05/2022

Queria ter sua brilhante mente ????
Esse livro incrível me apresentou um protagonista maravilhoso com quem me identifiquei muito, seu nome é Christopher , um garoto autista de quinze anos. A história contada por ele é um tanto que intrigante, o jeito que o autor narrou com os olhos de Christopher foi tão tentador que eu não pude evitar de terminá-lo em um dia. Livro vencedor do prêmio Whitbread de 2003 não me decepcionou e foi muito divertido ??????

oieamare 05/02/2023

não imaginei que fosse chorar ?
"e, também, uma coisa é interessante porque a gente pensa sobre ela e não porque é nova."

eu gostei muito deste livro. achei que a história seria um pouco diferente e mais focada no caso do cachorro, mas entendi que ele era só a ponta do iceberg.
pelo personagem ser um pouco ingênuo com relação a vida, os plots foram bem fortes. eu mal acreditei quando percebi o que aconteceu e isso deixou tudo melhor ainda.

eu acho que a história fala muito sobre confiança e nas tentativas que algumas pessoas fazem para que as coisas deem certos.
eles estavam longe de ser uma família perfeita e aprender a conviver com um filho autista realmente foi complicado para os pais, mas deu para ver que eles tentavam. principalmente o pai dele, o personagem que mais despedaçou meu coração.

o desfecho foi sensacional. um história que eu não esperava, mas que chegou de mansinho e entregou tudo e um pouco mais.
finalmente matei minha curiosidade e amei. ?

Alba 05/03/2011

Resenha feita por mim, no Psychobooks!
Mark Haddon estreou de forma fenomenal com esse livro. Ele já tinha experiência com o tema por ter trabalhado com crianças autistas e foi além, ao se transportar para a mente de um autista e ousar colocar em palavras o que se passa na mente tão peculiar desses indíviduos.

Mark se transforma (sim, é exatamente essa impressão que se tem quando lemos o livro) em Christopher, um Asperger (uma forma mais leve de autismo) de 15 anos que vive com seu pai após a morte de sua mãe. Sua rotina consiste em ir à escola e basear todas suas ações em possíveis desdobramentos bons ou ruins decorrentes de fatos aleatórios como: quantos números de carros de tal cor ele vir no caminho da escola, ou se as cores estavam dispostas de forma errada.

Seu passatempo e válvula de escape são as contas complicadas. Quando se vê em situações difíceis, Christopher para tudo e se põe a fazer cálculos e mais cálculos para se livrar da sensação ruim que algumas circunstâncias o fazem sentir.

Quando Wellington, o cachorro da vizinha é assassinado, Christopher – um apaixonado por animais, em especial por esse cachorro – se vê na obrigação de desmascarar o assassino. As confusões e descobertas que são feitas a partir daí são repletas de suspense e surpresas.

É um livro lógico, porque a mente de Christopher é lógica, mas ao mesmo tempo apaixonante e envolvente. A forma como Mark Haddon expressou os sentimentos do garoto foi de grande ajuda para entender alguma coisa do que se passa na cabeça do Lucas (meu filho). A aversão por algumas cores ou alimentos, a falta de entendimento quando é usada a linguagem figurada… Por exemplo na expressão: “Você é fogo”, um autista entende isso da forma literal, e fica confuso sobre a mensagem que o interlocutor quer passar. São cuidados que têm que ser levados em conta ao tratar de uma criança ou adulto com esse diagnóstico.

Esse é um daqueles livros em que a atenção e o cuidado com cada colocação de palavras têm que ser bem analisados. Se você se perder em algum momento na leitura ou divagar, pode perder o porquê de uma ação futura de Christopher.

Vou deixar um trecho do livro em inglês porque não tenho o livro em português. A tradução que se segue foi feita por mim, então pode não estar fiel à tradução feita pela Editora Record.

“And Father said, ‘Christopher, do you understand that I love you?’

And I said ‘Yes,’ because loving someone is helping them when they get into trouble, and looking after them, and telling them the truth, and Father looks after me when I get into trouble, like coming to the police station, and he looks after me by cooking meals for me, and he always tells me the truth, which means that he loves me.”

Página 87

TRADUÇÃO LIVRE: “E o Pai disse: ‘Christopher, você entende que eu te amo?’

E eu disse ‘Sim’, porque amar alguém é ajudá-lo quando ele se mete em confusão, e cuidar dele, e dizer a ele a verdade e o Pai me ajuda quando eu me meto em confusão, como vir para a delegacia de polícia, e ele cuida de mim fazendo minhas refeições, e ele sempre me diz a verdade, o que significa que ele me ama”.

Autistas são metódicos e ligados à rotina, não entendem linguagem figurada. Esse trecho que deixei pra vocês é a chave de todo o sentimento que Christopher carrega e toma como verdade. É a peça chave da trama do livro.

Gostou? Quer ler mais? Acesse o blog:

E se quiser saber mais sobre o tema autismo, procure no blog em "pesquisa" pela tag "Autismo" ;)

Camila.Bueno 03/04/2021

Às vezes pego os livros que as minhas amigas mais gostam emprestado, e nunca me arrependo. Esse foi um. Que sensibilidade da forma como somos colocados no mundo do Christopher e acompanhamos sua forma de lidar com as situações. Recomendadissimo ??

Tamires 20/12/2020

Perfeito.
Já faz tantos anos que eu li esse livro e ainda não consegui achar outro igual a esse. Minha vó me deu esse livro quando eu tinha 13 anos e eu li e me senti tão imersa na história e apegada a todos os personagens. Até hoje penso em Chistopher em como ele está o que ele está fazendo.

Lucia 22/02/2011

Um livro sensacional, uma história muito bem contada... Christopher é uma personagem excepcional , bem construída, convincente e misteriosa.