O estranho caso do cachorro morto

O estranho caso do cachorro morto Mark Haddon

Resenhas - O Estranho Caso do Cachorro Morto

Jaqueline 07/03/2021

Quando comecei a ler este livro, tive a impressão de que a narrativa era muito parecida com "Passarinha", já que ambos os livros abordavam o tema da síndrome de Asperger e da morte. Até aproximadamente metade da leitura, realmente as histórias têm alguns pontos que coincidem, porém senti que a escrita do Mark Haddon não me prendeu tanto. Talvez uma diferença marcante entre as duas obras é que nessa há um uso excessivo de detalhes e problemas/explicações matemáticas que fazem com que o leitor se distraia da questão central da história que é o relacionamento familiar. Imagino que o autor fez isso para que entendêssemos melhor como o personagem principal pensava e se sentia em relação aos acontecimentos e pessoas a sua volta, porém como leitora achei que a escrita deixou de ser fluida.

Gabriela Paulino 23/06/2021

Estou me preparando para ser apedrejada após essa resenha, mas vamos lá. Apesar de abordar um tema importantíssimo, considerei esse um livro mediano. Tive alguma dificuldade de me conectar com o protagonista, e sinto que boa parte da minha neutralidade quanto à obra surgiu aí. Muito provavelmente tive minha parcela de culpa ao submeter o enredo ao calvário das comparações, sempre injustas e com tendência a desvalorizar um lado, mas não consegui parar de me lembrar de "Passarinha" e do carinho absurdo que nutri pela narradora, alarmantemente contrastante com a minha indiferença a Christopher. Infelizmente esse livro não funcionou muito bem para mim, mas talvez funcione para você.

Erika.Reis 10/12/2021

É um livro bem bonitinho, e tem um tema que eu gosto bastante, mas talvez eu tivesse feito um final diferente. Eu gostei do personagem e me surpreendi com o plot do meio. Então, acho que a experiência como um todo foi boa.

Patty 05/09/2022

Leitura indispensável
Gostei muito de entender um pouco mais como é o pensamento de um autista e de compreender como eles pensam.
Senti um carinho muito forte pelo Christopher, é um menino muito sensível e inteligente.
O mistério gira em torno do assassinato de um cachorro que foi empalado com um forcado de jardim, mas se desdobra de forma a impactar totalmente a vida de Christopher, recomendo muito a leitura.

Danielle 07/01/2022minha estante
exatamente haha

Saturnotemanéis 25/01/2022

O estranho caso de julguei o livro pela capa
Que leitura boa!! Foi um pouco angustiante, porque o livro não é em nada o que eu esperava (não julguem livros pela capa, sério!) E tem uns momentos que são bem intensos (inclusive podem ser gatilhos). O livro é basicamente um diário e tá repleto de partes que podem parecer inúteis para a narrativa, e realmente são, mas ainda assim necessárias e engrandece a leitura (meio contraditório, eu sei) nessa tour pela cabeça complexa do narrador.

Marie 16/07/2021

livro da escola
Olha, para um livro que a escola me obrigou a ler (sim me obrigou pq se eu não lesse iria mal na prova kkk), foi ótimo e surpreendente! Achei muito bem escrito e traz uns pensamentos legais e tals, recomendo a leitura mesmo que a sua escola não pessa HAHAHA. Enfim, goatei muito!

Guilherme F. 06/04/2009

Não juguem o livro pelo nome.
Todos os meus amigos ficavam me zoando por que eu tava lendo um livro com o nome "O estranho caso do cachorro morto", mas o livro é sensacional tem uma historia simples, o autor faz com que você acredite que é o próprio menino que escreve o livro.
A forma que o menino autista vê o mundo é meio loco cheio de lógica e matemática.
Esse livro só peca um pouco no drama, o livro começa engraçado, pelo menos eu ri quando ele foi fazer o interrogatório com os vizinhos. Mas depois que descobre quem matou o cachorro fica um pouco dramático de mais.

07/12/2021

Sensacional....... O fato de que em nenhum momento a síndrome de Asperger é citada no livro foi algo que me fez ficar embasbacada. É tudo muito intuitivo. Me envolvi demais com a história e criei um afeto gigantesco por Cristopher. Fiquei satisfeita e feliz com o final. Ao término de tudo, de fato, o caso do cachorro morto é só um pontapé para toda a história. NÃO FAZ SENTIDO. Isso que é o melhor! Inesperado e desconexo, mas o contexto explica tudinho.

Alba 05/03/2011

Resenha feita por mim, no Psychobooks!
Mark Haddon estreou de forma fenomenal com esse livro. Ele já tinha experiência com o tema por ter trabalhado com crianças autistas e foi além, ao se transportar para a mente de um autista e ousar colocar em palavras o que se passa na mente tão peculiar desses indíviduos.

Mark se transforma (sim, é exatamente essa impressão que se tem quando lemos o livro) em Christopher, um Asperger (uma forma mais leve de autismo) de 15 anos que vive com seu pai após a morte de sua mãe. Sua rotina consiste em ir à escola e basear todas suas ações em possíveis desdobramentos bons ou ruins decorrentes de fatos aleatórios como: quantos números de carros de tal cor ele vir no caminho da escola, ou se as cores estavam dispostas de forma errada.

Seu passatempo e válvula de escape são as contas complicadas. Quando se vê em situações difíceis, Christopher para tudo e se põe a fazer cálculos e mais cálculos para se livrar da sensação ruim que algumas circunstâncias o fazem sentir.

Quando Wellington, o cachorro da vizinha é assassinado, Christopher – um apaixonado por animais, em especial por esse cachorro – se vê na obrigação de desmascarar o assassino. As confusões e descobertas que são feitas a partir daí são repletas de suspense e surpresas.

É um livro lógico, porque a mente de Christopher é lógica, mas ao mesmo tempo apaixonante e envolvente. A forma como Mark Haddon expressou os sentimentos do garoto foi de grande ajuda para entender alguma coisa do que se passa na cabeça do Lucas (meu filho). A aversão por algumas cores ou alimentos, a falta de entendimento quando é usada a linguagem figurada… Por exemplo na expressão: “Você é fogo”, um autista entende isso da forma literal, e fica confuso sobre a mensagem que o interlocutor quer passar. São cuidados que têm que ser levados em conta ao tratar de uma criança ou adulto com esse diagnóstico.

Esse é um daqueles livros em que a atenção e o cuidado com cada colocação de palavras têm que ser bem analisados. Se você se perder em algum momento na leitura ou divagar, pode perder o porquê de uma ação futura de Christopher.

Vou deixar um trecho do livro em inglês porque não tenho o livro em português. A tradução que se segue foi feita por mim, então pode não estar fiel à tradução feita pela Editora Record.

“And Father said, ‘Christopher, do you understand that I love you?’

And I said ‘Yes,’ because loving someone is helping them when they get into trouble, and looking after them, and telling them the truth, and Father looks after me when I get into trouble, like coming to the police station, and he looks after me by cooking meals for me, and he always tells me the truth, which means that he loves me.”

Página 87

TRADUÇÃO LIVRE: “E o Pai disse: ‘Christopher, você entende que eu te amo?’

E eu disse ‘Sim’, porque amar alguém é ajudá-lo quando ele se mete em confusão, e cuidar dele, e dizer a ele a verdade e o Pai me ajuda quando eu me meto em confusão, como vir para a delegacia de polícia, e ele cuida de mim fazendo minhas refeições, e ele sempre me diz a verdade, o que significa que ele me ama”.

Autistas são metódicos e ligados à rotina, não entendem linguagem figurada. Esse trecho que deixei pra vocês é a chave de todo o sentimento que Christopher carrega e toma como verdade. É a peça chave da trama do livro.

Gostou? Quer ler mais? Acesse o blog:

E se quiser saber mais sobre o tema autismo, procure no blog em "pesquisa" pela tag "Autismo" ;)

Clau Verde 16/06/2020

Um livro envolvente e sensível. Logo no começo, só pela contagem dos capítulos, já nos faz pensar que não existe o certo e o errado, apenas uma diferença de perspectiva. Amei.

Patricia.Murinelly 19/06/2022

Um dia, Christopher encontra o cachorro da vizinha morto no jardim. Ele é logo acusado do assassinato e preso. Depois de uma noite na cadeia, decide descobrir quem matou Wellington, o cachorro, e escreve um livro relatando suas investigações.

Além de descobrir quem matou o animal, (o que eu fiquei passada ?, ainda mais pelo motivo banal), a investigação acaba levando à descoberta de coisas que ele jamais imaginaria! Foi uma leitura boa ????

Ans 15/03/2009

Original, prende a atenção.