O estranho caso do cachorro morto

O estranho caso do cachorro morto Mark Haddon

Resenhas - O Estranho Caso do Cachorro Morto

Lucia 22/02/2011

Um livro sensacional, uma história muito bem contada... Christopher é uma personagem excepcional , bem construída, convincente e misteriosa.

Tamires 20/12/2020

Perfeito.
Já faz tantos anos que eu li esse livro e ainda não consegui achar outro igual a esse. Minha vó me deu esse livro quando eu tinha 13 anos e eu li e me senti tão imersa na história e apegada a todos os personagens. Até hoje penso em Chistopher em como ele está o que ele está fazendo.

Clarice.Bartosievicz 20/01/2024

A real representação do ?autismo leve?
O Christopher é um paciente TEA nível I altamente funcional. Hiper inteligente e independente, porém com grande dificuldade de comunicação e interação, e uma rigidez cognitiva que interfere em todos os âmbitos da vida dele.
O livro mostra com maestria todas as pequenas dificuldades do paciente que as vezes é visto como um que não precisa de muito suporte, nem de terapia.
Uma família pouco preparada e todas as dificuldades associadas a essas situações.
Leitura maravilhosa para compreender a dor real dessas pessoas, recomendo!

Fabrício 19/05/2020

Educativo de forma lúdica
O livro nos conta como é a vida de um autista, suas dificuldades e desafios, usando como pano de fundo uma historinha simples. Achei muito válida a idéia do autor. Recomendo a leitura pela lição que ele nos dá de como devemos sentir mais empatia pelos autistas.

Wanderlei 25/02/2010

O Estranho Caso do Cachorro Morto" de Mark Haddon é uma espécie de literatura rara: Aquela que é inteligente, substancial e absolutamente prazerosa.O autor soube muito bem pesquisar o ambiente no qual a pessoa com a síndrome está imersa e proporcionar o desmontar de uma cabeça autista a nossos olhos,vista de dentro,onde jamais poderiamos descrever de forma tão lúcida se não fizesse do jovem autista Christopher de 15 anos que não gosta de ser tocado por alguém, assim como, odeia amarelo e marrom, é incapaz de interpretar a mais simples expressão facial de qualquer pessoa.Não consegue mentir nem entende metáforas ou piadas.O narrador mostra o mundo pela sua perspectiva.Dá pra sentir o quanto é difícil viver numa família com uma doença desse tipo, tanto para os pais quanto para o próprio menino.Em muitos momentos dá pena do menino pela incompreensão do mundo.Mas também nos faz rir sobre certos comportamentos humanos, que hoje consideramos totalmente normais.O livro além de engraçado e às vezes comovente.Vale a pena ler , pois é bom ver o mundo com outros olhos, outra lógica!!!

“- Christopher, você entende que eu amo você?
- Sim, eu entendo.
Porque amar é ajudá-lo quando ele está com problemas, tomar conta dele, falar sempre a verdade, e o Pai toma conta de mim quando eu estou com problemas, como quando ele foi atrás de mim no distrito policial, cozinha pra mim e sempre me diz a verdade, e isso quer dizer que ele me ama.“

“No dia seguinte, vi quatro carros amarelos quando ia a caminho da escola, o que fez com que o dia fosse um Dia Ruim, por isso não comi nada ao almoço e fiquei todo o dia sentado no canto da sala, lendo o meu manual para o exame de admissão de matemática (...), não falei com ninguém e, durante toda a tarde, fiquei sentado no canto da Biblioteca a gemer (...), isso fez-me sentir calmo e seguro."

"Voltei a enrolar-me em cima da grama e, mais uma vez, comprimi a testa contra o chão e fiz aquele barulho a que o Pai chama gemer. Eu faço este barulho quando está entrando na minha cabeça muita informação vinda do mundo exterior. É como quando se está ouvindo um rádio de encontro ao ouvido, sintonizando-o entre duas estações, e tudo o que se consegue ouvir é estática; depois aumenta-se o volume, até que esse barulho é tudo o que se conseguir ouvir, e sabe-se que se está seguro porque não se consegue ouvir mais nada. O policial pegou-me no braço e obrigou-me a ficar de pé. Eu não gostei que ele me tocasse. E foi então que lhe bati"

Estes são alguns dos seus problemas comportamentais:
- Não falar com ninguém durante muito tempo;
- Não comer nem beber nada durante muito tempo;
- Não gostar que lhe toquem;
- Gritar quando está zangado ou confuso;
- Não gostar de estar em espaço muito pequenos com outras pessoas;
- Gemer;
- Não gostar de coisas amarelas nem marrons e recusar-se a tocar em coisas com estas cores;
- Não reparar se as pessoas estão zangadas com ele;
- Não sorrir;
- Dizer coisas que as outras pessoas consideram indelicadas.

Leite 08/08/2021

Único
Li esse livro na escola, quando uma professora de literatura instruiu a turma a lê-lo e estudá-lo para trabalhos, provas, etc. E que surpresa! Trata-se de um livro que conta a história sobre as perspectivas cotidianas de uma criança especial, chamada Christopher, que é autista.

Confesso que no começo achei meio bobo, lento, por conta da minha moral de adolescente que tende a reclamar e ser resistente com coisas que saem da bolha de interesse. Mas conforme a leitura foi avançando, fui caindo na real e curtindo muito. Com certeza tenho interesse em relê-lo, pois, além da história ser divertida, vou ter ainda mais noção, por ser eu estar mais maduro, do carinho que o autor dedicou à obra.

É engraçado, simples, cativante, criativo. Anos se passaram e esse livro continua muito vivo na memória. Foi uma experiência marcante pra mim, e aumentou meu interesse por livros diversificados dos que eu já lia, largando preconceitos e lapidando meu gosto. Obrigado, profª Caroline!

Lucy 03/11/2022

Quem é a criança?
O estranho caso do cachorro morto é um livro extremamente interessante por diversos motivos.
O motivo mais forte é a violência dos pais contra ele. E depois po modo como é escrito. Nós conseghimos ver um autista na escrita, já queele é o narradordo livro que lemos
Quando pensamos em desvendar a morte do cachorro não sabemos que o livro nos envolverá em nuances muito próprias da discussão sobre o autista, acabamos lidando com questões sociais e nos vendo em paralelo aos personagens em geral.
Vocè vais se basbacando com cada plot twist e ficando cada vez mais de boca aberfa, ainda mais quando descobre quem matou o Wellington.
Recomendo muito!

taylorismo 25/03/2023

é incrível como o mark haddon cria e desenvolve muito bem o personagem christopher, cheguei até a pensar que o autor tinha o mesmo transtorno que ele. a leitura é bem fluida pq vc fica muito interessado com oq vai acontecer, mas teve capítulos que foi bem tedioso também, e foi só por isso q dei 3,5. essa história é muito mais sobre quem matou wellington

Natália 04/01/2024

Marcante
É o segundo livro que leio que retrata a temática do espectro autista, e segui encantada e triste com christopher. Encantada porque ele consegue evoluir sobre a percepção do mundo, e triste por ver os problemas familiares e como os pais deles lidaram com as diversas situações.

Cortese 16/01/2014

Livro para se ler em um dia. Entrar num mundo de um autista parece uma tarefa difícil, porém, com as narrativas de Christopher a tarefa torna-se um pouco mais fácil. A história é um drama. Discordo de algumas resenhas que li, nas quais, alguns leitores afirmaram que o começo do livro era bem engraçado. A lógica usada pelo garoto ao descrever a sua visão do mundo é fascinante, mas devido a sua paixão por matemática, algumas fórmulas para explicação de determinados eventos no meio do livro, podem desanimar alguns leitores. A história agora toma um rumo de desfecho- e como de praxe-, os pontos se ligam, os mistérios começam a ser solucionados e o drama começa a ficar mais denso.
Acabo de terminar o livro e a impressão que tive foi de que o autor teve uma queda na criatividade fazendo um péssimo final e fazendo a leitura não valer a pena. Um livro que eu não recomendo.

zschornack 26/08/2009

Um dos melhores livros que já li...
Enredo original e extremamente inteligente... quem me dera se os autores brasileiros chegassem perto desse nível... tirando o veríssimo, é claro, mas só ele mesmo... =/

Denise.Marreiros 26/05/2020

Definitivamente não era o que eu esperava e isso foi maravilhoso. Protagonista cativante, problemática atual e excelente fonte de aprendizado. Não é fácil lidar com determinadas limitações, as vezes é preciso ter paciência, as vezes é preciso ser forte e muitas vezes é preciso ter calma. Ninguém é perfeito, principalmente pais.

Camila.Bueno 03/04/2021

Às vezes pego os livros que as minhas amigas mais gostam emprestado, e nunca me arrependo. Esse foi um. Que sensibilidade da forma como somos colocados no mundo do Christopher e acompanhamos sua forma de lidar com as situações. Recomendadissimo ??