Os testamentos

Os testamentos Margaret Atwood

Resenhas - Os Testamentos

looptms 07/04/2023

Uma continuação essencial
Ao contrário de muitos comentários que li sobre a continuação desse livro não ser necessária após tanto tempo da primeira obra, sendo eu uma pessoa que leu recentemente o primeiro livro e também acompanha a série, discordo. Apesar da data de publicação, o primeiro livro é recheado de temas e discussões bastante atuais, muito intenso e importante, trazendo uma mensagem fundamental para as mulheres, sobre direitos, luta, identidade e feminilidade, a partir de uma perspectiva subjetiva e pessoal da aia Offred. Com todo o hype envolvido na série e no livro, acho que a contribuição que Os Testamentos traz é essencial porque aborda a sociedade de Gilead de forma mais ampla, inclusive com seu passado e constituição, e insere outras dinâmicas negativas para as mulheres que a perspectiva mais íntima do primeiro livro não possibilita. Recomendo muito a leitura, me surpreendi e me acrescentou bastante, principalmente para entendimento dos eventos que acredito que vão acontecer na próxima temporada de The Handmaids Tale. Ainda, sendo a parte da Tia Lydia do livro a mais interessante e importante nesse sentido, com uma escrita crítica não só ao governo, mas a si mesma, promovendo em mim um sentimento genuíno de arrebatamento e redenção da personagem por suas ações.

Gabriel 07/07/2021

Margaret Atwood mantendo o alto nível de escrita
Esse livro superou muito as minhas expectativas. Acabei gostando mais dele do que "O Conto da Aia" (e olha que ele é um dos meus favoritos da vida).

Nesse livro Gilead é muito mais explicada através da perspectiva das três narradoras. Depois de conheceremos como é a vida de uma Aia (no livro anterior), "Os Testamentos" nos mostra a terrível vida de meninas crescidas em Gilead e também sobre a formação e atuação das Tias.

A narrativa é muito direto ao ponto e as descrições são muito enriquecedoras. Os personagens são muito reais e humanizados (até um monstro como a Tia Lydia também tem sentimentos e um pingo de humanidade).

As outras duas personagens são muito interessantes e as descobertas sobre a história delas é sensacional.

Levei alguns meses para tomar coragem para ler pois tinha medo de me decepcionar com a autora (e felizmente isso esteve muito longe de acontecer).

Karen 02/05/2021

Que livro, meus amigos, Que livro!!!
Não tenho palavras pra descrever o quanto esse livro é perfeito. A Margareth não deixou nada a desejar em relação ao primeiro livro. Foi muito assertiva na forma como desenvolveu toda a narrativa e os personagens, conseguiu dar um desfecho muito satisfatório e coerente a história. Nicole e Agnes são perfeitas. E o que dizer da Tia Lydia? Meu Deus, como odiei essa mulher/odeio, mas como ela me surpreendeu. Inteligente, perspicaz e letal! Sem dúvidas, minha melhor leitura do amo até agora!
julinha 02/05/2021minha estante
???

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 12/02/2020

A história é muito boa mas, não respondeu perguntas que o conto da aia deixou e me deixou com mais dúvidas.
Franciele Müller 12/02/2020minha estante
Já assistiu a série? Que na verdade esse livro acaba sendo uma continuação da série. Quem leu apenas O conto da aia e passou direto p esse livro, não vai conseguir entender nada

Kika 13/02/2020minha estante
Isso! A série completa o primeiro livro! ;)

trizisreading 17/11/2023

Os Testamentos
"Os testamentos" é uma continuação de "O conto da Aia" de Margaret Atwood, publicado trinta anos depois. Embora "O conto da Aia" tenha sido uma ótima introdução, "Os testamentos" o supera em muitos aspectos.

Seguindo a mesma lógica do primeiro livro (se você não leu o primeiro livro, sugiro que não leia essa resenha), "Os testamentos" é uma distopia que ocorre em uma realidade onde as mulheres podem ser Marthas, Tias, Aias ou Esposas, caso não possua uma dessas classificações, basicamente é considerada uma ninguém, e consequentemente, vive numa espécie de miséria, vivendo numa clandestinidade.

Os homens por sua vez, podem ser Comandantes ou então possuir outros cargos diferentes, mas sempre é uma "profissão". Isso porque quando comparado às classes sociais das mulheres, todas elas tem um único objetivo: servir aos homens. Vejamos que as Marthas são como governantas, as Tias são como professoras, mas também podem ganhar certo poder político, no entanto, nunca deixam de servir aos homens. As Esposas são da mais alta classe social: esposa de Comandante. E por fim, as Aias, tem como único objetivo parir o filho de Comandantes, caso a Esposa não tenha sucesso.

Dito isso, é possível observar que as mulheres são praticamente "escravas" dessa realidade, apenas existem para servir ao outro gênero, além de que, no decorrer da história podemos ver que, caso fujam de suas funções, são gravemente punidas.

A história relata a realidade de duas meninas com mentalidades muito diferentes, isso porque uma vive no país onde tudo o que foi citado acima é pregado como uma religião, já a outra vive em outro local, onde abominam o estilo de vida daqueles.

Na trama, um membro de Gilead (o tal local que vive essa distopia desumana), deseja acabar com esse radicalismo e retomar a vida como era antes, onde as mulheres tinham sua própria vida e podiam fazer o que quisessem. No entanto, vivendo nesse país extremista, ela deve ter muita cautela e encontrar alguém de confiança para conseguir colocar seus planos em prática.

Esse é um livro de extrema importância, sobretudo quando se conhece a história das mulheres, seu papel de genitoria no capitalismo e seus direitos (ou a falta deles) no dia a dia e como isso é ignorado, principalmente se levarmos em conta que as mulheres vivem dessa forma há muitos anos, fazendo com que sequer podemos imaginar um mundo onde a mulher é respeitada.

nadia 22/04/2021

“Você não acredita que o céu está caindo até que um pedaço caia em cima de você.”
Uma "continuação" que não tenta partir do fim do livro anterior, abrindo novas narrativas que ajudam a saciar a curiosidade de quem sofreu o fim de O Conto da Aia. É bem impossível não comparar com o outro livro, pois ambos pertencem ao mesmo universo e acabam sendo relacionados em seus pontos técnicos e em sua narrativa. A escrita é bem diferente, principalmente por Os Testamentos ser composto por um texto "autoral" e outros dois depoimentos, e acaba sendo bem mais fluido que O Conto para quem, como eu, entranhou a escrita dele quando leu. Achei uma leitura confortável e que nos faz querer saber cada vez mais, entretanto, de vez em quando, senti que a escrita era inferior ao outro livro em vários momentos. É um livro bem interessante, mas, também, bem previsível em certos pontos, descrevendo bastante algumas coisas e encontrando fáceis resoluções. Mesmo assim, tem sua força, principalmente nos capitulos do Hológrafo de Ardua Hall, e não deixa de ser uma boa leitura para quem se interessa por essa história distópica. Vale a pena.

*tentando ser racional na crítica mesmo que tenha chorado na última pagina. é sobre isso.

VitOria_ 07/10/2020

Seguindo o mesmo modelo do Conto da aia porém com rachaduras no muro.A gente tem aquele governo de Gileade caindo aos pedaços,a gente vê que as vezes quem está no poder,não tem poder nenhum e isso é mostrado no livro.Mas não é só isso,como a vida,e seus "companheiros de guerra" que pode ser traidores de ótima precisão.
Com aquele mesmo clima de terror,a gente tem esperança e força e terminação e uma pessoa com intuito de dar liberdade aos que sofrem e de vingança aos violentos.
A narrativa e quem narra é surpreendente,e da palpitações no coração de felicidade e infarto de repente.
Para o coração que leu o conto da aia,recomendo os testamentos.

Mamá 07/06/2020

Incrível
O Conto da Aia é uma das minhas obras prediletas, então quando foi divulgado que haveria uma continuação 35 anos após seu lançamento, fiquei um pouco receosa.

O medo veio atoa, pois Os Testamentos é um final esplêndido.

Atwood pôs fim ao ciclo de Gilead com maestria. As três personagens que narram a história são incríveis, além de possuir um enredo impecável.

Recomendo muito, mas sua leitura será mais completa se tiveres acesso ao primeiro livro e a série, já que estão todos conectados.

Gabriela3420 18/04/2020

Os Testamentos
Os Testamentos é a continuação do aclamado livro O Conto da Aia, uma distopia em que num governo teocrático as mulheres perderam todos os seus direitos, autonomia e identidade. Os acontecimentos deste segundo livro se passam 15 anos após o primeiro, e agora a República de Gilead apresenta os primeiros sinais de sua ruína. É nesse contexto que a vida das três narradoras se entrelaça para juntas tentar derrubar o regime. Uma dessas narradoras é a temida e ardilosa Tia Lydia, personagem que provoca muitos questionamentos no primeiro livro. As outras narradoras são Agnes Jemima, uma jovem nascida e criada em Gilead, filha de um alto comandante, que está prestes a se casar, e Daisy, uma adolescente canadense que acompanha com repúdio o que acontece em Gilead. Os Testamentos é um livro que vem pra responder algumas perguntas sobre como se deu a ascensão da Republica de Gilead e como o foi a sua queda. Ao mesmo tempo que ao final do livro outros questionamentos surgiram, acredito que seja essa a intenção da autora, nos provocar uma reflexão a respeito dos direitos da mulher, corrupção, resiliência e resistência à um governo extremamente opressor.

Lala Fugi 10/07/2022

O livro se passa 15 anos após os episódios de O conto da Aia e se divide entre o depoimentos de 3 diferentes mulheres:

- Uma jovem filha de um poderoso comandante, que expressa seu ponto de vista como o de quem foi criada dentro da distopia, sendo essa a vida que ela conhece e, assim, sendo o seu modo de agir guiado por muitas ideias de Gilead.

- Uma Tia que ajudou a fundar o regime em vigor em Gilead. Personagem muito interessante, pois mostra não só o ponto de vista de uma mulher que não é uma Aia, mas como o de uma mulher que conheceu a vida antes da formação desse novo governo, em Gilead. Estabelecendo um ótimo contraponto de como as coisas eram antes e como são agoras.

- Uma jovem que mora no Canadá, portanto, fora do regime instaurado em Gilead. O que permite ao leitor ter uma ideia de como o resto do mundo vê o que está acontecendo atrás dos muros de Gilead.

A autora se superou nessa continuação, que conseguiu superar sua primeira obra. Continuando a história de forma brilhante, sob diferentes pontos de vistas, de diferentes mulheres, propiciando ao leitor um entendimento mais amplo dos acontecimentos. Mostrando que nem tudo é tão simples como bem ou mal.

Embora não fosse necessário, o livro traz insights interessantes sobre o que ocorreu em Gilead a fuga de Offred.

Isabella.isabooklo 27/12/2020

Surpreendente
A continuação após O conto da Aia cumpriu seu papel em me aterrorizar e indignar sobre Gilead.
Lizzie 27/12/2020minha estante
Pra entendermos que é possível detestar mais a GILEAD ?

Márcia 10/08/2021

Margaret Atwood se superou...
Antes mesmo de começar a leitura achava que seria impossível esse livro ser melhor que o anterior, mas recebi uma grata surpresa. Os Testamentos é melhor que O Conto da Aia!
Apesar de não ser uma continuação direta, é impossível não buscar comparações ou referências da obra anterior.
As diferenças mais notáveis para mim foram o ritmo e a forma da narrativa.
Enquanto O Conto da Aia é narrado em um tom bem mais agressivo, de revolta mesmo, em Os Testamentos a gente encontra os fatos sendo descritos como muita naturalidade. Isso porque aqui temos uma protagonista que nasceu dentro do sistema. E é muito bonito ver essa menina crescendo e percebendo que talvez possam existir falhas naquela sociedade e que muitas coisas não são justas.
Esse livro é muito mais ágil, mantendo um ritmo frenético quase como o de um thriller. Ele te deixa instigado a querer saber mais e mais e a fazer teorias sobre as revelações dos próximos capítulos.
Como temos três narradoras, a história se expande, mostrando que independente da sua posição ou vida socialmente privilegiada, se você é uma mulher, você é uma vítima nesse sistema.
Quando soube que uma das personagens a contar sua história seria a Tia Lydia, confesso que tive receio de que de alguma maneira fosse "passado pano" para as atitudes e escolhas dela. Mas a autora conseguiu mostrar que às vezes nem sempre existem escolhas.
As outras protagonistas, Agnes e Daisy, também foram incríveis e muito bem trabalhadas.
Esse livro traz diversos sentimentos ao leitor, sentimentos nem sempre bons, mas isso que faz o livro tão especial para mim. Ver a angústia e a dor dos personagens refletida nos meus próprios sentimentos.
O final (que mais uma vez não vai agradar todo mundo) deixou a história ainda mais real e palpável.
É muito legal ver como a autora brinca com quem já viu a série (que eu preciso terminar, já que parei por medo de pegar spoiler) fazendo conexões com a trama que saiu antes do lançamento desse livro. Esse também era um dos meus medos. Já tinha lido e amado O Conto da Aia, e fiquei pensando que a autora iria lançar uma continuação só pra fazer dinheiro, já que a série é um sucesso. E a gente já viu isso antes, e geralmente as continuações nunca são lá essas coisas (cof cof A Herdeira, cof cof Depois de Você), mas ainda bem que estava enganada.
Outro ponto sobre a narrativa que eu achei incrível, foi a maneira como parece que os personagens estão falando com você. Como se eles estivessem te contando não só uma história mas contanto os segredos deles. E isso foi genial!
Amei demais, com certeza um dos melhores do ano.

??AVISO DE GATILHO?? violência, assédio, estupro, misoginia, suicídio, pedofilia ??AVISO DE GATILHO??

Luciana 25/05/2024

Três histórias diferentes que no final se cruzam. Não é igual ao primeiro onde tudo se retrata, aqui temos uma urgência das coisas e tá tudo certo. Acho que foi o tempo perfeito da evolução de cada uma, a queda de Gilead foi linda, mesmo que sofrida.
É tão bizarro saber que é uma distopia, porém que possa se realizar, chega a ser apavorante.

Valena.Monteiro 23/04/2022

Dou graças a Deus por ter lido o conta da aia só depois que saiu o segundo livro, porque afinal gostei mais deste do que do primeiro. Nesse livro consegui me envolver mais na história, pode senti tudo tão de perto, e me colocar na pele dos personagens.
Nesse livro temos mais ação, uma coisa que não vemos muito no primeiro livro, tornando assim a leitura mais fluída que do primeiro. E é por isso que gostei mais.
Domingas.Beatriz 23/04/2022minha estante
Também gostei mais desse

Tate 20/12/2021

Maravilhoso
Eu amei esse livro!!! Tinha gostado do "o conto da aia", mas parecia que ainda faltava algo e esse livro foi um fechamento perfeito. Elucidou minhas curiosidades, principalmente por mostrar a situação através de vários personagens diferentes. Isso ajudou para que eu entendesse melhor o desenrolar da história e soubesse como as coisas aconteciam em outras vivências.