Os testamentos

Os testamentos Margaret Atwood

Resenhas - Os Testamentos

Lolli 12/05/2021

pensando aqui sobre o livro "Os Testamentos" e como foi legal ver o esquema da Tia Lydia se concretizando desde o começo, de uma oprimida a uma líder pra poder sobreviver mas sempre com a ideia de derrotar a opressão de Gilead

e sobre como foi maneiro ver a Tia Lydia trabalhando pelas mulheres como podia, deixando ao menos uma categoria de mulheres ter acesso às coisas enquanto todas as outras eram divididas apenas para os trabalhos vistos como femininos

essa separação dos trabalhos femininos em classes é muito legal também, mesmo que seja muito assustador, mas tipo... a ideia literária disso, achei maneira

Ana @literinabooks 07/09/2020

Os Testamentos - Por @literinabooks
Autor: Margaret Atwood
Editora: Rocco
Ano: 2019

O livro é narrado pelo ponto de vista de 3 mulheres. Um pouco no início é feita a revelação de quem são e ao decorrer mostra qual a relação entre elas.

O começo é meio morno mas ao decorrer do livro vai ficando melhor. Algumas revelações são previsíveis e outras são surpreendentes. Eu só me empolguei na leitura bem no final.

O que não gostei é que eu esperava uma relação com o final de O conto da aia e não ocorreu. Várias perguntas que eu tive no final do primeiro livro não foram respondidas.

Em resumo, é um livro bom, a escrita é boa, mas está bem longe do primeiro.
Felipe1503 07/09/2020minha estante
Melhor que "o conto da aia" ..ou de mesmo nível?

Ana @literinabooks 10/09/2020minha estante
O conto da aia é bem melhor!

Francesca.Zibetti 20/06/2021

Os testamentos
Muitos pontos que não ficaram claros em O conto da aia serão esclarecidos nesta continuação. Livro extremamente nescessário!

Dry 24/12/2022

"A guerra é o que acontece quando a linguagem falha."
Quebrei a cara bonito com essa duologia, sempre achei que o "conto da aia" era o melhor livro, que o segundo seria só uma continuação, mas foi totalmente diferente, margaret 35 anos depois do primeiro livro, nós prova que ela melhorou absurdamente, e o quão necessário é esse livro. Os testamentos, deixaram esclarecidas muitas dúvidas do livro anterior, além de uma porrada de ação, o livro ficou realmente bem costurado do início ao fim, nos fazendo criar vínculos com as personagens, e temer o futuro delas.

Kevin 19/05/2021

Uma boa continuação para O Conto da Aia.
Quase 35 anos depois, Margaret Atwood lança Os Testamentos, livro que pretende explicar de que maneira ocorreu o início do colapso de Gilead. Sobre o desenvolvimento da obra, eu gostei dos três pontos de vistas escolhidos pela autora, sendo a de Tia Lydia a mais interessante para mim.

A questão toda é que, por melhor que tenha sido a combinação das histórias e o desfecho do livro, é complicado não fazermos a comparação com a obra que deu origem, O Conto da Aia. E aí não há como darmos as mesmas notas e avaliações. O primeiro livro é bem superior na história e na narrativa, contudo isso não torna Os Testamentos um livro ruim. Apenas não está no nível de clássico atemporal que o primeiro atingiu.

Isa 08/02/2024

Demorei muito pra terminar esse livro e achei uma leitura bem difícil, n so pela delicadeza do tema em si mas as idas e vindas da história q muitas vezes me deixou perdida. Mas super recomendo (:
Paula1735 08/02/2024minha estante
Eu não gosto muito de livros que tem passado e presente,me dá uma preguiça de ler o passado

Paloma 13/01/2021

Nas primeiras páginas Atwood já arrebata a atenção das leitoras. 15 anos após os acontecimentos narrados em O conto da Aia, Gilead se mantém como uma potência teocrática autoritária e perversa, mas nem tanto assim... A história é narrada a partir de três personagens e, de longe, essa é uma das coisas mais incríveis da continuação, as diversas perspectivas que as personagens com realidades e posições sociais distintas nos demonstram a ponto de fazer com que a narrativa de torne ainda mais instigante. O desfecho é maravilhosamente surpreendente!

Dai 14/03/2021

Irmandade
Digito essas palavras no teclado do meu smartphone, com o dedo indicador direito, cuja unha ostenta um esmalte nude lascado... Enquanto escrevo, pondero sobre a finitude humana, a brevidade do nosso tempo aqui e sobre as "formas autorizadas de se viver" hoje, agora. Aqui.

Sendo mulher, esposa e mãe. Sendo filha e também uma irmã - não é surpresa alguma que esse livro, assim como o anterior, tenha me evocado fortes emoções, proposto muitos questionamentos e convidado à novos olhares.

Pra além da narrativa deliciosamente instigante da autora, da satisfação de conhecer os destinos de nossas personagens mais queridas - e daquela que amamos odiar - e os meios e agentes do (início) do fim de Gilead, temos essa simulação visceral de existir em um mundo onde não há espaço pra nós. Sustentar a coisa toda nos ombros, podendo contar apenas com a fé em nossa perseverança. Vingar o que nos foi roubado, ainda que nos custe tudo que restou. Buscar o desconhecido, às custas de tudo que tínhamos como caro, sagrado. Arriscar nossa liberdade, em resgate daquelas que jamais a experimentaram.

Sacrifício? Obstinação?

Irmandade!

Vanessa.Carla 01/07/2023

Excelente
Uma continuação tão boa quanto ou até melhor que o primeiro livro.
Eu estava com receio de como a autora lidaria com a história tantos anos depois do lançamento do primeiro, principalmente quando se tem uma história tão forte e que praticamente tem vida própria.
Mas o livro é surpreendentemente bom.
Desde os novos personagens apresentados, e os já conhecidos e todas as reviravoltas.
Que sabor bom ler livros bem escritos meus amigos.
Clakson 01/07/2023minha estante
Precisa ler O Conto da Aia antes?

Vanessa.Carla 01/07/2023minha estante
sim, essa é a continuação ?

Diana 18/05/2021

Resenha- Os testamentos
Autora: Margaret Atwood
Páginas: 447
Editora: Rocco

"Uma vez que uma história que você tinha como verdadeira se mostra falsa, você começa a desconfiar de todas as histórias"

Em Os testamentos vamos acompanhar a continuação do universo de O conto da Aia.

Em O conto da Aia acompanhamos a vida de uma Aia e compreendemos o que é ser Aia na República de Gileade.

Em Os testamentos temos a narrativa em primeira pessoa, como no Conto da Aia, mas acompanhamos a vida de uma "tia" e também a vida de uma estudante de alto escalão e outras pessoas que vão surgindo no decorrer na história e suas vidas vão se mesclando.

Falaram que Os testamentos a autora tinha melhorado muito a escrita e eu concordo. Os testamentos apesar de um pouco grandinho, não cansou. Teve uma narrativa fluída demais e no final eu não queria que acabasse.

Senti que não teve um aprofundamento em alguns personagens que até teria curiosidade em saber mais. O que foi uma pena. No mais o livro é ótimo e recomendo ler.

Lets | @callmealasca 21/07/2021

testamentos
esse livro é basicamente uma explicação da situação atual por diferentes pontos de vista de diferentes personagens de o conto da aia

Lorena.Naben 28/08/2022

n°1 em favoritos do ano
Que livro! Que história! Um fecho maravilhoso pra o conto de Aia, favoritei os dois, livros passíveis de muito desgosto por as pessoas serem muito sensibilizadas com tudo. Porém o livro e a história são necessárias e de grande valia pra nossa própria evolução. Sem dúvidas estou gostando cada dia mais dessa autora.

aseduti 16/04/2020

Um livro que instiga o leitor desde o começo. Além de respeitar o livro anterior tbm se encaixa à série de televisão. Devorei o livro e certamente recomendo.
Naty 16/04/2020minha estante
esse livro é maravilhosooo

Gabriela.Melo 16/07/2020

Pra uma grande fã da série, como eu, o livro cumpre um papel fundamental em dar voz a personagens tão importantes, nos levando além de uma visão única de República de Gileade contada pela offred. Vale muito a leitura!