Os testamentos

Os testamentos Margaret Atwood

Resenhas - Os Testamentos

Lets | @callmealasca 21/07/2021

testamentos
esse livro é basicamente uma explicação da situação atual por diferentes pontos de vista de diferentes personagens de o conto da aia

Layla.Ribeiro 18/04/2023

Testamentos se passa 15 anos depois dos últimos acontecimentos do livro O conto da Aia, desta vez temos como protagonistas três mulheres de diferença faixa etária, na qual, uma já idosa que foi uma das responsáveis pela criação das aias, outra é uma jovem que cresceu em Gilead e uma adolescente que cresceu fora de Gilead, até que um evento faça com que as três cruzem o mesmo caminho. A narrativa é dividida em partes que são os testemunhos de cada uma das protagonistas, para quem não se identificou com a escrita da romancista na obra antecessora saiba que nesta a escritora trouxe um estilo totalmente diferente muito mais fluído e o final de cada testemunho (parte) ela construía de uma forma atrativa que prendia o leitor e quando percebia já tinha lido mais de 100 páginas ininterruptas. Achei as personagens muito bem desenvolvidas, destaque para Tia Lydia, pela profundidade que a autora trouxe, porém a Nicole me irritou algumas vezes, o enredo é um pouco mais leve que o do primeiro livro, ressalva uma cena muito pesada que me deixou muito desconfortável. Eu não sei se para as pessoas que leram apenas o Conto da Aia possa sentir essa leitura completa sem lacunas, mas tenho certeza de que para aquelas que acompanham a série este livro responde muitas perguntas, além de dar uma excelente e misteriosa conclusão para toda a estória, porém eu senti que os eventos da série influenciaram autora durante a construção dessa narrativa, mas enfim, eu achei esta obra muito boa, mas não tão boa como a sua percursora.
arthurzito 19/04/2023minha estante
Vale a pena ler o conto da aia?

Layla.Ribeiro 19/04/2023minha estante
Eu que sou fã da série sou muito suspeita para falar, mas se você gosta de distopia é leitura obrigatória.

Lorena.Naben 28/08/2022

n°1 em favoritos do ano
Que livro! Que história! Um fecho maravilhoso pra o conto de Aia, favoritei os dois, livros passíveis de muito desgosto por as pessoas serem muito sensibilizadas com tudo. Porém o livro e a história são necessárias e de grande valia pra nossa própria evolução. Sem dúvidas estou gostando cada dia mais dessa autora.

geov 02/03/2024

O livro te prende do início ao fim. apesar de terem 3 pontos de vista diferentes, de pessoas em diferentes situações, ele detalha muito bem cada um deles e consegue transmitir o sentimento de cada uma, te faz vibrar em cada acontecimento.
possui uma escrita muito fluida, personagens incríveis e uma história curiosa, que te traz a vontade de saber mais e mais. no final, poderia ter sido revelado algumas coisas importantes, mas não deixa de ser um livro muito bom. eu recomendaria sem sombra de dúvidas!

Priscila Furtado 26/06/2021

Os Testamentos - Margaret Atwood
Esse livro se passa cerca de 15 anos após o conto da Aia. Ele é narrado a partir das perspectivas de três mulheres, e mostram como é a vida em Gilead e quais eventos foram determinantes na queda dessa regime teocrático extremista.
A personagem "A" é uma menina que cresceu em Gilead e vê a beleza escondida nesse esquema opressor;
A personagem B é uma menina canadense que em determinado momento da vida se vê em meio à organização que busca libertar mulheres de Gilead.
A outra personagem é uma que já apareceu no primeiro livro, Tia Lídia, e ela conta como entrou para o alto escalão de Gileadiano.
Em determinado momento essas vidas se entrelaçam fazendo com que elas encarem quem realmente são e decidam até onde podem ir em busca do que acreditam.
Gostei bem mais desse livro do que do primeiro. Os capítulos pequenos fizeram a leitura ser bem fluida. Além de ter mais narradoras, o que faz com que a história se tornasse muito mais interessante.

BANNWART 22/10/2020

Muito bom!
O livro é muito bom! Para quem leu ou assistiu o Conto da Aia, o desenrolar desse livro é surpreendente e nos faz repensar a posição de alguns personagens! Ótima leitura!
Weslei.Barbosa 01/12/2020minha estante
Me decepcionei de certa forma com o Conto da Aia, confesso que esperava bemmm mais! A série ainda não vi, mas acho que vou ler esse livro para ver se mudo minha opinião a respeito!

BANNWART 01/12/2020minha estante
Cara veja a serie qdo puder!

BANNWART 01/12/2020minha estante
Ela explora muito mais o universo do livro. É mto mais interessante. E dai leia esse livro depois, para ter mais noção. Senso acho que pode ficar um pouco desconexo esses personagens do Testamento ?

Marcos Nandi 13/03/2021

Fiquei sem fôlego
Atenção: Esqueçam os eventos da série. Foquem apenas no primeiro livro.

Temos que levar em consideração que essa história de passa quinze anos depois dos eventos do Conto da Aia.

Portanto, é necessário, uma mini resenha sobre o primeiro livro para contextualizar (sem spoiler).

Vou usar meu texto que fiz na época da leitura do primeiro livro no Blog "Um remédio chamado ler".

[...] história do livro se passa num Estados Unidos futurístico com a maioria das mulheres inférteis, devido a grandes guerras e problemas ambientais e nucleares, bem como, doenças sexualmente transmissíveis como a sífilis. Ocasionando, assim, uma queda da taxa de fertilidade e natalidade.

Com isso, um grupo de conservadores aplicam um 'golpe' de estado, suspendendo a constituição e criando a república de Gilead. Baseada na premissa bíblica onde Raquel, esposa de Jacó, precisava de filhos. Como costume da época, Jacó deitara-se com Bila, a escrava de Raquel (naquela época os filhos das escravas pertenceriam a sua dona). No caso, o filho de Bila seria filho de Raquel.

Interpretando de forma literal a história bíblica, as mulheres férteis seriam escravizadas para que pudessem gerar filhos para as mulheres ricas inférteis. Além da constituição revogada e a instalação de um regime totalitário, o direito das mulheres também seriam caçados, como o direito a dirigir, a ler e a escrever, ter conta em banco, e direito ao próprio nome.

A partir do momento que as mulheres férteis são "escolhidas" para serem escravas, elas passam por uma lavagem cerebral numa "escola".

Nesse instituto, é ensinado que o estupro e os demais abusos seriam consideradas como culpa da vítima, sim, coisa que já acontece no mundo ocidental.

Mas, aqui os abusos são intensificados, pois, prega-se uma falsa ideia de que a mulher escravizada teria direito a escolha: Ou seria escrava, ou seria prostituta, ou ainda iriam parar nas colônias repletas de lixo tóxico com expectativa de vida em torno de três anos [...].

Então, 15 anos depois desses acontecimentos, a gente começa a acompanhar a história de três mulheres ao longo do livro, e tenho que admitir, esse livro é mais dinâmico, e tem mais ação e suspense. Já que o conto da aia, havia apenas a perspectiva da June

A primeira mulher a ser apresentada é a Tia Lydia que é odiada na série (a atriz é excelente). Aqui temos uma tia mais humanizada e aparentemente com receios e querendo vingança.

A segunda mulher (Agnes) é uma filha de comandante que vê sua vida virar de cabeça pra baixo quando sua mãe (não vou dar spoiler) morre. Com a morte de sua mãe e o novo cansamento de seu pai, a mesma é obrigada a arrumar um casamento (em flashback, descobrimos que ela tinha 13 anos).

E por fim, a terceira é uma moça (Daisy) que mora no Canadá, vive uma vida até que pacata, quando uma tragédia chega em seu décimo sexto aniversário e faz um estrondo em sua vida...até que a vida das três se encontram de forma muito convincente e interessante.

Achei mais pesado que "o conto da aia" pelo fato de mostrar como começou o início de Gilead e todas as suas mostruosidades, é mais a angustiante que o primeiro livro e bem agoniante, as últimas 50 páginas são eletrizantes.

A parte do simpósio é bem chata e tenta se explicar muito.

Ventura 28/08/2020

Continuar subindo ou desmoronar de vez?
A leitura do livro é bastante tranquila, não é densa e é instigante. Dentre as 3 protagonistas, eu acho os depoimentos e a história da Nicole a mais mal construída e chata de se ler. Ela não é uma personagens interessante e o excesso de palavrões não foi convicente na formulação da personalidade rebelde dela. A visão da personagem Agnes é comovente e serve de lembrete que nem sempre estamos cientes totalmente das prisões que vivemos ou se estamos, não significa que não as questionemos.
A personagem da Tia Lydia de longe é a mais interessante da história e boa parte do livro, eu me via colocando no lugar dela e imaginando se eu teria coragem de fazer tudo que ela fez para sobreviver.
No mais, é um bom livro e cumpre com a proposta. É difícil terminar esse livro se perguntando se tudo aquilo algum dia não irá acontecer novamente.

Alysson - @alyssonhp 13/03/2020

Que livro!!!
O conto da Aia foi um dos melhores livros que li ano passado e a leitura de Os Testamentos foi um verdadeiro bálsamo pra quem queria respostas sobre como o regime de Gilead chegou ao fim. É uma leitura mais fluida e com pontos de vistas diferentes o que deixa a leitura mais dinâmica. Ver as diferentes visões daquele mundo de cada uma das três protagonistas deixou o livro muito mais interessante e ainda continua sendo chocante ver como as mulheres eram subjugadas e inferiorizadas e tbm subestimadas em um regime teocrático como o de Gilead.

samuelmarquesu 14/04/2021

Heaven Is A Place On Earth, really?
Existe um certo pessimismo em relação a continuação de livros que são muito bons, o mesmo aconteceu com " Os testamentos'. Porém não é de bom tom julgar um livro pela capa!

Primeiramente, o livro se passa 15 anos após o " O conto da aia" então já quem conduz a história não é a June. A história agora é narrada como se fosse um diário, denominados de testemunhos.

Nessa nova narrativa temos Tia Lydia, Agnes e "Deyse" como protagonistas, e ao passo que o livro vai se desenrolando você já não quer mais parar, porque finalmente vemos que o fim de Gilead é uma grande possibilidade, além da revelação de grandes segredos.

Uma parte que eu gostei muito foi a que conta como Lydia foi parar em Gilead e como ela
consegui tanto "poder' nesse regime.

A minha preocupação creio que foi a todo mundo que já leu o primeiro livro ou apenas assistiu a série, era a de que Atwood retratasse Lydia como a vítima e não como a vilã,e há momentos que você gosta dela e outros que você a odeia, fica nesse limbo de sentimentos.

A grande premissa desse livro é que o paraíso na terra, tem que ser construído por nós,já que a ilusão de um falso paraíso criada por Gilead não existe, pois um paraíso não é construído com base no autoritarismo e com ideais de desigualdade, principalmente contra as mulheres.
O final do livro não deixa claro quando Gilead acabou para sempre, mas deixa a certeza que um dia ela irá acabar.

É uma história que vale muito a pena, uma escrita muito fluída e bem estruturada. Depois de começar, você não vai querer parar!
Caroline 14/04/2021minha estante
Li O conto da Aia neste ano. Espero que eu possa ler essa continuação.

samuelmarquesu 14/04/2021minha estante
Leia, você não vai se arrepender!!

Nick 15/04/2021

Atwood sempre perfeita
Fiquei com muito medo de não gostar por conta de ser uma continuação e o primeiro livro ser perfeito, mas o que obtive aqui foi uma leitura fluida e rápida, te fisga e não larga mais. Apesar de criar expectativas que sabia que não seriam cumpridas, queria muito a aparição da Offred nesta história. Muito interessante ver a história do ponto de vista da Tia Lydia, porque passamos a entender suas atitudes e suas motivações. Já quero ler tudo que essa autora escrever

Paula 28/08/2020

35 anos depois... O desfecho.
Os testemunhos é um livro excelente, mas começar assim. Diferente de O conto da Aia, a leitura flui de maneira mais dinâmica devido termos três pontos de vista diferentes na história. A sensação de que tudo pode dar errado a qualquer momento continua presente na obra, entretanto, acaba tendo mais mistério.
Indico que vejam a série antes de pegarem o livro para ler, lá é explicado várias coisas que já aconteceram no enredo da história.
A autora demorou, mas conseguiu finalizar sua história com maestria, mostrando crises políticas, fanatismo e o poder das mulheres.

Gilliard 16/09/2020

O depois...
Margaret Atwood decidiu contar-nos a história que seguia os acontecimentos de O Conto da Aia mais de 30 anos depois do lançamento do livro. E nesse novo romance, ela achou sensato tomar um caminho diferente. Antes de tudo, digo que é impossível não comparar um livro com outro, especialmente se esse outro for o inquestionável O Conto da Aia, que na minha opinião, era bem fechado e cumpria bem seu papel de volume único, portanto, não sendo necessária uma continuação a partir dele, o romance andava por suas próprias pernas, digamos. Entretanto, isso não tira o mérito de Os Testamentos, que expande esse universo que conhecemos no primeiro livro. Aqui, os eventos outrora narrados se passaram há 15 anos, e o cenário atual é uma Gilead consolidada. O regime se mantém "sob o olho d'Ele", por assim dizer. Assim, temos 3 pontos de vistas de 3 mulheres diferentes e em um deles a tentativa de humanização de um personagem 'X' que já conhecemos. Este inclusive, para mim, é o melhor ponto de vista e os melhores capítulos do livro. Ainda vemos aqui a brutalidade e violência marcantes, e como disse, de maneira consolidada, ou seja, faz parte do cotidiano das pessoas. O que é algo extremamente bizarro. A autora intercala então os 3 pontos de vista em uma escrita mais fluida e dinâmica. Vemos muito jogo de poder, dissimulação e mentiras de um lado, e dúvida, reticência e medo de outro, embora este último também esteja do lado de lá, ainda que melhor disfarçado. Os Testamentos é um bom desfecho para a história que conhecemos e ainda adiciona outras nuances ao regime de Gilead que não estávamos habituados a ver.

Lela 13/07/2021

PERFEITOOOOO
Consegue superar o primeiro, talvez por eu já ter me acostumado com a escrita da autora e a sede de curiosidade por mais dessa história incrível.

O livro é narrado por 3 pessoas que até certo momento o leitor não sabe quem são, quando se é revelado a surpresa é certa. Não da pra falar tanto por que é bem fácil da spoiler já que as 3 pessoas que narram só são reveladas depois e se eu falar perderia a graça. Mas, se você leu o conto da aia você nunca ia imaginar quem estaria por trás de todo o plano para o caimento de Gilead, é chocante de verdade, eu nunca imaginaria que justo essa pessoa estaria por trás de tudo.

Re! 01/10/2020

Me surpreendi!
Veja mais conteúdos literários no meu IG: @leiturasempauta

15 anos após os acontecimentos de ?O Conto da Aia?, encontramos o regime teocrático de Gileard firme e forte, mas será que isso é para sempre?

Nesse livro, temos três perspectivas diferentes: Daisy, uma jovem moradora do Canadá; Agnes, uma jovem moradora de Gileard e uma famosa Tia.

Com essas três personagens, vamos descobrindo um pouco mais sobre como as coisas funcionavam dentro desse regime e entendemos como chegaram até aquele ponto. No Conto da Aia, temos uma ideia mais fechada e limitada sobre os acontecimentos, mas aqui encontramos todos os lados da história.

A Agnes era filha de um comandante e cresceu cheia dos privilégios, do outro lado, temos Daisy que trabalhava na loja dos pais e via Gilead apenas por uma televisão. Mas, como essas duas pessoas vão se encontrar?
Uma Tia cansada e carregada de segredos, escreve um manuscrito contando detalhes de como aconteceu o golpe e como a funciona as engrenagens desse sistema. E sendo muito ardilosa, ela organiza um plano que une essas duas jovens para que consigam destruir Gilead.

Todo o livro é escrito como testemunhos e dessa forma, vamos vivenciando a história de uma maneira eletrizante. Comparando com o primeiro livro, temos muito mais cenas de violência e abuso, então não recomendo para todos.

Mas é um livro inteligente, assustador e que consegue entregar um final muito bom ? é bem digno para O Conto da Aia.

No começo é um pouco parado, mas depois dos primeiros capítulos flui muito bem.
Recomendo que leiam a continuação para se aprofundarem mais na distopia e ter uma conclusão (e aproveitarem a escrita incrível da Atwood).