O Planeta dos Macacos

O Planeta dos Macacos Pierre Boulle

Resenhas - O Planeta dos Macacos

Bruno Marcolino 25/08/2020

O Planeta dos Macacos
"Para mim, foi apenas uma fantasia agradável".

Essa é a opinião do autor sobre a sua obra e eu concordo com ela, não que tenha lido outras coisas dele, mas foi minha experiência com esse livro.

Há bons pontos no livros como a questão da sociedade símia ser reflexo da nossa. Em alguns momentos da leitura fui levado a uma ansiedade crescente para saber o que aconteceria a seguir, gosto disso. Gostei também dos mateiras extras, entrevista, matéria da BBC e do posfácio.

Porém, alguns pontos que incomodaram foi o "machismo juvenil" (termo trazido no posfácio) da obra, principalmente no início, no contato do narrador com uma personagem feminina, ao descrever atitudes desse que virá a se tornar um casal. Algumas decisões tomadas para "solucionar" algumas questões também me pareceram um pouco simples demais para o entusiasmo que criei para chegar a elas.

No geral é um bom livro, nada muito extraordinário.

Lerinha80 18/04/2021

O planeta dos macacos
Clássico da ficção científica. No decorrer da narrativa, o autor descreve um planeta distante no qual a sociedade é organizada e constituída por macacos, delineando os acontecimentos, comportamentos e situações vivenciados e presenciados pelo astronauta terráqueo Ulysse Mérou, o qual constata, a partir da observação daqueles personagens símios, as diversas semelhanças entre ambas espécies. Excelente!

Book 'n' Beverage 20/04/2024

Sobre superioridade de espécies.
Sou uma das poucas pessoas que ainda não assistiram à adaptação para o cinema dessa que é considerada uma obra prima da ficção científica - embora o autor francês não considere esse o gênero da sua obra publicada em 1963.
Uma história que te prende pela aventura e pelos dilemas vividos pelo protagonista que aterrissa em um planeta desconhecido cujos valores e espécies estão invertidos.
Adorei a crítica ao sistema exploratório de animais e à prepotência humana. Realmente coloca em perspectiva nossas práticas. Gostei bastante e o final surpreendeu!
Filmes na ordem cronológica da história:
Planeta dos Macacos: A Origem (2011)
Planeta dos Macacos: O Confronto (2014)
Planeta dos Macacos: A Guerra (2017)
Planeta dos Macacos: O Reinado (2024 ? a ser lançado)
O Planeta dos Macacos (1968)
De Volta ao Planeta dos Macacos (1970)
Fuga do Planeta dos Macacos (1971)
A Conquista do Planeta dos Macacos (1972)
Batalha do Planeta dos Macacos (1973)
Patricia 20/04/2024minha estante
Que legal que colocou a ordem dos filmes! Digno de maratona

Jônatas Rafael Garpin 29/10/2021

O livro começa com dois astronautas que encontram uma garrafa no espaço, nela conta a história de outros três que saíram da terra e que durante dois anos ficaram no espaço e por fim chegaram em um planeta com condições de climáticas atmosfera semelhantes às da terra, só que a diferença é que ele é habitado por macacos que agem igual os humanos em questões de comportamento, vestiário, fala e tecnologia. Nesse planeta os macacos são os seres racionais diferentes dos humanos que são as bestas selvagem que não falam e que são usados como cobaias de estudos pelos macacos. Ulysse é o grande protagonista que é capturado pelos macacos e trancado em uma jaula, passamos a ficar fascinados pelos acontecimentos que são descritos pelo personagem e como ele passa a ter contato com uma macaca cientista chamada Zira mostrando que diferente dos outros humanos ali, ele é um ser racional e que não faz parte daquele planeta.
São situações que o leitor não espera encontrar ali, e que torna a leitura totalmente viciante e curiosa e nos faz pensar nas formas como tratamos os animais e como seria estar no lugar dele. Temos também política, o sexo feminino sem visibilidade na sociedade, briga por poder e ambição. Temos aqui toda uma crítica social e um grande clássico da ficção científica mundial.

Mei` 29/01/2023

"não existe nada na anatomia dos macacos, sustentam, que se oponha ao uso da fala; nada, exceto a vontade."

Meu primeiro favoritado do ano, indico para todas as pessoas! Diferente de qualquer coisa que já li! Afinal, não se trata de uma história qualquer sobre ficção científica, com críticas ou elementos já batidos; aqui temos uma ideia totalmente única e chocante, recheada com diversas reflexões que iriei tratar ao longo dessa (longa) resenha.

Falando primeiramente sobre a escrita, eu simplesmente me encantei pela forma como o autor, tristemente esquecido nos tempos atuais, desenrola a história. A escrita é perfeita, senti que estava lendo três livros em um (de uma forma boa), já que mesmo sendo tão curto ele viaja sobre vários conceitos interessantíssimos, que poucos conseguem retratar de forma bem executada. O plot final é surpreendente, incrível, sem igual!! Amaria lê-lo novamente sem lembrar de nada só por conta dele ? ele vale o seu tempo, tenho certeza.

Agora, sobre as reflexões que tive durante a leitura, que não foram poucas, vou começar pela qual mais me intrigou: a evolução dos humanos. O quão sortudos somos por ser a espécie dominante, como a civilização mais brilhante pode estar fadada ao fracasso se existir uma estagnação, o que nos diferencia tanto assim dos macacos? É possível que voltemos a um estado animalesco? Por que seria melhor que não fossemos mais os dominantes? Ficaríamos mais felizes sem o peso do pensar?

A crítica que o autor faz aos abusos contra animais me deixou de estômago embrulhado. A forma não é exatamente crua, é até um pouco superficial, mas que te deixa pensando em como somos injustos com a natureza em geral e te faz odiar ser humano.

É claro que, sendo uma obra antiga, teriam alguns pontos meio absurdos (sejam as convinecias ou o machismo) mas que não chegaram a estragar minha experiência. Acho que esses são os únicos pontos que tenho a reclamar.

Em resumo, confie em mim, leia. É curto e traz mensagens muito boas. Prevejo que irei panfletar este tanto quanto panfletei 1984 no ano passado. Estou extremamente feliz por ter encontrado essa história, que infelizmente não tem alcance.

Luh 04/07/2020

Fantástico
Uma viagem cheia de expectativas, porém o que encontram é algo totalmente inesperado: um planeta dominado por macacos.

jessica.guabiraba 09/08/2020

Soror já foi planeta
Faz muitooos anos que assisti o filme "O planeta dos macacos", sempre gostei da ideia que o filme trazia. O livro é muiiiito rico. O fato do protagonista se chamar Ulysses e estar em uma viagem longa, no planeta Soror tentando voltar para o planeta Terra, faz uma ligação com a obra A odisseia, o que torna tudo mais interessante. Soror é dominado por três grupos de macacos, os chimpanzés, os orangotangos e os gorilas. Lá os humanos são animais totalmente irracionais (a princípio ). A trama é muito instigante, o livro é pequeno e tem uma fluidez maravilhosa. As descobertas, o poder, a ciência (principalmente a ciência) são elementos importantes na obra. Tudo que essa distopia francesa apresenta e incrível e traz muitas reflexões. Foi uma experiência literária única que me promoveu inúmeras sensações. E o final???? Plot Twist da aflição e minha cabeça: ?, mesmo eu sabendo o que ia acontecer rsrs. A narrativa é muito perfeitaaa e consegue te tirar da zona de conforto a todo momento.

Nick 17/11/2020

"O bom Deus não joga dados, como dizia outrora um físico. Não existe acaso no cosmo. Minha viagem para o mundo de Betelgeuse havia sido decidida por uma consciência superior. Cabe a mim mostrar-me digno dessa escolha de ser o novo Salvador daquela humanidade descida."
Que livro delicinha de se ler.
Nick 17/11/2020minha estante
Só queria acrescentar uma nota.
O INFELIZ BEIJA UMA MACACA !
E AINDA É REJEITADO ...
hahaha

@danielbped 21/11/2020

Estamos num futuro um tanto distante, onde as viagens espaciais particulares são possíveis, e Jinn e Phyllis estão em uma dessas viagens, quando encontram uma garrafa vagando pelo espaço. Eles notam que tem algo dentro da garrafa, e utilizam a garra da nave para pegar a garrafa. Ai abrir a garrafa, eles se deparam com una carta, e começam a lê-la. A carta conta a história de quando um jornalista, Ulysse Mérou, junto com um amigo cientista, viajaram para um planeta chamado Soror, em uma galáxia a 300 anos-luz da terra.

A partir daí, seguimos a história pela perspectiva de Ulysse. Ao chegar em Soror, eles percebem que o planeta tem características muito semelhantes com a terra, o ar é respirável, a água é mineral, os animais são semelhantes, entre outras coisas.

Em determinado momento eles encontram uma humana, mas notam que trata-se de uma selvagem. Naquele planeta, os humanos são todos selvagens, e isso os intriga bastante.

Então essa tribo é atacada por macacos fardados e armados, e Ulysse é capturado, junto de seu amigo e de alguns selvagens.

Ao ser mantido em cativeiro pelos macacos, Ulysse percebe que eles se comunicam e agem como os humanos da terra, e ele começa a tentar se comunicar, para provar a sua inteligência.

Grande parte do livro, Ulysse é mantido preso em um laboratório, junto de vários selvagens, onde são feitos experimentos, da mesma forma que são feitos experimentos e testes nos chimpanzés na Terra, e nos faz pensar em como é sofrível estar nestas condições, e tem um plot twist de explodir a cabeça.

Fabricio268 01/06/2024

Um clássico atemporal.
Não sou um grande fã de ficção científica. Aliás, somente como curiosidade, o próprio Boulle não classificou seu livro como ficção científica.
Bem, vamos a ele. Aproveitando o hype do novo filme dos macacos, resolvi conhecer o início de tudo.
O livro O Planeta dos Macacos, de Pierre Boulle, leva o leitor a um mundo distópico onde os papéis entre humanos e macacos se inverteram. A história é contada pelo astronauta Ulysse que numa viagem espacial se depara com um planeta dominado por macacos inteligentes e tecnologicamente avançados, enquanto os humanos vivem como animais selvagens.
Através de uma narrativa envolvente e personagens cativantes, (Kira é de longe a melhor personagem na minha opinião), o autor convida o leitor a refletir sobre alguns temas interessantes. Tais como:

- A evolução desenfreada da tecnologia e seus perigos;

- A natureza humana. A inversão de papéis faz uma crítica mordaz à natureza humana, expondo nossa arrogância, violência e capacidade de destruição; e

- A imprevisibilidade da manipulação genética, que pode ter consequências imprevisíveis.

Pierre Boulle criou uma trama única. A inversão de papéis entre humanos e macacos é sensacional. Fico imaginando os leitores da década de1960 discutindo essa ideia. Definitivamente um clássico da ficção científica que transcende o gênero.

A propósito, não vi o filme. Sei que todos falam sobre o final ser surpreendente. Até imagino. Mas duvido que o final do filme seja tão surpreendente e bombástico quanto o do livro. Acredite em mim. Leia e confira.

Outro atrativo. A edição é recheada de extras. No final tem uma entrevista com o escritor excelente. Ele compara o livro com o filme e também fala de seus outros trabalhos. Vale a pena.

Boa leitura.
Michela Wakami 01/06/2024minha estante
Parabéns pela sua resenha, ficou muito boa.

Michela Wakami 01/06/2024minha estante
???????

Aline 21/07/2020

Surpreendente
Um livro super rapidinho de ler, um clássico! Com um final surpreendente!!!!

Leticia 07/06/2020

Em O Planeta dos Macacos, somos apresentados a um planeta extremamente verossímil á terra, só que nesse planeta, Soror, os humanos são animais animalescos e os macacos que são os detentores de consciência e razão.

É chocante ao lermos a obra nos depararmos com esses papéis invertidos. Nos deparamos com homens sendo encarados como presas fácies, expostos em zoológicos, sendo objetos de experiências científicas, cobaias.

Um ponto interessante são as sátiras à humanidade, em que os homens possuem um pompa, por se acharem uma grande obra da evolução, um ser superior. Contudo, esse "ser superior" ao ser recluso de seus semelhantes racionais e posto em meio a uma horda de primitivos, se adequa facilmente a irracionalidade. O elemento mediador da consciência não se daria de forma espontânea?

Na área da psicologia sócio-historica, um elemento mediador da consciência é o contexto sociocultural ao qual se está inserido, sendo a palavra o microcosmo da consciência. Assim, a linguagem é um elemento extremamente importante, pois oferece sentido e significado ao sujeito, e por meio dela pode se inserir no mundo e se constituir quanto humano racional. Vemos essa questão claramente na situação de Nova, a mulher com a qual ele se relaciona, com a convivência com ele, ao começar a desenvolver a linguagem, começa a desenvolver as Funções Psicológicas Superiores.

Outro ponto que me chamou bastante a atenção é a questão que o autor levanta: somos meros bons imitadores? Como qualquer animal que se ensina um truque e ao longo dos anos vamos imitando certos comportamentos de modo mais elaborado?
Ao meu ver não, visto que mesmo que copiemos comportamentos ensinados, nós atuamos sobre a realidade, somos transformadas por ela, e a ressignificamos, o que proporciona implicações tanto na realidade objetiva quanto na subjetividade.

-natalia 19/02/2023

Quantas reviravoltas!!!
Uau!!! Apesar de não ter assistido aos filmes, eu já os conhecia faz tempo (mesmo que apenas pelo básico do título: encenam um planeta dominado por macacos), mas só há pouco tempo tive vontade de ler a obra que deu origem. Fico feliz de ter lido!!!

Mesmo não sendo um livro muito longo, acontece muita coisa, e é de uma forma tão bem explicada que poderia facilmente ser real. Várias vezes me peguei imaginando a possibilidade de algo como o relatado realmente acontecer, e, ao mesmo tempo, era tão estranha aquela realidade que eu sem querer imaginava o Ulysse como um macaco e os macacos como humanos kkkk. Adorei também toda a ciência que o autor trouxe na história. Em nenhum momento ela fica difícil de entender, e só me trouxe mais curiosidade por pesquisar alguns assuntos que eu não conheço ou sei muito pouco a respeito.

São muitas reviravoltas ao longo do livro, e o final me deixou sem palavras. Cada vez mais pretendo ler ficção científica. Super favoritado!
Vínia 19/02/2023minha estante
Amo muito os filmes, e o César nos livros é durão assim como os filmes?

-natalia 19/02/2023minha estante
Não tem nenhum César no livro!!! ??

zoiodecapitu 31/05/2020

Onde será que vamos parar?
Para começar a falar sobre Planeta dos Macacos é impossível não comentar sobre a densidade desse livro. É duro de ler. Mesmo tendo sido escrito a alguns bons anos a realidade que traz é tão nossa quanto poderia ser. É como olhar um aquário do nosso próprio comportamento. O ser humano tem aquela soberba natural, gabando-se por ser a única espécie intelectual do planeta, mas e se? Planeta dos Macacos descreve esse "e se?" de forma tão crua e despretensiosa que chega a doer (não sei se o ego ou o estômago), é desconfortável e pronto. Mas é aquele desconfortável que faz a gente pensar num nível tão profundo que faz a obra ser de fato um diamante. A cereja do bolo é, eu diria, seu final: é de chocar e tirar o fôlego, a dose certa de incredulidade que faz qualquer leitor suspirar na hora de fechar seu exemplar. Minhas 4 estrelas se devem mais ao cansaço da leitura do que ao conteúdo em si, os parágrafos em blocos grandes evocam um esforço de leitura que é ainda mais acentuado pelo conteúdo da história. Na balança, é com certeza um livro que deveria ser lido por todos.

Nathane 01/05/2020

Um futuro próximo
Uma pena eu ter dito spoiler do fim do enredo, se não fosse isso teria aproveitado mais o final