O Planeta dos Macacos

O Planeta dos Macacos Pierre Boulle

Resenhas - O Planeta dos Macacos

Glauber 04/05/2020

Perturbador
É um livro interessante em muitos aspectos, pois, além de ser ficção científica, traz certo clima de terror, pela própria situação inusitada: um homem vai parar em um planeta em que macacos são racionais e dominam os humanos, que são irracionais.

Essa inversão suscita muita reflexão. Já havia experimentado isso nos filmes (que assisti todos). E no livro é sempre mais intenso.

Uma das cenas que ficaram marcadas na leitura para mim foi quando o protagonista discursou diante de uma plateia de macacos, para provar que ele também era racional. A tensão pela situação inusitada foi tão grande, que ao final do discurso, ele desmaia.

História muito bem construída e muito bem narrada!

Valeu a pena!

Victor.Asaphe 17/12/2021

E se não houvesse mais humanidade nos humanos?
"E Deus os abençoou e lhes disse: (...) dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra."
Gênesis 1:28 (ARA)

E se quem dominasse sobre toda criatura não fossem os seres humanos, mas os macacos? É exatamente essa questão que a grande obra de ficção científica "O Planeta dos macacos", do escritor francês Pierre Boulle, levanta para seus leitores.

A história começa com um casal que está viajando pelo espaço e encontra uma mensagem numa garrafa de vidro. A mensagem conta os relatos de um ser humano num planeta semelhante ao nosso, que apresenta as mesmas condições de sobrevivência que o nosso, mas dominado pelos macacos, onde o ser humano não é a figura central - sendo considerado selvagem e, em outras situações, com o mesmo valor de um animal doméstico.

O livro nos faz pensar acerca do que nos faz humanos, da nossa relação com o meio ambiente, de como nós nos comportamos frente às grandes questões da sociedade e até de conflitos éticos da ciência. É uma leitura que nos leva a pensar naquela escada da evolução associada ao pensamento de Charles Darwin, porém, ao contrário.

Mesmo que o livro não tenha apego teológico algum, algo que ele me fez refletir bastante foi acerca da depravação total que há na humanidade, porém, vista sobre a perspectiva de outros seres.

É um livro de leitura fácil, mas que nos incomoda em vários assuntos que muitas vezes não pensamos. Espero que gostem!

Livro: O Planeta dos Macacos
Autor: Pierre Boulle ??
Categoria: Ficção científica

Yasmin.Latchuc 31/07/2020

É sempre bom ler um clássico
"Planeta dos macacos"' narra a história de 3 astronautas que em uma viagem espacial acabam em um planeta muito similar a Terra. A maior diferença é que nesse lugar a espécie consciente e evoluída é a dos macacos, enquanto os humanos são selvagens e desprovidos de "espírito".

A história é rápida mas não deixa faltar nenhum detalhe importante, sem nenhuma parte entediante e sempre surpreendente. E pra finalizar um final incrível.

William.Almeida 02/12/2023

Incrível e com seus poréns
Uma garrafa boiando no espaço tempo com um manuscrito, pronta para ser resgatada por uma espaço nave, só pode ser produto de um humor bem ácido.

Asimov se baseou na queda do império romano para escrever fundação e projetar, dentre outros aspectos, que qualquer império, dinastia ou governo é fadado ao fracasso. Contudo, aqui fomos além. A civilização é que fracassa.

E isso pode ser uma verdade.

Veja, por exemplo, o que acontece se se esbarra em alguém no metrô. Provavelmente, o resultado será a troca de impropérios...

Fica na lista dos melhores livros que já li.

Elane.Medeiross 03/01/2022

Que Livro incrível, já entrou para os favoritos, apesar de que não sou uma grande consumidora de Ficção cientifica, posso afirmar que essa foi uma das melhores que já li.

Myllene Felix 16/04/2021

Melhor que o esperado
Esse ano tô tentando me "especializar" em sci-fi, por isso tenho pegado os clássicos do gênero. Confesso que não tinha muita empolgação com Planeta dos Macacos, só peguei pra ler por causa da missão. E, nossa, que grata surpresa!
Um livro muito bom, te faz refletir sobre muitas coisas, os personagens principais são cativantes. Inclusive no meio me peguei shippando um homem com uma macaca kkkkkkk que situação!
Acho que os dois únicos pontos negativos é que o comecinho é arrastado (como livro é curto, dura pouco tempo), e o outro é que durante o livro a gente fica tentando entender algo muito importante na trama e quando finalmente chega a explicação mais esperada: é uma desculpa tão esfarrapada que não cola de forma alguma. Fiquei chateada com isso, acho que o Pierre começou a trama sem pensar em como ele desenrolaria isso, esgotou toda a criatividade no desenvolvimento e não sobrou pro momento ápice. :/
Tem quem não goste do final, mas pessoalmente eu gostei e dei foi uma gargalhada.
Recomendo.

Léo 14/06/2020minha estante
Eu amo esse livro demais

Lia Trajano 11/11/2020

11/11/2020
Muito bom, nunca tinha assistido o filme, só as continuações mais recentes. Fiquei em dúvidas sobre o final, pq a terra " transformou-se" daquela maneira, vou dar uma olhada nas resenhas para ver se entendo.
Edit: as resenhas não ajudaram, mas a wikpedia sim, tem o enredo todo do livro lá. Uma coisa que achei improvável de acontecer foi o destino do cientista, acho que uma coisa daquelas não seria possível, não " naturalmente" como colocaram na história, mas só por meio de um acidente, choque violento etc
Agnaldo Alexandre 12/11/2020minha estante
Oi. Esse ainda não li, mas vi o filme mais antigo e uma série antiga também. Os filmes novos detesto todos como adaptações. Como filme para cinema ok, adaptação nem penso que chega perto.

Era comum nessa época não dar explicação do que aconteceu, e deixar a cargo do leitor. Mesmo sem ler, por conta do filme já usei a ideia deste livro em minhas aulas de relatividade. Pretendo ler ano que vem.

Lia Trajano 12/11/2020minha estante
Pelo que meu irmão falou do primeiro filme, mudou bastante a história se comparar com o livro.

Lia Trajano 12/11/2020minha estante
É um ótimo livro, faz pensar em várias questões: como tratamos os animais, qual seria de fato o aspecto que nos faz humanos etc

Lilian_89 27/05/2021

Fenomenal
Narrativa maravilhosa, uma leitura fluida que abre um leque enorme de reflexões sobre nós humanos, nossas relações com a natureza e nosso lugar no cosmos.
Apesar de já ter assistido ao filme, não me recordava muito da história e por isso a leitura pra mim foi recheada de surpresas e tentativas errôneas de adivinhar o final.
Amei conhecer o planeta Soror e a viajem até o sistema planetário de Betelgeuse, muito interessante como o livro retrata o encontro de dois mundos diferentes, de povos que por mais que mantenham semelhanças físicas possuem culturas diversas.
O plot do final foi igualmente excepcional, não há defeitos nesse livro, se tornou meu livro favorito fácil. Recomendo demais.

Nazrat 22/12/2020

Espetacular
Livro surpreendente até a última página - literalmente. Melhor que qualquer adaptação feita e, se você assistiu qualquer um dos filmes, pode ler sem problema que não atrapalha a experiência. Questões existenciais, de evolução, condicionamento, testes em animais, tudo é tratado de forma magistral numa história que prende e faz pensar sobre o nosso mundo e seus rumos.

Ju 02/12/2022

?há dez mil anos continuamos iguais a nós mesmos.?
embora tenha algumas problemáticas que podem ser observadas hoje em dia, gostei da leitura de uma maneira geral. bom pra quem quer pegar o hábito de ler mais ficção científica, já que a escrita dele é prática e rápida.

a história se difere em vários pontos das adaptações, isso me surpreendeu, pois esperava algo bem parecido com os filmes. o final é bem legal, mesmo você tendo uma ideia do que vai acontecer.

Miquéias Dell'Orti 18/04/2020

O planeta dos macacos
Neste livro surpreendente, Ulysses Mérou nos conta sua história insólita por meio de uma carta encontrada pairando sobre o vazio inescrutável do espaço sideral.

É através dele que Pierre Boyle nos apresenta o Planeta dos Macacos. Com uma narrativa ágil e fluida, somos jogados em Soror e em todo seu clima paradoxal, estranho e ao mesmo tempo familiar. Com sua sociedade simiesca que chega a dar calafrios tamanha sua semelhança com a humana.

Uma pérola da ficção científica que, ao meu ver, se desvaneceu por conta das filmagens e refilmagens hollywoodianas e teve sua genialidade deixada de lado, um tanto erroneamente.