O Planeta dos Macacos

O Planeta dos Macacos Pierre Boulle

Resenhas - O Planeta dos Macacos

CaioEdu 10/08/2023

Tinha uma vaga lembrança dos filmes
O livro fala sobre um grupo de humanos que viajam para outro planeta e nele encontram macacos super desenvolvidos.
A história é muito boa, simples, mas bem inovadora para a época em que foi lançado. Eu acabei gostando muito da leitura, até mais do que esperava, pois quando menor, eu olhava para os filmes e não via graça (acho que nunca tinha entendido a ideia por trás), mas ao ler o livro, eu notei o quão boa é essa história, só não gostei tanto do final, mas valeu demais!

Valeria.Lamas 20/12/2022

Livro bom, nos leva a refletir sobre muitos aspectos da nossa vida enquanto civilização. Leitura rapida, historia fluida e interessante. Só confesso que nao gostei tanto do final, desmanchou alguns dos raciocínios que tinham sido construídos durante a história.

Libris.Infinitum 15/04/2023

Características de raças
Li o livro após conhecer várias versões e adaptações entre filmes e séries. Uma história muito conhecida pela ficção científica onde astronautas da Terra chegam a um planeta dominado por macacos evoluídos e os humanos levam uma vida selvagem e são tratados como animais. Gostei muito da versão original escrita pelo francês Pierre Boulle em 1968. No livro 3 pessoas e 1 chimpanzé fazem uma jornada de séculos em direção a estrela Betelgeuse que para eles dura apenas 2 anos devido às leis da relatividade (devidamente explicada na obra). Chegam a um planeta parecido com a Terra e o batizam de Soror. Ulysse, um jornalista é capturado por Gorilas e levado para um laboratório de pesquisas científicas onde as cobaias são os humanos. Lá conhece personagens que aparecem nos filmes: Zira, Cornelius e Dr. Zeius. Procura redenção provando ser mais inteligente que os demais humanos de Soror. Uma diferença interessante é que as 3 raças principais de macacos (chimpanzés, orangotangos e gorilas) vivem em cidades iguais a nossas do século XX e o livro é uma sátira contra algumas características da raça humana.

Guhhcalazans 28/09/2020

Interessante
Gostei bastante da narrativa, só o final que foi abaixo da expectativa

Wania Cris 16/08/2020

Clássico do sci-fi
O livro começa de uma forma muito forte e consistente, apresenta conceitos que, até mesmo nos dias atuais, soa futurista, explana sobre as viagens tempo-espaciais de forma didática e acessível.

O autor constrói personagens críveis com estória factíveis, ambienta a trama de uma forma espetacular, cria um clima envolvente e empolgante...

Mas, em algum momento do meio pro final e do final pro final, alguma coisa se perde. Uma conexão, um elo, um que de tinha algo aqui mas faltou. Sensação de que algo se fragmenta e faz falta para que o livro seja perfeito.

A escrita é ótima, a trama é convincente, mas o desenvolvimento se perdeu, o que é lamentável pois caminhava pra ser livrão. Mesmo com essas ressalvas, recomendo a leitura pra quem quer se inteirar mais sobre o sci-fi raiz.

Arthur Mota 03/08/2020

Incrível
O livro é uma obra fantástica, com várias reflexões a respeito da evolução e críticas a sociedade. Escrito nos anos 60, arrisco em dizer que ainda permanece atual.

Gabriel.Rodrigues 25/04/2021

Uma ótima pedida para quem quer começar a ler fic. Cient.
Livro muito divertido, linguagem simples e com boas reflexões. A leitura é super agradavel e fluida.

Como eu já assisti o filme antigão o plot n me surpreendeu, o que pode ter prejudicado minha experiência. Mas mesmo assim amei me aventurar em Soror! Com certeza irei recomendar muito este livro.

Mandark 23/01/2024

Surpreendente...
Já tinha o desejo de fazer essa leitura há muitos anos. E quando me deparei com esse livro em um sebo, não hesitei em o adquirir. Inclusive eu amo essa essa edição específica, apesar de gostar das novas artes dos livros da Editora Aleph.
Mesmo já conhecendo os filmes, adentrei na história com poucas referências na memória e me surpreendi com um enredo bem amarrado e com uma linguagem inteligente e simples, que aliada a capítulos curtos e objetivos, torna a leitura extremamente agradável e divertida.
Minha mente explodiu em determinados trechos e ainda estou abalado com os direcionamentos do livro.
De longe uma das minhas melhores experiências com ficção científica. Já quero rever todos os filmes, principalmente o de 1968.

Janine 30/04/2023

Socorro, são eles, os macacos
Que livro intrigante, comecei a leitura devagar, sem entender os termos galáticos, depois de 10 páginas emergi na história. Melhor que o filme, como esperado. Incrível vale a leitura. Final muito bom!

Gabriel Seixas 28/09/2022

Submisso de macaco?
Desde que assisti o primeiro filme da franquia (o clássico, aquele primeirão) fiquei com a história na cabeça. Além dela ser muito original, mexe com a nossa imaginação trazendo elementos jamais pensados antes. E aí esses tempos descobri o livro que deu origem à tudo isso, não poderia perder a oportunidade da leitura.

Pra quem já assistiu ao filme não é muito diferente. O que percebi de grande mudança foi o aprofundamento no personagem principal, seus pensamentos mais elaborados, suas expectativas e estratégias pra conseguir entender o planeta Soror e fazer parte dele. A todo momento me pareceu que ele não conseguia acreditar 100% no que estava vivendo, uma gigantesca aventura do destino.

O autor afirmou que não se encaixa numa ficção científica e que se inspirou numa visita ao zoológico quando se deparou com um gorila e suas expressões muito parecidas com a dos humanos. É muito louco de pensar sobre isso, nosso destino sendo decidido por uma sociedade de macacos. A história se desenrola de maneira bem fluida, sem enrolações ou partes demoradas. Tudo bem direto ao ponto. Ficção super recomendada.

#resenhaliteraria #leitura #livros #literatura #poesia #historiaemquadrinhos #mangá #literaturanacional #literaturainternacional #kindle #kindlebrasil #oplanetadosmacacos

Marcelo.Pedroni 27/02/2023

Clássica obra, leitura imprescindível!
Apenas acho que minha leitura seria de alguma forma mais impactante se não houvesse visto o filme antes.
Saber o desfecho, ainda que em seu formato hollywoodiano, fez com que boa parte do plot do livro fosse esperado (em algum momento).
Mas a obra em si é ainda mais instigante que o filme, sendo mais descritivo e mais repugnante o enfrentamento do homem com sua decadência no planeta dos macacos.
Uma obra que não tenta ser maior do que é, um livro que considero clássico pelo seu tamanho e grandeza dentro do gênero de ficção científica (muito embora o próprio autor não considere -a como tal), de leitura fácil (mesmo não sendo 100% fluida) e muito instigante!

Alan.Felipe 15/06/2023

Um clássico
O livro até tem uma história muito boa e uma narrativa muito fluida, mas para mim teve alguns "problemas" que me incomodaram no decorrer da trama. O protagonista achei um pouco chato e a parte de ficção científica achei bem despropositada.

O final foi, para mim, o ponto alto da trama, que me pegou desprevenido.

@leiturasdanickson 23/07/2020

Experiência incrível
Uma distopia de altíssima qualidade, com ótimas reflexões e uma narrativa super envolvente, fluida e totalmente crível.

Confesso que entrei na leitura sem muito ânimo, mas saí completamente devastada!

Com certeza é um das melhores obras que eu já li!!!