Dexter no Escuro Jeff Lindsay

Resenhas - Dexter no Escuro

Helen 19/01/2011

O mais fraco da série
[ESSA RESENHA CONTÉM SPOILERS!]

Sou completamente apaixonada por Dexter, porque é uma série intrigante, inteligente e divertida. A personagem é cativante e as tramas são excelentes, mas esse livro deixou a desejar.

A ideia do autor de fazer a psicopatia ser algo externo, como um ser que entra nas pessoas e as transforma em "monstros", foi algo inteligente para ser usado num livro de ficção, mas Jeff Lindsay não me convenceu. Pareceu algo meio jogado, sem muito destaque. Certo, a história se centrava nisso, só não acho que foi usado corretamente. Ele deu apenas algumas informações, e nada mais.

Fora isso, o número de mortes, que deveria ser um grande atrativo na história, foi menor que os outros. Acompanhamos Dexter, sem seu Passageiro - o ser que o tornava um psicopata -, filosofar sobre muitas coisas, e ir em lugares aleatórios e então começar a achar suas respostas em momentos completamente estúpidos. Em alguns pontos, eu revirava os olhos e deixava o livro de lado, cansada de toda aquela busca por respostas que não acabavam.

Até que chegou o desfecho final, que ocorreu de maneira ridícula, com uma música falha que hipnotiza os serial killers, e uma trama que poderia ser boa, mas não foi. E como Dexter matou os vilões?

Bem, podemos dizer que ele se queimou enquanto adorava Moloch, o deus-Passageiro-das-Trevas que queria voltar a ser adorado, e então recobrou a consciência e foi atrás de Astor e Cody, que iam virar sacrifícios humanos. Então, no último capítulo, ele está para se casar com Rita e então seu Passageiro retorna e todo mundo fica feliz.

É, exatamente isso. Esse foi o final. Parece mais uma fanfic da série, e não parte da série em si, e foi lamentável. Mesmo assim, o humor ácido de Jeff Lindsay e as personagens tão maravilhosas valeram a pena, em certos momentos.

O grande problema, porém, foi o livro que possuía inúmeros erros que poderiam ser consertados se a tradução tivesse sido mandada para a revisão. Fiquei extremamente ofendida com esse fato, porque sei que minha irmã pagou muito caro nesse livro, e me deu com todo o carinho que podia me dar. E então, quando você lê, a única coisa que vê são erros que, diante do preço absurdo dos livros agora, não deviam existir. Foi um descaso com a minha pessoa e com todos os leitores de Jeff Lindsay.

Isso, mais o enredo-fanfic, não me deixaram muito animada para os livros que virão.

Carol Espilotro 08/01/2011

Querido e Devotado s2
A COISA, sempre esteve presente desde o início dos tempos. Mudando de hospedeiro a cada novo mais interessante que aparecia. Até que o ser humano apareceu, e A COISA percebeu que não estava sozinha, que o tempo todo tudo seria algo a mais do que apenas controlar o hospedeiro, então nascendo uma cumplicidade. Agora, A COISA, mata em conjunto.

O Passageiro das Trevas sempre esteve presente, desde o começo. Ele e o Dexter, sempre observaram aqueles que devem ser punidos. Mas, nesse terceiro livro, existe o Observador. Quem é o Observador? Dexter e o Passageiro sentem que estão sendo observando e seguidos, mas por quê? Até que a cena de um duplo homicídio tão peculiar assusta o Passageiro das Trevas para um canto tão remoto da cabeça de Dexter, o deixando sozinho. O Destemido Dexter, se apelida agora para Decadente Dexter.

Depois de todo o desenrolar de sua vida nos últimos casos (Livros 1 e 2), com um noivado acidental que veio na hora certa para melhorar seu disfarce e com a descoberta que seus dois ‘filhos’ possuem um Passageiro dentro deles, que deixa Dexter extremamente feliz por fazer o Caminho de Harry ser continuado. Dexter se vê em uma situação boa e ruim, até esse caso de duplo homicídio que vira sua cabeça para baixo.

LEIA A RESENHA INTEIRA EM http://carolespilotro.blogspot.com/2011/01/resenha-dexter-no-escuro.html

naniedias 21/07/2010

Atenção
Essa é a resenha do terceiro livro da série e por isso pode conter spoilers. Se você ainda não leu os dois livros anteriores e não gosta de spoiler, não leia a resenha.

"Que tipo de lua é essa? Não é aquela lua brilhante e reluzente de felicidade formidável, não mesmo. Ah, ela atraía, se lamuriava e brilhava em uma imitação barata e miserável do que deveria ser, mas não há espaço para isso. Essa lua não tem vento suficiente para empurrar os navios dos varnívoros por um feliz céu noturno até um êxtase de cortar-e-estralhaçar. Em vez disso, essa lua cintila timidamente através de uma janela terrivelmente limpa sobre uma mulher que está empoleirada, feliz e animada, na ponta do sofá e que fala de flores, canapés e Paris."
"Sim, acredito muito na fé, pastor, tenho fé na ganância e na estupidez humana, e também na doçura fiada no aço em uma noite de luar. Tenho fé nas trevas invisíveis, nos sussurros frios das trevas internas, na clareza absoluta da faca. Sim, pastor, tenho muita fé, mas acima dela tenho certezas, pois já vi as trevas absolutas e sei que é real; é lá aonde eu vivo."
"Sun Tzu, um cara muito inteligente apesar do fato de estar morto há bastante tempo, escreveu um livro chamado A arte da guerra, e uma das muitas ótimas observações que ele fez é que toda vez que coisas terríveis acontecem, sempre há um jeito de você tirar alguma vantagem se conseguir examiná-las do jeito certo. E esse não é aquele pensamento Pollyanna da era Moderna, que insiste que se a vida lhe der ovos, você sempre pode fazer um bolo com eles. É um conselho muito prático que pode ser mais útil do que se pode imaginar."
Dexter vai se casar. Num episódio totalmente inesperado, ele acabou pedindo a mão de Rita. Ou melhor, ela encontrou uma aliança (que não era para ela) e achou que era isso o que estava acontecendo. Ele ficou sem saber o que fazer e assim ficou noivo. Agora os preparativos para o casamento estavam a todo vapor. E logo, Dexter não mais seria sozinho - ele estaria casado. Mas esse seria o próximo passo no seu disfarce de humano. O casamento seria perfeito. E ainda por cima, Astor e Cody viriam juntos. Apesar de ser um monstro sem sentimentos, ele sempre gostara das crianças. E aquelas crianças, que haviam sofrido um grande trauma na infância por causa do pai beberrão que cismou em espancá-las, tinham revelado um Passageiro das Trevas. E Dexter queria ensiná-las tudo o que sabia, passar para elas o Código de Harry.
O que ele não esperava era um problema maior ainda na sua vida, enquanto tinha que se preocupar com o casamento. Mas a vida não é somente como se espera. E foi no assassinato na universidade que tudo começou. Dois corpos queimados, sem cabeça. No lugar, duas cabeças de cerâmica de touro. Mas isso em si não era tão assustador. O que assustou mesmo Dexter, pela primeira vez, foi que o Passageiro das Trevas não só demonstrou medo, como fugiu. E pela primeira vez na vida (muitas primeiras vezes) ele estava sozinho. E não tinha palpites sobre o crime. Lidar com essa ausência seria muito difícil para Dexter.

O que eu achei do livro:
Não gostei muito.
É bom deixar claro isso logo de cara. Meu marido adorou, considerou esse o melhor livro da série. Eu não gostei não. Para mim estragou a série. Eu gosto muito de livros policiais. E um que conta o lado do assassino, e com o assassino praticamente na posição de mocinho, ganhou minha atenção logo de cara. Nenhum dos livros foi brilhante, não na minha opinião. E eu achei o segundo bastante macabro, o que não quer dizer que eu não tenha gostado. Mas o terceiro praticamente estragou a série.
Não gostei de uma bobeira de sobrenatural que fala na série - não combinou, não caiu bem e não colou. Achei péssimo.
Bom, cada um tem uma opinião e pode ser que você goste do livro no final das contas, mas eu ainda tenho a esperança de que o próximo volte ao ritmo normal da série.
E a nota 5 foi mesmo pela construção das histórias secundárias do livro, como a relação do Dexter com os filho de Rita, Astor e Cody. A história principal mesmo merecia muito menos na minha opinião.
É sempre ruim fazer uma resenha negativa, eu pelo menos não gosto. Mas quanto a esse caso específico não foi tão ruim, porque ainda guardo grandes esperanças para o quarto livro da série.

Nota: 5
Dificuldade de Leitura: 7

Mais resenhas em: http://naniedias.blogspot.com

Fabiana663 03/10/2019

No terceiro livro da série que conta a história de Dexter, escrito por Jeff Lindsay, o personagem principal vê seu passageiro das trevas desaparecer misteriosamente quando mortes bizarras começam a acontecer.
Junto com o passageiro das trevas vão-se a capacidade de matar suas vítimas e ajudar sua irmã Deborah com seus famosos e certeiros insights sobre os casos investigados por ela.
No decorre da história, Dexter se pergunta se seu passageiro das trevas retornará um dia ou se ele se tornará um humano comum, e se isso tudo está acontecendo devido seu eminente casamento com Rita.
O clímax da história trata-se do sequestro das crianças, filhas de Rita, pelo serial killer procurado durante toda a trama por assassinar, queimar e substituir a cabeça de suas vítimas por uma cabeça de touro em um ritual de sacrifício em homenagem a Moloque.
Nas páginas finais o leitor é tomado por curiosidade e ansiedade em saber o que acontecerá com as crianças e com o louco que as sequestrara.

Helana O'hara 17/08/2012

DEXTER, No Escuro
Nos dois primeiros livros, conhecemos um Dexter muito mais frio e sem muitas dúvidas sobre quem ele seja sem grandes questionamentos do seu “hobby” favorito.
Em Dexter no Escuro, Lindsay trás dúvidas (Dexter parece mais confuso do que no 2° livro) do personagem central tem sobre o que ele é e o que faz.

Começamos o livro com um misterioso assassino, corpo sem cabeças, carbonizados e uma série de pessoas suspeitas do crime, entre elas jovens, professores.
Dexter, ajuda Deb a encontrar o assassino o mais rápido possível. O que acho bem interessante no livro, Dex não é apenas um perito em borrifos de sangue, ele ajuda sua irmã em campo caçando o assassino.
Entre dúvidas, medos e suspeitas de várias pessoas envolvidas no assassinato, Dexter começa a ser seguido.
Lindsay fugiu bastante do Dexter frio e assassino que encontramos no primeiro e segundo livros, acho que ele pecou bastante em colocar os filhos de Rita, Astor e Cody como possíveis crianças frias – sinceramente isso não me agradou nenhum pouco. E claro, impossível não balançar livro e série de televisão.
Encontramos um Dex perdido na história, ele não sabe o que realmente é, se o que faz é certo e em muitas partes do livro usa o Passageiro das trevas (a parte assassina dele) como culpa de muitas coisas. Confesso a vocês que achei até super engraçado esse Dexter perdido em suas próprias dúvidas.

Devo dizer a você, leitor que dos livros que li até agora, Dexter no Escuro foi o que menos agradou, e nem foi pela história que saiu um pouco do contexto “Dexter Assassino”, mas pela falta de revisão do texto de Lindsay.
A Editora pecou e muito na revisão do livro. Encontrei erros grossos como “homen”, muita falta de concordância verbal também.
E vocês sabem que um texto com erros feios demais cansa a leitura, deixa qualquer boa história pesada.
Estou muito curiosa para saber o que vai acontecer com Dex, o fim do livro deixou um gosto de quero mais que os outros dois não deixaram.
Leiam sim Dexter no Escuro! Mas, por favor, procurem uma Edição que tenha uma revisão decente!!!!

(...)Como não tenho humanidade nem coração, sou forçado a me basear na experiência, que diz que a caridade começa em casa e, em geral, acaba em casa também...(...)
Pág 19

Mariana 21/06/2013

Dexter
Tem alguém aí??? - Sem resposta - Tem alguém aí?? - Somente a voz de Dexter ecoando no vazio... O Passageiro das Trevas tinha partido, para sempre. Nunca mais iria ouvir o som das asas negras, do sarcasmo e do lado sombrio de sua alma. Dexter estava desamparado, perdido e assustado sem seu mentor interior guiando seus passos.

Não consigo deixar de amar Dexter. Sua mente perturbada e seu código de ética próprio me encantaram. Dexter é meu herói! Deliciosamente perturbador e intrigante. Existe psicopata mais perfeito que ele?

@BecoDosLivros 29/06/2013

Alguns dizem ser o pior livro da serie, porem eu gostei muito dele, achei no mesmo nivel dos outros dois, ainda não li, os que vem a seguir, mas gostei do livro sim.

Mah 07/09/2021

Me surpreendeu...
Li muitas resenhas negativas antrs de ler este livro, o que me fez demorar um pouco para ler, mas confesso que gostei, gostei das mudanças em comparação a serie, gostei muito do livro, ansiosa para terminar a série!

Vane Chase 19/08/2021

Foge muito do proposto anteriormente. É até triste pensar que o autor decidiu dar esse rumo. Transformou uma série sobre crimes e investigação em uma fantasia e pra mim isso foi um erro enorme do autor. Comecei a ficar sem paciência com os acontecimentos e me desanimou muito em ler o restante da série.
O autor poderia ter utilizado para entreter os leitores de forma consciente enquanto oferecia um bom livro de investigação, mas no fim acabou perpetuando ainda mais os estereótipos de psicopatia. Nem consigo pensar muito em pontos positivos do livro porque realmente foi uma tristeza.

Richard 18/12/2014

mais familiar e menos horrendo
Este é o terceiro livro de Jeff lindsay da saga dexter.
Minha resenhas nao discrevem muito as sinopses dos livros que leio, elas ja vão direto ao ponto.
Pois bem, neste livro presenciamos um Dexter mais familia, cuidando de rita, astor e cody, e justificando o titulo de minha resenha eu achei bem bacana esse lado familia dele pois ate entao haviamos lido sobre um homem sem sentimentos.confesso que gostei muito das situações familia dos 4 poia eram instantes engraçados.
Mas o qie me injuriou um tanro nesye livro foi o fato do passageiro das trevas se ausentar(ate então tudo bem) mas é que no livros ficou parecendo qie realmente existe algo místico na série ou que influencia no desenrolar das situações. O jefg que me perdoe, mas pra mim ficou dificil aceitar o desenrolar dos fatos.Ele nao conseguia raciocinar cmo antes quando tinha influwncia de seu amigo interno, Isso me decepcionou um tanto com o enredo.
CoComparado com os outros volumes eu achei este mai Light o assasino queimava as pessoazs e outras cocitas mais.comparado ao assassino do livro 2 ele perde de lavada.
E enfim, o humor negro continua fantástico como sempre, até demais, pois em outras resenhas alguns letores acharam absurdo o que Cody fez em determinado momento do livro, mas ja tinha acontecido muiya coisa sem noção. Dai pra mim foi de boa.
Mas recomendo ate entao a leitura de Dexter

Crøw 28/02/2015

Mistério dos grandes
Então, nesse livro o Dexter "perde" o passageiro sombrio temporariamente, eu achei esse livro muito melhor que os dois anteriores, pois envolve uma camada de mistério que beira à sobrenaturalidade, realmente fiquei pensando quem estaria atrás do Dexter e qual a relação disso com os mortos, com a simbologia e com o passageiro dele. Muito bom, só achei o final meio forçado, mas ainda assim 10/10

davilavasc 05/10/2015

Um novo serial killer aparece para importunar a população de Miami. Dessa vez os corpos são encontrados carbonizados e no lugar da cabeça humana, uma cabeça de touro feita de argila. Contudo, Dexter encontra-se abandonado.
Isso mesmo, o Passageiro das Trevas some e deixa-o [...]

site: http://leituranomeumundo.blogspot.com.br/2015/10/resenha-do-livro-dexter-no-escuro.html

Bruna.Mateus 03/10/2017

No passenger
Tem quase NOVE MESES que iniciei a leitura deste livro! E caramba, foi bom mas sem o Dark Passenger a graça do livro cai, e talvez eu enrolei mais a leitura por conta disso.

No balanço geral, Astor e Cody merecem mais a atenção! Haha

Suellen vieira 05/07/2019minha estante
realamente até agora foi o que eu menos gostei

@marcosmelhado 27/05/2020minha estante
Achei uma decisão péssima tb.

Suellen vieira 05/07/2019

Dexter no Escuro
Nesse terceiro livro, Dexter ,na sua vida inventada, esta preparando o seu casamento e ensinando os filhos de sua mulher a serem discretos se um dia se tornarem assassino, do outro lado, na sua outra vida, ele esta passando por um processo difícil, que o atrapalha não só na sua missão de limpar o mundo de pessoas ruins, mas também na seu trabalho de ajuda a sua irma detetive em investigar casos de assassinatos que estão acontecendo de uma forma estranha.