Dexter no Escuro

Dexter no Escuro Jeff Lindsay

Resenhas - Dexter no Escuro

Arsampaio 05/08/2015

Decepção
Dentre os três primeiros livros da série - os únicos que li até então - , este sem dúvidas é o mais fraco. Narrativa inconsistente e absolutamente fantasiosa, destoando por completo da robusta formulação do personagem de Dexter trabalhada nos livros anteriores. O enredo é forçado e lhe falta sentido... Em momentos chega a perder por completo a proximidade com a vida real e estraga o que mais se gosta e atrai em Dexter.

Não me desestimulou a ler os próximos, mas espero grandemente que haja um resgate das ideias originais, assim como da personalidade e características da história e das personagens, que é o que mais me atrai nesta série
Felix 07/01/2016minha estante
Concordo, o tom "sobrenatural" que o narrativa toma a partir de certo momento destoa com a personagem principal. Porém um dos acontecimentos do final da história era muito desejado por mim que tivesse sido retratado na série.

Marcos (Desapego Livros) 17/02/2013

Dexter- o Humano e o Destemido
Simplesmente, até agora, o melhor livro desse nosso personagem herói maravilhoso. Não farei uma daquelas resenhas que descrevem os erros de tradução, de digitação e etc, até porque o que mais me prende em um livro é a sua própria história, também não vou escrever milhões de coisas, porque fica cansativo não só pra mim como pra todos que ainda lerão esta resenha e sei que deixarei de ganhar muitos likes falando a minha opinião justamente por discordar da maioria que temos aqui, mas... paciência.
Enfim, o livro gira em torno de três surpreendentes fatos, Um: O sumiço do glorioso Passageiro das Trevas. Dois: O melhor e mais intrigante crime de todos. Três: e por fim, porém não menos importante, o casamento do nosso amado Dexter com a Rita, isso mesmo.
Com um final cheio de adrenalina como só o Jeff Lindsay sabe fazer, este livro superou todas as minhas expectativas, e me animou para continuar a ler esse incrível personagem, fiquei um pouco desapontado no "Querido e Devotado Dexter" e por esse motivo demorei tanto para ler o Dexter No Escuro, mas se soubesse que o terceiro livro iria ser tão maravilhoso assim como o primeiro, já teria lido antes.
Bom, por esses motivos dei cinco estrelas para este livro e fico na esperança de que o Design de um Assassino seja neste mesmo nível.

Rub.88 19/01/2021

Sem Sombra
No livro Dexter no Escuro, o terceiro da coleção escrita por Jeff Lindsay, temos o serial killer justiceiro mantendo os hábitos noturnos de prender numa mesa com fita adesiva e estripar os malvados que a lei desconhece. Mesmo preste a se casar e ganhar dois filhos meio problemáticos, Dexter ainda não está ciente que o seu modo de vida pode ficar difícil de prosseguir do jeito que era. Ainda se disfarçando de boa praça, enfrenta os preparativos para a cerimônia matrimonial estoicamente. Trabalha na perícia da polícia de Miami, o que o deixa de antena ligada para crime mais peculiares. Chamando para o campus da faculdade, onde no passado estudou, Dexter vai analisa a cena do crime. Duas mulheres mortas, carbonizadas e decapitadas. Foram colocadas numa pose cerimonial e no lugar das respectivas cabeças havia, em cada uma, cópias de cerâmica da cabeça de um touro. Assim que viu aquilo o Passageiro das Trevas, que é o instinto assassino de Dexter se assusta e fica amuado. Dexter estranha isso pois é exatamente esse tipo de coisa que o deixa animado. As investigações continuam e a irmã de Dexter, Sargento Deborah que é de uma incompetência monstro, lidera o caso. Praticamente ela segue o que o irmão adotivo palpita e indica. À medida que as pistas e suspeitos vão aparecendo Dexter sente a falta do Passageiro das Trevas. A voz que sempre lhe sussurrou opiniões no mínimo controversas e que foi disciplinada pelo código de Harry está quieta demais. Como se tivesse sumido. Esse pensamento desconcerta Dexter que vivia razoavelmente bem com a sua sombra. Sem ela, ele era o ser humano mais vazio que existe. E esse vácuo começou a ser ocupado por sentimentos que ele nunca experimentou. Incertezas sobre o que ele era passou a deixa-lo nervoso e ansioso. Paranoia. Começou a sonhar. A ter ataques de sonambulismo. E a sentir medo. Estava perdido sem o seu lado negro. E alguém sabia que ele foi abandonado, que estava indefeso. O cerco vai se fechando ao redor de Dexter. Perseguições de carro. Tentativas de invasão a casa que mora com a futura mulher e filhos. As mortes ao redor o conectado a crença antiga a um deus cananeu. Cerimonias profanas e sacríficos humanos. Misticismo bíblico e compartilhamento duma essência ancestral que é raiz de todo o mal na terra.
Esse livro se descola da mitologia que eu conhecia das estórias de Dexter. Na série e nos dois primeiros livros era como tratar da psicopatia de modo prático e racional. O personagem central não vai melhor e nem virar herói. Ele é tão criminoso com os bandidos que mata. O pai de Dexter decidiu em vez de encarcera-lo ou interna-lo, o instrui a identificar e sumir com os da sua espécie. Esse é era o tema. Dexter é culpado. Mesmo que possa ser diagnosticado como uma mente doente, ele é lucido o suficiente para ser responsabilizado. Em Dexter no Escuro passa-se a cogitar que um força externa que o impulsione a fazer o que faz. E isso em parte o exime dos atos cometidos. Não gostei. Essa mudança pode e vai guiar o resto dos romances. Uma divindade do velho testamento influenciando os facínoras de hoje...

Mara.Mares 02/05/2021

Dexter no escuro
Aff. Odiando o personagem fraco qie o Dexter se tornou nessw livro. Além de muito cachorrinho da irmã dele, que quer tudo mastigado. Espero que os próximos liveos sejam melhores porque esse me decepcionou.

Dani 26/08/2021

Dexter no escuro
Primeiro livro dos 3 da série que consigo entender o título de ?Dexter no escuro?.
Neste livro da saga é um pouco mais fictício, em alguns momentos beirando o limite tolerável, mas não deixa de ser bom, apenas menos emocionante do que os últimos 2.
Neste livro Dexter que sempre se mostrou capacho de Deb se torna ainda mais, ela se tornou uma personagem extremamente dependente e mimada. Seus filhos, Astor e Cody tomam um destino totalmente inesperado ao longo do livro.
Dexter se vê sem seu Passageiro das Trevas e totalmente no escuro, mergulhado na vida cotidiana e isso o assusta!
Os últimos 25% do livro são extremamente emocionantes, dando vida a um livro que nos prende pouco no início!

Diferentemente de algumas resenhas que li, não achei nenhum erro de digitação ao longo do livro, acredito que minha edição seja um pouco mais atualizada. E em um geral eu gostei do livro sim, vamos para o próximo!

Francesco.Calderan 28/04/2021

Dexter no escuro.
Perfeito para quem é fan, uma investigação que te deixa cada vez mais curioso.
E nesse livro fica bem claro a origem do passageiro sombrio. E o caminho totalmente diferente da série de TV.

Gi Santos 19/01/2023

Até agora, da saga, foi o livro que eu menos gostei. Talvez por envolver um pouco mais de espiritualidade que os demais, não sei, mas foi a história que menos me prendeu até agora.

Mina 08/11/2021

Esperava outro final
De todos os livros de Dexter esse foi o mais "confuso?" essa questão com o misticismo não combinou muito com a vibe dos outros livros, mas ainda é interessante

DANILÃO1505 09/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Nanny 27/11/2012

Dexter no escuro é o terceiro livro do meu amado Jeff.
Estava curiosa para ler esse livro por causa de certos rumores de que o livro estaria mal traduzido, com erros de português e blábláblá. Pois digo uma coisa: O LIVRO É ÓTIMO! Até agora é o meu preferido dos três. Embora foque bastante em Rita e as crianças, também tem bastante mistérios e cadáveres (que é o que me interessa).

Apenas leiam.
Thaisa 06/02/2014minha estante
É Nanny, achei os erros de português relevantes por conta do trabalho que a editora faz, que deveria ser checado, Mas Lindsay mandou bem, estou terminando o terceiro livro, achei mais fraco que os primeiros, mas claro que já comprei o quarto!
A história enfraquece com o Passageiro longe, mas dá outro valor ao Amado e Pretencioso Dexter! Lindo!
Obs.: Mistérios e cadáveres é o que me interessa 2.

Karina 10/04/2021

Dexter realmente no escuro
Apesar das críticas, achei ok ter esse lado sobrenatural. Não é como se fosse algo tirado da cartola, afinal desde o início Dexter fala do seu Passageiro, então obviamente já havia algo ali.

Não esperava Dexter assim na defensiva, e finalmente ele se tocou das crianças! Espero que comece logo com elas (e não acredito que estou dizendo isso)

Galvão 22/03/2020

Meio fraco.
Eu esperava mais do livro. Não sei se fiquei mal acostumado com a série de TV e por isso me decepcionei. Esperava um Dexter sagaz, de raciocínio agudo, inteligente. Mas o personagem do livro deixa muito a desejar em relação ao da série. É até meio bobalhão.
O ritmo das investigações é sofrível e o autor se perde ao se dedicar a detalhes irrelevantes que não acrescentam nada à história. O caso é solucionado de maneira apressada nas últimas páginas. Possuo outros livros do Dexter e espero que o autor melhore as tramas nos próximos.

AlessandraD. 21/04/2020

Bom, mas diferente da narrativa real da série
um livro muito bom, pra quem já leu algum livro de dexter antes não irá se decepcionar, o tradicional humor negro de dexter se mantém e o ponto mais forte deste livro é que os personagens de Astor e Cody ganham mais profundidade e é bem interessante ver o dexter tentando ser uma figura paterna para os dois. único ponto onde o filme peca é no "vilão" que não é muito interessante como os dos livros anteriores.