Dexter no Escuro

Dexter no Escuro Jeff Lindsay

Resenhas - Dexter no Escuro

Jeffer 03/07/2010

Dexter, Jeff Lindsay, Editora Planeta, Cassius Medauar (tradutor) e leitores-fãs totalmente NO ESCURO
O 3º e pior livro da série, até agora.

Pior no quesito tradução, deixando frases totalmente sem nexo. Olha um exemplo: Certa altura Dexter pensa consigo mesmo: "Mesmo não tendo pouca experiência com sonhos, tenho certeza que o meu subconsciente não estava terrivelmente preocupado com Rita." A frase passa a ter sentido com a história de Dexter e do restante do parágrafo se vc substituir "pouca" por "muita".

Pior na contagem dos mais de 40 (isso mesmo!) erros de português (eu contei e anotei todos os números das pgs.) sendo que tinha página com 3 erros! Alooou, faltou dinheiro pra Editora Planeta contratar um revisor que saiba português? Não sou perfeccionista, mas dava pra ter um mínimo de respeito pelo leitor e não considerá-lo um analfabeto contratando analfabetos como revisores?

E o mais lastimável, o pior conteúdo da série por causa da mudança do escritor no perfil do personagem. Enquanto na série da TV Dexter continua arrasando, neste livro o Lindsay resolveu ir pro lado sobrenatural. É como se na metade da temporada CSI virasse Arquivo X. Ambas são boas, mas uma não tem nada a ver com a outra. E um livro narrado em 1ª pessoa, vc colocar outra 1ª pessoa narrando coisas desde antes do surgimento da humanidade é forçar muuuuuito a barra. Lamento, mas este Dexter definitivamente saiu do rumo.

Aqueles que dizem que é o melhor livro da série só podem estar de gozação ou então estão fazendo resenhas pagas. Ou não são verdadeiros fãs da série. Mesmo!
LCLane 04/07/2010minha estante
Tua resenha ficou perfeita. Também fiquei chocada com a quantidade enorme de erros de português no livro. E olha que eu reclamava dos livros do Vianco, mas estão fichinha perto desse.
Quanto à história, penso o mesmo que tu. O Lindsay simplesmente saiu do prumo. Na minha opinião, "viajou" e desvirtuou completamente o personagem. Repito o meu comentário: Decepcionei!

Camilo 22/08/2010minha estante
Cara, eu nem considerei os erros de tradução e de português . . .

A tradução foi digna do conteúdo, porque realmente acabou com a história de tirar o fôlego dos livros anteriores, principalmente do segundo (Querido e Devotado Dexter) que foi de arrepiar.
Ainda tenho esperanças de um Dexter melhor amanhã.

Sua resenha ficou perfeita mesmo.

Laís 16/09/2010minha estante
Nossa, eu estou lendo o livro agora e ia justamente colocar um comentário aqui sobre os erros de português. Alow! É um aburdo a quantidade de erros de gramática, digitação, concordância, sem contar as frases do além e totalmente sem nexo.
Não basta ler, temos que adivinhar certas partes.
Ou não tinham um revisor pra ver essas coisas (o que é ridículo para uma editora do porte da Planeta) ou o que tinha não sabia português, nossa, francamente. É muita falta de respeito com o leitor. Já basta o fato de todos os livros da série terem algum errinho tosco, mas esse supera de lavada.
Mesmo que a história fosse a mais brilhante da série, o fato do livro ter sido tão mal escrito seria suficiente para derrubar sua moral.

Egídio Pizarro 23/09/2010minha estante
Esses erros de digitação e gramaticais realmente irritaram muito. Quando eu estava na metade do livro, mandei um e-mail para a Editora Planeta reclamando disso.

Eles acabaram de responder. Se comprometeram a prestar mais atenção nisso. Não é lá uma grande resposta, mas ao menos indica que eles já estão cientes da quantidade de erros.

Só para registrar.

Marianne 18/02/2011minha estante
Eu estou sinceramente amando esse livro. Li o segundo faz um tempinho e nem estava afim de ler esse porque o outro não me convenceu. Mas acabei começando a ler este e estou adorando!

Os erros de português atrapalham bastante mesmo, mas aí é culpa da editora e não do autor... A história está ótima! O Dexter é demais, adoro as sacadas sarcásticas dele!

Eli 02/03/2011minha estante
Realmente a tradução deixou a desejar...algumas frases sem coerência e muitos erros de português.
Nunca tinha notado tantos erros em um único livro!
Como citou JLM, também não gostei do lado sobrenatural que a história foi escrita, preferir mil vezes os livros um e dois.

PeuBernardo 14/06/2012minha estante
É impressionante, JLM, concordo totalmente com você. Dexter tem uma proposta clara, ele é frio, lógico e psicologicamente realista(ele é um psicopata criado pelas circunstâncias). Como alguém pretende transformar da noite pro dia essa pessoa em um temente a Molock??? O Jeff Lindsay devia ser preso pelo que fez. Ainda bem que a série se desamarrou totalmente do livro e realmente tornou o personagem um mito. Como tinha de ser.

Bacil 26/12/2014minha estante
hahahahaha melhor resenha! Terminei hoje o livro, o meu é TERCEIRA REIMPRESSÃO com DOIS REVISORES e a quantidade de erros é enorme (!!!!!!) Também achei o livro mais fraco da série até agora..
Parabéns pela resenha!

Adriana 15/03/2015minha estante
Também não curti essa parte sobrenatural, primeiro porque (como falaram) Dexter é extremamente lógico e racional, então achei que o autor fosse encontrar alguma explicação lógica e racional pra esse medo de Dexter, fiquei tentando enxergar algum momento em que hipnotizaram ele, ou que estavam dando alguma droga alucinógena, que ele tivesse em coma, sonhando, o que fosse.. mas a explicação de que Moloch estava chamando Dexter blabla, pelo amor... espero que os próximos sejam melhores, e ainda bem que não fizeram isso na série mesmo, ia ser muito bizarro!
E sobre os erros da edição... prefiro nem comentar

Erick Gagliardi 28/12/2016minha estante
Também não me agradou a questão sobrenatural, não que a temática não me agrade, mas não condiz com o personagem ou com o background dos outros dois livros, sorte que a serie não seguiu estes passos!

Júbis 10/08/2020minha estante
Concordo demais! Parei de ler a série após esse volume, há uns 7 ou 8 anos. Será que o quarto livro é melhor? Espero que sim. A série foi fantástica.

Núbia Cortinhas 23/12/2022minha estante
Ainda não li os livros, mas estou amando a série. Em breve lerei a saga.

_lendoemsaturno 24/12/2022minha estante
Eu vou ver a série assim que acabar os livros, e olha eu recomendo os livros viu ? são maravilhosos. ??

Núbia Cortinhas 24/12/2022minha estante
Imagino!! ?????

Suellen vieira 05/07/2019minha estante
realamente até agora foi o que eu menos gostei

@marcosmelhado 27/05/2020minha estante
Achei uma decisão péssima tb.

Mariella Ayana 06/01/2014

Dexter no Escuro
Apesar de habitualmente apreciar quando os autores tem a audácia de explorar novas ideias e caminhos para uma história, o terceiro livro de Dexter me decepcionou muito. Não vi muita coerência na relação entre o comportamento do personagem e ‘a coisa’, principalmente visto que já havia sido explicado no primeiro livro a provável causa da psicopatia do personagem.

A ideia de seita como crime principal da história é interessante, mas fiquei com a sensação de que faltou desenvolver melhor a história, cometer tantos crimes apenas por causa do Dexter ficou um pouco forçado. Da mesma forma, a ideia de um Dexter apavorado me incomodou um pouco, já que os dois primeiros livros destacaram falta de emoções do personagem insistentemente.

O ponto positivo do livro foi a mesmo que me atraiu nos outros dois: as pequenas sacadas humorísticas de um personagem que só tem uma ideia teórica das emoções humanas.

“Durante toda a minha vida fiz um longo estudo dos seres humanos e descobri que não importa o quanto eles tentem, eles ainda não encontraram nenhuma maneira para impedir a chegada da manhã de segunda-feira.”
Thaisa 18/07/2014minha estante
Dexter é sensacional... realmente o terceiro livro deixou a desejar e ele quase mudou a personalidade dele, que o mais fascinante.

Por que o Vince tinha tanto medo do cara do buffet?
Isso ficou no ar pra mim...

Diego361 21/01/2016minha estante
Thaisa, da forma que eu vi, o Vince não tem todo esse medo que você notou, em relação ao cara do Buffet. Para mim, é mais um receio que uma pessoa qualquer teria de desagradar uma "celebridade", tipo, não deixar má impressão, não deixar esperando num encontro, tentar ser bem considerada por essa pessoa e etc.

Leandro 17/03/2013minha estante
O melhor livro de Dexter, porém até agora só li os três primeiros. Engraçadíssimo, bem bolado e impressionante.

Thaisa 12/02/2014minha estante
Eu gostei mais dos dois primeiros livros, mas de acordo com o seu comentário, tenho que concordar que é um traço marcante do Dexter e realmente, fundamental. Afinal, ele acha que é uma COISA, mas tem lá seu lado de humanidade. É isso mesmo, mudou minha visão Pedro.

Hendrick Brian 15/04/2017

Passageiro das Trevas
O livro trás a história do passageiro que está dentro do Dexter. Achei dentre os 3 primeiros livros que esse têm a leitura mais maçante, porque parece que falta enredo durante a leitura de boa parte e não tem nenhum fato interessante, somente bem no final que fica interessante e quando termina porque tudo se explica.
Vale a pena claro, mas pra mim foi maçante todo o meio da história.
Suellen vieira 05/07/2019minha estante
A explicação eu acheio meio sem sentido, muito viajado, esse livro como um todos tem uns viagens

Isabel 01/06/2010

O Melhor
Nossa!!! Dexter no Escuro é excelente e, sem dúvida, o melhor de todos os 03 livros.
É super interessante ver o Dexter conhecendo sentimentos que nunca pensou que fosse possível sentir. Ele sofre, tem medo, angústia, e passa a ser observado e perseguido.

Recomendo sem a menor sombra de dúvida.
Lê SaMpRaS 03/02/2011minha estante
Dexter no escuro é execelente² , muito bom nosso querido serial killer, muito bom como ele se vira sem o passageiro das trevas, e claro sem perder o bom humor, ja estou na espera do lançamento do 4° livro xD

Egídio Pizarro 17/09/2010

Ao contrário do pessoal que fez as outras resenhas, achei este um bom livro. A comparação com a série é inevitável, e talvez por isso fique a impressão de que falta alguma coisa "melhor" no livro.

Também observei muitos erros de português - incontáveis e sucessivos, de uma maneira que irrita. Alguns de digitação, mas outros claramente gramaticais.
Lê SaMpRaS 03/02/2011minha estante
Amigo respeito sua opinião to assistindo a serie agora e otima,mas a serie e tirada do livros por isso que vc sentiu falta de algo no livro... mas ambos são muito bons ^^

Arsampaio 05/08/2015

Decepção
Dentre os três primeiros livros da série - os únicos que li até então - , este sem dúvidas é o mais fraco. Narrativa inconsistente e absolutamente fantasiosa, destoando por completo da robusta formulação do personagem de Dexter trabalhada nos livros anteriores. O enredo é forçado e lhe falta sentido... Em momentos chega a perder por completo a proximidade com a vida real e estraga o que mais se gosta e atrai em Dexter.

Não me desestimulou a ler os próximos, mas espero grandemente que haja um resgate das ideias originais, assim como da personalidade e características da história e das personagens, que é o que mais me atrai nesta série
Felix 07/01/2016minha estante
Concordo, o tom "sobrenatural" que o narrativa toma a partir de certo momento destoa com a personagem principal. Porém um dos acontecimentos do final da história era muito desejado por mim que tivesse sido retratado na série.

jeannesc 15/01/2011

in the dark
- com spoiler -

Apesar de ser, dos três já traduzidos, o livro com mais erros (de concordância, sentido e palavras faltando), a história é a melhor elaborada. Incluir um elemento bíblico e desenvolver a história a partir daí desperta a curiosidade naqueles que, assim como eu, não conheciam muito bem a história do rei Salomão e Moloch. Fazer um paralelo com a fuga do passageiro das trevas, explicar o título - afinal, Dexter sem seu querido amigo interno fica sem direção - e, no final, mostrar a volta do Passageiro no dia de seu casamento, um grande trauma para a nossa querida aberração foi, sem dúvida, um ótimo desfecho para um ótimo livro. Sua nota só não foi maior devido aos já citados erros na tradução.
Sheyllinha 24/03/2011minha estante
Os erros sao grotescos. Achei o Dexter meio perdido nesse livro, e as explicações meio ilógicas, mas é um bom livro apesar de tudo! ^^

DANILÃO1505 09/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Hannah Monise 15/07/2014

Uma Leitura Sombria
Que Dexter é um personagem incrível eu já sabia desde o primeiro livro da série, mas este terceiro me fez ficar ainda mais apaixonada por ele! Do primeiro livro até aqui, este é o mais sombrio e o que mais faz Dexter se questionar sobre ele mesmo.

Assim como em "Dexter - A Mão Esquerda de Deus" e "Querido e Devotado Dexter", em "Dexter no Escuro" o personagem se envolve na investigação de um crime juntamente com sua irmã, a sargento Deborah, e assim passa por momentos de discrição e ameaças sobre o que faz. Porém, desta vez, o Passageiro das Trevas não está tão presente quanto Dexter gostaria. E é a partir disso que o episódio do livro se desenrola.

Neste terceiro livro, o personagem parece sentir um pouco de humanidade, mesmo que em relação a tantas coisas seja sempre ele mesmo, discretamente, frio e sem sentimentos. Já o fato de o livro ser sombrio se deve mais ao crime e em relação ao Passageiro das Trevas.

A série te faz impulsionar a ler logo o livro seguinte. Para quem ama suspenses, crimes e personagens tão misteriosos, vale a pena viajar no mundo de Dexter, com seus pensamentos tão irônicos e divertidos!
Nyew 14/11/2014minha estante
Peguei meu exemplar ontem e estou ansioso pra ler!
Comecei a ver o seriado também (acabei não resistindo à esperar ler os livros antes de começar a assistir) e, sinceramente, torço para que o Dexter do livro não se torno tão humano quanto o do seriado.

Nanny 27/11/2012

Dexter no escuro é o terceiro livro do meu amado Jeff.
Estava curiosa para ler esse livro por causa de certos rumores de que o livro estaria mal traduzido, com erros de português e blábláblá. Pois digo uma coisa: O LIVRO É ÓTIMO! Até agora é o meu preferido dos três. Embora foque bastante em Rita e as crianças, também tem bastante mistérios e cadáveres (que é o que me interessa).

Apenas leiam.
Thaisa 06/02/2014minha estante
É Nanny, achei os erros de português relevantes por conta do trabalho que a editora faz, que deveria ser checado, Mas Lindsay mandou bem, estou terminando o terceiro livro, achei mais fraco que os primeiros, mas claro que já comprei o quarto!
A história enfraquece com o Passageiro longe, mas dá outro valor ao Amado e Pretencioso Dexter! Lindo!
Obs.: Mistérios e cadáveres é o que me interessa 2.