Dexter no Escuro

Dexter no Escuro Jeff Lindsay

Resenhas - Dexter no Escuro

LCF 25/01/2013

“Quando eu era criança, lembro-me de ver um show na TV. Um homem colocava vários pratos equilibrados em varetas e os mantinha ali, girando as varetas que faziam com que os pratos rodassem e ficassem equilibrados. E se ele reduzisse a velocidade com que fazia aquilo ou se virasse por um momento, um dos pratos cairia e se espatifaria no chão e isso provavelmente levaria a uma reação em cadeia dos outros.

É uma metáfora fantástica para a vida, não? Todos nós estamos tentando manter nossos pratos rodando no ar, e quando você os coloca lá, não pode tirar os olhos deles, mas também precisa continuar fazendo o resto das coisas. A diferença é que na vida, alguém continua colocando mais pratos para você, escondendo as varetas e mudando a lei da gravidade quando você não está olhando. Então, sempre que acha que está com todos os seus pratos rodando direitinho, de repente ouve um terrível barulho de algo se quebrando às suas costas e todo um conjunto de pratos, que você nem sabia que tinha, começa a se espatifar no chão.”

Danny 25/06/2021

eu vi varias resenhas falando mal desse livro, por conta do lado sobrenatural, mas eu AMEI.

Ps. falaram que os erros ortográficos nesse livro eram absurdos, eu não vi nenhum no meu livro, ou em minha edição eles foram corrigidos ou os anos vivendo no exterior me fizeram esquecer o português.

Neste livro, Dexter em uma de suas aventuras noturnas, acaba sentindo que tem alguém o vigiando e seu companheiro sombrio desaparece, por isso o titulo ''dexter no escuro'', porque a voz em sua cabeça que está sempre com ele e que o ''induz a matar' some. Se sentindo sozinho e sem meta de vida, acaba tendo que viver na rotina de noivado e casamento e pai de crianças aprendizes de assassinas. Quando corpos de estudantes da universidade começam a aparecer queimados, mas nenhum pista faz sentido. Tudo que Dexter nota, é que os crimes tem relação com o desparecimento do seu parceiro sombrio, quanto mais corpos aparecem Dexter acaba sendo levando a crer que um deus antigo está ligado aos crimes e pior que ele tem o poder de controla-lo. E agora Dexter tem que recuperar seu parceiro sombrio e matar um Deus.

Eu gostei do lado sobrenatural, pq ele tenta dá uma explicação pros extintos assassinos que aparecem nos humanos.

Não foi o melhor livro, mas também não foi um livro ruim

Hendrick Brian 15/04/2017

Passageiro das Trevas
O livro trás a história do passageiro que está dentro do Dexter. Achei dentre os 3 primeiros livros que esse têm a leitura mais maçante, porque parece que falta enredo durante a leitura de boa parte e não tem nenhum fato interessante, somente bem no final que fica interessante e quando termina porque tudo se explica.
Vale a pena claro, mas pra mim foi maçante todo o meio da história.
Suellen vieira 05/07/2019minha estante
A explicação eu acheio meio sem sentido, muito viajado, esse livro como um todos tem uns viagens

Rani 06/12/2021

Dexter totalmente no escuro
Confesso que o começo foi um pouco chato e Dexter reflexivo em relação ao seu passageiro sombrio, tentando entender o que é e por que é, durante grande parte do livro ficou bem irritante pra mim. A alternância entre as longas e chatas reflexões e o aprendizado das crianças tornou tudo mais suportável. Não curti muito essa coisa de deus, tornou tudo meio fantasioso e sobrenatural demais pra proposta de Dexter mas pela metade fica até empolgante por causa da curiosidade envolvida em descobrir o assassino mor. Mais outro ponto negativo é que o final se resolveu muito fácil e rápido e com um Dexter ainda confuso. O que salvou mesmo foi o epílogo com o retorno da sua razão de existir.

Bianca 11/01/2018

Foco no passageiro das trevas
No terceiro livro da série, o autor apresenta um estilo bem diferente dos dois primeiros.
O passageiro fica em foco durante todo o livro, embora de forma sutil: ele "some" durante o desenrolar dos fatos, deixando Dexter "no escuro". Porém, a história é permeada por trechos sobre a existência e o passado do passageiro, tratando-o como uma espécie de ser sobrenatural que excede o próprio Dexter.
A narrativa de perseguição ao criminoso da vez - ligado a uma espécie de ritual bizarro - também leva Dexter a se questionar e pesquisar sobre o passageiro, deixando muitas perguntas no ar. Seria Dexter uma vítima do passageiro? Seria o passageiro uma entidade que se apodera de alguns humanos eventualmente? Ou o que esses trechos descrevem seria uma abstração da realidade?
Apesar da inovação na escrita, achei o livro um pouco maçante e "viajado" demais, como que flutuando entre um estilo mais concreto e dinâmico e outro mais abstrato, sem definir o lugar para firmar o enredo. Apesar disso, a trama não deixa de trazer pontos positivos, como a aproximação de Dexter de suas características psicológicas, e seu maior comprometimento com Rita e as crianças, que está caminhando para um casamento e a consolidação deles como família.

Valdir 29/10/2012

Traição
É o sentimento quando se acaba de ler o livro. As inovações apresentadas (provavelmente fruto de muitas drogas alucinógenas) são tão ruins que acabam por ser ignoradas nos livros seguintes... é melhor fingir que nunca foi publicado.

A resenha elaborada na Amazon traz uma boa síntese sobre o que é esse livro: "It ruins everything you like about Dexter."

Silvio 05/09/2011

O autor foge bem do tradicional americano. O "mocinho" não é o galã lindo de morrer por quem todas as mulheres se apaixonam e ele traça todas elas; a "mocinha" não é uma donzela indefesa, ao contrário, ela é bem desbocada, boca suja. O vilão não é o todo poderoso cheio da grana que comanda tudo e todos e por todos temido.
O autor mexe com os pensamentos, dúvidas e desejos mais profundos do ser humano; satiriza e critica todo o sistema; usa uma linguagem muito bem humorada, irônica e satírica, o que torna a leitura leve e agradável.

Marcelo Ricarte 14/01/2022

Não vejo mais sua sombra Dexter
Gostei muito desse, pois mostra um Dexter com medo, mais normal e humano.

Seus questionamentos e pesquisa sobre o Passageiro das Trevas foi muito bom.

O arco de Cody e Astor se mostrou muito bom e vai render muito mais que na TV, assim como todos os livros.

Recomendo demais Dexter.

Marjory.Vargas 08/09/2021

"Como sou um ser humano artificial, sou muito lúcido e perspicaz a maior parte do tempo, não me deixando abalar pelas emoções. Mas estava me sentindo como se tentasse enxergar através da areia movediça. Por um lado, estava surpreso e um pouco desapontado por minha irmã achar que eu poderia fazer um trabalho malfeito daquele. Por outro, queria muito assegurar a ela que não tinha feito aquilo. E dizer que, se tivesse feito, ela jamais descobriria, mas não me pareceu a coisa mais diplomática para se dizer."
No terceiro volume, vamos encontrar Dexter à beira da loucura com os detalhes do seu casamento. E tudo piora quando seu Passageiro das Trevas simplesmente desaparece.
Passageiro das Trevas é como Dexter se refere à sua ânsia em matar, como se fosse uma entidade dentro dele (isso é um assunto mais psicológico, e como não é abordado no livro, não vou me aprofundar muito, até porque sou leiga nesses assuntos).
Aliás, essa parte de tratar o "Passageiro" como uma entidade me parece um pouco absurda. E nesse livro, o absurdo fica ainda pior, pois o autor insere um culto à um Deus antigo para explicar as origens do Passageiro. Mas calma que tô me adiantando na história...
Após chegar à uma cena de crime macabra até mesmo para os padrões de Miami, o Passageiro simplesmente abandona Dexter, e aquela ânsia em matar e a perspicácia e ironia do personagem também desaparecem. Resumindo: Dexter vira um humano chato!
Dos três livros da série já lidos, esse foi o mais parado e difícil de ler. Justamente porque o que faz do Dexter diferente não está presente: não temos as sacadas que só um psicopata teria para ajudar na resolução dos crimes, e isso dá a sensação de que a história não anda.
E daí inserir um elemento meio sobrenatural para explicar a psicopatia do personagem é totalmente fora da realidade. Ainda bem que a série não seguiu por esse caminho.

Al 22/12/2013

Panorama
Lendo na sequência 1,2 e o "no escuro", não esperava que as diferenças em relação a série fossem tão astronômicas. Até agora percebo que a escrita de jeff lindsay no que diz respeito ao Dexter flui melhor quando ele está com Rita e cia ou Deborah. Alguns personagens que na série eram bastante participativos aqui nem tanto, o caso do Batista. Fica a deixa que o sargento Doakes até o fim da sequência da série consiga pegar o Dex. No decorrer sugeriria que a policial Camilla Figg teria participação maior, só agora vejo q não. E Vince é exatamente aquilo que se viu na série, boa surpresa.
Embora a curiosidade me motive a continuar lendo os livros, confesso que essa escrita didática das primeiras 50/60 páginas me incomoda, vide - Sou um monstro, mas gosto de crianças - ou a insistência em dizer que não tem sentimentos a todo o momento ou - Eu não tenho mas se tivesse sentimentos teria por Deborah,é como se o leitor não acreditasse(ou ele próprio).
A temática SOBRENATURAL não me incomodou o que não gostei foi a correlação que foi feita com o passageiro das trevas e a "tal coisa", como se a coisa fosse uma característica determinante para que um sociopata seja um. Tive a leve impressão q o autor pretendia leva "a coisa" para o livro subsequente; não tendo um retorno feliz, desistiu.
Muito irritante a DISPLICÊNCIA por parte da EDITORA, a REVISÃO tá ruim, hein.

Ahhhh, gostaria de saber em que momento nesse livro a Deborah descobre o hobby de Dex, alguém sabe?

ClaudiaRWagner 23/08/2020

Dexter
Vemos a continuação dos livros com a mesma qualidade, e com novas descobertas para nós e para Dexter.

PandaLoveBooks 12/08/2022

Surpresa atrás de surtos
No terceiro livro de Dexter, vem aí o grande casamento do nosso queridinho assassino. Animação dele para isso me deixa com grandes risadas!

Começou um caso obsceno, corpos são encontrados carbonizados, sempre com os pés descalços, decapitados e para piorar, o passageiro da morte foi embora.

Sem sua voz sussurrante para ajudá-lo, Dexter fica deslocado e sem sabe o que fazer.

Dexter e Débora, a sua irmã, ficam sem saída, não sabem qual religião faz esse tipo de sacrifício, sem pistas ou suspeitos do caso. Dexter não sabia como ajudá-la, sem seu passageiro com ele.

Um casamento para planejar, um caso para resolver, ensinar seus "filhos" as regras da noite e ainda sem sua sombra de todas as noites...

Dexter nem percebeu, mas estava sendo observado... por quem? Por quê?

Esse terceiro livro foi muito bom, gostei muito de ver esse lado do Dexter "mais humano", como ele ficou sem seu companheiro das trevas, como ele surtou pra valer kkkk

Amo ver Dexter com seus filhos, sim? SEUS FILHOS (juro, amo as partes com eles juntos)!

Sobre o caso, metade do livro já sabia quem era o culpado e imagina mais o menos o motivo.

O desenvolvimento foi bom, o livro foi leve, fluido e bom no final. Já vou começar o 4° livro :)