O segredo das larvas

O segredo das larvas Stefano Volp

Resenhas - O segredo das larvas

Natália Tomazeli 02/11/2021

Distopia Nacional Afrofuturista
Freya Andara é uma garota racializada de 17 anos que vive em um Brasil futurista distópico, onde as pessoas negras vivem em Colônias, separadas das pessoas brancas que vivem na Metrópole com todos os direitos assegurados, explorando pessoas negras. Mas e se ela se rebelasse contra esse sistema e se infiltrasse nele para combatê-lo?

Com uma narrativa eletrizante e fluída, Stêfano Volp apresenta uma história distópica afrofuturista, com o objetivo de trazer uma critica contra racismo estrutural, meritocracia e muitos outros temas importantes. O livro traz uma mistura repaginada de diversos outros livros de distopia que conhecemos, mas a originalidade aqui está mesmo em abordar o racismo de uma maneira fácil de entender, mas ao mesmo tempo muito perturbadora de ler.

Ele é um livro narrado em primeira pessoa pela própria Freya, que é uma adolescente, o que deixa o livro com um toque bem jovem adulto, sem perder o peso e a importância da narrativa. Acompanhamos uma protagonista muito ciente de tudo o que acontece ao seu redor e com um senso de responsabilidade aflorado. Acho que o livro não perde em nada para os outros livros que já conhecemos do mesmo gênero.

A única coisa que não gostei foi a abordagem da representatividade LGBT no livro, da qual achei muito incorente e um pouco desrespeitosa, visto que traz realmente conceitos errados sobre algumas letras da sigla, o que me incomodou bastante e foi ao meu ver desnecessário, já que não influenciava em nada no enredo do livro.

Pela importância dos assuntos abordados, recomendo muito a leitura do livro, mas também preciso deixar dito que obviamente é um livro com muitos gatilhos como racismo, misoginia, violência e assédio sexual.

Fernanda1156 19/08/2021

É um livro muito complicado de desenvolver a leitura
Nossa o início do livro foi super lento e desanimador, não estava entendendo nada. Não entendia o lugar (o mundo distópico criado), os personagens, em 4 capítulos não foi explicado nada para eu me inserir e me conectar com a história e com os personagens, mas ainda sim eu insisti na leitura, pois já tinha um bom tempo que estava doida para ler e expectativas foram criadas, ruim é que esperava muito mais desta leitura... Foi arrastada e não foi só no início não, teve momentos de fluidez e nos quais a história fica mais legalzinha com uma ação mais interessante e com diálogos mais fluidos, mas no geral ela é chata e arrastada, sem emoção, sem conexão com um início, meio e fim. Sem contar que enche muita linguiça, a personagem principal é forte e decidida, mas tem momentos que toma decisões que não tem nada a ver com a sua personalidade, ou seja, se contradizendo e o final do livro foi bem diferente do início, o início foi grande e massante, já o final foi muito rápido, corrido, faltou desenvolver melhor, tudo foi jogado para acabar rápido, logo na hora que pensei que ia aumentar a minha nota por estar ficando interessante, acaba. Enfim não tem jeito não gostei mesmo da leitura ?

Freya e Arthur são amigos e moram na colônia de Absinto. Após o Breu, que foi o corte de energia em todo o país por um longo tempo, sim a luz foi desligada por 61 dias, isso foi chamado de novo Gênesis, quando a luz voltou e tudo já tinha estragado, uma nova maneira de viver e sobreviver foi instaurada, a regressão foi visível, não existia mais nada, as pessoas acreditavam que estavam vivendo o apocalipse.

A proposta do livro é interessante, sendo uma distopia nacional futurista que aborda um tema central que nunca vi em nenhuma outra distopia que li que é o racismo e achei as reflexões super válidas, aborda ainda mais temas complicados e super polêmicos que podem inclusive ser gatilhos para outros leitores, são temas que tem que ter cuidado ao abordar meritocracia, colorismo, desigualdade social, fascismo, poder e abuso do poder, exploração sexual, escravidão, violência, estupro... Temas pesados mas infelizmente muito atuais no Brasil e no mundo de agora, mais do que nunca ?.

Depois de 10 dias viajando pela BA e sem nenhum tempo para ler ?, terminei este que foi o livro que mais demorei para ler nos últimos 3 anos ?????, consegui mas em vários momentos pensei em desistir, acho que coloquei muita expectativa nesta história, mas me decepcionei muito, o início é chato, lento, maçante, a história é sem emoção e muito, muito confusa. Já no meio começa a melhorar a ação e a história começa a ficar mais legalzinha, mas ainda sim é uma leitura lenta, já no final a história é literalmente atropeladas, fica tudo muito corrido, a ação melhora muito ?, mas acaba tudo muito rápido, acho que uma revisão seria bom para tirar a encheção de linguiça do início para poder explicar melhor o final que ficou até bem legal.

@viajeira.literaria

Luisa938 18/08/2021

Sensacional
?O Segredo das Larvas?é uma distopia nacional ambientalizada em um Brasil futurista onde rege a meritocracia. Um acontecimento mudou o curso da história, o breu se instalou, a escuridão passou a fazer parte dos dias e noites das pessoas e das cidades, intensificando a desigualdade social e fortalecendo o privilégio branco.

Nessa história a sociedade é dividida em colônias, onde negros são escravizados e abusados pela sociedade branca que habitam a Metrópole. Nós somos guiados pela narração e ponto de vista de Freya, uma adolescente que é constantemente assombrada pelo programa da Metrópole que seleciona garotas para passarem o resto da vida nas zonas elitizadas.

Porém essa promessa de um mundo melhor acoberta um esquema de exploração de mulheres, que passam a ser embranquecidas e a ter seu passado e identidade apagados, para depois serem vendidas para homens brancos poderosos.

?Se estiver trabalhando e eles chegarem, encontre um jeito de ser mandada embora imediatamente. Se estiver na rua, corra para casa. Se for pega, se mate.?

?O Segredo das Larvas? é uma poderosa distopia que traz muitas questões a serem debatidas como racismo estrutural, colorismo, opressão, misoginia... problemáticas que mesmo em uma distopia são tão presentes na sociedade hoje.

Vale muito a pena a leitura! Se você gostou de Jogos Vorazes, Divergente, 3%, Expresso do amanhã e outras distopias, dê uma chance a essa também ;)

jaquesant0s 05/08/2021

A premissa desse livro é muito boa e eu tinha muita expectativa a respeito dele mas infelizmente ele fica bem massante a partir da metade e isso me tirou muito da leitura e tive que me esforçar pra terminar, ele tem personagens interessantes e bem construídos mas a história em si acabou sendo um pouco decepcionante.

Marcio Izidoro 29/07/2021

Pensei que fosse melhor.
Peguei esse livro no Kindle Ulimited por causa das boas impressões, e resolvi dar uma chance.
O livro é bom, mas nada excepcional... uma distopia legal.
O problema é que pensei que fosse um livro único, mas tem continuação.

Bruna 23/07/2021

É um livro surpreendente. Geralmente não tenho paciência para distopiasjuvenis pois muita de xam de trabalhar o sentido principal do gênero, mas eu sentia que seria diferente com essa história e fico feliz de ter acertado. O Stefano foi muito certeiro na maneira que trabalhou as características de livros distópicos adaptando-os bem para a nossa realidade, para nosso país. Você se sente como se estivesse num Brasil futuro e distópico. É bem escrito e muito fluido de ler. Vale super a pena dar uma chance pra essa história. Vamos apoiar escritores nacionais, principalmente de scifi.

Flôr 02/07/2021

Ótimo!
O livro é arrebatador! Eu simplesmente não consegui parar de ler, até que... Até que me lembrou demais a série da Veronica Roth, Divergente. Desse ponto em diante, foi difícil continuar lendo com a mesma imersão e sem comparações. Espero que a sequência me tire desse lugar! Por favor, Freya, não siga a Tris.

luanivea 08/06/2021

Sabe qnd vc termina um livro e sente que falou algo?
Infelizmente, de todos os livros que eu li do Volp, esse foi o que eu menos gostei.
O livro é bom, a escrita do Volp é ótima, os assuntos abordados são suupeeerr importantes e eu indicaria pra qualquer pessoa.
Acho que essa distopia é ótima pra quem está começando no gênero. Para mim foi algo meio repetitivo, então não tive muitas surpresas durante o livro.
A personagem principal é super volátil e meio dramática, eu entendo a situação dela, óbvio. Mas mesmo assim ela me irritava às vezes.
Senti que muitas coisas foram deixadas de lado na história, pode ser que sejam usadas para um plot em um próximo livro, mas senti que faltou desenvolver melhor essas partes.
No geral o livro é bom, tem uma escrita fluída, é super interessante acompanhar a forma como essa sociedade se transformou e a luta da Resistência. Achei também muito criativo a numeração que a Metrópole criou para oprimir as pessoas.

Enfim, adoro o Volp, acompanho ele sempre. Mas acho que esse livro saiu dos trilhos pra mim :(

busbus 01/05/2021

Universo distópico e no Brasil?
Stêfano Volp entregou tudo nesse livro! Estou até agora impactada!
A minha melhor leitura de 2021.
Me apaixonei pro Freya, Daniel e Lígia.
Não vejo a hora do segundo livro.

Claudia 25/04/2021

Um bom livro, com várias reflexões acerca do racismo e da desigualdade social: tópicos que devem ser falados sempre.
Os personagens são muito carismáticos, mas senti falta de uma conexão mais profunda entre eles... e também de uma problematização maior dos temas apresentados. Fora isso, uma boa leitura

Paula Santos 21/04/2021

De tirar o fôlego
A escrita do autor é maravilhosa, se fosse apenas pela escrita teria lido o livro inteiro de uma só vez. Porém, esse não é um livro fácil de ser lido. Os temas abordados, apesar de ser uma distopia que se passa centenas de anos a frente, são tão atuais que é impossível não parar a leitura pra tentar tomar um ar antes de prosseguir.
Ainda tenho vários questionamentos, quero saber o que aconteceu com determinados personagens, então espero que saia a continuação dele o mais breve possível.

Gabriela Araujo 12/03/2021

Ler Volp = um dos meus passatempos favoritos
Como descrever essa distopia?

Posso começar dizendo que ultimamente me falta tempo e disposição para me dedicar a longas leituras, mas essa história era destinada para ser a exceção desde que li a sinopse.

Eu sou apaixonada por distopias, ainda assim não leio muitas delas (algo que não sei explicar). O segredo das larvas, no entanto, não é uma distopia qualquer, mas sim um manifesto que repudia tantas crueldades que o mundo já viveu e vive, ainda que retrate um mundo "fictício".

Negritude, colorismo, desigualdade social, sociedade do espetáculo, ganância, fascismo, são tantos pontos importantes retratados que demorei a concluir, não porque perdi o interesse ou me cansei, mas porque era tão real que doía.

Esse foi o primeiro volume de uma série pela qual estou ansiosa.

Observo o trabalho do Volp, admiro o que faz, e sinto que é uma daquelas vozes que marcam gerações. Ele tem muito a dizer e que bom, para nós, que ele diz — seja por meio de livros ou do audiovisual.

Que bom que ele propaga essa voz.

Fê Criativos e Divertidos 07/02/2021

Aguardando ansiosamente a continuação
Um grito de alerta sobre discriminação, seja ela qual for! Uma protagonista mulher, negra, pobre, forte e inteligente que nos leva história adentro. Já estou aguardando ansiosamente a continuação!

@ruthlunang 06/02/2021

O segredo das larvas
Nessa distopia, Freya é uma menina que vive em uma colônia onde pessoas negras foram relegadas a condições de trabalho miseráveis que beneficiam uma metrópole de pessoas brancas.

Além de outras atrocidades, algumas meninas ainda são filtradas para serem vendidas como escravas a pessoas ricas dessa metrópole, onde são submetidas a todo tipo de abuso.

Após perder seu melhor amigo em uma explosão causada pela metrópole, Freya decide se tornar uma filtrada e tentar derrubar o sistema por dentro.

Rapaz, que livro bom!!! Freya é uma protagonista muito forte, da gosto de ler sobre ela. Mal posso esperar pela continuação.