O segredo das larvas

O segredo das larvas Stefano Volp

Resenhas - O segredo das larvas

Leo 02/10/2020

Excelente distopia brasileira!!
Tive o prazer de ler esta obra com o grupo literário Pamdle e digo sem medo que foi um dos melhores livros escolhido para o grupo. Uma importantíssima distopia que é pesada e ao mesmo tempo muito sensível, que fala sobre a opressão e o racismo de uma maneira surpreendente. O Segredo das Larvas é um livro extremamente fluido em que quando você menos espera você já está devorando o livro, ótimo livro, recomendo muito!! Apenas dou 4 estrelas pois apesar do livro me prender do começo ao fim, nos últimos capítulos eu estava muito dentro da história e fiquei um pouco triste por ter terminado de um modo tão aberto, mas estou extremamente ansioso pela a continuação!!

Camikas 01/10/2020

um livro com assunto totalmente necessário, mas com alguns defeitos
Iniciei a leitura sem pretensão nenhuma, já que foi a escolha da leitura conjunta do canal da Pam Gonçalves. Logo no começo a gente fica bem chocado com os acontecimentos da Colônia, fazendo varias referencias aos dias atuais. Isso ocorre até o final do livro, debatendo sempre sobre a meritocracia, preconceito racial e outros assuntos também muito importantes.

O cenário foi muito bem construido, assim como o enredo no geral. Vi alguns defeitos apenas nos personagens que conforme tomavam suas escolhas e logo em seguida mudavam de ideia, porém eu acho que outras coisas conseguem compensar esses pequenos defeitos.

O final deixa um gancho para os próximos livros que já estou ansiosa para ler. Nunca tinha lido nada do autor, fazia um tempinho que não estava lendo nada nacional e era a minha primeira vez que eu participava de uma leitura conjunta. Ou seja foi uma mistura de novas sensações, que me surpreenderam no final.

É um livro muito que recomendo bastante para todos aqueles que não tenham gatilhos com assuntos mais delicados, pois os acontecimentos com o povo desse Brasil futurístico pode machucar muitas pessoas, deixando o clima em algumas cenas bem pesados.

Karol 30/09/2020

Me lembrou muito a repressão do Holocausto
Primeira distopia que li na vida e achei bem interessante. O livro traz temáticas importantes sobre preconceito, racismo e a luta e resistência contra um sistema opressor. Amei principalmente as personagens femininas: Freya e Lígia. Achei que a história demorou um pouco a evoluir, mas é um livro bom. Quero ler a continuação para saber o desfecho da história.

Camila Soares 29/09/2020

Distopia Brasileira
Ótimo livro, o autor soube abrir várias portas que nos deixam curiosos pela continuação. Que venha A Rebeldia das Larvas!!!

júlia 29/09/2020

distopia nacional surpreendente
Surpreendente. Um livro nacional que aborda tão incrivelmente o racismo e o machismo. Apesar de ser obra de um homem negro, o posicionamento relativo as questões feministas é incrível. Fiquei muito surpresa com toda a história, a narrativa é sensacional, a leitura é envolvente, profunda e faz a gente refletir demais! Distopias sempre possuem uma relação com a nossa realidade e as críticas que O segredo das larvas faz são essenciais. Estou muito grata por esse livro e super ansiosa pela sequência. Super recomendo a toda e qualquer pessoa.

LHokari 28/09/2020

Boa história com narrativa excelente
O Segredo das Larvas é uma narrativa distópica narrado em primeira pessoa, acompanhamos esse novo mundo pelos olhos de Freya, uma moça negra da Colônia. Neste novo cenário, a divisão territorial é feita entre Colônias e Metrópoles, sendo a principal metropole Éden - onde mora o presidente. A divisão é puramente por cor de pele, em Éden ficam os brancos e nas Colônias os negros. Para os negros irem a Metrópole eles devem ser selecionados, o método que conhecemos por Freya se chama filtragem, trata-se de um processo seletivo impositivo de meninas negras para serem serventes de homens brancos e ricos na Metrópole. Freya é filha de uma filtrada que foi ?devolvida? a sua Colônia.
O cenário criado é impecável, muito bem construído e detalhado; junto com a história proposta, você se vê preso neste universo querendo saber o que acontece na próxima cena. O discurso político do livro é muito bem inserido e não é sutil. Ele é estrategicamente colocado nos detalhes, nas falas e nas análises. Não é algo negativo, nem que pese a leitura, só mostra o grandioso trabalho do autor em narrar esta história que nos permite fazer paralelos constantes (e cruéis) com a nossa realidade.
O que me fez tirar pontos da história foi a protagonista, Freya, que achei pouco trabalhada e explorada. Enquanto o contexto externo é muito bem feito, o interno da personagem fica a desejar porque parece que ela está ali como mera reprodutora de um discurso do que é errado mas não sabemos nada além disso. Não sabemos as motivações dela, qual a importância dos laços que ela tem com os pais ou amigos, quais são as experiências de vida dela. Freya comenta sobre várias dessas coisas, mas nada é aprofundado para que justifique o desejo de mudar com a ordem vigente. Mesmo o romance proposto é pouco cativante porque ela nada fala do interesse amoroso além dele ser bonito. A falta desses detalhamentos das relações da Freya com os outros a torna uma protagonista em que se é difícil criar uma relação afetiva, a empatia vem porque o que ela vê, diz e passa é horrível e absurdo mas é pelo acontecimento e não por ela.
Como o livro é narrado em primeira pessoa isso desempolga mas recomendo sim a leitura porque o universo e a narrativa do autor são impecáveis!

Brenda | Literatura Difusa 28/09/2020

Tem potencial, recomendo
Primeiro, eu não costumo ler distopias, portanto não tenho muito parâmetro quanto a história em si, mas quando terminei tive a sensação de faltava algo, como se o livro estivesse incompleto. O autor abriu diversos questionamentos que por vezes ficaram esquecidos. Como o livro terá uma sequência, espero que esses pontos de interrogação que ficaram durante a leitura sejam solucionados na segunda parte.

Quanto ao texto, achei a escrita muito boa. A história tem os elementos para te prender e a leitura é muito fluida. O autor aborda diversos assuntos muito importantes, como meritocracia, racismo, feminismo e opressão, todos tem abordados na medida certa. Alguns pontos que o autor trabalha são extremamente revoltantes, porque se assemelham demais com a nossa realidade.

De modo geral, eu gostei do livro e da história, acredito que o autor tem muito potencial e recomendo que leiam, vamos dar mais voz e reconhecimento para autores nacionais.

Mari 28/09/2020

É uma boa distopia, os temas retratados são muito importantes e fortes, mas pra mim o livro pecou em mts coisas, como o jeito que o Daniel é retratado, as tomadas de decisão da Freya (ela muda de ideia mt rápido e isso não me convencia), faltou pra mim algo que me convencesse mesmo, eu lia e escolhia acreditar pq era o que estava sendo contado, mas eu não fui convencida. eu esperava uma distopia adulta mas pra mim foi bem jovem adulto, e me lembrou demais Jogos Vorazes e Divergente. Achei também muitas coisas ""convenientes"" demais pra Freya e pro rumo que a história tomou.

Enfim, faltou, mas eu admiro muito o autor e espero que ele conquiste mt coisa ainda, que ele evolua e conquiste seu espaço.

Yghor 28/09/2020

Bom, mas não excelente
A pegada do livro é muito boa com uma mensagem muito importante e encorajadora. No entanto, a pouca construção de alguns personagens me incomodou um pouco, o fato de alguns serem muito imprevisíveis. A personagem Micaela, quem eu achava que seria de suma importância no decorrer da história, não foi nada desenvolvida e passou a história todo flutuando, aparecendo somente em nuances de lembranças de Freya e, no fim da história, esta nem era mais citada. Contudo, a maneira com que os capítulos terminam nos instigando a continuar a leitura torna o livro bem fluido e de grande desenvolvimento em uma só sentada.

Pry Salomão | @leitoraredglasses 28/09/2020

Distopia Com Realidades Brasileiras
Stefano Volp nos trás um livro simplesmente incrível. Uma distopia bem escrita, fluída e que nos deixa na ânsia de saber o que acontece nas próximas paginas.
Apesar de muitos compararem o livro com Jogos Vorazes e Divergente, aqui teremos problemáticas tipicamente brasileiras e vividas por muitos nos dias de hoje. A questão da escravidão dos negros, da mulher negra ser usada para satisfazer um homem branco da forma que ele bem entender, a venda dessas mulheres, a pobreza de regiões na qual estão exclusivamente os negros e esses que são considerados impuros aos olhos da Metrópole.
Seremos apresentados à Freya e as suas motivações para ir à Metrópole e querer fazer todos pagarem pelo sofrimento trazido à sua mãe, seu pai, seus amigos e à sua cidade Absinto.
Um livro real, com muitos acontecimentos futurísticos, o que seria do Brasil se realmente o Breu fosse um acontecimento verdadeiro?

André 27/09/2020

Um mundo distópico avassalador
Fogo na terra!
O segredo das larvas foi a primeira distopia que li, devo dizer que superou minhas expectativas. A trama, muito bem escrita e desenvolvida pelo autor conta a história de Freya, uma jovem que se arrisca em uma jornada difícil atrás de vingança pelo o que fizeram com sua família, em especial, sua mãe.
As emoções dos personagens são facilmente palpáveis e sentidas também pelo leitor no decorrer da trama, nos levando para dentro da história e nos tornando personagens também.
PRECISO da continuação do livro, PRECISO saber o que acontece com Freya e seus amigos.

Lau 27/09/2020

Sensação de Deja Vu
A história é divertida em algumas partes, mas é igual a todas as outras distopias adolescentes que já li. Cheio de referências e quase cópias de histórias conhecidas. É interessante porque se passa em território brasileiro, o que da uma identificação, mas é igual a todas as outras.

Ari 27/09/2020

impactante
eu gostei do livro, achei essa distopia bem interessante e fiquei muito assustada como algumas coisas são usadas na vida real