O segredo das larvas

O segredo das larvas Stefano Volp




Resenhas - O segredo das larvas


145 encontrados | exibindo 91 a 106
1 | 2 | 3 | 7 | 8 | 9 | 10


Ari 27/09/2020

impactante
eu gostei do livro, achei essa distopia bem interessante e fiquei muito assustada como algumas coisas são usadas na vida real
comentários(0)comente



estehbooks 27/09/2020

História boa
A história em si é muito boa, mas acho q poderia ter sido melhor desenvolvida para um livro de 431 páginas. Talvez tirar alguns acontecimentos do livro para detalhar mais outros.
comentários(0)comente



Le 26/09/2020

Tinha potencial para ser melhor
O livro tem uma ótima premissa e o começo me deixou bem empolgada com as metáforas e a construção da distopia. O livro trata sobre um futuro distópico em que um ?apagão? subverteu a ordem instaurada e transformou o Brasil- aqui retratado- num universo muito próximo ao de Jogos Vorazes, por exemplo. No entanto, o que é extremamente necessário ressaltar, é a discussão racial, aqui muito bem abordada. A metrópole acaba por dividir brancos e negros- esses nas colônias, sujulgados.
Até a premissa aqui descrita havia me empolgado bastante, mas o desenvolvimento é um pouco confuso e as personagens muito simplistas e inconstantes.Tinha tudo para dar certo, mas foi pouco desenvolvido. Mesmo assim, ainda recomendo a leitura, pois traz bastante o universo das distopias para as discussões raciais, da mulher e para a realidade brasileira. Além da escrita muito boa do Stefano, que não me deixou largar da leitura. Tem problemas, mas mesmo assim é muito pertinente.
Ana Carolina 28/09/2020minha estante
Rsrsrs tbm não sei em que ponto exatamente mas achei alguma semelhança com jogos vorazes.




Lariane.Coutinho 26/09/2020

Micaela?
comentários(0)comente



Kelly Dias 26/09/2020

História boa, só mal executada.
O começo me empolgou muito, mas do meio pra o final desanimei com a leitura. Terminei sem intenção de ler a continuação. Não é uma história ruim só mal executada, e temos que levar em conta que o autor é iniciante com muitas ideias boas.
comentários(0)comente



Isadora Alves 25/09/2020

Tem potencial!
O começo me prendeu bastante mas no decorrer do livro as coisas começaram a parecer muito corridas e sem sentido, a personagem principal não me desceu, achei ela com idéias muito incoerentes.
A história tem potencial e eu tenho esperança que a Freya melhore e se encontre.
comentários(0)comente



Nanda 25/09/2020

O segredo das larvas
Li esse livro em participação da leitura em conjunto com o pamdle, acabei pegando alguns spoiler haha mas a leitura como um todo foi boa, porém achei que ficou parecida com outras histórias e foi muito corrida com vários acontecimentos sem muito desenvolvimento da personagem e com isso não me senti apegada a ela; o mundo criado é muito bom, a escrita muito envolvente... enfim, não sei se lerei os próximos..
comentários(0)comente



Giulia 25/09/2020

Um livro que tinha absolutamente TUDO para dar certo
A impressão que eu tive ao ler O segredo das larvas é de que é um livro que tinha absolutamente TUDO para dar certo. A premissa da história é incrível, e a promessa de (finalmente) ter uma distopia que trate de questões raciais era tudo o que estava faltando. (Afinal, a gente lê o tempo inteiro histórias onde se acentua a relação de raça e desigualdade social, utilizando-se dessas marcações nos personagens, mas sem jamais explicar ou abordar essas nuances no texto). E, de fato, no início da história, é exatamente por esse caminho que o Volp começa a tratar do assunto.

Freya, a protagonista, possui o tom de pele mais claro que as pessoas na colônia onde ela vive e isso fez com que a vivência particular dela fosse distinta das outras pessoas da sua região. A questão é que, para mim, houve uma tentativa de abordar muitos problemas sociais ao mesmo tempo na mesma história e pouco tempo para desenvolvê-los.

E aí é que começam os problemas, na minha concepção. Nos deparamos com personagens bastante contraditórios e resoluções rápidas demais dos problemas apresentados que deixam o leitor confuso e com certo pé atrás com o desenvolvimento do enredo e dos personagens. Sobretudo, o que mais me incomodou na leitura foi a maneira tanto como as questões de misoginia foram tratadas, bem como a abordagem de personagens LGBTQIA+ ao longo da narrativa.

No primeiro caso, achei as cenas que abordam violência de gênero um tanto quanto agressivas e fiquei me questionando da real necessidade das mesmas. Tenho para mim que existem formas mais eficientes de mostrar um problema de tal magnitude acontecendo sem precisar mostrar tais abordagens violentas dessa maneira.

No segundo, como pessoal bissexual, me senti bastante incomodada com a maneira como a principal personagem LGBTQIA+ foi construída ao longo da narrativa. Não conseguimos chegar a uma conclusão clara se trata-se de uma personagem homo ou bi, o que não seria exatamente um problema se a personagem também estivesse confusa a respeito da própria sexualidade. Entretanto, nos é apresentada uma pessoa supostamente segura e consciente das suas atrações enquanto a própria narrativa contradiz essa verdade.

Para além disso, também me incomodou bastante a dúvida recorrente das personagens sobre se um certo personagem seria gay sendo que não houve qualquer motivo para gerar essa dúvida? E tratando-se de um livro narrado em primeira pessoa onde tais questões poderiam estar passando pela ótica da protagonista, entendo que poderia se tratar de opiniões avessas e preconceituosas da própria. Se foi esse o caso, entretanto, não ficou claro para mim.

Ademais, a discussão de classe é interessante. Não fosse a sensação de estar diante de discussões que foram desenvolvidas de maneira um pouco rasa, talvez eu fosse capaz de apreciar um pouco mais o livro.

O autor é um bom narrador, apesar de tudo. A escrita dele nos envolve e só não o faz melhor por conta do desenvolvimento das personagens. Deixa-me triste dar uma avaliação tão baixa para a história, principalmente porque a sinopse me conquistou e porque eu tenho a impressão de que o autor é sim capaz de desenvolver o plot com maior desenvoltura. Talvez um tempo a mais de distanciamento antes de sentar para a reescrita da história teria permitido uma narrativa mais fechadinha e bem estruturada.

Torço para a carreira e desenvolvimento do autor em seu trabalho. A estrelinha dessa história está doida pra brilhar.
comentários(0)comente



Cris Viamonte 24/09/2020

Um diamante que não foi lapidado
Ponho muita fé nesse autor, de verdade! Tenho certeza que ainda lerei grandes livros vindo do Stefano porque ele escreve muito bem. Contudo, apesar das discussões tão importantes que se preocupou em trazer na obra (obrigada!), não foi nesse livro que ele me pegou.

A protagonista é confusa, não consegui me conectar com os personagens, falta de nexo em diversas passagens, a semelhança quase descarada com outras distopias... Tudo isso me fez pensar muito na importância de um livro passar pela revisão de um editor, coisa que "O Segredo Das Larvas" não teve.

Um diamante que não foi lapidado: Pensei nessa expressão muitas vezes ao longo da leitura.

Enfim, sei que vai ser melhor na próxima. Estou contando com isso. Tô te seguindo, Stefano!
comentários(0)comente



Oliveira 24/09/2020

Recomendo
Gostei muito da escrita do autor, a leitura fluiu muito bem, todavia o livro é muito corrido e deixa com a sensação de que faltou algo. Algumas coisas ficou em aberta que mesmo com sequência dava para fechar agora no primeiro livro. A personagem principal não tem o desenvolvimento que ela merece (isso torna ela um pouco chata) e os personagens secundários poderia ter um desenvolvimento melhor também.

Amei o livro, dei 4 estrela porque a escrita é boa, o autor soube trabalhar os assusto do livro, a história como um todo é incrível, tem uma boa ambientação. Tinha tudo para ser 5 estrela se não fosse uns pequenos detalhes. Ansiosa para ler o próximo livro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Iza 24/09/2020

UAU, o que foram esses capítulos finais??
Que livro incrível. Eu fiquei impressionada com a sociedade distópica brasileira intrigante e sensacional que o Volp apresentou. Tem reflexões e certas frases que nos colocam do avesso. É angustiante acompanhar a trajetória da Freya, e a leitura me fez pensar várias vezes sobre como alguns pontos se aproximam assustadoramente da nossa realidade. Eu fiquei nervosa e bem surtada nas partes tensas do livro, tem bastante ação e momentos que te deixam totalmente apreensivo. (prendi a respiração várias vezes e só percebi depois haha)

Por outro lado, a maneira como algumas partes do livro foram se apresentando me deixaram um pouco confusa e as reviravoltas me geraram dúvidas se não houve ali alguns "furos", sabe? A construção da protagonista e suas motivações poderiam ter sido melhor desenvolvidas também.
A protagonista é impulsiva, tem uma personalidade complicada mas isso eu até gostei (nem sempre a gente gosta de todos os personagens, e tá tudo bem, um livro não se torna automaticamente ruim por isso kkk). Só achei que muita coisa em relação à Freya foi meio "do nada", ou seja, aconteceram muito rápido e um pouco fácil demais. Foram poucas coisas que me incomodaram, mas no geral o livro é muito bom e vale a pena ser lido.

Se houver mesmo uma continuação, quero muito ler!
comentários(0)comente



Fernanda.Lopes 23/09/2020

Tem potencial
A proposta é interessantíssima: uma distopia brasileira discutindo racismo, colorismo, meritocracia e mais.

Porém, terminei o livro com a sensação de que ele é como uma fruta colhida antes do tempo. Precisava amadurecer um pouco mais a história, os personagens e suas motivações, para dar mais sutilezas e profundidade ao tratar de temas tão importantes.

Ainda assim, acredito que o autor tem muito a crescer e merece o nosso voto de confiança. Ele tem uma escrita super fluida e envolvente. Com um bom trabalho de edição, tem tudo para fazer muito sucesso!
comentários(0)comente



Franciele283 23/09/2020

Perdeu a potência no trajeto
O início do livro prometia uma baita história, o que não deixou de ser dada, porém ficou insossa demais. O que quero é que sim, tem seu valor, mas todos os pontos abordados ficaram meio sem brilho, pois com o desenrolar tudo ficou ou forçado, ou sem emoção envolvente.
Parabenizo o autor, realmente fala bem de problemáticas brasileiras e mundiais, só que a Freya, muito semelhante a Katniss, foi deixando sua força pouco.

E sim, parece com Jogos Vorazes kkkkkkkkkkkkk
comentários(0)comente



Raynara 23/09/2020

Gostei da experiência de leitura e construção do mundo. Tem defeitos? Claro, mas eu acho que vale a pena a leitura, tem vários momentos de reflexão com a nossa realidade. É bem difícil ver esse estilo no Brasil. Com certeza me deixou com vontade de ler a continuação. Estarei aguardando!
comentários(0)comente



145 encontrados | exibindo 91 a 106
1 | 2 | 3 | 7 | 8 | 9 | 10


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR