O segredo das larvas

O segredo das larvas Stefano Volp

Resenhas - O segredo das larvas

sgabiz 02/02/2021

é complicado
Achei difícil decidir qual foi minha opinião final sobre o livro. Mas tenho que dizer que algumas coisas saltaram. Ao mesmo tempo que gostei do enrendo, da complexidade da história e das críticas feitas, fiquei perdida em inúmeros momentos com a personagem principal muito volátil e o ritmo extremamente rápido.

Existem partes que ocupam um espaço questionável, as vezes detalhes demais e conversas inúteis. Como também, momentos que parecem curtos e simples para as mensagens que tentam passar. Senti que o livro só pegou ritmo da metade para frente.

Não é minha história favorita sobre distopias, mas não retiro o mérito da criatividade. Enfim, gostei, mas é complicado.

Raiana 22/01/2021

O autor tem potencial
O mundo da história também tem, foi bem construído. Mas a Freya consegue ser uma protagonista tão volátil que não consegui me importar com ela. Mudar de ideia não é o problema, todo mundo muda, mas ideias radicalmente opostas precisam de uma mínima construção. Nesse ritmo, toda vez que a personagem mudava de ideia, eu não me importava com a linha de pensamento dela, daí pra parar de me importar com a protagonista foi rápido.

NatyNatalia 18/01/2021

Muito bem escrito.
Reflexões muito pertinentes a temas importantes como racismo e opressão. Algumas vezes, a protagonista tomou decisões com as quais não concordei, mas não tirou o brilhantismo da obra. Parabéns ao autor. Viva os livros nacionais!

Ritcharla 11/01/2021

Incríiivveeelll
Não sei muito o que dizer porque esse livro é algo a ser experienciado.
Precisei ter muita sensibilidade, estômago e abrir a mente para esse universo proposto pelo autor.
Simplesmente leiam! É isso o que eu posso dizer.

Leticia2513 30/12/2020

Um livro muito bom, com temas bem atuais imbutidos na trama, com muita ação e mistérios que ainda aguardo respostas no livro 2. Esse foi o último livro que li no clube do livro Pamdle, então foi uma experiência muito boa!

Siga @hora_book

Julia Simões 30/12/2020

O Segredo das Larvas
Minha primeira distopia

Uma distopia brasileira que aborda temas importantes para nossa sociedade.

Gostei bastante da estória contada, porém, me incomodei com algumas questões e com a protagonista Freya, que por diversas vezes se mostrou inconsistente em seu propósito inicial. Além disso, não gostei muito de como as coisas se desenrolam fácil demais.

Apesar disso, gostei do final com gancho para a continuação da trilogia, que com certeza lerei, principalmente pela narrativa do autor que é extremamente fluida. Estava lendo em uma leitura conjunta e terminei antes. Vale a pena a leitura.

Marina 21/12/2020

Comecei lendo o livro sem saber da origem do autor e nem que ele se passava em um Brasil do futuro, como fui sem muitas expectativas fiquei bem surpresa com o resultado.
Apesar de se parecer muito com outras distopias e de ter algumas passagens muito rápidas ou confusas que podiam ter sido melhor explicadas e aprofundadas, acho que a discussão da questão racial, principalmente aqui no Brasil, se destacou positivamente.

Gabizoca 21/12/2020

Distopia nacional fantástica
Além de o autor nos apresentar uma personagem bem construída, com características fortes, ele desenvolve um cenário incrível. Os sistemas operacionais das colônias são elaborados de uma forma que ao decorrer da narrativa a personagem vai aprendendo gradativamente como as engrenagens da política atual funciona, o que encarga em um timing perfeito com o leitor (em resumo: nós aprendemos sobre o contexto histórico junto com ela e ficamos à par da perspectiva dela).

Em uma opinião pessoal: adorei a elaboração da personagem principal e a forma como foi transpostas as desavenças em sua vida, tudo isso está se encarregando de criar uma verdadeira vingadora e não vejo a hora disto se concretizar.

Recomendo essa leitura a todos os fãs de distopias, não vão se arrepender.

Helô 20/12/2020

Uma distopia nacional necessária
Precisamos falar sobre Stêfano Volp e a mente desse homem!
Comecei a ler esse livro por causa do clube do Pamdle da Pam Gonçalves, e olha, eu fiquei extremamente surpreendida. Uma distopia no brasil, pós apocalíptica, que mostra a separação de classes e principalmente racial de uma forma totalmente futurista. Recomendo a todos como um dos melhores livros nacionais que já li e também como uma das melhores distopias que já além do país.

Pri 19/12/2020

O livro se passa no futuro, aqui no Brasil. Ele me surpreendeu, a história é envolvente e aborda vários temas importantes, como racismo, escravidão, e outros.
A leitura é fluída. Recomendo muito a leitura desse livro nacional.

Bia 13/12/2020

O poder da mudança (e maturidade)
Esse livro foi um grande desafio pra mim. Foi a primeira vez que li uma distopia nacional. Além disso, para uma garota branca, ler as dores de pessoas negras tão expostas e verdadeiras nunca é fácil. É sempre um tapa na cara atrás do outro pra ver se a gente acorda pros nossos privilégios. Mas, ao mesmo tempo, como mulher, ver muitas das minhas dores refletidas em personagens tão marcantes é uma sensação única de compreensão. A única crítica que faço é quanto às decisões da protagonista, que muitas vezes parecem desconexas e não seguem os valores que ela mesma alegava ter. Mas, apesar disso, sigo ansiosa para os próximos volumes e as novas histórias que vem por aí.

clarocarol 13/12/2020

Esse livro foi uma surpresa muito boa! A temática dele e como o racismo é abordado aqui é surpreendente. Foi a primeira fantasia brasileira que li e recomendo a todos que leiam. Quando achei que o plot tinha ficado meio óbvio recebi um belo tapa na cara! Mal posso esperar pela continuação.

Iza 13/12/2020

Libélula
"O segredo das larvas" é um livro dolorosamente verdadeiro. Ele escancara as dores vivenciadas pelas mulheres negras de uma forma muito forte, mas faz isso nos dando esperança de que sim: podemos lutar e seguiremos lutando. Freya não é a protagonista perfeita -longe disso- justamente porque ela é humana. Humana demais. Foi uma leitura que me arrebatou e me deixou imersa na sua jornada. Estou ansiosa pela continuação.

Ana 07/12/2020

A heroína com o rosto que a gente precisava
Melhor livro nacional que eu li esse ano.
Eu comecei a ler despretenciosamente e quando percebi estava comendo enquanto lia o livro.
A história é muito envolvente, o livro é muito bem escrito, os personagens são bem construídos.
Eu como pessoa branca nunca vou conseguir falar o tamanho da importância desse livro.
Como fã de ficção científica é uma das melhores obras que eu li esse ano e infelizmente uma história muito próxima da nossa realidade. É o Brasil depois do BREU um apagão que basicamente destrói tudo que a gente conhece como nação. E é assustador ler isso tão próximo do apagão que aconteceu no Amapá em 2020.
A história não foi finalizada ainda, e nesse primeiro livro o autor foca na personagem principal, mas todos os demais são muito bem construídos mas ainda deve vir mais informações sobre eles nos próximos livros.

O que o Stêfano fez aqui foi histórico para a literatura brasileira.

Silmara Cunha 07/12/2020

Pontos positivos e negativos.
No início dessa jornada distópica, com semelhanças horríveis com os tempos atuais, eu estava alucinada para saber onde tudo ia parar. O autor escreve bem e é fácil te prende à trama, muito mais pelo cenário apresentado do que pelos personagens, e infelizmente do meio para o fim a leitura acabou se arrastando pra mim, justamente por não me conectar com os personagens, especialmente a protagonista. As opiniões e decisões dela são muito voláteis e acabaram não me convencendo o bastante. No entanto a construção dessa sociedade foi ótima e a forma como nos faz relacionar com a realidade atual é um tapa na cara.