As Duas Torres

As Duas Torres J. R. R. Tolkien

Resenhas - As Duas Torres

Yavanna 22/12/2022minha estante
Senhor dos anéis consegue te tornar tão imerso na história né ????

Larissa Trevizan. 22/12/2022minha estante
sim! eu tô amando tanto ? quero muito ver os filmes depois. A imagem que criei de Gollum tenho certeza que não tem nada a ver com o real kkkkkkkk

Yavanna 22/12/2022minha estante
Eu vi os filmes bem antes, então não consegui imaginar de outra forma KKKKKKKK

Nay 10/07/2021

As Duas Torres
Pessoalmente eu achei esse livro um pouco mais cansativo que o primerio.

Assim como em A sociedade do Anel, o livro é dividido em duas partes, na primeira acompanhamos o que acontece com a comitiva depois que Frodo e Sam os deixam e na segunda a aventura vivida por Frodo e Sam.

A história contada nas duas partes é muito boa, porém a forma como é escrita a deixa um pouco cansativa, com descrições exageradas e poucas conversações (muitas vezes os diálogos dos personagens acabam virando monólogos), custando um pouco terminar a leitura.

Além disso, durante todo o livro houveram poucas reviravoltas na história, com longas calmarias que não ajudam a acender a chama da curiosidade por terminar o livro, apenas nos últimos capítulos me surgiu esse sentimento de "meu Deus eu não posso parar de ler agora".
Joseanny 10/07/2021minha estante
Li e tive a mesma sensação. Se não fosse tantos detalhes a leitura seria mais prazerosa, mas não significa que o livro seja ruim, ao contrário amei a trilogia, porém sofri pra ler ?

Nay 10/07/2021minha estante
Exato, a história contada e as aventuras deles são muito boas de acompanhar, eu queria ter conseguido ler mais rápido, mas a narrativa custava um pouco e tinha vezes de reler a mesma frase várias vezes pra seguir

Joseanny 10/07/2021minha estante
Foi um mês pra cada livro e acho que só consegui pq li numa leitura coletiva ?

Mayara Albuquerque 30/08/2018

A aventura continua... ainda melhor!
Eu comecei a ler As Duas Torres com expectativas altas e voltei a me maravilhar com a escrita do mestre Tolkien. Além de conhecer novas partes da Terra-Média, como Rohan e a floresta de Fangorn, conhecemos também novos personagens, como Barbárvore, Gollum e Faramir.

Acredito que um dos personagens que mais me cativaram até agora foi o Faramir. Foi muito interessante ver, não só ele como um personagem isolado, mas também o contraste dele com o irmão, Boromir. Ambos eram homens bons e honrados, mas com personalidades distintas. Enquanto Boromir se mostrou mais como sendo o destemido, imponente e mais vulnerável à influência do Anel, Faramir é mais contido, um homem de liderança, sempre muito respeitoso e prudente, além de demonstrar completa resistência ao Anel. Esse é um dos pontos que diferem do filme, onde ele chega a prender Frodo com a intenção de usar o Anel para defender Gondor, mas acaba libertando ele no caminho. Ainda assim, tanto no livro quanto no filme o leitor simpatiza muito com ele, que é um dos personagens mais carismáticos da série.

No geral, as personalidades dos personagens continuam muito bem trabalhadas, como a do Gollum, que é fascinante. A dupla personalidade dele, causada pelo tempo de exposição ao Anel, foi muito bem retratada. Ele parece estar sempre em conflito com ele mesmo, querendo fazer o mal e ao mesmo tempo não querendo. É incrível, para a quantidade de personagens nessa história, como todos eles parecem ter uma vida própria, o que fica bastante evidente nos diálogos, que é, na minha opinião, um dos pontos mais fortes de ambos os livros. O modo como os personagens vão desenvolvendo os assuntos é muito orgânico e tem uma certa profundidade, mesmo tendo em vista que o modo de falar representado na trama se baseia em um modo antigo de falar. Os personagens têm singularidades nas suas próprias histórias, têm experiências, e você vê toda a vivência deles representada ali.

E com a história da própria Terra-Média é a mesma coisa. Tudo é muito detalhado e muito singular. Os acontecimentos, as tradições, as culturas; é um mundo tão rico que fica cada vez mais realista. Algo que é importante falar sobre escrever uma obra de fantasia é que, para que a história que você quer contar seja envolvente e interessante, você tem que ter as regras do seu universo muito bem definidas e deixas elas claras para o leitor. Não é porque é fantasia que tudo pode acontecer de qualquer jeito. Se o leitor não entende as regras desse mundo fictício, a imersão dele na trama fica comprometida, porque a história pode ficar contraditória e confusa. E no caso da Terra-Média, você a entende muito bem, como se fosse real, o que a deixa ainda mais fascinante. Além da descrição histórica muito detalhada, a descrição de cenário é muito rica; a paisagem, o relevo, o clima, etc.

Nesse volume, a narrativa se divide em duas partes. Na primeira parte, o leitor acompanha o resgate dos hobbits Merry e Pippin, do seu próprio ponto de vista e do ponto de vista de Aragorn e cia., assim como a batalha do Abismo de Helm, etc. Na segunda parte, temos o ponto de vista de Frodo e Sam até o fim do livro. Eu achei essa divisão interessante por dois motivos: por ter tornado, para mim, a narrativa mais rápida (ainda é, como o livro anterior, um pouco demorado de se ler, para algumas pessoas, mas é mais dinâmico que o primeiro) e por ter dado o devido foco à relação de amizade e confiança do Frodo e do Sam diante de tudo o que eles passam, com destaque para o capítulo onde eles passam pela toca da Laracna. Nesse capítulo, o Sam subiu ainda mais no meu ranking de personagens favoritos de todos os tempos, com certeza. Ele se mostra um dos melhores personagens desde o início, e é justamente próximo ao final do livro em que Frodo começa realmente a sentir o fardo de Portador do Anel, assim como os efeitos tanto físicos quanto psicológicos que a viagem foi causando nele.

Como eu mencionei antes, o ritmo da narrativa começa um pouco lento, mas logo ele "engrena" e fica bem mais dinâmico. A edição da Martins Fontes é muito boa, embora as páginas brancas possam incomodar um pouco, mas no geral ela é muito bonita. As capas da trilogia são lindas e a revisão é muito competente, ainda que tenham alguns erros pequenos que acabam passando, como falta de pontuação e de alguns conectivos, mas nada de muito grave.

Até então, essa saga não me decepcionou e até superou minhas expectativas, me deixando ansiosa para começar o terceiro livro. Lembrando que essa não é uma saga de ação, mas sim de fantasia e aventura. Acredito que muitos comecem a ler ela com a expectativa errada, achando que vão haver mais batalhas e luta, e acabam se decepcionando. Quando você abre algum livro dessa saga, você tem que ter em mente que está acompanhando uma jornada, e jornadas são imprevisíveis.

site: https://justmayphantomhive.wixsite.com/misteriosempaginas/post-unico/2018/08/10/RESENHA-O-SENHOR-DOS-AN%C3%89IS-AS-DUAS-TORRES-por-JRR-TOLKIEN
Carol 17/09/2018minha estante
excelente resenha, retratou bem tudo o que o livro passa

Carol 17/09/2018minha estante
a narrativa é tão verossímil e concreta que a gente tem a sensação não de que o autor está criando uma história, mas sim que ele está apenas nos contando algo que realmente aconteceu!

Mayara Albuquerque 17/09/2018minha estante
Sim! Eu to lendo O Retorno do Rei agora e, meu deus, quero ser o Tolkien quando crescer kkkkk

Vítor 15/03/2021

Muito suspense!
Esse segundo volume é muito suspense com as aventuras da Comitiva. Muito interessante também o desenvolvimento dos personagens, principalmente, do Sam!
Diferente do primeiro volume, este não é parado. Ansioso pelo terceiro volume!
Carine 16/03/2021minha estante
???????????????
Vem para o retorno do rei!

Vítor 16/03/2021minha estante
Já estou. Acabei de ler o primeiro capítulo

Carine 16/03/2021minha estante
??????

Thay 30/09/2020

As Duas Torres!
Aqui prosseguimos nesta grande aventura (ou desventura kk).
Nesse 2° livro temos mais cenas de ação e embates do que andanças por aí, o que torna a leitura mais interessante e mais fluida: quando pegava pra ler, facilmente lia mais de 1 capítulo.
Além disso, nesse livro tivemos mais narrativas de outros personagens como o núcleo do Merry e Pippin; o do Aragorn, Legolas e Gimli; e claro do Frodo e Sam, e isso aprofundou mais esses persongens e me fez gostar ainda mais deles. Conhecemos novos locais, novas pessoas e novos seres.
O segundo livro continua cansativo, no sentido de: descrições enormes da paisagem, uso de direções norte/sul/leste/oeste abundantemente e capítulos grandes (o que dificulta pra mim porque fico com 'preguiça' de pegar pra ler e perdida nas localizações), mas em compensação achei ele bem melhor e mais envolvente que o 1°.
Amei bem mais! Ansiosa pra o desfecho dessa jornada!!!
Só queria já deixar registrado que o Sam é um amorzinho e meu preferido dessa saga todinha kkkkk
Thiago.Wriel 30/09/2020minha estante
A questao da descrição é o estilo de Tolkien, nao tem outro autor que descreva tanto, o bom desse livro são as várias frentes

Thay 30/09/2020minha estante
Vdd, as descrições me desanimam, mas a história aqui se torna mais interessante hahaha

Madu 07/08/2021minha estante
Foda dmsssssss

gabzsch 08/08/2021minha estante
simmmm

duds 17/06/2020

Talvez a melhor coisa de "O senhor dos anéis" é exatamente o que todos reclamam: sua descrições. O níveis de detalhes proposto por Tolkien em sua escrita é maior no segundo livro e isso te leva a imersão na história. As batalhas são épicas, cada personagem foi trabalhado de forma maravilhosa, mais uma vez a história se trata de honra e amizade e sendo um pilar para tempos difíceis fez com que me apeguasse a Terra-média.
Bernardo 17/06/2020minha estante
Interessante, ainda tô lendo o segundo livro e tô achando que a trama está muito mais ágil que no primeiro, porém ele não perde a riqueza nos detalhes que realmente proporciona uma imersão maior na Terra-Média.

duds 19/06/2020minha estante
Na primeira parte do livro, vc não sente pq realmente mais rápido, mas na segunda parte já tem esse impacto de mais descrições, porém eu achei otimo

Elionai 03/04/2021minha estante
Ansioso pra ler.

EvertonJOB 03/04/2021minha estante
Muito bom, não vai se arrepender.

Duda 23/07/2020

O alcance do segundo livro da Trilogia é ainda maior quando comparado ao primeiro. A comitiva do anel passa por diversas aventuras onde Tolkien mostra cada vez mais a essência dos personagens e acaba surpreendendo o leitor com novos aliados e mensagens que podemos levar para a vida, algumas cenas evidenciam laços muito fortes como o quanto Frodo é admirado por seu Sam, o qual passa a desempenhar um papel tão importante na grande missão, pequenos detalhes e a escrita detalhada acabam tornando a leitura cada vez mais fluida e mágica.
Ju // @sociedadedolivro_ 23/07/2020minha estante
Olha o spoiler kkkkk

isa || @sociedadedolivro_ 23/07/2020minha estante
Ficou top du

Emily422 02/04/2020

Breathtanking- part 2
Esse é definitivamente aquele tipo de livro que, quando se está proximo as páginas finais, um sentimento de resistência cresce dentro do seu ser. É simplesmente absurdo a mistura de sensações em cada capitulo: angústia, suspense, dor, e sobretudo prazer e alegria de se estar lendo essa tremenda obra prima!
Depois de ler A sociedade do anel, eu obviamente não esperava menos de sua continuação, mas MEUS DEUS DO CÉU, TOLKIEN.
Ao mesmo tempo que quero desesperadamente ler a última parte dessa jornada, também doi no coração pensar que essa história terá um 'fim'.
Mas sei que isso não é possível já que "As grandes histórias nunca terminam", fluem eternamente pelas águas da vida. Sempre podemos retornar e revivê-las.

Tenho tanta coisa pra falar sobre esse livro, que provavelmente essa anotação viraria um livro próprio. Levando isso em conta irei resumir o que penso: Não há nada mais forte nessa vida que o Amor, e a partir dele, a amizade.

"When the night has come
And the land is dark
And the moon
Is the only light we'll see
No, I won't be afraid
Oh, I won't be afraid
Just as long as you stand
Stand by me" ♡♡
Teve, particularmente, quatro capítulos no livro que me deixaram, ou em prantos devido a tamanha beleza ou completamente boquiaberta pela tensão:

☆Cap. IV(terceira parte): O Barbávore
☆Cap. V( " "): O cavaleiro branco
☆Cap. X( " "): A voz de Saruman ( O que foi isso?? Até eu fiquei hipnotizada pelos papo do maluco; arrepiei so inicio ao fim da conversa. Quando Gandalf riu, quase desmaiei kkkkkkkkkk)
☆Cap. IX(quarta parte): A toca de Laracna

Enfim, acho que, definitivamente, nasci pra ler essa obra.

E só mais uma coisa: Sméagollll seu safado, eu tinha confiado em você, meu precioso......
Katy 02/04/2020minha estante
Estou terminando agora As duas torres e a sensação é a mesma! Me pergunto pq passei tantos anos sem me interessar por essa história incrível!!!

Emily422 02/04/2020minha estante
Exatamente haushsush

Caio Dantas Cabral 23/06/2020

Épico e magnífico!
As Duas Torres cumpre um excelente papel de sequência ao trazer aventuras tão perigosas e grandiosas como no primeiro livro.

A trama do livro continua muito boa, no entanto, a escrita do Tolkien ainda me incomoda, pelo fato de descrever demais, muitas das vezes, coisas que não necessitam ser descritas.

O plot de Isengard foi excelente, porém o destaque do livro foi na segunda parte, quando o Sméagol surge! Para mim, o melhor personagem e o mais bem construído nessa história.

O final é incrível, o que faz com que você queira rapidamente ler o terceiro livro.
KARYO 23/06/2020minha estante
Sméagol o melhor personagem da literatura fantástica ?

Caio Dantas Cabral 25/06/2020minha estante
É sim, e nós temos prova disso! haha ?

Joseanny 24/02/2021

As duas torres
Sem dúvidas o desenrolar da história só melhora!

Em comparação a sociedade do anel, esse livro flui muito melhor, há mais ação, mais aventura e mais envolvimento com os personagens.

A primeira parte do livro um pouco arrastada, mas a segunda parte é simplesmente sensacional! A história ganha outro ritmo, nos faz querer ler sem parar de tão interessante que fica.

E claro, o livro termina sempre com gosto de quero mais hahah
Finalzinho que nos motiva a ler o próximo!
Carine 27/02/2021minha estante
Esse final! O retorno do rei vai pegar fogo ???

Joseanny 27/02/2021minha estante
Ô se vai ? ansiosa já pra começar ???

Marquinhos 01/04/2020minha estante
Risada mesmo a gente da com Legolas e Gimli. Lkkkkk. Dupla perfeita.

Catarina 02/04/2020minha estante
Rsrsrs cada um com o ruivo que merece (:

Geovanna 06/07/2021

Incrível
Não imaginei que ia ficar tão viciada em Senhor dos anéis. Esse segundo foi ainda melhor que o primeiro. Ansiosa para ler logo o terceiro, mas ao mesmo tempo não quero terminar :(
Roberta 06/07/2021minha estante
Tenho mta vontade de ler, mas já vi mta gnt reclamando da escrita do tolkien pq é mto difícil aaaaaaaa

Geovanna 06/07/2021minha estante
É um pouco descritiva sim, mas não difícil. Recomendo começar pelo Hobbit que é uma introdução a Senhor dos anéis e tem a narrativa mais fácil.

Nado 30/08/2021

Esse volume é a segunda parte de um dos livros de fantasia mais conhecidos e amados em todo o planeta, ?O Senhor dos Anéis?.
A trama narra as aventuras de Frodo, Sam, Aragorn, Legolas, Gimli, Boromir, Gandalf, Merry e Pippin, após a dissolução de A Sociedade do Anel. Eventos surpresa separam os nove membros. Os que conseguiram se salvar tem uma jornada solitária em alguns momentos, mas outros deles continuam juntos.
O leitor começará a trama se despedindo de um dos membros da sociedade e depois verá que Aragorn, Legolas e Gimli partem em busca de Merry e Pippin que foram capturados por orcs. Nessa caçada eles encontram os famosos e temidos cavaleiros de Rohan. O mais inesperado encontro, que mudará o destino da narrativa, vai arrepiar e emocionar quem estiver lendo. Após ser apresentado a tantas cenas de ação, o leitor começará a ler sobre a caminhada de Frodo e Sam na companhia de Gollum rumo a Mordor. O trio tem o objetivo de levar o Um Anel até a montanha em que este foi forjado para que seja destruído. Com isso, a maldade que está prestes a se instaurar na Terra Média, será eliminada de vez.
Esse livro é recheado de cenas de ação, momentos de heroísmo e algumas cenas de bom humor nas quais é possível ver que o sentimento de amizade entre os personagens está cada dia mais vivo e constante. Tolkien mantém neste livro as suas tão conhecidas e importantes narrativas carregadas de descrição. Essa forma de escrita do autor é fundamental para que o leitor fique imerso neste mundo de fantasia. Certamente, sem tais descrições, a experiência de leitura seria diferente e a magia deste universo não seria tão intensa para os fãs da obra.
Qlucas 30/08/2021minha estante
Uma coisa ao meu vê nesse livro, é como o autor usa o meio ambiente para representar as mudanças que estão ocorrendo com a chegada do Sauron.

Nado 30/08/2021minha estante
Isso !!