As Duas Torres

As Duas Torres J. R. R. Tolkien

Resenhas - As Duas Torres

Jubss 03/09/2021

Perfeito.
O segundo livro deu uma SURRA no primeiro, o tipo de trilogia que é tão sequenciada que parece que tudo é um livro só. Simplismente maravilhoso. O que eu estava fazendo durante esses anos que não li isso antes?
Yavanna 03/09/2021minha estante
Me pergunto a mesma coisa, demorei muito pra ler Tolkien kkkkk

king.nico 06/06/2022

eu comecei desanimado pq não gostei mto do primeiro, mas eu animei demais na primeira parte, tem bastante ação e guerra, e é mto bom ver o legolas e o gimli sendo gays ?
aí começou a 2 parte e eu desanimei de novo, mas eu li umas coisas sobre o Tolkien e ficou tudo tão gay que eu animei pra terminar jfkvkfofkfjfjf depois disso terminei em 2 dias
mas sim, é mto melhor ler sabendo sobre a comunidade do Tolkien e as (supostas) intenções dele com o livro, pq aí dá pra entender melhor coisas que ficaram subentendidas (por escolha ou porque ele não podia falar sobre elas)

"seu sam" ????
Tenshin0 06/06/2022minha estante
MANOO SÉRIO Q TEM GAY NO SENHOR DOS ANÉIS QTUDO

Diego Lima 16/02/2022

Levando em consideração Senhor dos anéis ser um livro de volume único, e a divisão em três volumes foi decisão editorial, com isso, fica muito nítido que as Duas Torres virou um enredo de desenvolvimento, sem grandes acontecimentos para a história.

Após eventos na Sociedade do anel, onde os personagens precisaram seguir caminhos distintos para o objetivo final da trama, acompanhamos cada movimento dos grupos visando finalizar sua missão. No primeiro momento temos Aragorn, Legolas e Gimli seguindo os traços dos orcs após serem atacados em seu acampamento. E em segundo momento a jornada de Frodo e Sam para destruir o anel.

É de enriquecimento pessoal a evolução dos personagens nas poucas páginas (apesar do livro ser gigante), onde eles são colocados a prova máxima e tirados de sua zona de conforto para avançar em sua jornada. Notamos isso principalmente em Aragorn e Frodo. Aragorn nos é apresentado como viajante, com os eventos da terra média precisa assumir o trono de sua família o qual a tempos é cuidado por regentes; E Frodo, pelas caracterizas dos Hobbits de apego ao lar, precisa sair de sua terra natal e partir em uma aventura sem saber se retornará.

Outro Ponto o qual chamou muita atenção é a questão da amizade/lealdade/irmandade trabalhada por Tolkien nas personas de Frodo e Sam; Legolas e Gimli. Nos fazendo rever as virtudes necessárias para enraizarmos laços afetivos com as pessoas.

Senhor dos anéis continua sem decepcionar, apesar do livro dois ser desenvolvimento - ou a parte de desenvolvimento da história se levarmos em conta ser um livro único -, nos passa diversos ensinamentos, mesmo escondidos no meio de tantos acontecimentos.
Gabriel1994 19/02/2022minha estante
Duas Torres é o meio do livro. Li em volume único e Duas Torres teve sua importância. Mas Sociedade do Anel e O Retorno do Rei (Principalmente O Retorno do Rei) são partes épicas demais!! Senhor dos Anéis é um baita livro!

bia 16/05/2021

O enredo é sensacional e os relacionamentos entre os personagens são bem mais explorados nesse livro. Nunca esperei que fosse gostar de frodo kkkk, e me apaixonei ainda mais por sam. A única dificuldade persistente que tenho com Tolkien é a descrição detalhadíssima que me cansa, mas sei que é marca registrada do autor. Enfim, livro incrível, melhor ainda do que A Sociedade do Anel!!! Sam conte comigo pra tudo??
mari 17/05/2021minha estante
Sensata amo

blackymoon 13/01/2022

esse livro é uma ótima continuação, apesar de seu ritmo lento por ser muito descritivo, não chega a ser tão arrastado quanto o primeiro (pra mim).
a história se desenrola muito bem, os novos personagens são bem legais, principalmente os Ents.
temos a volta de um grande personagem e o desabrochar surpreendente do protagonista, que obviamente é o maravilhoso Sam.
Luis449 13/01/2022minha estante
Sam >>> all

Brenda 18/02/2022

TUDO!
Absolutamente tudo! O famoso zero defeitos.
Gandalf, Rohan, Faramir, Barbárvore, Gollum, Sam, Laracna...tudo nesse livro foi on point demais.
beatriz. 18/02/2022minha estante
??

Jana 20/11/2021

Leitura mais rápida que o primeiro.
Tem menos capítulos descritivos, o que torna a leitura mais rápida, dinâmica e fluida. Sobre a história, não tenho nem o que comentar né meus amigos, é o senhor dos aneis!
Jeje 20/11/2021minha estante
To doida pra ler ?

Maria 31/01/2022minha estante
Muito bom! Depois do primeiro a gente demora a voltar, pq o ritmo é muito lento.. mas o segundo é sensacional e o terceiro é PERFEITO!

Rebeca 02/03/2022minha estante
Algumas frases que me chamaram atenção:
"As histórias que realmente importam ou ficaram na memória: as pessoas simplesmente foram embarcadas nelas, geralmente, seus caminhos apontavam naquela direção. Mas tiveram um monte de oportunidades de dar as costas, apenas não o fizeram... E se tivessem feito não saberíamos, porque seriam esquecidos." Sam

"Poucos conseguem enxergar para onde sua estrada os conduzirá antes de chegarem ao final dela" Legolas

"A grande tempestade se aproxima, mas a maré virou" Gandalf

"Não sei nada sobre lados. Sigo meu próprio caminho, mas o caminho de vocês pode acompanhar o meu por um tempo" Ent

Julhim 26/07/2021

O Livro
A forma como Tolkien separou as 2 partes, eu gostei muito. No Livro 3, é contado a história da comitiva (com excessão de Frodo e Sam) após a separação. E é impressionante que a leitura não cansa, cada capítulo tem um gancho que me deixou atento a cada parágrafo. No Livro 4, com o Frodo e Sam como "personagens principais" da narrativa, e a amizade deles é muito fofo gente.
E esse final... Enfim, O Retorno do Rei, lá vamos nós.
Raah Marx 11/08/2021minha estante
Nossa, obrigada por esse comentário. Estou em 46% do livro e entrando em desespero pq Frodo e Sam ainda não tinham aparecido. Agora entendi o motivo!! ???

Francielle 22/09/2021

Continuando a história de frodo, sam a comitivia e do anel esse livro se passa em 2 parte "diferente", primeiro ele segue o que restou da comitiva depois da debandada de Frodo e Sam e morte de Boromir. E depois ele recomeça de novo em Frodo no momento da separação. Gosto desse tipo de narração mas para alguns pode não agradar. E depois de ler o livro concluo que não gosto de aranhas não é atoa rsrs
DANILÃO1505 05/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Rafaela 16/11/2021

Embora tenha demorado bastante, li mais rápido que o primeiro. Acontece muitas coisas nesse livro, por isso o ritmo é um pouco mais acelerado.
Gui Silva 16/11/2021minha estante
eu tô demorando mais pra ler ele ??

Danilo 07/08/2021

Leia Senhor dos anéis!
Sem dúvidas, a história que vemos no livro é muito mais impactante e cheia de detalhes, como Faramir é grandioso e Aragorn demonstra sua grandeza para todos que o seguem.
R4F43L 07/08/2021minha estante
Uma das melhores histórias já escrita

Tuler 24/10/2021

Tolkien é o melhor!
Que leitura apaixonante, Tolkien é simplesmente o rei da fantasia. Esse segundo livro da trilogia conta sobre cada detalhe do percurso dessa perigosa aventura, para isso foi criado uma sociedade, entitulada"Sociedade do Anel". Além de todo mal que está por trás da história, esses aventureiros ainda precisam lidar com as provações internas, e três os próprios membros da sociedade. Cada página desse livro é um suspiro, uma emoção distinta, uma aventura... Recomendo com todas as minhas forças e já estou ansioso para o próximo e último livro dessa maravilhosa trilogia.
Nando Borges 24/10/2021minha estante
Imagina as pessoas lendo isso na época em que foi escrito? Muito foda

LisboaPB 28/07/2021

Tão bom poder continuar a leitura desta aventura maravilhosa. A forma como se escreve, os detalhes, a unicidade...
Já já estarei lendo o último livro.

E confesso que esse foi o melhor que o primeiro ?
Luana 10/08/2021minha estante
Tenho que ler o último também!!