As Duas Torres

As Duas Torres J. R. R. Tolkien

Resenhas - As Duas Torres

Tonha 09/04/2021

Senhor dos anéis nunca decepciona
Como já devo ter mencionado na resenha de "A sociedade do anel", os livros dessa trilogia são muito profundos e possuem uma mitologia complexa, por isso não podemos ter pressa ao lê-los, mas sim degustá-los. Achei que o segundo livro tem mais ação que o primeiro, e por isso é mais fluido. Também me emocionou mais. É simplesmente uma obra de arte, quando a gente lê, se sente elevado da terra. Maravilhoso ??
almeidalewis 10/04/2021minha estante
Verdade Tonha.

Danilo 07/08/2021

Leia Senhor dos anéis!
Sem dúvidas, a história que vemos no livro é muito mais impactante e cheia de detalhes, como Faramir é grandioso e Aragorn demonstra sua grandeza para todos que o seguem.
R4F43L 07/08/2021minha estante
Uma das melhores histórias já escrita

Julhim 26/07/2021

O Livro
A forma como Tolkien separou as 2 partes, eu gostei muito. No Livro 3, é contado a história da comitiva (com excessão de Frodo e Sam) após a separação. E é impressionante que a leitura não cansa, cada capítulo tem um gancho que me deixou atento a cada parágrafo. No Livro 4, com o Frodo e Sam como "personagens principais" da narrativa, e a amizade deles é muito fofo gente.
E esse final... Enfim, O Retorno do Rei, lá vamos nós.
Raah Marx 11/08/2021minha estante
Nossa, obrigada por esse comentário. Estou em 46% do livro e entrando em desespero pq Frodo e Sam ainda não tinham aparecido. Agora entendi o motivo!! ???

Trajano 31/10/2021

Não dá pra definir numa palavra. Memorável, épico, divertido
...manteve bem o nível do anterior, e talvez até tenha aumentado. Aconteceu muita coisa interessante neste livro, talvez até mais do que em A sociedade do anel. Gostei bastante das duas narrativas inseridas no livro, como sempre os personagens estavam em apuros, em lugares interessantes, em situações de perigo, nobreza, batalha, etc.

Fiquei um pouco apegado ao Gollum confesso, me pareceu bem redimido (até chegar no final) e continuo achando o Frodo um personagem menos carismático e do que Bilbo. Não vejo a hora de ler o terceiro e ver como tudo acaba nos livros. Me parece que o melhor ainda ficou pro último.
Gisele.Moreira 31/10/2021minha estante
??????

Francielle 22/09/2021

Continuando a história de frodo, sam a comitivia e do anel esse livro se passa em 2 parte "diferente", primeiro ele segue o que restou da comitiva depois da debandada de Frodo e Sam e morte de Boromir. E depois ele recomeça de novo em Frodo no momento da separação. Gosto desse tipo de narração mas para alguns pode não agradar. E depois de ler o livro concluo que não gosto de aranhas não é atoa rsrs
DANILÃO1505 05/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Rafaela 16/11/2021

Embora tenha demorado bastante, li mais rápido que o primeiro. Acontece muitas coisas nesse livro, por isso o ritmo é um pouco mais acelerado.
Gui Silva 16/11/2021minha estante
eu tô demorando mais pra ler ele ??

Gihwest 31/12/2021

Terminando o ano com chave de ouro
Sem dúvida uma leitura que não tem como não gostar, e por ser meu estilo torna tudo mais mágico, como eu amo o universo de Senhor dos anéis, os Hobbits e os anões (que não são fofos como eu imaginava) e Sam com certeza o mais atrapalhado e único, me identifico com ele.
Gabriel.Barros 31/12/2021minha estante
Sam é perfeito, do início ao fim

Rebeca 09/02/2022minha estante
Nossa simm! Tive a mesma percepção sobre as narrativas de cada grupo da serem contados em partes separadas, até escrevi sobre na minha resenha, que seria muito interessante entender esses pontos de contato entre a jornada de cada núcleo, no exemplo, eu questionei se quando Sam Frodo e Smeagoll observaram milhares de orcs marchando, eles não estariam indo para a batalha contra os homens de Rohan, óbvio, foi um achismo, mas seriam detalhes que acrescentariam bastante, ao meu ver.

Sobre as descrições excessivas tive uma percepção parecida sobre ser um pouco cansativo, mas principalmente na parte de "descrever as árvores" kkkkk, notei  que o cenário em si parecia falar e talvez até ditar as próxima cenas antes de acontecer, até porque o ambiente sombrio e pesado meio que dizia respeito ao sentimento de descontentamento dos ents frente a todo desmatamento e "traição" de Saruman.

Silvana 19/06/2022

Frodo recebeu uma missão ingrata: levar o Um Anel, que governa todos os outros, até o local em que foi forjado para destruí-lo. Isso enquanto as forças do mal estão cada vez maiores e Sauron, O Senhor do Escuro, clama por ter seu anel de volta. Mas Frodo não foi sozinho nessa jornada, nove formam a comitiva para a Montanha da Perdição em Mordor. Mas nem todos eles vão chegar ao seu destino. Enquanto todos acreditam que Gandalf está morto, um deles sucumbe ao poder do anel e acaba fazendo Frodo tomar uma decisão as pressas e assim ele segue com Sam enquanto os outros acabam dispersos por um ataque de soldados-orcs.

Durante o ataque, Boromir é ferido mortalmente e não consegue proteger os hobbits, e Merry e Pimpim são levados pelos orcs. E antes de morrer ele pede que Aragorn vá para Minas Tirith e salve seu povo. Mas Aragorn não pode deixar seus companheiros de viagem para trás e junto com Legolas e Gimli eles partem no encalço dos orcs, que eles descobrem estar a serviço do mago traidor, Saruman. Mas a busca termina quando eles encontram Éomer junto aos Cavalheiros de Rohan, que diz ter acabado de matar os orcs que eles estão perseguindo e não havia nenhum Hobbit ente eles. O que aconteceu foi que os dois conseguiram fugir e se encontram com Barbárvore, o mais velho dos ents da Floresta de Fangorn.

Enquanto isso Frodo e Sam começam sua viagem para destruir o Um Anel, primeiro de barco, depois a pé, praticamente sem ter ideia do caminho a seguir. E eles não estão sozinhos, Gollun/Sméagol segue a dupla de amigos de perto. Eles conseguem dominar a criatura, mas Frodo se compadece e não tem coragem de matá-lo. Então fica decidido que Gollun vai guiá-los até Mordor. Gollun promete servir ao mestre do "precioso", mas Sam não confia nele nem um pouco, ainda mais que a criatura parece estar em uma luta consigo mesmo. E a desconfiança só aumenta quando Gollun diz que conhece outro caminho para entrar em Mordor. Um caminho que passa pelas Montanhas da Sombra: Cirith Ungol.

Eu demorei horrores para reler esse livro porque acabei tendo uma ressaca de livros de fantasia bem no meio da leitura e deixei-o de lado por um tempo. Mas quando passou voltei a ler e finalizei em dois dias. E não entendo como tem gente que diz que gosta de livros de fantasia e não gosta dos livros do Tolkien. Essa trilogia é mais do que perfeita. E sem falar que foi a inspiração para todos os outros autores do gênero. O que sempre vejo falarem é que os livros são chatos e a escrita arrastada. Eu não consigo ver isso. A cada detalhe que o autor acrescenta é só mais uma cereja para coroar o bolo que já está maravilhoso.

E o engraçado que eu achava esse livro o mais fraco da trilogia com as lembranças dele da minha primeira leitura, mas agora só penso onde que achei que esse livro era mais fraco? Talvez eu tenha estranhado o livro ser dividido em duas partes e não ter elas intercaladas. O grupo se separou e vamos acompanhar a história de um grupo de uma vez e só depois a história do outro. Mas as duas partes são igualmente boas e fiquei sem saber qual parte dessa jornada que gostei mais. A primeira metade ou livro três, tem mais ação, no sentido de batalha, mas na segunda ou livro quatro, o clima é mais sombrio com o anel ficando mais forte quanto mais se aproxima de seu mestre e também temos uma cenas de arrepiar.

As cenas vão passando como um filme na nossa mente. É tudo tão bem descrito que dá para assistir as palavras. E olha que é um mundo completamente diferente, com lugares e criaturas que a gente nunca ouvir falar e por vezes dá até um nó na língua ao tentar pronunciar. O certo é que roí as unhas de desespero por ver os caminhos de nossos heróis se tornando cada vez mais perigoso e eles lá, principalmente a dupla de hobbits, totalmente inocentes e despreparados para o que está por vir. Mas o que lhes falta de força e habilidades, sobra em coragem e lealdade. Nesse segundo livro é que podemos ver como Sam é o melhor personagem dessa série e que lealdade é seu segundo nome.

E aqui mais uma vez podemos ver como as adaptações que não são tão fiéis influenciam nossa opinião. Na minha cabeça que claro, ficou mais as lembranças do filme, o Gollun se rebelava mais pelas atitudes do Sam, mas de acordo com o livro ele não teve nenhuma culpa e enxergou desde o começo o que estava para acontecer. E falando no Gollun, ele é aquele personagem que a gente tem uma relação de amor e ódio porque você quer que o personagem se redima, mas ele ficou tanto tempo com o anel que isso é quase impossível. É só ver como o anel influenciou outros personagens que praticamente nem tiveram tanto contato assim com o Um Anel.

E dos personagens da outra metade da história, o grande destaque vai para Barbárvore. As cenas com ele foram as mais fascinantes. Vou até assistir o filme novamente para ver se ele teve esse reconhecimento que teve no livro, porque não lembro muito bem. Aragorn continua um personagem misterioso e não tem aquele destaque todo dos filmes, esperemos o terceiro livro. E Legolas e Gimli também se destacam pela amizade e a disputa saudável entre amigos. Mas enfim, o fim nos espera e não vejo a hora de reler o terceiro e ultimo livro da saga. E termino indicando os livros, mas leiam em outra edição porque essa que estou lendo as páginas são brancas e a letra minúscula, o que atrapalha um pouco o ritmo da leitura.

site: https://blogprefacio.blogspot.com/2022/04/resenha-as-duas-torres-j-r-r-tolkien.html
Gisele529 19/06/2022minha estante
Qual o melhor pra ti? O filme ou o livro?

Manu Jordão 27/08/2022

Sinceramente não sei. Esse livro foi melhor do que o primeiro, porém mil vezes mais chato, se eu não tivesse me esforçado muito pra fer uma leitura fluida provavelmente ainda estaria na metade dele. Acho que o autor narra coisas desnecessárias e isso me deixa com raiva, mas os personagens são ótimos e eu tenho apreço por todos eles.
Outra coisa que me incomoda MUITO é a questão das mulheres. Nesse livro em todas as 364 páginas aparece apenas UMA mulher em uma cena por cinco minutos, e ela diz apenas uma frase, que é tipo ela agradecendo uma coisa. Meu deus, não acredito que o Tolkien que era um cara tão à frente do seu tempo realmente não ligava pras mulheres e pro papel delas na história dele
Enfim, logo pego o último pra ler.
Pinheiro.Adrianno 03/09/2022minha estante
Então ...acho que vc vai gostar do 3o livro.

king.nico 06/06/2022

eu comecei desanimado pq não gostei mto do primeiro, mas eu animei demais na primeira parte, tem bastante ação e guerra, e é mto bom ver o legolas e o gimli sendo gays ?
aí começou a 2 parte e eu desanimei de novo, mas eu li umas coisas sobre o Tolkien e ficou tudo tão gay que eu animei pra terminar jfkvkfofkfjfjf depois disso terminei em 2 dias
mas sim, é mto melhor ler sabendo sobre a comunidade do Tolkien e as (supostas) intenções dele com o livro, pq aí dá pra entender melhor coisas que ficaram subentendidas (por escolha ou porque ele não podia falar sobre elas)

"seu sam" ????
Tenshin0 06/06/2022minha estante
MANOO SÉRIO Q TEM GAY NO SENHOR DOS ANÉIS QTUDO

Maria 31/01/2022minha estante
Muito bom! Depois do primeiro a gente demora a voltar, pq o ritmo é muito lento.. mas o segundo é sensacional e o terceiro é PERFEITO!

Tay 12/10/2022

Simplesmente sensacional! Não tenho como definir o que essa saga causa em mim! É maravilhoso demais! Ansiosa pelo terceiro livro!
Bruno 12/10/2022minha estante
Perfeito, incrível, sou apaixonado ???

blackymoon 13/01/2022

esse livro é uma ótima continuação, apesar de seu ritmo lento por ser muito descritivo, não chega a ser tão arrastado quanto o primeiro (pra mim).
a história se desenrola muito bem, os novos personagens são bem legais, principalmente os Ents.
temos a volta de um grande personagem e o desabrochar surpreendente do protagonista, que obviamente é o maravilhoso Sam.
Luis449 13/01/2022minha estante
Sam >>> all

viviaalencar 08/07/2016

As Duas Torres foi dividido em dois livros, o livro III, que conta o que aconteceu com Legolas, Aragorn, Gimli, Pippin e Merry e o livro IV a jornada de Frodo e Sam até a Mordor. São cerca de 12 dias narrados em 486 páginas. É muita página para poucos dias (rs). Mas o ritmo é intenso, tão intenso quanto Tolkien pode ser descrevendo florestas, cavernas, até planícies desoladas ele gasta uma página. Mas eu já estava preparada, e gostei muito, mas muito desse livro. Sou simplesmente apaixonada por essa história, e está sendo divertido descobrir o que está diferente do filme, pois o filme conta exatamente a mesma história, é uma ótima adaptação, mas cortaram algumas cenas, que embora no produto final não façam falta, engrandece muito o livro. Em Duas Torres tem dois momentos que não foram para os filmes mas que, amei muito descobrir aqui.

Contra todas as minhas expectativas, gostei muito mais do livro IV (Frodo é chato, nos seus melhores momentos) mas Sam e Gollum/Sméagol roubam todas as atenções e são personagens sensacionais, aliás, só reforcei minha opinião que o herói verdadeiro é Samwise Gamgi.

Sobre o livro 3, achei um pouco cansativo, principalmente o pessoa de Rohan, os Ents sem dúvida são a melhor parte desse livro! Mas o capítulo "A Voz de Saruman" é incrível, é fácil se deixar levar por outras histórias de magos, que possuem poderes similares, mas os Magos de Tolkien possuem poderes muito diferentes entre si, e nesse capítulo conhecemos o poder de Saruman e como sua ruína acontece.

Finalizando, ainda é a fantasia mais rica que já li, existem outros livros com uma boa construção de mundo, mas como a LoR ainda não conheci.
Qlucas 25/09/2017minha estante
Tive sempre a impressão que houve um favoritíssimo para o Froudo nos filmes, então julguei ser o Sam bem mas crucial. Porém, quando li acho que existe 3 jornadas de Heroi no Livro, Froudo, Sam e Aragorn filho de Arathorn. Mas o principal mesmo, creio ser o Aragorn para reconstruir a honrar dos reino dos homens na qual foi perdida. Acho que fui injusto como Froudo ele guardou para si a carga de suportar a influencia corruptível do Poder do Um, tanto que fica com sequelas de guerra depois da missão. Sam claro foi crucial para cumprir a demanda. Foi a amizade deles que fizeram a demanda chegar até ao vulcão. Com a infortuna sorte de Gollum a demanda foi cumprida.