As Duas Torres

As Duas Torres J. R. R. Tolkien

Resenhas - As Duas Torres

Brenda 18/02/2022

TUDO!
Absolutamente tudo! O famoso zero defeitos.
Gandalf, Rohan, Faramir, Barbárvore, Gollum, Sam, Laracna...tudo nesse livro foi on point demais.
beatriz. 18/02/2022minha estante
??

Silvana 19/06/2022

Frodo recebeu uma missão ingrata: levar o Um Anel, que governa todos os outros, até o local em que foi forjado para destruí-lo. Isso enquanto as forças do mal estão cada vez maiores e Sauron, O Senhor do Escuro, clama por ter seu anel de volta. Mas Frodo não foi sozinho nessa jornada, nove formam a comitiva para a Montanha da Perdição em Mordor. Mas nem todos eles vão chegar ao seu destino. Enquanto todos acreditam que Gandalf está morto, um deles sucumbe ao poder do anel e acaba fazendo Frodo tomar uma decisão as pressas e assim ele segue com Sam enquanto os outros acabam dispersos por um ataque de soldados-orcs.

Durante o ataque, Boromir é ferido mortalmente e não consegue proteger os hobbits, e Merry e Pimpim são levados pelos orcs. E antes de morrer ele pede que Aragorn vá para Minas Tirith e salve seu povo. Mas Aragorn não pode deixar seus companheiros de viagem para trás e junto com Legolas e Gimli eles partem no encalço dos orcs, que eles descobrem estar a serviço do mago traidor, Saruman. Mas a busca termina quando eles encontram Éomer junto aos Cavalheiros de Rohan, que diz ter acabado de matar os orcs que eles estão perseguindo e não havia nenhum Hobbit ente eles. O que aconteceu foi que os dois conseguiram fugir e se encontram com Barbárvore, o mais velho dos ents da Floresta de Fangorn.

Enquanto isso Frodo e Sam começam sua viagem para destruir o Um Anel, primeiro de barco, depois a pé, praticamente sem ter ideia do caminho a seguir. E eles não estão sozinhos, Gollun/Sméagol segue a dupla de amigos de perto. Eles conseguem dominar a criatura, mas Frodo se compadece e não tem coragem de matá-lo. Então fica decidido que Gollun vai guiá-los até Mordor. Gollun promete servir ao mestre do "precioso", mas Sam não confia nele nem um pouco, ainda mais que a criatura parece estar em uma luta consigo mesmo. E a desconfiança só aumenta quando Gollun diz que conhece outro caminho para entrar em Mordor. Um caminho que passa pelas Montanhas da Sombra: Cirith Ungol.

Eu demorei horrores para reler esse livro porque acabei tendo uma ressaca de livros de fantasia bem no meio da leitura e deixei-o de lado por um tempo. Mas quando passou voltei a ler e finalizei em dois dias. E não entendo como tem gente que diz que gosta de livros de fantasia e não gosta dos livros do Tolkien. Essa trilogia é mais do que perfeita. E sem falar que foi a inspiração para todos os outros autores do gênero. O que sempre vejo falarem é que os livros são chatos e a escrita arrastada. Eu não consigo ver isso. A cada detalhe que o autor acrescenta é só mais uma cereja para coroar o bolo que já está maravilhoso.

E o engraçado que eu achava esse livro o mais fraco da trilogia com as lembranças dele da minha primeira leitura, mas agora só penso onde que achei que esse livro era mais fraco? Talvez eu tenha estranhado o livro ser dividido em duas partes e não ter elas intercaladas. O grupo se separou e vamos acompanhar a história de um grupo de uma vez e só depois a história do outro. Mas as duas partes são igualmente boas e fiquei sem saber qual parte dessa jornada que gostei mais. A primeira metade ou livro três, tem mais ação, no sentido de batalha, mas na segunda ou livro quatro, o clima é mais sombrio com o anel ficando mais forte quanto mais se aproxima de seu mestre e também temos uma cenas de arrepiar.

As cenas vão passando como um filme na nossa mente. É tudo tão bem descrito que dá para assistir as palavras. E olha que é um mundo completamente diferente, com lugares e criaturas que a gente nunca ouvir falar e por vezes dá até um nó na língua ao tentar pronunciar. O certo é que roí as unhas de desespero por ver os caminhos de nossos heróis se tornando cada vez mais perigoso e eles lá, principalmente a dupla de hobbits, totalmente inocentes e despreparados para o que está por vir. Mas o que lhes falta de força e habilidades, sobra em coragem e lealdade. Nesse segundo livro é que podemos ver como Sam é o melhor personagem dessa série e que lealdade é seu segundo nome.

E aqui mais uma vez podemos ver como as adaptações que não são tão fiéis influenciam nossa opinião. Na minha cabeça que claro, ficou mais as lembranças do filme, o Gollun se rebelava mais pelas atitudes do Sam, mas de acordo com o livro ele não teve nenhuma culpa e enxergou desde o começo o que estava para acontecer. E falando no Gollun, ele é aquele personagem que a gente tem uma relação de amor e ódio porque você quer que o personagem se redima, mas ele ficou tanto tempo com o anel que isso é quase impossível. É só ver como o anel influenciou outros personagens que praticamente nem tiveram tanto contato assim com o Um Anel.

E dos personagens da outra metade da história, o grande destaque vai para Barbárvore. As cenas com ele foram as mais fascinantes. Vou até assistir o filme novamente para ver se ele teve esse reconhecimento que teve no livro, porque não lembro muito bem. Aragorn continua um personagem misterioso e não tem aquele destaque todo dos filmes, esperemos o terceiro livro. E Legolas e Gimli também se destacam pela amizade e a disputa saudável entre amigos. Mas enfim, o fim nos espera e não vejo a hora de reler o terceiro e ultimo livro da saga. E termino indicando os livros, mas leiam em outra edição porque essa que estou lendo as páginas são brancas e a letra minúscula, o que atrapalha um pouco o ritmo da leitura.

site: https://blogprefacio.blogspot.com/2022/04/resenha-as-duas-torres-j-r-r-tolkien.html
Gisele529 19/06/2022minha estante
Qual o melhor pra ti? O filme ou o livro?

Leticinha 04/09/2020

E Tolkien não decepciona nuncaaaaa! As aventuras de Merry e Pippin + Legolas, Aragorn e Gimli foram o ponto alto desse livro. Em compensação, as partes referentes a Frodo e o Anel foram a parte mais cansativa de ler até agora.
Joao.Pedro 04/09/2020minha estante
Estou terminando O retorno do rei. Dá uma tristeza chegar no final. Eu queria que essa aventura nunca acabasse ???

Gihwest 31/12/2021

Terminando o ano com chave de ouro
Sem dúvida uma leitura que não tem como não gostar, e por ser meu estilo torna tudo mais mágico, como eu amo o universo de Senhor dos anéis, os Hobbits e os anões (que não são fofos como eu imaginava) e Sam com certeza o mais atrapalhado e único, me identifico com ele.
Gabriel.Barros 31/12/2021minha estante
Sam é perfeito, do início ao fim

Rebeca 02/03/2022minha estante
Algumas frases que me chamaram atenção:
"As histórias que realmente importam ou ficaram na memória: as pessoas simplesmente foram embarcadas nelas, geralmente, seus caminhos apontavam naquela direção. Mas tiveram um monte de oportunidades de dar as costas, apenas não o fizeram... E se tivessem feito não saberíamos, porque seriam esquecidos." Sam

"Poucos conseguem enxergar para onde sua estrada os conduzirá antes de chegarem ao final dela" Legolas

"A grande tempestade se aproxima, mas a maré virou" Gandalf

"Não sei nada sobre lados. Sigo meu próprio caminho, mas o caminho de vocês pode acompanhar o meu por um tempo" Ent

Dilaine 24/07/2022

Um parto
Demorou mais enfim consegui terminar esse livro?
Mesmo sendo uma leitura mais fluida, esse segundo livro, ainda assim Tolkien pra mim é uma luta, sua forma de escrita extremamente descritiva deixa a leitura um pouco cansada, mas sendo lindo de ler, mas precisa ter muita paciência. Porém esse segundo livro eu gostei bastante, e apresentou personagens maravilhosos.
Polyana 26/07/2022minha estante
Que bom que está gostando mais. Eu particularmente gosto dessa descritividade dele, embora canse um pouco.

DAbora277 20/12/2022

Gostei mais desse do o primeiro. Nesse livro a gnt percebe o companheirismo entre o frodo e o sam e mds e a transformação do gandalf foi chocante tbm. Gostei mt,cada batalha,cada momento. Incrível
André Luís 20/12/2022minha estante
Gostei muito desse tb. Mas acho q o primeiro foi o meu preferido. Acabei o terceiro agora, ou pelo menos a história em si e comecei os apêndices. São tb muito interessantes

Ana Paula 13/01/2023

As duas torres
Sequência perfeita!! Incrível como a história tem delhates e lugares tão bem descritos. O que falar dos personagens então?? Todos maravilhosos!! Sam um amigo fiel a Frodo, a amizade de Legolas com Gimli, Aragorn, Gandalf, Faramir e até Sméagol.
Muito bom!!
Paulo 17/01/2023minha estante
Show ??????

Jucier0 19/01/2023

Uma aula de escrita
A beleza de reler alguma obra é se desamarrar da ansiedade de saber o que vai acontecer e conseguir apreciar mais a jornada e os detalhes. E que aula de escrita é esse livro! Alternando momentos mais lentos e descritivos com momentos rápidos e emocionantes, As Duas Torres continua sendo uma leitura obrigatória para quem gosta do gênero fantasia.
WinterNogs 19/01/2023minha estante
Basicamente é por isso e mais alguns motivos que tornam esse o melhor livro, na minha opinião, de toda essa trilogia. Feliz por ti amigo e continue apreciando!!

@imthestargirl - bookstagram 13/12/2022

Impossível não gostar
Tolkien pode ser uma leitura cansativa e demorada, mas vale a pena cada segundo.
Não tenho mais como elogiar, só dizer que eu amo demais.
Só não dou 5 estrelas pq a parte do Frodo com o Sam foi mais "chatinha" e sem muitos acontecimentos
Alisson.Seraggioto 03/05/2023minha estante
Mas vc deu 5 estrelas kkkkkkk

Wender.Carlos 13/07/2022

As Duas Torres
Então continuamos aqui a grande saga do Senhor do Anéis, um livro mais viciante que o próximo. Aqui encontramos uma continuação direta da ?Sociedade do Anel?.

Buscamos entender o que aconteceu com o grupo já separado. E através do livro acompanhamos estes dois grupos com suas aventuras e desafios.

Vemos um grupo que busca recuperar aqueles que foram perdidos, enfrentam diversas provações. São encontrados novos integrantes e que serão de grande valia para a jornada além disso o retorno de alguém muito especial.

Temos grandes exércitos e como estão se portando em relação ao risco iminente de toda a destruição. Além disso a quebra de maldições que assolam o grande reino dos cavaleiros. Por fim a grande batalha contra Saruman e como as forças do bem podem se unir.

Do outro lá já acompanhamos a perspectiva de Frodo e sua jornada até Mordor. Temos aqui um novo integrante que irá ?ajudá-lo? nessa jornada. Sam é muito desenvolvido e podemos notar o amor e carinho por seu chefe.

Está história é tão bela e aquece tanto nos corações por aventuras que já anseio pelo desenrolar da história. Não quis abrir muito pra não ter spoiler pois descobrir tudo é mágico e belo. As vezes o socorro vem de onde não imaginamos?
DANILÃO1505 14/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Elissa 27/01/2023

Altos e Baixos
Tive um sério problema com essa separação de capítulos.
A sequencia do Frodo e Sam foi muito cansativa e enrolativa pra mim.
Porém o restante da sociedade, suas aventuras individuais,os reencontros e as batalhas... tudo valeram as 4 estrelas
Gabi 27/01/2023minha estante
A parte q não é do frodo e sam é muito mais legal de ler kkkkkkkk

Manu Jordão 27/08/2022

Sinceramente não sei. Esse livro foi melhor do que o primeiro, porém mil vezes mais chato, se eu não tivesse me esforçado muito pra fer uma leitura fluida provavelmente ainda estaria na metade dele. Acho que o autor narra coisas desnecessárias e isso me deixa com raiva, mas os personagens são ótimos e eu tenho apreço por todos eles.
Outra coisa que me incomoda MUITO é a questão das mulheres. Nesse livro em todas as 364 páginas aparece apenas UMA mulher em uma cena por cinco minutos, e ela diz apenas uma frase, que é tipo ela agradecendo uma coisa. Meu deus, não acredito que o Tolkien que era um cara tão à frente do seu tempo realmente não ligava pras mulheres e pro papel delas na história dele
Enfim, logo pego o último pra ler.
Pinheiro.Adrianno 03/09/2022minha estante
Então ...acho que vc vai gostar do 3o livro.

Rafaela (@exlibris_sc) 26/04/2020

A segunda parte do imortal Senhor dos Anéis
Dando continuidade à Saga do Anel, na parte dois de “O Senhor dos Anéis: As Duas Torres”, uma presença escura e opressora se avizinha dos povos da Terra Média em especial da Sociedade agora em frangalhos.

Aqui temos os livros 3 e 4, onde é narrado neste primeiro o que se sucedeu após a morte de Boromir, a caçada aos Uruk-hai pelo trio mais badass da literatura - Aragorn, Legolas e Gimli - e vários eventos épicos que me deixaram sem fôlego, como os Ents e Fangorn; já no livro 4, temos o retorno de Frodo e Sam após se separarem da Comitiva e seguirem em direção à Mordor, encontrando a criatura Gollum que, apesar de tremenda malícia, se mostra curiosamente útil à Demanda.

Cada relato e cenário é mais eletrizante que o anterior, já falei uma vez e retorno a exaltar o quão excepcional era o mestre Tolkien em nos fazer sentir profundamente as vivências dos personagens e até respirar o ar carregado de Rohan, bem como o de toda a Terra Média.

Relembrar Éowyn e Faramir com toda sua força, sabedoria e semblantes nobres feito a luz das estrelas foi incrível!

Mais uma vez me surpreendi com os pequenos detalhes esquecidos por mim nesta releitura e também me abismei com as diferenças que encontrei do livro para a adaptação do cinema, apesar desta ser também uma obra prima. O Faramir dos filmes deixa a desejar e quem leu e assistiu vai concordar comigo.

Com o coração batendo forte no peito e a espada na mão, sigo agora para Gondor pois há muito “O Retorno do Rei” foi postergado e afinal “o amanhecer é sempre a esperança dos homens” como disse o próprio Elessar.

site: https://www.instagram.com/p/B-zWBeYDI5a/
João Marcos Back 26/04/2020minha estante
Que os senhores do Oeste te acompanhem nesta grande (e linda) jornada

LisboaPB 28/07/2021

Tão bom poder continuar a leitura desta aventura maravilhosa. A forma como se escreve, os detalhes, a unicidade...
Já já estarei lendo o último livro.

E confesso que esse foi o melhor que o primeiro ?
Luana 10/08/2021minha estante
Tenho que ler o último também!!