Sorte ou Azar?

Sorte ou Azar? Meg Cabot

Resenhas - Sorte ou Azar?

Aline Sampaio 16/05/2018

Agradável e Divertido
Amo os livros da Meg Cabot e passei a maior parte da minha adolescência lendo...

Jean, ou melhor Jinx. Uma jovem ruiva nascida com a má sorte ao seu lado. Será mesmo? Ou isso é causado apenas pelas consequências de atos desesperados?

Jinx espera conseguir se livrar da má sorte quando se muda para casa dos tios, em Nova York, do outro lado do país, ou ao menos, fugir de um inconveniente que provocou em sua cidade natal. Porém, ao chegar lá, percebe que muita coisa mudou, principalmente sua prima Tory. Algo muito mais maléfico e assustador a ronda...

Sorte ou Azar? é um livro agradável e leve. Com uma narrativa fluída... Tem romance, aventura, suspense e misticismo. Terminei este livro com um sorriso nos lábios. Previsível? Um pouco, mas isso não torna o livro o ruim. .

Resenha completa no Blog.

site: http://www.cantinhodaamiga.com.br/2015/06/resenha-sorte-ou-azar.html

20/02/2009

Perfeito.
A forma como Meg mistura a bruxaria, amizade, inimizades e amor, torna o livro gostoso de ler e ao mesmo tempo surpreendente. Eu esperava um bom livro adolescente de bruxas, mas li algo muito melhor.

Lalá Ribeiro 14/06/2009

Eu amo esse livro por causa da sua leitura fácil! É tão simples que você nem percebe quando acaba, só restante a saudade. Em poucas palavras: "Eu gosto de focas!"

Mabi21 10/09/2018

Um dos meus preferidos na pré adolescência
Um dos meus livros favoritos quando pré adolescente, Sorte ou Azar foi uma leitura maravilhosa. Livro fluído, história contagiante, personagens bem construídos, um romancezinho maravilhoso que mergulha no mundo da ficção. Reli diversas vezes esse livro ao longo de alguns anos e tenho um carinho enorme por essa obra. Envolve amor, envolve família, envolve tradição, envolve bruxaria. Quando li pela primeira vez, lembro que me identificava demais com a protagonista, o jeitinho meio colona perdida na cidade grande, a independência, o coração bom, a insegurança de conhecer uma nova casa.

Karol 05/01/2016

Jinx

"Abrace aquilo que você teme"

"Um poder tão forte quanto o seu... é realmente muita responsabilidade. Você nunca deveria usá-lo de modo leviano. E nunca, como tenho certeza que aprendeu, para manipular a vontade de outra pessoa. Porque pode dar errado... muito errado, como parece ter acontecido com seu primeiro feitiço. Mas isso não significa que deva ter medo dele. Ter cuidado, sim. Medo, não. Porque seu poder, seu dom, faz parte de você. Uma parte boa, e não má. Ao não abraçá-lo, você está negando parte de si mesma. É como dizer que não gosta de si mesma. E isso é errado. Sem dúvida você pode ver que é isso que está acontecendo, porque tem uma espécie de... bem, como você diz, azar, não é isso que jinx significa?"

Jean Honeychurch, azarada desde o dia do seu nascimento quando um raio atingiu o hospital, ganhou do médico o apelido de "Jinx", o qual devido a sua inacreditável má sorte, foi adquirido por toda sua família e amigos. Devido a um incidente ocorrido na sua cidade natal, Hancock, Jinx se muda para passar um tempo com seus tios em Nova Iorque. Apesar da esperança de que possa recomeçar sua vida em uma cidade onde ninguém a conhece, o azar de Jinx se apresenta já no primeiro dia: todos erram a sua data de chegada na cidade, o que acarreta na ida sozinha de táxi até o apartamento dos tios. Com essa chegada de surpresa, ela reencontra sua prima Tory em um desagradável ritual com seus amigos, incluindo Zach, que apesar de ser a paixão de sua prima, causa fortes emoções em seu coração.
Tory acreditava ser a herdeira dos poderes de Brawen, uma bruxa da família, que ao morrer jurou que no futuro nasceria naquela família mais alguém com seus poderes, mas tem essa ideia alterada quando vê a prima Jinx salvando Zach de um acidente. Seria aquilo apenas o mundo conspirando contra a prima como sempre, ou seria ela a verdadeira herdeira?

Quando Tory nota o clima que está rolando entre Zach e Jinx decide mostrar que ninguém brinca com suas coisas, e revela a história sobre Brawen, fazendo Zach acreditar que Jinx está o enfeitiçando para que fiquem juntos.

A escrita de Sorte ou Azar é leve e deliciosa como a da maioria dos livros da rainha Meg Cabot. Apesar do tema bruxaria ser presente em todo o livro, ele é colocado de forma sutil, sem parecer um mundo paralelo. É impossível não torcer pela personagem ao desenrolar da história e das tramanhas de sua prima.
Essa é aquela típica leitura para devorar em uma tarde e ficar querendo mais.

site: http://www.entrecartaseamores.com/2015/11/resenha-sorte-ou-azar.html#more

milla 17/05/2009

Realmente esperava mais
Esperava mais

Jéss 20/10/2012

Abrace seu poder
Adooooorei, principalmente por que os que eu tenho lido da Meg não são com garotas de 16 anos (minha idade ^-^), haha se é que me entende. A história é bem diferente e realmente fofa. Me identifiquei muito com a personagem, já que eu também são muito atrapalhada e sem jeito. O bom da Meg é que, como sempre, você só começa a entender as expressões e mistérios junto com outros personagens, já que a Jean não dá nada de graça. O Zach é tão fofo! E a Tory é meio psicopata, mas, também a Jean acreditou em muita coisa. Entendam como quiserem, não vou dar spoilers. Gostei especialmente desse livro, por que não teve aquela mesma história de sempre (tipo os de época - a mocinha odeia o gato, eles ...hm..., a mocinha se apaixona, crime terrível, amor amor e fim), uma mudança é sempre bem vinda! Sem falar que esse livro me fez rir muito :D. RECOMENDO!

Márcia 31/03/2011

– Maravilhoso! Só evite lê-lo durante filas
Fazia tempo que eu não gostava tanto de um livro da Meg. “Sorte ou Azar” trouxe a paz entre nós duas. Depois de me frustrar com “Pegando Fogo!”, enjoar de “O Diário da Princesa(chata-Mia) e dar mais que umas poucas risadinhas em “A Rainha da Fofoca”, “Sorte ou Azar” me fez lembrar do tempo em que só a Meg conseguia me fazer espairecer durante uma tarde inteira.

A Jinks é uma das protagonistas da autora que mais me cativaram. Desde “Avalon High” eu não tinha uma experiência tão ... diferente com a Meg. Falando no livro da autora que faz alusão ao Sr. Arthur e sua távola redonda, “Sorte ou Azar” segue pela mesma linha com apenas algumas diferenças essências no enredo, claro.

Acho que talvez nunca mais volte a ter a relação de outrora com a autora, mas sempre poderei contar com um Meg Cabot durante um dia inteiro de fila no salão de beleza. Aliás, a Jinks é tão, mais TÃO azarada, que a culpo por essa fila toda. Sério! Quanto mais eu lia, mais a fila crescia.

Suspeitas a parte, a Meg consegue criar nesse livro um drama realmente interessante e - por que não? – inteligente. Não chegaria a dizer imprevisível, já que até a mais elaborada das “magias” do livro me vieram a mente dezenas de páginas antes. Mas, fazendo pesos e medidas o saldo é positivo, já que a Meg nos vem com mais de um de seus “carinhas-perfeitos”, o Zach (que nome mais... fofo). Não consigo me lembrar de livro algum da Meg (até dos que não gostei) em que eu não tenha pelo menos sorrido à caracterização do personagem masculino principal. São tantos e tão perfeitos que nem enumero mais. Já as mocinhas, bem, bem poucas.

“Sorte ou Azar” tem aquela mistura de mistério, romance e cultura-adolescente-americana que funciona. Tem ótimos personagens e uma trama bem bolada, com diálogos interessantes e divertidos. Apesar de não ser imprevisível, na sua essência o livro tem um fundo de “perguntas não respondidas”; intelignetíssimo da parte da autora. O leitor passa o livro inteiro se perguntando em quê ele acredita. Ou até mesmo em quem.

Maravilhoso, Cabot. Continue assim.

Devo acrescentar que, apesar do tamanho absurdo da fila, o livro foi de uma serventia absurda, já que eu teria pirado sem essas horas com a Jinks.
Carol Moreira 14/04/2011minha estante
Márcia me identifiquei muito o primeiro parágrafo da sua resenha! Tive as mesmas experiências com os livros citados. Nossa a Mia chega a dar coceira de tão chata! Eu parei no meio do quinto volume e não entendo como as pessoas conseguem ir até o fim. Enfim ainda não li "Sorte ou Azar" mas depois da sua resenha vou me arriscar a me aventurar na Meg novamente.

Lu 21/10/2009

Muito divertido!

Maria Coelho* 29/11/2009

Eu não tinha o hábito de ler até achar "Sorte ou Azar" e simplismente me facinar por leitura! Sou grata por ele até hoje pois foi ele quem me despertou a abriu minha visão diante dos livros. É simplismente perfeito e facinante capaz de levar a pessoa e vicia-la. Indico, recomendo.

Amandha 07/12/2009

Não é O livro, mas é uma boa história, sim. É legal quando às vezes você quer para de ler aqueles livros adultos e voltar a ler um romancezinho adolescente :D

Ligia 25/01/2010minha estante
Ah Meoo Dells que livro viciante. Já li melhores da Meg, mas esse tbm é mtoo bom *0*

Juliana 03/05/2014

"Tu lê esse livro e se não gostar eu juro que te bato" ai, ai, a amizade....
Jean é uma menina. Se tu já imaginava ou não, não vem ao caso, o que importa é que ela acha esse nome de menino então fiz questão de explicar em respeito a ela. Ao se meter em algumas confusões na sua cidade natal, Jean se vê obrigada a se mudar para NY com os tios para tentar terminar o terceiro ano e esquecer os erros do passado. Vamos concordar que tudo isso se torna difícil quando se é super tímida e mais ainda quando se tem uma prima porra-louca que insiste em dizer que é uma bruxa e quer que tu se junte a ela. Com tudo isso, a violinista do interior se vê obrigada a tentar parar a prima que ta saindo cada vez mais dos limites e ainda administrar o amor que esta sentindo pelo seu vizinho, Zachary Rosen, um mini Cooper Cartwright da vida.

site: http://www.dragonsmysteryandsuicide.com/#!sorte-ou-azar/cwl7

Thai Miranda 19/04/2012

Sorte ou Azar- Meg Cabot
Sorte ou Azar é um livro ótimo...
Começa falando sobre feitiçaria, mas termina com um romance super envolvente. Quando terminei de ler, fiquei apaixonada por este livro e até hoje penso na Jean e como seria o Zach se ele fosse real; rsrs

Ju 19/09/2012

Resenha: Sorte ou Azar? / Meg Cabot
Essa e outras resenhas você encontra no meu blog: Salão de Livros

Capa: 4/5
Narrativa: 5/5
Classificação: 3,5/5

“Sorte ou Azar?” não é um dos melhores livros que já li da DIVA da Meg Cabot, mas não decepciona.

Jean é uma garota que não sabe que têm um poder imenso nas mãos. Herdeira da sua tata- tataravó Branwen, ela nem sabe que na verdade, o azar que acha que sempre teve, na verdade é magia.

Ela sempre se meteu em confusões. Para ela é normal ter um machucado ou se meter em encrenca. Mas tudo muda quando vai para casa dos seus tios em Nova York.

O problema é que a sua prima Torrance, ou Tory, também sabe dessa história de feitiçaria e acha que ela é a grande bruxa, e se sente acima de todos por causa disso. Ela mudou muito desde que Jean a viu na última vez. Está levando essa história de bruxaria muita a sério, e faria qualquer coisa para ser feiticeira.

Porém, quando Tory percebe que Jinx, como a chamam e que significa pé-frio, também pode ser uma bruxa decide que quer ela em seu coven. Jean não aceita. É então que tudo começa a ficar estranho e complicado.

Opinião:
Como eu disse ai em cima, não foi um dos melhores livros da Meg, mas mesmo assim é bem legal.

Com uma leitura bem leve e fácil você consegue ler o livro bem rápido, além de ser curtinho.
A história em si é legal, mas esse assunto de bruxas não me agradou. Na verdade eu achei bem ridículo. O que salvou foi os outros acontecimentos, como quando Jean começa a se aceitar e tudo mais spoiler sabem?
Não me leve a mal, eu amo bruxas, mas o jeito como a autora descreveu os feitiços realizados me deixou frustrada. Afinal elas são tão poderosas, porque focar apenas em magias de amor e coisas fúteis? Achei que ela poderia abranger bem mais o enredo, que achei um pouco fraco.
A história é previsível. A cada capítulo eu já sabia o que ia acontecer, e isso é meio chato.
Em compensação, eu adorei a Jean. Isso que deixou o livro legal, pelo menos para mim. Ela é o tipo de pessoa que com certeza seria minha amiga. É divertida e meio lerdinha!
Sem falar do Zach um pedaço de mal caminho que fica amigo da Jinx e consegue fazer garotas suspirarem (aiai .. *-*)
Enfim, o livro não é ruim, dá para se divertir bastante, apenas não gostei muito do jeito das bruxas na história.

Recomendo para quem gosta muito da Meg e quem quer se divertir muito com a Jean.