Sorte ou Azar?

Sorte ou Azar? Meg Cabot

Resenhas - Sorte ou Azar?

Silvio 21/04/2011

Esse livro não faz jus à fama. Garotas adolescentes com suas paixonites, namoricos, brigas, vinganças, desconfianças, traições; prima pobre e prima rica, a rica com inveja da pobre; creem em magia e bruxaria; no Brasil tais garotas fazem a mesma coisa e chamam de simpatia!
Todas as meninas são lindas, todos os rapazes são gatos...
Mih Del Debbio 13/05/2011minha estante
Os livros da Meg Cabot são destinados para um publico juvenil, se voce espera algo muito diferente disso deveria procurar um autor com foco diferente...

Silvio 14/05/2011minha estante
Caríssima, para mim a literatura não tem um "público alvo". A literatura é uma arte e,como toda arte, destina-se a todos! Por exemplo, "Querido Diário Otário" é uma obra infantil e eu adorei; tomei conhecimento desse livro através de minha filha de 10 anos.

Mih Del Debbio 17/05/2011minha estante
Prezado Silvio
Sou obrigada a discordar.
Voce não pode pegar um livro como O Doce Veneno do Escorpião e dar para sua filha de 10 anos ler. Claro que todos os livros tem um publico alvo, e de maneira nenhuma, isso impede pessoas que nao pertençam a esse publico le-lo. MAs cabe ao leitor a percepção da decepção mediante a historia contada(ou a forma que for contada). Isso que estou dizendo é tão obvio que muitos livros trazem essas informações juntamente com as informações de edição e ISBN.
A meu ver, é muito claro que uma literatura destinada ao publico jovem, terá paixonites, namoricos, brigas... porque tudo isso faz parte do universo jovem. Que adolescente nunca teve uma paixonite?? Qual jovem nunca teve uma rixa no colégio??
Claro que todas as meninas e meninos serão lindos, isso chama atenção para a historia. Voce já viu um filme campeão de bilheteria onde o mocinho e a mocinha são horriveis?
A Literatura é um arte, mas como toda arte existem restrições.
A musica é uma arte... voce conhece as letras dos Funks atuais?? Voce aceita numa boa que sua filha de 10 anos faça parte desse mundo?
Espero ter esclarecido meu ponto de vista.

Alice 25/08/2011minha estante
"Caríssima, para mim a literatura não tem um "público alvo". A literatura é uma arte e,como toda arte, destina-se a todos!" Lindo comentário. Quando eu tinha 7,8 anos amava livros para crianças,mas também lia acessava a literatura adulta,lia alguma literatura com fundo erótico,e isso me abriu portas para um senso crítico apurado desde muito nova. O bom livro encanta a todas as idades.

Pam Gonçalves 19/04/2009

Normal...
Meg Cabot sem dúvidas é sinônimo de livro bom! Descontraído, com várias partes que você ri, outras que você fica triste, com medo… são diversas emoções juntas! Não é o melhor livro da autora. Mas é bonitinho, tem uma história legal e a Meg sabe explorar assuntos sobrenaturais. Como sempre tem algum personagem masculino, que todas as meninas babam e nesse livro não é diferente. O que é aquele Zach, meodels? Não sei vocês quando lerem, mas eu imaginei ele igualzinho ao Chace Crawford de Gossip Girl. Um GATO!

Ju 12/06/2010minha estante
Engraçado, também imaginei o Zach igualzinho ao Chace Crawford! ahauhauhau

Isabella Pina 21/03/2011minha estante
Nossa, você também? Até hoje, só de lembrar do Zach, também lembro do Chace! Bom saber que eu não sou a única! AHUAHAUAH

Leka 22/09/2011minha estante
eu tbm! kkkk adorei o zach é extremamente fofo.

Mari 06/09/2010

Inspiração
Sabe, a impressão que temos sobre um livro varia muito de acordo com nosso estado de espirito.

Posso dizer que, neste momento, este livro elevou meu estado de espírito!^_^

É uma leitura curta! Com uma trama previsível, e um final nada surpreendente! Um roteiro bem comum e previsível!

Mas ele era exatamente tudo o que eu precisava para ficar mais feliz!^_^

O que ele tem de diferente! Um estilo de narrativa irreverente, ele é narrado por nossa personagem principal, Jinx, uma adolescente de 16 anos, e realmente faz o leitor sentir que esta ouvindo os relatos de uma adolescente!

E me fez sentir pelo menos, emocionada, com raiva, feliz, triste,apavorada,... junto com ela!

É uma leitura muito boa! Bom pra ler sem compromisso! ^_^
Rezia 06/04/2010minha estante
Realmente vc falou tudo aí ^^

julia 17/11/2010minha estante
esse livro pode não sero o melhor da série mas vc está certa!

Alessandra 09/08/2011minha estante
é bem por aí. Não é nada de fabuloso, a maioria dos livros da Meg, na minha opinião, não tem nada de fabuloso. São livros leves, meio infantis, de leitura rápido e da até pra se divertir.

Lud 24/06/2011

Simplesmente não acreditei que foi a Meg Cabot quem escreveu este livro.
É até bonitinho, mas a história é muito boba e infantil até dizer chega. Não sei o que está acontecendo com a Meg... :/
Nadz 06/10/2011minha estante
A história é bem infantil... acho que mesmo feita para um publico infanto-juvenil,né? Mas é bonitinha, algo pra lermos em um fim de semana.

Márcia 31/03/2011

– Maravilhoso! Só evite lê-lo durante filas
Fazia tempo que eu não gostava tanto de um livro da Meg. “Sorte ou Azar” trouxe a paz entre nós duas. Depois de me frustrar com “Pegando Fogo!”, enjoar de “O Diário da Princesa(chata-Mia) e dar mais que umas poucas risadinhas em “A Rainha da Fofoca”, “Sorte ou Azar” me fez lembrar do tempo em que só a Meg conseguia me fazer espairecer durante uma tarde inteira.

A Jinks é uma das protagonistas da autora que mais me cativaram. Desde “Avalon High” eu não tinha uma experiência tão ... diferente com a Meg. Falando no livro da autora que faz alusão ao Sr. Arthur e sua távola redonda, “Sorte ou Azar” segue pela mesma linha com apenas algumas diferenças essências no enredo, claro.

Acho que talvez nunca mais volte a ter a relação de outrora com a autora, mas sempre poderei contar com um Meg Cabot durante um dia inteiro de fila no salão de beleza. Aliás, a Jinks é tão, mais TÃO azarada, que a culpo por essa fila toda. Sério! Quanto mais eu lia, mais a fila crescia.

Suspeitas a parte, a Meg consegue criar nesse livro um drama realmente interessante e - por que não? – inteligente. Não chegaria a dizer imprevisível, já que até a mais elaborada das “magias” do livro me vieram a mente dezenas de páginas antes. Mas, fazendo pesos e medidas o saldo é positivo, já que a Meg nos vem com mais de um de seus “carinhas-perfeitos”, o Zach (que nome mais... fofo). Não consigo me lembrar de livro algum da Meg (até dos que não gostei) em que eu não tenha pelo menos sorrido à caracterização do personagem masculino principal. São tantos e tão perfeitos que nem enumero mais. Já as mocinhas, bem, bem poucas.

“Sorte ou Azar” tem aquela mistura de mistério, romance e cultura-adolescente-americana que funciona. Tem ótimos personagens e uma trama bem bolada, com diálogos interessantes e divertidos. Apesar de não ser imprevisível, na sua essência o livro tem um fundo de “perguntas não respondidas”; intelignetíssimo da parte da autora. O leitor passa o livro inteiro se perguntando em quê ele acredita. Ou até mesmo em quem.

Maravilhoso, Cabot. Continue assim.

Devo acrescentar que, apesar do tamanho absurdo da fila, o livro foi de uma serventia absurda, já que eu teria pirado sem essas horas com a Jinks.
Carol Moreira 14/04/2011minha estante
Márcia me identifiquei muito o primeiro parágrafo da sua resenha! Tive as mesmas experiências com os livros citados. Nossa a Mia chega a dar coceira de tão chata! Eu parei no meio do quinto volume e não entendo como as pessoas conseguem ir até o fim. Enfim ainda não li "Sorte ou Azar" mas depois da sua resenha vou me arriscar a me aventurar na Meg novamente.

Sophia 02/09/2010

Clique em gostei :B
Uma história fictícia que conta a vida azarada de Jean! Fim.
Gii Sardi 28/03/2012minha estante
aro manolo

Um Rascunho a Mais 19/05/2016

Um livro para se ler sem grandes expectativas
Eu estava procurando uma leitura mais leve, sem grandes expectativas e de preferência que eu nunca tivesse ouvido nada sobre a mesma. Buscava um título que me chamasse a atenção e que me divertisse durante a leitura, foi aí que encontrei o livro “Sorte ou Azar?” da Meg Cabot. A primeira impressão que eu tive do livro ao olhar a capa que seria uma mistura do filme “Sorte no amor” atuado pela Lindsay Lohan e o seriado de TV “Sabrina aprendiz de feiticeira” e estava certa. Não é um livro surpreendente, nem com um final inimaginável e é cheio de clichês, mas ainda assim concluiu com êxito o que eu esperava da leitura.
Jean é uma adolescente de dezesseis anos e se considera uma azarada, desde o seu nascimento eventos de azar a acompanham, por isso seus familiares a chamam de Jinx (se traduzido para português equivale a má sorte). Ela é de Hancock no estado de Iowa, que é uma típica cidade de interior dos EUA. Além disso, seus pais não são ricos, moram em uma casa pequena e sua mãe é uma pastora. O período escolar está quase no final, porém Jean precisa passar uma temporada em Nova York a fim de fugir de um problema em sua cidade natal e recomeçar a sua vida. Quem sabe não é o fim da sua má sorte? Será que é má sorte ou um dom?
Jean se hospeda na casa de seus tios Evelyn e Ted que possuem uma realidade financeira bem diferente de sua família. Eles a matriculam em uma escola cara e oferecem o máximo de conforto para Jinx. Todos os membros da família estão felizes com a sua chegada na casa, exceto sua prima Torry (ou Torrance, como prefere ser chamada), com a qual terá alguns conflitos.
Como todo livro de fantasia/romance voltado para o público adolescente tem sim um romance que de uma certa forma é impossível e que no geral agrada aos leitores do gênero. Jean assim que chega em Nova York se ver apaixonada por Zach, um garoto lindo que é vizinho dos seus tios, porém tudo indica que ele já é apaixonado por outra garota.
Eu achei a leitura bem leve, fluída e possível de ser realizada em um curto espaço de tempo. O livro é narrado em primeira pessoa por Jean e tem uma linguagem bem simples. O enredo me lembra bastante os filmes da sessão da tarde que passam na TV, o que conferiu uma certa nostalgia ao ler.
A capa e o título tem tudo a ver com o seu conteúdo. Uma menina ruiva deitada ao lado de um pentagrama desenhado na grama, ao mesmo tempo que segura um livro. Ilustrando bem as características da protagonista, que é uma garota simples, bondosa e bem comportada. Jean se declara como nerd, além disso ainda faz parte da orquestra da escola. Uma composição clássica de contos de fadas, porém é uma personagem agradável, e que é fácil se simpatizar.
Os personagens secundários no geral complementam bem o enredo. Os tios são adoráveis, os primos mais novos também não deixam a desejar e Torry é uma antagonista que nos diverte com as suas loucuras. Os colegas de escola por sua vez apresentam os estereótipos típicos das escolas norte-americanas para ricos que é passado em filmes, livros e seriados para jovens adolescentes.
Enfim, indico a leitura para quem gosta do gênero e para quem já gosta dos livros da autora. A leitura foi válida, foi conduzida da forma que já imaginava, o final por sua vez também é previsível, mas ainda assim pude apreciar a leitura.

site: http://umrascunhoamais.blogspot.com.br/2016/05/resenha-sorte-ou-azar.html
hell 19/05/2016minha estante
AMO

Luma.Lage 25/09/2019

Jean, ou como é chamada pela família, Jinx, é uma jovem muito azarada. Tudo de ruim e improvável que pode acontecer com uma pessoa, acontece com ela. E depois de se meter em uma tremenda confusão em sua cidade, ela acaba indo morar em Nova York com os tios e os primos. A garota pensa que sua sorte está mudando, pois terá Tory, a prima com que sempre havia se dado bem, mas está completamente enganada ao chegar e ver o quanto ela mudou.

Jean é aquela que sempre procura enxergar o que há de melhor em cada um e, infelizmente, acaba por confiar em quem não deveria em alguns momentos. Tory é a imagem da imaturidade, insegurança e auto-estima baixa. Ela sente a necessidade de sempre ser a mais popular e ter o poder as mãos, por isso ela se tornou uma das personagens mais chatas desse livro.

Também temos outros personagens super legais no livro, como a família da Tory, que é totalmente o oposto da filha. Pietra, a au pair, e Zach, o vizinho delas extremamente carismático e que arranca suspiros por onde passa.

A história fala mescla romance, humor e magia, uma combinação satisfatória no final das contas. A prática da bruxaria é abordada e esse é o ponto alto do livro, pelo menos em minha opinião, que amo essa temática.

De um modo geral, “Sorte ou Azar?” não é um dos melhores romances do mundo, mas é uma leitura fluida e agradável. É o tipo de leitura para quem busca distração.
Luh 10/04/2021minha estante
????

Mandy Porto 23/04/2010

Ótimo! *-*
O que posso dizer? Eu simplesmente amo os livros da Meg. Ela é uma das minhas escritoras favoritas e para mim ela escreve essencialmente bem. As vezes eu penso que ela escreve especialmente para mim, porque tudo que eu leio dela eu amo de paixão.

Eu amo a Meg por me fazer rir, chorar, enfim sentir tudo que tem direito com seus livros.

Sorte ou azar? entrou para minha listinha de favoritos. Eu adorei a história toda e adorei a Jinx, opa, a Jean. Acho que toda garota pode se identificar um pouco com ela pela má sorte. E é muito engraçado com as cenas que Jean não ter sorte. E como eu adoro bruxaria, então ficou um pacote perfeito Sorte ou Azar? pra mim.

Amei *-*

BLOG: http://www.mylittleworldofbooks.blogspot.com/
Nick 12/04/2021minha estante
Também me sinto assim com a Meg! E sempre que eu não tô conseguindo ler nada eu pego um livro dela e leio todo em poucos dias ??

Roberta Nunes 04/09/2009

Mais um livro digno de Meg Cabot
"Sorte ou Azar?" é um livro muito bacana! Leitores que gostam do estilo único da Meg Cabot com certeza vão aprovar a história.
Além dos dilemas adolescentes em que Meg é mestra em criar, esta história tem uma pitada de magia, um gostinho de sobrenatural.
É muito fácil se envolver com a história da protagonista Jean, torcer por ela, ficar morrendo de ódio da vilã Tory e é claro, se encantar com o maravilhoso personagem masculino central do livro, o Zach...
E que "ceninhas" bonitinhas Meg nos traz!! Daquelas de fazer as mais românticas rirem feitos bobocas. Uma das minhas preferidas:

"–Eu me apaixonei por você muito antes de você ter a chance de me enfeitiçar.
―Me apaixonei por você no “eu gosto de focas”."

Ahhh, muito fofo!
*____*

E, para terminar, uma outra frase muito TOP retirada do livro:

"...o amor melhor e mais duradouro tem magia própria, e não precisa da ajuda de nenhum feitiço."

Leitura realmente recomendada para aqueles que curtem uma história leve e gostosa (embora previsível) ao estilo Meg Cabot.
Tata 04/02/2010minha estante
A frase das focas eh a melhor!!!!

Eunice.Vilares 17/12/2009

Gostei bastante!!!!
Ah, vi várias pessoas dizendo que o livro era sem sal... Eu gostei, gostei da Jinx, da Tory e do Zach... Zach, uhhh lindão!!!! rsrsrs

Realmente o fim foi meio previsivel, mas mesmo assim achei bom. O livro é engraçado e até que teve um romancezinho pra melhorar ainda mais as coisas... Jinx caindo foi engraçado!

Meg Cabot é um ótima escritora, sabe como prender um leitor!

Jay 04/07/2010

Razoável
Me surpreendi com esse livro por ter sido escrito pela Meg, que é minha autora preferida há tempos, e não ter me cativado como os outros costumam cativar.
Achei que a história foi entediante e beem previsível.
Então, como leitura de passatempo, é um ótimo livro. Agora, levando em consideração que é um livro da MEG, poderia ser BEM melhor.

Frioli 27/07/2009

Pra passar o tempo...
Livro pra passar o tempo, li em um dia e a história é bem previsível.

brendenha 22/04/2024

Uma boa memória, que devo continuar como tal..
Uma grande memória afetiva de minha pre adolescência, mas tenho certeza que se lido hoje em dia a opinião seria outra..

PatiC 31/07/2009

Muito bom, a personagem principal luta para não ser algo que realmente é, ou seja uma bruxa ela tem poderes, e não adianta fugir. Uma leitura rápida e gostosa.