BTK Profile: Máscara da Maldade

BTK Profile: Máscara da Maldade Roy Wenzl...

Resenhas - Máscara da Maldade

Mendest 06/02/2024

O Bom samaritano
Não foi o primeiro livro que ganhei sobre serial killer, e nem o primeiro que eu li sobre, porém foi um dos que mais me prendeu.
Ele conseguiu enganar por muitos anos uma comunidade inteira, na qual todos achavam que era um cidadão exemplo, enganou sua mulher e filhos.
Como todos sabem, não existe crime perfeito, e uma hora ele iria ser pego.

Realmente uma história e tanto para quem gosta de saber mais sobre True Crime.
Renata 06/02/2024minha estante
O ego dele era tão grande que ele só sossegou quando foi pego e pôde se gabar abertamente dos crimes.

Mendest 06/02/2024minha estante
Exatamente, se não tivesse tido o pequeno descuido, creio que nunca teria sido pego. Gratidão pelo descuido ?

Renata 06/02/2024minha estante
Ligar pra polícia pra perguntar se seria pego caso enviasse o arquivo foi mais que um descuido

Eu acho que ele tinha necessidade de reconhecimento pela crueldade do que ele fez, muito demente

Luiza.Carmo 23/11/2023

Esse livro é viciante, mas ao mesmo tempo perturbador.
A crueldade dos assassinatos te choca, além da frieza do BTK

micaela 21/06/2020

Uma leitura sufocante
BTK foi um dos serial killers mais comentados e procurados entre a década de 70/80. Com um perfil altamente egocêntrico, o BTK fazia questão de manter correspondência com jornais e policiais para se gabar dos seus crimes horrendos.

Seu modus operandi constituía de Amarrar (Bind), torturar (torture) e matar (kill) suas vítimas, daí saiu o nome com o qual é conhecido até os dias atuais.

❝ Existe um diabo no mundo; pessoas ruins que fazem coisas ruins por escolha própria. E, quando fazem isso, é necessário caçá-las. ❞

Esse livro foi totalmente diferente do que imaginava. Depois de ler Manson, que é uma biografia extremamente densa, esperava ver algo parecido com isso. Fui totalmente enganada, esse livro é mil vezes mais agoniante e pesado do que Manson. Temos relatos descritivos de todos os crimes e uma visão ainda mais ampla em como os policiais agiram pra confrontar o BTK.

Gostei muito de saber a perspectiva dos policiais, dá pra sentir a frustração de tantos profissionais que não possuíam ainda a tecnologia e nem as provas necessárias pra prender o assassino que só foi pego 31 anos depois.

A Narrativa me lembrou muito ao livro a Sangue Frio do Truman Capote, na realidade os dois livros seguem a mesma linha, relato de crimes escrito por jornalistas.

É um livro extremamente pesado e muitas vezes sufocante, tenham ciência disso ao optarem por ele como leitura.

site: https://www.instagram.com/p/B76EP3pBNk9/

Emilia.Cristina 25/10/2023

PRIMEIRO LIVRO DE SERIAL QUE EU LEIO
Gostei do livro e estava chateada de estar em ressaca literária bem quando eu tava lendo ele, nos dias que pegava ele não parava de ler, mas ficava dias sem ler? muito bom ver pela perspectiva da polícia e dos repórteres?
A raiva que dá de quem não tava envolvido achar que a polícia fez um mal trabalho ou ainda os políticos levarem o crédito? recomendo a leitura, acho que casos assim deviam até ser estudados em salas de aula?

Hayandra.Karolyne 06/02/2022

o que falar desse livro? muito apaixonada por ele, como uma fã de carteirinha de casos criminais fiquei apaixonada por BTS e tive que ir atrás do livro Darkside sempre arrasando com seus livros.
Angela Terencio 06/02/2022minha estante
Acho a capa linda, mas ainda não tive coragem de ler?.?

Hayandra.Karolyne 06/02/2022minha estante
tem algumas partes com conteúdo sensível, mas é super de boas, pelo mns pra mim

Queria Estar Lendo 25/11/2019

Resenha: BTK Profile: Máscara da Maldade
BTK Profile: Máscara da Maldade, lançamento da editora DarkSide Books - que nos cedeu um exemplar para a resenha - traz a história dos assassinatos do notório serial killer BTK - que desafiou a polícia de Wichita, no Kansas, por mais de 30 anos antes de ser pego.

Jeffrey Dahmer, Ted Bundy e BTK são alguns do assassinos em série que mais ouvimos falar quando entramos em contato pela primeira vez com o universo do true crime, e para mim não foi diferente. Assassinos prolíferos, que aterrorizaram toda uma comunidade e levaram anos para serem pegos.

Do fundo do meu coração obcecado e apavorado por true crime, achei que não tinha muito mais sobre o BTK que eu pudesse descobrir, até começar a ler Máscara da Maldade.

O BTK é um dos serial killers que mais me intriga porque ele foge muito do "esperado" para assassinos do tipo - mesmo o FBI, com sua nova tecnologia de análise comportamental nos anos 70 e 80, entendeu ele completamente errado. Na vida comum ele era conhecido como Dennis Rader, um pai de família, marido dedicado e líder comunitário.

Exatamente o tipo de pessoa que os amigos não conseguem acreditar que seria capaz de fazer algo tão terrível. Ainda assim, Dennis Rader - ou BTK, uma sigla para bind, torture, kill (amarrar, torturar e matar) matou cerca de dez pessoas entre os anos de 1974 e 1993.

Suas vítimas favoritas eram mulheres que moravam sozinhas. Por muito tempo, a primeira coisa que as pessoas da região de Wichita faziam ao chegar em casa era checar o telefone para ver se a linha tinha sido cortada - uma das marcas do BTK.

Ele estava atrás de fama, no entanto. O BTK queria que todos soubessem que era ele quem estava cometendo aqueles crimes e, por tanto, comunicou-se com a imprensa em algumas ocasiões. E foi justamente seu ego que ajudou a polícia, em parceria com a imprensa local, a pegá-lo.

Localmente, os crimes eram reportados pelo jornal Wichita Eagle, bem como a rede de TV KAKE. E é com base nos mais de 800 artigos publicados pelo Wichita Eagle - escritos entre o primeiro crime, em 1974, até o final do julgamento - que BTK Profile: Máscara da Maldade foi escrito.

Além de falar dos crimes e das vítimas do assassino em série, Roy Wenzl, Tim Potter, Hurst Laviana e L. Kelly retratam o dia a dia dos policiais envolvidos com a força tarefa montada - mais de uma vez - para pegar o serial killer BTK, e do clima da redação do jornal - que recebeu diversas vezes correspondências do assassino.

No tocante aos policiais, o livro dá um foco especial em Ken Landwehr, o chefe do departamento de homicídios na época da prisão do BTK - mas que já estava investigando os crimes há muitos anos.

BTK Profile: Máscara da Maldade foi uma leitura tensa, dado o conteúdo sensível, mas me pareceu mais honesto do que os documentários sobre os crimes que eu já tinha visto. Uma das coisas que descobri com ele, foi o significado da máscara que aparece na capa do livro - que não tinha ganhado um destaque de relevância nos documentários e acabou passando batido por mim.

Além disso, com ele nós temos uma sensação mais real do que foi a caçada pelo BTK. Quando a gente lê o artigo da wikipedia ou escuta as discussões a respeito dele em podcasts e programas de TV, parece que a polícia sempre soube que todos aqueles crimes estavam conectados e que ele deveria ter sido pego muito antes - levando em consideração que, por duas vezes, ele deixou sobreviventes.

Mas com Máscara da Maldade é possível compreender melhor as ações da polícia e a linha do tempo dos crimes. Como muitos deles só foram ligados ao assassino com sua confissão e como Dennis Rader era meticuloso no planejamento e execução de seus crimes. Mesmo quando tinha tudo para dar errado, ele sempre conseguia sair por cima.

Também achei interessante ler sobre a relação da imprensa com a polícia e os dilemas pelos quais eles passaram, especialmente no que diz respeito a divulgação de novas vítimas ou a promessa de matar novamente feitas pelo assassino.

Em meio a muitas controvérsias, no entanto, foi essa relação próxima que ajudou a prender, de uma vez por todas, o assassino.

Inclusive, outro ponto interessante é a desmitificação de assassinos em série como pessoas extremamente inteligentes. Dennis Rader não escapou da polícia por mais de 30 anos porque era inteligente, tinha um QI acima da média ou era uma espécie de Hannibal Lecter. Ele era um homem comum, apoiado pelas limitações das investigações forenses da época - já que ele chegou a deixar material genético em duas cenas de crime.

Acredito que essa desmitificação é muito importante, uma vez que esperamos que criminosos sejam sempre o Outro, um Monstro. Quando na verdade eles podem ser qualquer um - inclusive aquele conhecido que não parecia ser capaz de ferir uma mosca.

BTK Profile: Máscara da Maldade é uma boa pedida para fãs de true crime e quem está começando a se interessar pelo assunto - mas não indico para quem é muito sensível a assuntos do gênero, já que cair de cabeça dentro dos crimes desse cara é realmente perturbador. Foi uma leitura rápida, fácil e reveladora.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2019/11/resenha-bitk-profile-mascara-da-maldade.html
Flávia 03/12/2019minha estante
Ainda não li esse mas gostei muito da sua resenha especialmente pela questão da desmitificação! Estou lendo Killer Clown e esse seu comentário me fez ver com mais carinho a investigação policial - mesmo com as suas falhas e desencontros... A verdade é que é muito fácil a gente julgar pelo prisma de hoje em dia, quando já sabemos todos os detalhes, né?
Enfim, estou empolgada para ler! Arrasou na resenha!

Dani 01/06/2023

Já conhecia a história, então já sabia o que esperar, mas é um livro bem difícil de ler em algumas partes, mesmo para quem é crimizeiro como eu. As confissões dele são muito pesadas pela forma apática de falar sobre as crueldades cometidas. O livro é interessante por ser um outro lado da história, por contar como foi a investigação pelo ponto de vista da polícia e por expor as dificuldades que os policiais passaram, principalmente nas suas vidas pessoais, o que normalmente não é levado em consideração quando se contam histórias de crimes reais. Li devagar, intercalando com outros livros mais leves.

Aniiiiii 01/06/2022

Quem diria
Quem diria que um homem que aparentemente era uma boa pessoa na verdade é um monstro, só consegui sentir repulsa principalmente na parte do julgamento do comportamento dele e como ele conta o que fez, nojento.

sugarluck 20/12/2021

Surpreendente!
Um livro que me surpreendeu por uma outra temática para retratar um serial killer.

No início do livro já se é explicado o seu objetivo: não focar no "mal" mas naqueles que o erradicaram.
É bem interessente. Fiquei com medo de ser monótono, já que a gente quer ler um livro de Serial Killer e saber sobre o Serial Killer. Mas não me decepcionei, muito pelo contrário, eu adorei! O livro me prendeu do início ao fim. Acompanhar as investigações, a armação dos planos e até a relação polícia-imprensa foi ótimo para entender muito mais como se é formada uma força-tarefa e uma caçada a um criminoso pervertido e violento - e o quão os nervos ficam à flor da pele.

É bastante detalhado, portanto alguns podem achar cansativo, e que com certeza acharão pesadíssimo! É uma leitura que pode provocar arrepios e pesadelos, portanto é necessário ter "estômago" para dar uma chance à leitura. Para os acostumados, eu super indico!
Dá pra sentir bastante a adrenalina do que foi caçar uma pessoa por 31 anos, mas principalmente o sofrimento. Me sensibilizei com os policiais/detetives da força-tarefa, e até aqueles que saíram da polícia antes mesmo de conseguirem capturá-lo. E o Ken Lawndher, um investigador/tenente/pai/pessoa incrível!

Não é nem necessário dizer que a repulsa pelo assassino é inevitável. O quanto ele é manipulador, descarado, porco e assustador é absurdo!
E não superestimem o Dennis pelos 31 anos foragido, ele teve muito mais sorte do que inteligência! Apesar de também ser bem azarado quando tentava matar suas vítimas.

O livro tem MUITOS erros ortográficos que incomodam um pouco, e também possui alguns detalhes um tanto desnecessários sobre a vida de policiais.
DANILÃO1505 10/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

carol.pinheiro 01/07/2021

Precisando de uma opção mais leve para fugir da realidade do Brasil (risos), li sobre o serial killer que se autonomeou BTK. Esse livro conta detalhes da série de assassinatos que começaram na década de 70 no Kansas até a prisão do BTK. Adorei a forma como tudo foi escrito e mesmo sabendo o que rolou a gente torce muito para a polícia conseguir dar um fim a esse medo.

Obs: esse livro contém alguns erros de português.

Ale Giannini 17/03/2021

BTK
Estou lendo sobre Seriais Killers, BTK foi o terceiro livro.

Ele não é o que matou o maior número de pessoas mas, com certeza, é um dos mais sádicos que já li até agora.

Também chama a atenção o fato dele permanecer escondido por décadas. Resultado da capacidade que ele reconheceu como, compartimentar sua vida com habilidade.

Uma crítica à DarkSide: a edição é belíssima, mas já muitos erros grosseiros de grafia.

Leonardo 10/01/2023

Eu gostei bastante, além de detalhes importantes sobre a investigação e um "arranhão" no psicológico do serial killer BTK. O livro consegue nos dar uma boa visão sobre como era a vida nos anos de ataque do assassino e como isso marcou a cidade de Wichita.

tots ! 05/07/2023

O livro retrata sobre o caso do BTK, serial killer mundialmente conhecido pelos seus crimes horrendos. Mas, se quer ler um livro que retrata mais sobre o assassino em si, essa não é a melhor opção pois se fala mais sobre os policiais envolvidos e a mídia, tem pouquíssimas páginas sobre o BTK em si. Mas, eu gostei de ler por um outro ponto de vista, de ver o trabalho árduo e cansativo dos policiais envolvidos que trouxeram justiça às vítimas. Achei a leitura meio maçante e muito detalhada, mas é uma parte importante do livro. Enfim, um trabalho muito bom, gostei bastante.

Nata_Celesti 08/05/2021

Máscara da Maldade
Esse livro é, ao contrário de seu conteúdo, de uma leveza na escrita fora do normal. Tem várias camadas, enquanto você "vê" a perspectiva do assassino, também vê a dos policiais, repórteres... Você é capaz de conhecer melhor como funciona um trabalho policial real, todas as dificuldades para se capturar um assassino desses. Da pra sentir os sentimentos e tudo que as pessoas envolvidas no caso viveram. E principalmente constatar que existem pessoas como Rader, nesse momento, vivendo por aí, que talvez nunca cheguem a ser punidos... E creio que não deve ser lido as pressas, ele tem tantas coisas sensíveis que eu recomendo ler um pouco e dar uma pausa pra processar. No mais, são 5 estrelas pela escrita excelente e por fatos tão detalhadamente bem expostos.

Guibauer 18/12/2021

Uma Caçada de mais de 30 anos
Impressionante como um serial killer consegue ficar mais de 30 anos sem ser capturado. É essa a história do BTK, que é contada nesse livro junto com a história das pessoas que investigaram o caso, o perseguiram e capturaram.
O livro é muito bem escrito, por jornalistas da região que acompanharam todo desenrolar do caso, e conta detalhes dos crimes, do criminoso, dos policiais e das técnicas que usaram sem ficar algo massante ou complexo