BTK Profile: Máscara da Maldade

BTK Profile: Máscara da Maldade Roy Wenzl...

Resenhas - Máscara da Maldade

kalyne11 06/03/2022

meu Deus!!!! tive que fazer várias pausas nesse livro pq simplesmente não aguentei ler sobre todos os crimes sem me sentir mal. amei a forma detalhada tanto dos passos do btk quanto dos policiais e jornalistas envolvidos. darkside perfeita.

Maria16237 27/10/2023

Foram necessários trinta e um anos e um disque para prender o BTK.
Quando se escolhe narrar os crimes de um dos mais cruéis e duradouros assassinos em série dos EUA, muitos fatores devem ser levados em consideração. Um deles é como abordar a história de crimes cometidos a tanto tempo de uma forma que venha a prender o leitor. No livro em si, esse foi um dos fatores mais cruciais e relevantes para a minha demora e lentidão de leitura. Os escritores estabelecem uma linha cronológica muito interessante, ligando vários personagens secundários ao núcleo principal (uma das minhas ligações favoritas ocorre com o fato de o chefe da investigação também ter sido escoteiro assim como o criminoso em questão).
O livro só não merece as cinco estrelas por conta do balde de água fria que eu recebi na metade da leitura quando o caso esfriou. As últimas páginas foram extremamente satisfatórias e rápidas de se ler...
Recomendo o livro para quem não tenha nenhum tipo de sensibilidade e gatilhos... para os amantes de TRUE CRIME vale a leitura para um maior conhecimento em um dos casos mais famosos e midiáticos dos EUA e do mundo.

Ghostbird 16/06/2022

Um dos melhores livros investigativos não-fictícios
Repito, investigativo. Alguma pessoas podem se frustrar pelo livro não focar somente no perfil do Rader, mas acho que esse é o ponto forte desse livro e, indo além, em comparação aos outros conteúdo de criminalidade. Ao contrário dos demais conteúdos, o livro não foca em construir uma imagem fascinante de Rader, ainda que mostre quão complexo é o seu caso. Coloca o leitor a par de ambos os lados: a caçada da polícia e as ações do assassino. Você vê as história se desenrolando ao mesmo tempo e o livro não tem vergonha em expor os erros cometidos e as falhas do processo. Além disso, mostra todos os lados da história e, felizmente, não deixa de tratar dignamente as vítimas de Rader. Meu maior problema com conteúdos de criminalidade é quando o foco é somente no agressor, enquanto suas vítimas são apenas números colecionáveis. Aqui não, aqui você conhece o nome e a vida dessas pessoas, vê o sofrimento e o impacto que um ser desse causa quando está a solta.
Talvez, fique um pouco monótono ao mostrar tanto as vidas das demais pessoas, contar tantos detalhes pessoais e desenrolar a história por fora da grande investigação, mas, novamente, acho isso uma parte importante. Diferente dos demais livros, esse me deu a chance de conhecer que estava envolvido na investigação e como era a sua vida. A de Rader eu sempre soube, todos nós sabemos, mas raramente sabemos sequer o nome das pessoas que ajudaram a impedi-lo. Foi interessante saber quem são e o quanto essa caçada custou a cada um deles.
Dito isso, recomendo a leitura a todos que gostam de entender como uma investigação (fora dos clichês) é feita, o quão desgastante é e como a visão que as pessoas tem de serial killers é, na verdade, equivocada. Rader é quase uma exceção às regras que conhecemos, mas não há nada de fascinante nele. Em palavras do próprio policial do caso: "Imaginara durante anos que seria fascinante interrogar o BTK, Mas, pelo jeito, o BTK era um imbecil."

Mari 15/01/2022

Muito bem escrito, porém...
Dei quatro estrelas e meia pelo fato de no decorrer do livro ter casos aleatórios, q não tem nenhuma ligação com o btk, se não é sobre o caso nem deveria estar no livro, isso acabou deixando a leitura um pouco cansativa no meio, mesmo assim, considero uma ótima leitura, agr quero ler o escrito pela filha dele
Pojo 15/01/2022minha estante
Concordo com tudo ?

juresenhas 24/09/2021

você sinte vergonha ou remorso?
sim, por ter sido pego

eu odeio o Rader com todas as minhas forças, esse homem me dá nojo

me impressiona alguém ser tão organizando ao ponto de fugir da polícia por 30 anos mas ao mesmo tempo tão burro por acreditar que não daria pra ser rastreado só porque a polícia falou

andreiaflores 05/05/2022

Como pode um ser humano, pai amoroso, marido presente, membro assíduo da igreja ser um serial killer cruel e frio. Sem palavras.

dandara 13/07/2022

Interessante
"Existe um diabo no mundo; pessoas ruins que fazem coisas ruins por escolha própria."

Primeiro livro sobre o assunto que eu leio e gostei muito. O livro não é idealizado então os fatos parecem que são mais verdadeiros, durante todo o livro consegui imaginar as situações que eram descritas. Já assisti muitos documentários criminais, mas nunca tinha lido um livro, esse será o primeiro de muitos. Recomendo a leitura para quem gosta do assunto ou tem interesse em ler algo diferente, foi um livro fácil de ler apesar da história sem pesada.
Não dei 5 estrelas porque em alguns momentos senti que estavam "enchendo linguiça" e poderiam ter poupado algumas partes que na minha opinião não eram relevantes.

Books Bella 23/12/2022

True crime
Assim, estou viciado em true crime ultimamente e depois de ler laddy killers, achei que seria uma boa pegar um caso completo, poreeem, gente que cansativo, achei que não terminaria nunca!!! Eles colocam muitos detalhes IRRELEVANTES pra história do btk. Entendo que, o livro é realmente pra contar da investigação, mas poxa, muita coisa desnecessária, dava pra retirar cerca de 40% do livro... enfim, espero que ted bundy seja melhor rsrs
Ana 29/01/2023minha estante
Concordo!

Sambook 13/01/2021

A maioria dos homicidas matava pessoas que conhecia, por motivos tão antigos quanto Caim e Abel: raiva, ciúme, vingança, ganância... Caim matou Abel porque ficou com ciúme. Macbeth matou Duncan para tomar o trono. Booth atirou em Lincoln em nome dos sulistas...

Colly 31/01/2021

BTK: máscara da maldade
Por onde começar? O desenvolvimento é muito bom e um dos pontos mais fortes do livro é os detalhes que são muito bem contados em todos os lados.

Pelo fato de ter sido meu primeiro livro criminal foi um pouco difícil no início, pois eu ficava com repulsa toda vez que ele trazia todos aqueles detalhes das mortes e isso me travou de continuar. Depois q cheguei um pouco depois da metade começou a flui bem melhor, as 20 páginas por dia passaram a ser 35 a 40 sem contar que eu estava aproveitando mais a leitura.

Ana Paula 28/03/2022

O que mais me marcou nessa história foi a arrogância do BTK e o fato de achar que estava acima da lei.
O livro foi escrito de forma jornalística e cobre principalmente o ponto de vista da força tarefa e toda a saga para prender um homem, pai de família, presidente da congregação e escoteiro, que era como Rader se mostrava para a comunidade.

iammoremylrds 22/01/2022

não sei nem como descrever essa experiência com esse livro, é muito bem escrito, foi uma leitura pesada do início ao fim, assim como todo e qualquer livro de true crime, é bem completo

Neylane Naually 25/08/2021

Meu primeiro 'true crime'
"Como entender um homem que fez muitos amigos, mas estrangulou pessoas, que criou dois filhos com muito amor, mas que matou crianças?"

BTK, assim se autodenominou o serial killer Dennis L. Raider, sigla para Bind, Torture and Kill. O livro traz detalhes sobre os casos, as investigações e como a mídia e a população de Wichita, no Kansas (EUA), lidaram com a situação aterrorizante. A grande questão que tende a surgir nas mentes das pessoas quando o assunto é um assassinato brutal é "por que?", principalmente no caso de um assassino serial, já que normalmente ele não possui qualquer ligação com as vítimas. No caso do BTK não foi diferente, e suas próprias explicações soam piegas e ensaiadas e no fim nós deduzimos que ele fez porque quis fazer. Acompanhar todo o processo de investigação foi uma das melhores partes do livro, principalmente quando o BTK finalmente é preso e o acontecimento que levou a isso. Dennis era um homem padrão, líder religioso, pai de família, funcionário exemplar e um serial killer.

Foi minha primeira experiência com true crime e eu achei uma leitura muito interessante mesmo. Indico para maiores de 18 anos e que não tenham problemas com descrições gráficas de crimes brutais.

Jordana Borges 13/04/2021

BTK
Pra quem adora true crime o livro é um prato cheio! Não consegui desgrudar até ler tudo, mesmo já conhecendo a história do BTK que é um dos meus casos favoritos, pela diferença dele e pelo trabalho da polícia.

O livro é incrível, abrange a vida do Dennis Rader e também mostra o dia a dia da equipe de polícia que passou 3 décadas até conseguir capturá-lo.

Só não concordei com o fato de no fim da longa investigação a polícia colocar Dennis como burro, como um homem que ficou desconhecido e cometendo seus crimes por 30 anos sem deixar nenhum vestígio pode ser burro?
Gabi 15/04/2021minha estante
Pois é...também não entendi porque tacharam ele de burro...se ele fosse burro,a polícia também teria sido pois demorou 31 anos para pegá-lo.Não faz sentido.