As intermitências da morte

As intermitências da morte José Saramago

Resenhas - As Intermitências da Morte

Vini 16/07/2023

Adorei o livro como todos do José Saramago. Sempre uma boa experiência. Mas a primeira parte é mais interessante que a segunda.

Fabi 11/05/2022

Delicado e envolvente
Achei a história bem interessante. Trata-se de uma "paralisação de serviços" da Morte, ou seja, ninguém morre em um país durante determinado tempo.
Com isso, as complicações de se ter uma população que não morre, mas que fica moribunda, começam a vir à tona; despertando o melhor e o pior do ser humano.
O final é bem delicado e envolvente, mostrando que - apesar de ser uma criatura sobrenatural - a Morte é uma constante em nossas vidas.

Thiago.Silva 29/11/2022

Bom?mas?
Não foi um livro que me conquistou. Talvez eu tenha ido com muita expectativa, mas não me acostumei plenamente com a escrita do autor. Sinais de pontuação e diálogos sao bem diferentes na escrita de Saramago. A história em si é boa. No entanto,achei a leitura um pouco maçante. Foi meu primeiro Saramago, então talvez tenha sido o impacto da primeira leitura.
lari 29/11/2022minha estante
oii meu bem você pode curtir minha última resenha de "os dois morrem no final" ???

Deborah 07/05/2021

Gostei muito
Muito bom, primeiro livro de Saramago que li e amei.
Me fez refletir muito sobre a morte e seu lado mais prático...

@ruthlunang 23/07/2021

As intermitencias da morte
Eu achei que eu ia ser muito burra pra ler esse livro (primeiro livro de José Saramago que eu li na vida), e de fato eu precisei de um tempinho pra me adaptar com a escrita do autor que é completamente não convencional. Na primeira folheada eu já pensei que ia demorar uma vida nessa leitura, que aparentemente não tinham diálogos. Mas eu estava enganada, tem diálogo sim, eles só são apresentados de maneira diferente.

A história em si é relativamente simples. Ver como seria se as pessoas simplesmente deixassem de morrer e as consequências disso em uma sociedade, foi extremamente interessante.

Agora eu quero muito ler outros livros do autor, principalmente O Homem Duplicado.
Kaly 23/07/2021minha estante
Eu estava em dúvida sobre começar por esse, mas lendo o que você escreveu me deu ânimo de tentar.

@ruthlunang 23/07/2021minha estante
Que ótimo! Eu gostei demais desse livro!

Bruna Lima 13/10/2023

Apesar de a leitura em certos momentos ser um pouco densa (talvez por conta da estrutura, mas aos poucos o leitor se acostuma), também tem uma grande dose de humor, então, acaba que flui bem.

A história aborda e permite algumas reflexões de como lidamos com a morte e como a vemos, um dos pontos mais interessantes é que em certo momento de fato ela (a morte) aparece, como um personagem e essas passagens são bem intrigantes.

É curioso ver que o autor utiliza de uma distopia para trabalhar diversos pontos, inclusive, quais seriam os possíveis desdobramentos do que aconteceriam caso ninguém mais morresse, então, além das discussões sociológicas, políticas, éticas, é levantada também questões filosóficas sobre o impacto disso, vale comentar que todos esses aspectos não deixam a leitura "chata" ou tediosa, pelo contrário, fica ainda mais envolvente e com bom humor.

Leitura que vale demais a pena!

May | @vidadaleitora 21/03/2021

Genial!
Olá queridos leitores! Aqui é a May, com um livrão pra indicar pra vocês! A leitura dessa semana foi "As Intermitências da Morte" de José Saramago. Um livro com a temática de morte (que em tempos de pandemia deve ser mais impactante) é sempre polêmico tanto quanto certamente será ótimo. Minhas expectativas foram plenamente alcançadas!

Veja bem, a morte é um tema que particularmente me interessa, pelo fato de ser uma certeza na vida de todos, eu gosto de observar o que as pessoas pensam sobre. Nessa obra, teremos então o pensamento do autor num enredo fictício.

Saramago tem um senso de humor incrível durante todo o livro, e um jeito de escrever peculiar. Não só porque mantém-se a ortografia portuguesa, mas porque mesmo nos diálogos não se emprega travessões ou pontos de interrogação nos longos parágrafos. O mais engraçado é que você se adapta rapidamente a forma de escrita de Saramago porque o enredo o intriga e o instiga a relevar esse detalhe.

Não é exagero quando ouvir dizer que o autor (já falecido) é genial, pois esse fato comprovei eu. A história tem vários personagens sem nome num país não identificado, e mesmo assim não fica pontas soltas! É muito fluido, e até o leitor vira personagem, pois o narrador também se dirige ao leitor, o que achei o máximo!

Eu conheci a obra e me interessei por ela após assistir a duas BookTubers que muito admiro, e por isso recomendo a vocês se apaixonarem como eu: Isabella Lubrano do canal Ler antes de morrer e Tatiana Feltrin do cana TLT. Devo a elas ter tido a honra de ter lido uma obra atemporal e genial, além de criativa e bem humorada.

Favoritado!
Lima.Araujo 21/03/2021minha estante
Ansiosa para ler.

May | @vidadaleitora 21/03/2021minha estante
Eu tambem me vi ansiosa e por isso li em PDF no celular (furtaram meu kindle), mesmo tendo o risco de me dar enxaqueca. Valeu a pena!

Lima.Araujo 24/03/2021minha estante
Estou ouvindo este livro, para me preparar para a leitura kk

Kamyla.Maciel 28/01/2021

O que você faria se descobrisse que nunca mais morreria?
No livro, a morte tira uns meses de folga, decide não mais matar as pessoas de um determinado país.

Acredito que um dos focos seja a relação do homem, da sociedade, da igreja, do governo e de outras instituições com a morte. Mas, Saramago vai além, ele me fez pensar nos interesses por trás, nas corrupções, me fez pensar nos discursos hipócritas, se sabemos lidar com a morte, mas, sobretudo, se sabemos lidar com a vida.

O que me apaixonei mais foram os diálogos, cheios de ironia, ácidos, divertidos, deliciosos! A forma como foi escrito o livro faz a leitura ser mais complicada no início, por causa das pontuações (a ausência dela né), mas nos faz ter mais concentração, mergulhar mais nesse mundo de Saramago.

Eu tenho a impressão que por ter questões existenciais, cada leitor vai retirar desse livro um aprendizado diferente. Mas, acho que ninguém vai terminá lo sem se questionar ?e se ninguém morresse mais??

Maravilhoso. Certamente, voltarei a lê-lo daqui um tempo. E é fato que terei outras percepções.

JuanComjota 31/01/2024

Das coisas que apenas Saramago seria capaz
Qualquer tentativa de descrever a força com que esse livro me atingiu seria inútil. José Saramago é dono de uma capacidade narrativa única, onde realmente se faz necessário esforçar-se para completar a leitura, mas a recompensa se não multiplicada, nunca ficaria abaixo do que se espera dele. Me causou uma grande ressaca literária, mas talvez seja proposital, preciso de alguns dias para refletir sobre a peça de arte que pude ter o prazer de conhecer.
Arte!

Letícia Serrão 18/06/2022

Ler Saramago exige dedicação
As obras de Saramago exigem dedicação do leitor (e vale super a pena chegar ao fim de cada livro dele). Com as Intermitências da Morte não foi diferente.
À princípio temos a ausência da morte em um determinado país, portanto, de um dia para o outro ninguém morre. O que era motivo de alegria (a ideia da imortalidade) acaba virando um caos (superlotação de hospitais e asilos, crise nas empresas de seguro de vida e etc). As pessoas simplesmente não conseguem morrer, mesmo estando doentes e condenadas ao fim.

Super indico a leitura, há uma parte que nos remete ao que passamos durante a pandemia do covid 19 (quando a morte volta a atuar, causando assim, mortes em massa e consequentemente um desequilíbrio gritante)
Jheinis.Duarte 18/06/2022minha estante
Adicionei a minha lista de leitura!!

Guilherme Amin 11/06/2023

Um exercício fabuloso de estilo e criatividade
Uma semana depois de concluída a leitura, e ultimado o saudável distanciamento que amorna nossas naturais inclinações a derramar elogios adverbiosos no calor do fechamento do livro, recordamos a experiência de ler "as intermitências da morte", nosso primeiro contacto com a escrita de josé saramago, como o testemunho de um exercício fabuloso de estilo e criatividade pela pena do escritor merecidamente laureado com o prémio nobel de literatura, e sem embargo de respeitosamente nos irresignarmos com o facto de o luso ter sido o primeiro e até este dia único autor de língua portuguesa a receber a referida condecoração, Como que guimarães rosa não foi galardoado antes, protestam certos críticos brasileiros, Ou então a insigne lygia fagundes telles, inconformam-se outros, Mas por que não pelo menos machado de assis, que ainda era vivo quando da criação do nobel, levantou em boa hora um distinto professor de feliz memória, sem embargo, pois, de semelhantes polémicas, temos a confessar que quedamos absolutamente apaixonados por esta obra, a despeito das previsíveis dificuldades iniciais de carácter formal com que, em geral, exasperam-se seus leitores de primeira ocasião. Ao fim e ao cabo, agora em apertada síntese, este romance nos fez pensar criticamente, rir constantemente e, ao final, derramar uma contida lágrima ante o desfecho emocionante. Obrigado, saramago!
Gustavo Kamenach 11/06/2023minha estante
Resenha brilhante, Guilherme!

Guilherme Amin 11/06/2023minha estante
Muito obrigado, Gustavo! :)

Fer Paimel 17/09/2021

Amei!
Que livro massa! Leitura muito legal, cheia de reflexões e momentos muito engraçados. O autor transforma uma situação tão mundana em algo diferente e faz a gente imaginar vários cenários?
Não me acho particularmente criativa, mas a descrição de Saramago é tão completa, que é muito fácil se ver envolvida na trama.
Fiquei surpresa com o desenvolver do livro, achei que o foco seria outro? mas essas ideias de discutir o papel da morte e a intenção de humanizá-la podem ser abordadas de incontáveis modos.
Teve momentos mais interessantes que outros, mas em geral, é um livro que fica na cabeça!
Recomendo para quem queira algo mais enigmático, irônico e inteligente :)

Taylline 21/04/2023

Ninguém pensa sobre como seria se a morte desse uma parada
Pois é, aposto que ninguém nunca imaginou como seria se a morte decidisse parar de agir. Como seria um mundo em que fôssemos imortais? Mas esquecemos de um fato, se você está doente terminal, sofrendo não terá a possibilidade de livrar-se disso, e aí, ainda seria bom ser imortal?
Bom, é mais ou menos por aí que o livro vai. Levanta umas questões super interessantes.
Achei o livro maravilhoso, me fez refletir bastante, porém não é uma leitura fácil, devido os longos parágrafos e falta de pontuação característica do autor. Mas me fez querer ler mais obras dele!