Ichigo-ichie

Ichigo-ichie Francesc Miralles

Resenhas - Ichigo-ichie

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Tainá 09/03/2022

Com uma narrativa leve e dinâmica, somos guiados sobre o significado de Ichigo Ichie e como tornar momentos comuns em momentos de atenção plena, aproveitando cada detalhe e tornar em um acontecimento único.

ray.valete 03/03/2022

Um livro sobre aproveitar os momentos e as vivências que eles nos trazem como se nunca fossem se repetir. Sobre deixar para trás o passado, não se ansiar muito com o futuro e se localizar no presente. Com certeza aprendizados que levarei para a vida.

Yuki 24/01/2022

????
Toda a filosofia e história por trás de palavras e símbolos que carregam tanto é simplesmente sensacional.

Fer 25/02/2021

O agora é uma dádiva
Gostei muito desse livro, da forma como o autor traz pontos da cultura oriental que são maravilhosos.
Não considero como livro de autoajuda, mas um livro de reflexão. É um livro marcante que nos faz ver as coisas com outra perspectiva.
Recomendo a todos!

Joaquim 06/02/2021

Fantástico!!!
Adorei cada letra desse livro altamente provocativo e genial!!! Terminei com vontade de aplicar tudo que aprendi nele rsrs.

Cami 31/12/2020

Leitura leve e de muito ensinamento
Leitura incrivel!!!
Achei importante ter lido Ikigai antes, alguns referencias sao usadas. Grandes ensinamentos e aprendizados

Desireé (@UpLiterario) 18/09/2019

Apreciando o agora. (@UpLiterario)
Estamos sempre correndo. Sempre focados nos planos futuros ou nas amarras do passado, mas nunca realmente vivendo o aqui e o agora. Ichigo-Ichie busca nos mostrar que todo momento é único e, por isso, devemos aproveitá-lo ao máximo.

“[...] o que estamos vivendo agora não se repetirá nunca mais.”
Esse é o significado de Ichigo-Ichie, evidenciando que cada momento é um belo tesouro e que não devemos desperdiçá-lo. Um encontro entre amigos, um almoço de família, um olhar, um beijo; são momentos que só acontecem uma vez. Mesmo que você encontre os mesmos amigos todos os dias ou ainda que almoce todo o domingo com sua família, nunca um encontro será como o outro. As pessoas estarão mais velhas, mesmo que por questão de dias, em outros momentos e humores e, portanto, é importante aproveitar cada momento como se fosse o único.
“[...] tomar consciência do Ichigo-Ichie nos ajuda a tirar o pé do acelerador e recordar que cada manhã, cada encontro com nossos filhos, cada momento com nossos entes queridos é infinitamente valioso e merece toda a nossa atenção.”.
Um livro que nos ensina a olhar para o agora e focar no presente. Desacelerar, aproveitar e agradecer por cada momento vivido, como se fosse o último. Possuindo uma parte teórica e uma prática, os autores nos mostram como é simples utilizar as técnicas do Ichigo-Ichie em nosso dia a dia. E apenas abraçar a alegria das pequenas e grandes coisas; a única emoção que nos mantém no presente e que devemos cultivar todos os dias.
“O drama da existência não é morrer, mas nunca ter começado a viver”.
Recomendo!

site: www.instagram.com/upliterario

Gabi Maki 25/07/2019

Bom para refletir...
Eu, particularmente, gostei muito desse livro e espero ler novamente em breve!
Sei que ele fala sobre coisas que já sabemos: "Viva o momento, o aqui e o agora".
Mas, pensa comigo...

#GabiReflexiva

? Quantas vezes nós paramos para aproveitar os bons momentos?
? Quantas vezes eu só fiz alguma coisa (que nem queria) pra agradar alguém ou ganhar curtidas/seguidores?
? Quantas vezes eu prefiro reclamar do que está acontecendo em vez de ver o lado bom da coisa?
? E se eu não acordasse amanhã? Eu aproveitei o cheiro de café (uma das minhas paixões) que corre pela casa todas as manhãs?

Pode parecer um clássico clichê ou talvez seja pelo momento... Esse livro conseguiu mexer comigo.
? Percebi o quanto reclamo e não dou valor para as coisas que me cercam;
? Em um mundo de constantes comparações nas redes sociais, na escola, na faculdade, no primo que é concursado e eu não... ? Nós precisamos parar de se incomodar com a vida alheia e dar valor pra quem eu sou, para as amizades que me fazem bem e não ao contrário;
? Descobri o quanto sou volátil: vivo no passado e me projeto no futuro o tempo todo... Muitas vezes esqueço aonde estou e me sinto confusa, perdida, desnorteada;
? E que mudando pequenos hábitos, curtindo o momento, eu posso aproveitar mais a vida!

Um exemplo?

Me mudei para uma casa nova há quase um ano. Só sabia reclamar o quanto é mais longe de tudo, o quanto é fria, que é perto do mato, que os vizinhos são antipáticos, que aparecem aranhas e bichos de tamanhos que eu nunca nem vi...ou seja, reclama, reclama, reclama... 24h por dia reclamando...Pq raios eu estou aqui? Pensava o tempo todo!

Um dia, cheguei em casa mais cedo, fiz um chá e peguei um livro para ler com o restinho do sol. Estava agradável, quente, silencioso. Percebi que às 17h muitas pessoas saem para caminhar e lhe dão Boa Tarde (olha que legal, a educação não morreu... Acho que eles não são tão antipáticos assim...), que muitos pássaros começam a se recolher, que a vizinha rega as flores enquanto fala com o cachorro, que o pôr do sol reflete as nuvens e um brilho dourado na minha janela... Calma! Tem mais:

Às 17h15 duas araras azuis de barriga amarela passam por cima da casa e nos brindam com uma vista de tirar o fôlego.

E pasmem:
Senhoras e senhores... nesse pequeno momento, eu nem lembrava que tinha Instagram pra avisar Deus e o mundo que tem arara na minha casa ?

Simplesmente, senti o aroma e o gosto de hortelã do chá quente entre minhas mãos.
O som das araras voando por entre nuvens com tons dourados e uma felicidade cheia de paz que há tempos não sentia!

Ai eu te pergunto: Será que eu vivia o momento? Será que eu notaria essas coisas antes?

Bom... Pode ser clichê, pode acontecer isso só comigo. Mas, eu te aconselho a ler esse livro com um caderninho na mão...anotar tudo que lhe chama a atenção e lembrar dele nos pequenos e grandes momentos!
Pq ao parar de reclamar por um dia e observar as coisas a minha volta (do aqui e agora), mudaram algumas coisas durante a rotina da vida! E o Ichigo-ichie foi um ponto de partida.

- Para os que leram até aqui... Me digam que eu não fui a única doida que viajou sozinha! Pq eu juro que só tinha hortelã no meu chá!

- Para os ansiosos, não se apresse não! Curta o momento da leitura e observe as coisas a sua volta!

E para todos:

Ichigo-ichie! ??