Ichigo-ichie

Resenhas - Ichigo-ichie

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Jahyne 12/07/2021

Delícia de livro
Uma gracinha de livro, fácil de ler, mas cheio de ensinamentos e reflexões para levarmos para a vida. Recomendo!!

shuhua 27/08/2021

Sabe quando sua vida está tão monótona q parece q vc tá vivendo no automático? Ou quando vc se sente ansioso ao pensar no futuro? Ou triste ao relembrar do passado?
Então esse livro é pra vc. A vida é muito curta pra viver de qualquer jeito, o futuro é incerto e n tem nada q possamos fazer para saber oq vai acontecer. E o passado já passou, mesmo agindo de forma diferente, nada vi mudar oq houve. Ao perceber q tudo oq temos é o presente, passamos a dar mais valor e atenção à ele.
Esse livro traz diversos ensinamentos e reflexões, vale muito a pena ler.

Ayumi.kimura 04/08/2021

O que aconteceria se?
Aquele livro que te leva a pensar como anda a nossa vida. Me ajudou muito, em um momento que não me encontrava tão bem. Recomendo. Estou tentando aplicar Ichigo Ichie em quase tudo, e acredito que está valendo muito.

Yuki 24/01/2022

????
Toda a filosofia e história por trás de palavras e símbolos que carregam tanto é simplesmente sensacional.

A2Lan 19/12/2023

Único
Uma leitura inspiradora, leve e que te faz refletir sobre o verdadeiro sentido e a visão aos detalhes do presente.

thaiqrz 17/12/2023

Gostei bastante do livro e das reflexões que ele passa, destaquei várias frases que achei importante e irei levar para a vida!

carol_lp 28/03/2023

Ichigo-Ichie
O livro explica e te ajuda a tornar cada instante em um momento precioso. Ele trouxe inúmeras referências e exemplos para exemplificar essa arte, desde Steve Jobs até a tradição japonesa da cerimônia do chá.

Jessica 14/01/2023

Viva o momento
Livro traz com leveza a importante da atenção plena em todos os nossos sentidos, no ouvir, no sentir, no olhar.. Compartilha um estilo de vida escasso hoje em dia, que é viver no momento presente.
É gostoso de ler.

Tainá 09/03/2022

Com uma narrativa leve e dinâmica, somos guiados sobre o significado de Ichigo Ichie e como tornar momentos comuns em momentos de atenção plena, aproveitando cada detalhe e tornar em um acontecimento único.

Reginaldo Acácio 21/05/2024

Leitura leve.
Ótimo pra quem busca esvaziar a mente depois de um dia de muitas demandas.
Por vezes o autor flerta com um "coachsismo espiritual" barato.
Apesar disso, é uma ótima fonte para familiarizar-se com temas como Atenção Plena e Mindfulness .

Ana Luiza 03/07/2019

Cada momento é único
O LIVRO
Todos nós vivemos vidas ocupadas e corridas e é fácil se sentir preso na entediante rotina do dia a dia. Contudo, cada vez mais pessoas buscam um estilo de vida não só fisicamente, mas também mentalmente, mais saudável e livros como Ichigo-ichie se propõem a ajudá-las. O conceito japonês de mais de 500 anos prega uma ideia simples: cada momento da vida é único e deve ser apropriadamente vivenciado.

“É possível traduzir Ichigo-ichie como “uma vez, um encontro” ou “neste momento, uma oportunidade”. O que se quer transmitir é o fato de que cada encontro, cada experiência vivenciada, é um tesouro único que nunca se repetirá da mesma maneira. Portanto, se o deixarmos escapar sem desfrutá-lo, ele estará perdido para sempre.”

A obra de Héctor García e Francesc Miralles começa explicando o conceito de Ichigo-ichie e suas raízes na filosofia e cultura japonesa, para em seguida dar algumas orientações de como aplicá-lo na sua vida. Algo interessante é que Ichigo-ichie se utiliza não só de histórias de lendários filósofos e mestres de chá japoneses para explicar sua proposta, mas também de fábulas e histórias de personalidades reais como Steve Jobs, que sempre buscou e divulgou seu profundo interesse e inspiração na cultura asiática e no budismo.

Contudo, os autores de Ichigo-ichie não afirmam que você deve largar tudo e ir viver na natureza para verdadeiramente viver o Ichigo-ichie. Pelo contrário, eles sugerem como transformar momentos já rotineiros da sua vida (como um café com amigos) em encontros realmente únicos e bem aproveitados, dando dicas de como treinar, por exemplo, seu olhar e sua escuta para de verdade ver e ouvir o mundo e as pessoas ao seu redor. Mas mais do que incentivar mudança, o livro Ichigo-ichie te guia a apreciar as coisas como elas já são.

A LEITURA
(...)
Em resumo, Ichigo-ichie é um bom livro, mas que poderia ter sido mais. A leitura é leve e rápida, muito interessante para quem gosta de ler sobre cultura japonesa e filosofias asiáticas. Para quem busca uma inspiração para tentar viver melhor no tempo presente e aproveitar cada momento, o livro é uma boa inspiração mesmo, mas não um guia. As dicas dadas pelos autores para colocar o conceito Ichigo-ichie em prática são, em sua maioria, vagas e irrealistas. Para quem tem curiosidade de ler a obra, eu a indico, claro, só recomendo que, diferente de mim, a peguem sem grandes expectativas.

LEIA A RESENHA COMPLETA NO BLOG:

site: https://www.mademoisellelovesbooks.com/2019/07/resenha-ichigo-ichie-francesc-miralles-hector-garcia.html

Fer 25/02/2021

O agora é uma dádiva
Gostei muito desse livro, da forma como o autor traz pontos da cultura oriental que são maravilhosos.
Não considero como livro de autoajuda, mas um livro de reflexão. É um livro marcante que nos faz ver as coisas com outra perspectiva.
Recomendo a todos!

Joaquim 06/02/2021

Fantástico!!!
Adorei cada letra desse livro altamente provocativo e genial!!! Terminei com vontade de aplicar tudo que aprendi nele rsrs.

Cami 31/12/2020

Leitura leve e de muito ensinamento
Leitura incrivel!!!
Achei importante ter lido Ikigai antes, alguns referencias sao usadas. Grandes ensinamentos e aprendizados

Desireé (@UpLiterario) 18/09/2019

Apreciando o agora. (@UpLiterario)
Estamos sempre correndo. Sempre focados nos planos futuros ou nas amarras do passado, mas nunca realmente vivendo o aqui e o agora. Ichigo-Ichie busca nos mostrar que todo momento é único e, por isso, devemos aproveitá-lo ao máximo.

“[...] o que estamos vivendo agora não se repetirá nunca mais.”
Esse é o significado de Ichigo-Ichie, evidenciando que cada momento é um belo tesouro e que não devemos desperdiçá-lo. Um encontro entre amigos, um almoço de família, um olhar, um beijo; são momentos que só acontecem uma vez. Mesmo que você encontre os mesmos amigos todos os dias ou ainda que almoce todo o domingo com sua família, nunca um encontro será como o outro. As pessoas estarão mais velhas, mesmo que por questão de dias, em outros momentos e humores e, portanto, é importante aproveitar cada momento como se fosse o único.
“[...] tomar consciência do Ichigo-Ichie nos ajuda a tirar o pé do acelerador e recordar que cada manhã, cada encontro com nossos filhos, cada momento com nossos entes queridos é infinitamente valioso e merece toda a nossa atenção.”.
Um livro que nos ensina a olhar para o agora e focar no presente. Desacelerar, aproveitar e agradecer por cada momento vivido, como se fosse o último. Possuindo uma parte teórica e uma prática, os autores nos mostram como é simples utilizar as técnicas do Ichigo-Ichie em nosso dia a dia. E apenas abraçar a alegria das pequenas e grandes coisas; a única emoção que nos mantém no presente e que devemos cultivar todos os dias.
“O drama da existência não é morrer, mas nunca ter começado a viver”.
Recomendo!

site: www.instagram.com/upliterario