Ichigo-ichie

Ichigo-ichie Francesc Miralles

Resenhas - Ichigo-ichie

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Joy 17/03/2023

Atenção plena e apreciação do momento
Este livro reúne ideias do budismo, meditação zazen e mindfulness, além de fazer várias referências a termos japoneses que induzem a um determinado ensinamento.

Achei bastante interessante, os autores trabalham bem o tema e contextualizam com vários outros assuntos que não fazem parte da cultura ocidental, assim como também com elementos do nosso cotidiano.

Único ponto que me incomodou foi o uso excessivo de termos em japonês, ainda que pertinentes ao contexto. Senti como se estivesse aprendendo o idioma obrigada kkkkkk mas é um detalhe que dá pra relevar diante do conhecimento transmitido.

Deza 28/01/2023

Comentário.
Uma leitura leve, acessível, profunda e reflexiva. Gostei muito desse livro e vou praticar tais ensinamentos.

Miny 02/08/2021

SEM PALAVRAS!!!
Não tenho palavras pra descrever o quanto amo esse livro!!! Nossa
Mudou minha vida sim ??? perfeitooooo
Apenas recomendo demais!

Michelle Lopes 01/11/2022

O livro fala sobre a importância da atenção plena, de vivenciar as experiências, criar conexões, despertar os sentidos, valorizar os momentos... É simples, mas uma mensagem importante, que não custa reforçar!

Leitura leve e rápida.

"A atenção plena nos permitirá experimentar com os cinco sentidos o que estiver acontecendo. Nenhum momento será memorável se não prestarmos atenção nele, se não estivermos plenamente presentes."

Jaqueline343 20/11/2022

O livro explica o conceito de ichigo-ichie e suas raízes na filosofia e cultura japonesa, paravem seguida dar algumas orientações de como aplica-lo na sua vida .
No livro eles sugerem como transformar momentos já rotineiros da sua vida(como um café com amigos) em encontros bem aproveitados, dando dicas de como treinar por exemplo, seu olhar e sua escuta para de verdade ver e ouvir o mundo e as pessoas ao seu redor.
"Quanto mais conscientes fomos da raridade e do valor da vida, melhor saberemos como vive-lo."

Davi.Paiva 25/06/2023

Li vivendo o presente
Link Amazon: https://amzn.to/3qYgY8a

Mais um livro que conheci pelo efeito dominó de ler lido "Ikigai".

Diferente de "Ganbatte", outro livro que li antes, eu jamais tinha ouvido falar da ideologia "Ichigo-Ichie", que em uma tradução poderia ser interpretado como "viva o presente" ou "aproveite o aqui e agora".

Mas depois que conheci, achei muito interessante.

E mesmo os autores não sendo japoneses, os mesmos apreciam muito a cultura nipônica e mostram como o povo aplica o Ichigo-Ichie em momentos especiais. Além disso, há alguns relatos como pessoas ocidentais realizam eventos que se tornam únicos pelo roteiro e também porque seus participantes aproveitam cada momento presente.

Para finalizar, ainda há uma série de recomendações para se aproveitar o momento presente, que vão desde uma simples meditação até a forma de se organizar um evento em casal ou em grupo.

Recomendo!

Natalia Fernandes 17/08/2022

Presente
Esse livro é uma maravilha para uma autoreflexão dos seus hábitos, rotina, prioridade e presença.
O quanto estamos vivendo o presente e saboreando cada detalhe que a vida fornece?
O quanto estamos sofrendo atoa pelo passado e com antencedência pelo fututo?

Viva e saboreie o presente!

Lara 26/01/2022

Esse livro foi muito interessante, além de trazer uma perspectiva interessante sobre a cultura japonesa, renova a ideia sobre viver e ser feliz no presente. É um livro com cheiro, som e poesia das flores.

Rosinha88 09/08/2022

Me deu tantas coisas pra refletir e pensar, nunca fiquei tão ligada comigo mesmo quanto esse livro fez comigo.
Amei ele do início ao fim e pretendo reler ele muitas outras vezes e ter novos insights.

BlancBunny 27/05/2023

Viva o presente
Viva o presente, viva existindo e viva celebrando, deixe o passado para trás e deixe o futuro para o amanhã, que nada roube o seu presente e a experiência incrível que você pode ter se apenas abrir seus olhos e ouvidos para o aqui e agora, afinal, nenhum rio corre duas vezes no mesmo lugar, e nenhuma experiência se repetirá da mesma maneira. Ichigo-ichie!

Valentina.Malgaris 02/11/2021

Ichigo-Ichie
E pensar que cada momento pode se tornar o último da nossa vida... E se eu tivesse aproveitado mais?
Pois então..

Esse livro, me trouxe muitas reflexões, principalmente o fato de "estar plenamente presente no agora".
Não temos como mudar o passado, muito menos, prever o futuro.. por que não focar simplesmente no presente? São coisas assim que apesar de parecerem óbvias, me dão um "baque", assim dizendo.

Posso dizer que foi uma leitura muito agradável de acompanhar, embora repetitiva as vezes.

Gláucia 19/09/2021

O livro foca em viver no presente e celebrar cada encontro e situação com a ideia de que o mesmo jamais irá se repetir, não dá mesma forma.
Creio que no momento atual em que estamos vivendo, essa é uma situação que conseguimos entender, precisamos viver o hoje sem o peso do ontem nem a expectativa do amanhã.
Os exemplos dado no livro e os pequenos "contos" ajudam a entender o que eles querem dizer com o termo ichigo-ichie. Leitura mais do que recomendada!!

shuhua 27/08/2021

Sabe quando sua vida está tão monótona q parece q vc tá vivendo no automático? Ou quando vc se sente ansioso ao pensar no futuro? Ou triste ao relembrar do passado?
Então esse livro é pra vc. A vida é muito curta pra viver de qualquer jeito, o futuro é incerto e n tem nada q possamos fazer para saber oq vai acontecer. E o passado já passou, mesmo agindo de forma diferente, nada vi mudar oq houve. Ao perceber q tudo oq temos é o presente, passamos a dar mais valor e atenção à ele.
Esse livro traz diversos ensinamentos e reflexões, vale muito a pena ler.

Ayumi.kimura 04/08/2021

O que aconteceria se?
Aquele livro que te leva a pensar como anda a nossa vida. Me ajudou muito, em um momento que não me encontrava tão bem. Recomendo. Estou tentando aplicar Ichigo Ichie em quase tudo, e acredito que está valendo muito.

Jahyne 12/07/2021

Delícia de livro
Uma gracinha de livro, fácil de ler, mas cheio de ensinamentos e reflexões para levarmos para a vida. Recomendo!!

1 | 2 | 3 | 4 | 5