Os ratos

Os ratos Dyonelio Machado

Resenhas - Os Ratos

Ger 28/02/2024

Depois de um ano nas sombras, totalmente inútil no mundo da literatura, retorno em busca de cumprir a meta das obras obrigatórias da fuvest.

um já foi?

Maya132 10/03/2024

Teve potencial
Este livro tem uma característica que me deixa muito incomodada, que é a falta de organização na história. Isso, além de atrapalhar a leitura, te deixa vagando mentalmente pelo livro, já que você demora para entender o que está realmente acontecendo no livro.
A história é interessante, mas tiveram muitas situações no livro que não precisavam estar lá, parecia que o autor tava tentando colocar coisa onde não precisava, os desestimula o leitor.
Porém, a metáfora no final do livro te deixar mais interessado na história, só que você só consegue entendê-la se você pesquisar, pois ela não é direta, e sim muito subjetiva.
As únicas coisas que salvam o livro é o potencial que a história tem e a crítica com uma metáfora no final do livro.

Marcelo Bohm 02/06/2009

Grande romance urbano da literatura gaúcha. Dyonelio Machado descreve os dramas vividos pelo ser-humano a partir do personagem Naziazeno Barbosa, que representa o que todos ja viveram ou viverão um dia.

Samir 11/10/2012

O AUTOR retrata magistralmente o deslocamento do homem moderno. Na saga de NAZIAZENO onde a importância do dinheiro se torna a base das relações humanas e o cidadão comum se torna vítima do capitalismo.

Ana Beatriz 14/06/2015

Os Ratos
Uma história do século XX, um enredo bem desenvolvido,um tema muito interessante abordado, personagens desenvolvidos mas não foi uma história que me prendeu.

site: ultragirlandstuffblr.tumblr.com

Marcelo.Patuta 29/09/2016

O dinheiro
Ratos são todos que gravitam em torno de personagem principal. Vida mesquinha...
Recomendo!

Valnikson 16/01/2017

1001 Livros Brasileiros Para Ler Antes de Morrer: Os Ratos
O gaúcho Dyonelio Machado, formado em Medicina, adentrou ao meio intelectual através da militância comunista, começando a exercer a verve de escritor no suporte periódico. A especialização em psicanálise trouxe certa complexidade à sua ficção, principalmente no tocante ao engenho interior dos personagens. No marcante romance Os Ratos, percebemos esse cuidado da composição psicológica unida a um atento retrato da classe média brasileira atormentada pelos dissabores cotidianos no início do século XX. (Leia mais no link)

site: https://1001livrosbrasileirosparalerantesdemorrer.wordpress.com/2017/01/14/81-os-ratos/

helenunesss 04/11/2020

Um dia na vida Naziazeno, o podre diabo dos pobres diabos, correndo como um rato em um labirinto para conseguir o dinheiro do leite. Um dia inteiro em função da necessidade, um dia inteiro de angústia. Angústia também para quem lê, aquela que só os bons livros provocam.

vi_gp 28/10/2023

Nossa da pra usar em muito repertório esse livro. no começo foi meio difícil de entender, mas com o tempo vc vai entendendo que todos os acontecimentos giram em torno de 1 dia só, mas o tempo psicológico faz com que a gente sinta a angústia da personagem

Marcus 03/11/2023

Retrato de um trabalhador pobre
Em algum momento da adolescência, me dei conta, preocupado, com a ideia de que um dia teria de fazer o que meus pais faziam: ter dinheiro para manter uma casa e os filhos. Será que eu daria conta?
É mais ou menos disso que se trata a obra do gaúcho Dyonello Machado, que em "Os Ratos" narra um dia na vida de um homem casado, com um filho, que deve honrar uma dívida com o leiteiro ara não ser despejado.
Naziazeno Barbosa é funcionário público em Porto Alegre. Sai de casa aflito pela cobrança humilhante, e o autor nos leva a acompanhá-lo durante um dia pela capital provinciana. Recorre a amigos, agiotas, malandros, roleta. A angústia apenas aumenta.
O texto de Dyonello Machado é seco e ágil, um livro muito agradável de ler, apesar do conteúdo.
A edição da Todavia traz ainda posfácio do escritor e crítico literário Davi Arrigucci Jr.

site: https://www.youtube.com/@BichodePrata

Louv.Isaa 22/05/2024

Livro tedioso
O livro se passa em um dia e não acontece absolutamente nada. A leitura é difícil de engatar em razão da lentidão como a história é contada e pelo fato de não acontecer nada na história. Você não cria um apego pelos personagens. A crítica é legal e interessante mas sinceramente a única coisa que eu pensava enquanto eu lia era « meu Deus fo céu isso não acaba » era tão tedioso que eu dormi várias vezes, só terminei por que cai na Fuvest portanto só leia se você realmente estiver no pique

Luciana 13/02/2024

Incríveis críticas socias
Para ler Os ratos é necessário uma interpretação atenta. Porque muitas críticas estão nos detalhes. Fica bem claro a crítica ao capitalismo e a situação do Brasil na época

Sophia.Shinohara 13/02/2024

Os ratos
Fiz a leitura por ser obrigatória da FUVEST, não esperava muito do livro e realmente não gostei, não entendi vários acontecimentos e achei a história muito chata, cansativa e repetitiva, demorei muito para terminar a leitura e me sinto aliviada de ter terminado.

?Amplifica a metáfora de sua condição trágica.?

pirocadeperuca 27/02/2024

Ha partes meio confusas, em que não se sabe ao certo se se refere ao presente, ao passado, futuro, mas tirando isso, é uma ótima leitura, atual, simples mas muito tocante