Os ratos

Os ratos Dyonelio Machado

Resenhas - Os Ratos

Brenda | Literatura Difusa 13/07/2020

Crítica social
O livro aborda a história de Naziazeno, um homem simples e de vida difícil, tentando sustentar seu filho. A obra traz a difícil luta dos trabalhadores comuns para colocar comida em sua mesa, esses que muitas vezes se veem envolvidos em diversas dívidas para garantir uma vida razoável a sua família.

vanalysm 27/04/2024

Os Ratos
Li Os Ratos por conta da Fuvest, e na real eu não estava muito a fim, não consegui engatar na história. Tô escrevendo a resenha só por conta da meta de livros do skoob mesmo kkkkkkk
cristavaresr 05/05/2024minha estante
eu assim

IsadoraLer 28/03/2021

"...Vai sobrevivendo como pode. Pelos cantos, olhos baixos e reflexivos, vai tocando o dia. Acuado pela cobrança, o dever. Tentado ao vício e ao cansaço. Poderia desistir quase agora, mas Naziazeno continua... Não sabe bem porquê. A tormenta perdura. Mais um dia. E outro, e outro..."

? Conheci esse livro por acaso. Para ser mais precisa, eu o ganhei. E confesso, quando me deparei com o título fiquei completamente
interessada por ler.

? Com tons genuinamente kafkianos, o livro narra um dia da vida do funcionário público Naziazeno (no qual passei o livro todo a chamar de Nazareno *risos?) um cidadão comum e individado, que recebe uma ameaça do leiteiro dizendo-lhe que precisa do devido pagamento. E a partir daí somos levados ao cenário da antiga Porto Alegre.

? "...Um dia na vida Naziazeno, o podre diabo dos pobres diabos, correndo como um rato em um labirinto para conseguir o dinheiro do leite. Um dia inteiro em função da necessidade, um dia inteiro de angústia e sofrimento."

? Contudo, esse é um daqueles livros no qual você se conecta tanto com a história e o personagem, que a angústia dele torna-se a sua.

?????+

Rafaela.Remonti 04/06/2022

nem vou comentar
li só por causa da escola! mto chato e maçante a leitura. Escrita pesadíssima e mto complicada de entender!

maju 04/07/2022

Estupidamente genial
Tive que ler esse livro para um trabalho da escola e me surpreendi. Foi foda acompanhar o desespero do personagem, vc consegue sentir a angústia dele em procurar dinheiro e a parte dos ratos... eu me arrepiei pq consegui interpretar que aquilo era a ansiedade dele falando alto. Um clássico que eu gostei muito.

duud 22/11/2022

péssimo
a ideia da crítica é boa e a forma que tenta ser apresentada é criativa, contudo é muito mal feita e vaga

pellegreeno 15/04/2024

Crítica foda, seria mais legal se a leitura não fosse ?
Li obrigada por causa da Fuvest, achei que ia odiar mais do que odiei, meu professor fez uma análise e acho que isso fez eu parar de odiar.

A história trás uma reflexão sobre o capitalismo e a angústia de viver nesse sistema, quando você fica pensando sobre é muito foda pq o livro traz várias camadas mas a leitura não é fácil.

Achei o vocabulário meio complicadinho e ficava meio perdida, tanto que tinha que ler o resumo do capítulo antes do capítulo para ter um rumo, então acho que se fosse uma leitura que eu estou mais acostumada, acho que eu teria gostado mais

Mihh 23/02/2023

Dei 3 estrelas simbólicas pq não avalio criticamente livros de vestibular/escola.
Li esse livro pq tenho que apresentar um trabalho sobre o autor amanhã, e bom, a referência a miséria humana é muito bem feita, o tipo de livro que quando vc termina, vc se lembra o lixo que é o mundo.
Como é normal, esses livros tem uma escrita bem lenta, e caso você precise dele para escola, da para ler uma boa resenha no Google que você já vai entender bem sobre o autor e obra.

Juliaaa.sf 15/06/2023

Ok.
Minha mais sincera opinião: ok. Não me agradou mas também não foi perturbador ler esse livro. Simplesmente ok.

Fernanda Souza 08/09/2023

Esquisito
Confesso que não me apeguei em falas de nenhum personagem em específico, o que dificultou muito a compreensão da história. Porém, o plano de fundo geral se fez perceber: a busca por dinheiro e a relação com a dignidade do homem.

Leitura difícil de se entender, mas importante de se ter contato.

Rachel M. Mendes 12/10/2023

O Fatídico "Os Ratos"
Para mim, leitor, desejo novamente cada uma das horas gastas na leitura desse livro.
Pagaria pra tê-las de volta.

Brincadeiras à parte, esse livro não me agradou.
A premissa é interessante e, caso posta nas mãos do rei Machado de Assis, tornaria-se numa cativante história
Entretanto, o fluxo de acontecimentos é massante e reto, sem altos e baixos que prendem o leitor ao livro.
Compreendo que talvez o objetivo literário de tal monótona narrativa seja demonstrar a monotonia desesperada da vida dos socialmente marginalizados, porém, isso é Literatura. A Literatura é o retrato artísitico da vida, não a sua cópia. A Literatura arrebata e preenche, transforma visões e abre paradigmas; o faz tirando do chão os pés daquele que a lê.
Todavia, em "Os Ratos", tenta-se tais proezas de maneira arriscada, já que mantém as solas dos sapatos de seu consumidor completamente grudadas ao solo, e, contraditoriamente desse modo, deixando a desejar no efeito que poderia ser provocado.
Não posso dizer que desprezo o livro como um todo: confesso que jamais havia lido, em minha vida, mais perfeita descrição de insônia, como no final deste livro. Dyonélio entregou ao leitor a perfeita radiografia anatômica do mal insône!
Para finalizar, li "Os Ratos" para o vestibular, não o teria lido de maneira voluntária. Um livro de potencial imensurável, mas fatídico desenvolvimento.

Julia 23/04/2024

Pode ser bem cansativo e repetitivo muitas vezes mas quando entende as metáforas e analogias usadas é muito bom

Gabs 12/01/2024

Um clássico para os inteligentes em delírios
Gente kkkkkkk o que foi isso? Foi a primeira vez que fui atrás de um audiobook para acompanhar a leitura de um livro. Já li alguns clássicos, mas nunca um tão difícil quanto este. O contexto e a mensagem que o autor quis passar é clara, as suas descrições são admiráveis ao ponto de fazer você refletir sobre a realidade em todos os aspectos. Porém, apesar da linguagem ser considerada simples, eu achei que tinha muitas informações citadas ao mesmo tempo. Minha cabeça começou a criar umas paranóias doidas no meio do livro junto com o Naziazeno, a única diferença é que ele tinha todos os seus motivos para mergulhar em seus próprios delírios. Esse pequeno clássico da literatura brasileira não me prendeu muito e eu não entendi muita coisa, mas isso não faz ele perder o seu valor. Se você entendeu de primeira quando leu esse livro, sem assistir uma análise minuciosa sobre ele, eu te considero um inteligente de mão cheia.

zamoro.sarah 22/01/2024

Os Ratos, de Dyonelio Machado.
Segunda leitura do ano, completa! Serei breve.

Foi uma leitura fluida, não achei difícil a compreensão do desenvolver do raciocínio da história mas devo admitir que caso esse livro não seja lido com atenção e com calma, muitos detalhes cruciais podem ser deixados para trás.

Quanto a história devo dizer que ela cumpre com a angústia prometida. A medida que a história de discorre nós nos sentimos na pele do Naziazeno e da sua correria contra o tempo (ênfase no tempo! ele contribui muito pra sensação angustiante) para poder quitar sua dívida, que nos é apresentada no início do livro.

Quanto as críticas sociais? Acredito que isso vai depender do ponto de vista de cada leitor do livro. Se ele vai ou não concordar com a ''moral'' proposta por Dyonelio. Enfim, espero poder debater esse livro futuramente!