Os ratos

Os ratos Dyonelio Machado




Resenhas - Os Ratos


154 encontrados | exibindo 91 a 106
1 | 2 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11


Brenda | Literatura Difusa 13/07/2020

Crítica social
O livro aborda a história de Naziazeno, um homem simples e de vida difícil, tentando sustentar seu filho. A obra traz a difícil luta dos trabalhadores comuns para colocar comida em sua mesa, esses que muitas vezes se veem envolvidos em diversas dívidas para garantir uma vida razoável a sua família.
comentários(0)comente



vanalysm 27/04/2024

Os Ratos
Li Os Ratos por conta da Fuvest, e na real eu não estava muito a fim, não consegui engatar na história. Tô escrevendo a resenha só por conta da meta de livros do skoob mesmo kkkkkkk
cristavaresr 05/05/2024minha estante
eu assim




IsadoraLer 28/03/2021

"...Vai sobrevivendo como pode. Pelos cantos, olhos baixos e reflexivos, vai tocando o dia. Acuado pela cobrança, o dever. Tentado ao vício e ao cansaço. Poderia desistir quase agora, mas Naziazeno continua... Não sabe bem porquê. A tormenta perdura. Mais um dia. E outro, e outro..."

? Conheci esse livro por acaso. Para ser mais precisa, eu o ganhei. E confesso, quando me deparei com o título fiquei completamente
interessada por ler.

? Com tons genuinamente kafkianos, o livro narra um dia da vida do funcionário público Naziazeno (no qual passei o livro todo a chamar de Nazareno *risos?) um cidadão comum e individado, que recebe uma ameaça do leiteiro dizendo-lhe que precisa do devido pagamento. E a partir daí somos levados ao cenário da antiga Porto Alegre.

? "...Um dia na vida Naziazeno, o podre diabo dos pobres diabos, correndo como um rato em um labirinto para conseguir o dinheiro do leite. Um dia inteiro em função da necessidade, um dia inteiro de angústia e sofrimento."

? Contudo, esse é um daqueles livros no qual você se conecta tanto com a história e o personagem, que a angústia dele torna-se a sua.

?????+
comentários(0)comente



Rafaela.Remonti 04/06/2022

nem vou comentar
li só por causa da escola! mto chato e maçante a leitura. Escrita pesadíssima e mto complicada de entender!
comentários(0)comente



maju 04/07/2022

Estupidamente genial
Tive que ler esse livro para um trabalho da escola e me surpreendi. Foi foda acompanhar o desespero do personagem, vc consegue sentir a angústia dele em procurar dinheiro e a parte dos ratos... eu me arrepiei pq consegui interpretar que aquilo era a ansiedade dele falando alto. Um clássico que eu gostei muito.
comentários(0)comente



duud 22/11/2022

péssimo
a ideia da crítica é boa e a forma que tenta ser apresentada é criativa, contudo é muito mal feita e vaga
comentários(0)comente



pellegreeno 15/04/2024

Crítica foda, seria mais legal se a leitura não fosse ?
Li obrigada por causa da Fuvest, achei que ia odiar mais do que odiei, meu professor fez uma análise e acho que isso fez eu parar de odiar.

A história trás uma reflexão sobre o capitalismo e a angústia de viver nesse sistema, quando você fica pensando sobre é muito foda pq o livro traz várias camadas mas a leitura não é fácil.

Achei o vocabulário meio complicadinho e ficava meio perdida, tanto que tinha que ler o resumo do capítulo antes do capítulo para ter um rumo, então acho que se fosse uma leitura que eu estou mais acostumada, acho que eu teria gostado mais
comentários(0)comente



Mihh 23/02/2023

Dei 3 estrelas simbólicas pq não avalio criticamente livros de vestibular/escola.
Li esse livro pq tenho que apresentar um trabalho sobre o autor amanhã, e bom, a referência a miséria humana é muito bem feita, o tipo de livro que quando vc termina, vc se lembra o lixo que é o mundo.
Como é normal, esses livros tem uma escrita bem lenta, e caso você precise dele para escola, da para ler uma boa resenha no Google que você já vai entender bem sobre o autor e obra.
comentários(0)comente



Juliaaa.sf 15/06/2023

Ok.
Minha mais sincera opinião: ok. Não me agradou mas também não foi perturbador ler esse livro. Simplesmente ok.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Fernanda Souza 08/09/2023

Esquisito
Confesso que não me apeguei em falas de nenhum personagem em específico, o que dificultou muito a compreensão da história. Porém, o plano de fundo geral se fez perceber: a busca por dinheiro e a relação com a dignidade do homem.

Leitura difícil de se entender, mas importante de se ter contato.
comentários(0)comente



Rachel M. Mendes 12/10/2023

O Fatídico "Os Ratos"
Para mim, leitor, desejo novamente cada uma das horas gastas na leitura desse livro.
Pagaria pra tê-las de volta.

Brincadeiras à parte, esse livro não me agradou.
A premissa é interessante e, caso posta nas mãos do rei Machado de Assis, tornaria-se numa cativante história
Entretanto, o fluxo de acontecimentos é massante e reto, sem altos e baixos que prendem o leitor ao livro.
Compreendo que talvez o objetivo literário de tal monótona narrativa seja demonstrar a monotonia desesperada da vida dos socialmente marginalizados, porém, isso é Literatura. A Literatura é o retrato artísitico da vida, não a sua cópia. A Literatura arrebata e preenche, transforma visões e abre paradigmas; o faz tirando do chão os pés daquele que a lê.
Todavia, em "Os Ratos", tenta-se tais proezas de maneira arriscada, já que mantém as solas dos sapatos de seu consumidor completamente grudadas ao solo, e, contraditoriamente desse modo, deixando a desejar no efeito que poderia ser provocado.
Não posso dizer que desprezo o livro como um todo: confesso que jamais havia lido, em minha vida, mais perfeita descrição de insônia, como no final deste livro. Dyonélio entregou ao leitor a perfeita radiografia anatômica do mal insône!
Para finalizar, li "Os Ratos" para o vestibular, não o teria lido de maneira voluntária. Um livro de potencial imensurável, mas fatídico desenvolvimento.
comentários(0)comente



Julia 23/04/2024

Pode ser bem cansativo e repetitivo muitas vezes mas quando entende as metáforas e analogias usadas é muito bom
comentários(0)comente



Gabs 12/01/2024

Um clássico para os inteligentes em delírios
Gente kkkkkkk o que foi isso? Foi a primeira vez que fui atrás de um audiobook para acompanhar a leitura de um livro. Já li alguns clássicos, mas nunca um tão difícil quanto este. O contexto e a mensagem que o autor quis passar é clara, as suas descrições são admiráveis ao ponto de fazer você refletir sobre a realidade em todos os aspectos. Porém, apesar da linguagem ser considerada simples, eu achei que tinha muitas informações citadas ao mesmo tempo. Minha cabeça começou a criar umas paranóias doidas no meio do livro junto com o Naziazeno, a única diferença é que ele tinha todos os seus motivos para mergulhar em seus próprios delírios. Esse pequeno clássico da literatura brasileira não me prendeu muito e eu não entendi muita coisa, mas isso não faz ele perder o seu valor. Se você entendeu de primeira quando leu esse livro, sem assistir uma análise minuciosa sobre ele, eu te considero um inteligente de mão cheia.
comentários(0)comente



zamoro.sarah 22/01/2024

Os Ratos, de Dyonelio Machado.
Segunda leitura do ano, completa! Serei breve.

Foi uma leitura fluida, não achei difícil a compreensão do desenvolver do raciocínio da história mas devo admitir que caso esse livro não seja lido com atenção e com calma, muitos detalhes cruciais podem ser deixados para trás.

Quanto a história devo dizer que ela cumpre com a angústia prometida. A medida que a história de discorre nós nos sentimos na pele do Naziazeno e da sua correria contra o tempo (ênfase no tempo! ele contribui muito pra sensação angustiante) para poder quitar sua dívida, que nos é apresentada no início do livro.

Quanto as críticas sociais? Acredito que isso vai depender do ponto de vista de cada leitor do livro. Se ele vai ou não concordar com a ''moral'' proposta por Dyonelio. Enfim, espero poder debater esse livro futuramente!
comentários(0)comente



154 encontrados | exibindo 91 a 106
1 | 2 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11