Os ratos

Os ratos Dyonelio Machado

Resenhas - Os Ratos

Taisa 27/01/2023

Um dia na vida...
Em um dia, muito pode acontecer. Naziazeno está tão enrolado na vida quanto nos próprios pensamentos, e isso faz com que esse dia seja longo e tumultuado.
O livro é muito bem escrito, literatura brasileira de qualidade.

Evelin 19/06/2023

Naziazeno é um coitado que tá devendo ao leiteiro e fica desesperadamente procurando um jeito de conseguir o dinheiro. Ele passa o dia inteiro tentando achar alguém que lhe empreste o dinheiro ou alguém que diga algo que ele possa fazer. Sempre colocando sua esperança nos outros ou na sorte do acaso. Eu não me comovi tanto com a condição de Naziazeno, mas é realmente uma situação angustiante que é muito bem retratada.

Freddy Bacus 13/08/2023

Ratos
Não gostei. Achei o livro chato, fraco, a personagem é insuportável e mal desenvolvida, não tem como criar nenhum tipo de vínculo sequer com ela. A premissa é super interessante, a crítica também, mas acho que a execução poderia ter levado a obra muito além. Entendo ser clássico, mas não precisamos pagar pau para todos eles.

Gosto muito do final, do sonho com os ratos roendo o dinheiro, consumindo o dinheiro suado e conquistado duma classe pobre. Acho o título inteligente, como se os sem dinheiro fossem os próprios ratos do sonho de Naziazeno, farejando e consumindo o dinheiro por necessidade dentro da sociedade capitalista.

Hellen 27/10/2023

??
Monótono, circular, intrigante e o protagonista é um chato que só pensa nele. Acho que não posso ficar chateada nesses aspectos porque é exatamente isso que o Dyonelio quis representar quando escreveu os ratos. Naziazeno é um típico Sulista na década de 30 que, está sendo afetado pela crise financeira. Em uma busca contínua por dinheiro para quitar uma dívida com o leiteiro, ele passa o dia cheio de devaneios e angústia.

vi_gp 28/10/2023

Nossa da pra usar em muito repertório esse livro. no começo foi meio difícil de entender, mas com o tempo vc vai entendendo que todos os acontecimentos giram em torno de 1 dia só, mas o tempo psicológico faz com que a gente sinta a angústia da personagem

Marcus 03/11/2023

Retrato de um trabalhador pobre
Em algum momento da adolescência, me dei conta, preocupado, com a ideia de que um dia teria de fazer o que meus pais faziam: ter dinheiro para manter uma casa e os filhos. Será que eu daria conta?
É mais ou menos disso que se trata a obra do gaúcho Dyonello Machado, que em "Os Ratos" narra um dia na vida de um homem casado, com um filho, que deve honrar uma dívida com o leiteiro ara não ser despejado.
Naziazeno Barbosa é funcionário público em Porto Alegre. Sai de casa aflito pela cobrança humilhante, e o autor nos leva a acompanhá-lo durante um dia pela capital provinciana. Recorre a amigos, agiotas, malandros, roleta. A angústia apenas aumenta.
O texto de Dyonello Machado é seco e ágil, um livro muito agradável de ler, apesar do conteúdo.
A edição da Todavia traz ainda posfácio do escritor e crítico literário Davi Arrigucci Jr.

site: https://www.youtube.com/@BichodePrata

Natália Cristina - Leitura por Amor 04/01/2024

Trata-se das peripécias de Naziazeno para conseguir o dinheiro que deve ao leiteiro.
A história nos faz refletir sobre a difícil situação do trabalhador brasileiro.

liceeexw 11/02/2024

Parecia eu tentando dormir em dia antes de prova, bem ansiosos ?
mas sério agora, que analogia boa com o título e a confusão na cabeça, o nervosismo, o jeito de agir, tudo num dia só, gênio

Luciana 13/02/2024

Incríveis críticas socias
Para ler Os ratos é necessário uma interpretação atenta. Porque muitas críticas estão nos detalhes. Fica bem claro a crítica ao capitalismo e a situação do Brasil na época

Sophia.Shinohara 13/02/2024

Os ratos
Fiz a leitura por ser obrigatória da FUVEST, não esperava muito do livro e realmente não gostei, não entendi vários acontecimentos e achei a história muito chata, cansativa e repetitiva, demorei muito para terminar a leitura e me sinto aliviada de ter terminado.

?Amplifica a metáfora de sua condição trágica.?

pirocadeperuca 27/02/2024

Ha partes meio confusas, em que não se sabe ao certo se se refere ao presente, ao passado, futuro, mas tirando isso, é uma ótima leitura, atual, simples mas muito tocante

Bely007 27/02/2024

O livro é mt bom mas é leitura e bem densa tem um ótima crítica social porém tem que prestar mt atenção enquanto lê por ser uma leitura difícil N prende mt,

Luisa 29/02/2024

Fuvest você me paga viu
Legalzinho, não é muito meu estilo de leitura, meio parado em alguns momentos, mas me passou a vibe crime e castigo, então tiveram alguns momentos que me agradaram

JULIA 07/03/2024

É de fato angustiante a leitura mas não porque o personagem aos poucos se apresenta na sua angústia mas porque você como leitor só se situa na metáfora no final (de um jeito preguiçoso e não inteligente)