A natureza da mordida Carla Madeira

Resenhas - A Natureza da Mordida

Pâmela 30/05/2024

"Fossem só dor as lembranças, nos desapegaríamos. Mas, entrenhadas nelas, resistem as pequeninas e ensolaradas ilhas sabotando todo um mar de motivos para esquecer"

O livro fala sobre relações (mãe e filha, filha e pai, mulher e marido, irmão e irmão, amiga e amiga...), amores, superações, rompimentos, perdas...

As citações me deram muito oque pensar. Fiquei com uma sensação de profunda perda irreversível dentro de mim, talvez pelo desenrolar da história que eu não esperava, e mais no raso um sentimento de desejar aproveitar, sentir, perdoar, amar, deixar ir, viver e "Ousar, ousar tudo. Ser na vida o que eu sou, aconteça o que acontecer".

" É ilusão achar que o amor suporta qualquer quantidade de caos"

Julia.Lentini 30/05/2024

Espetacular
Esse livro me surpreendeu muito, nada me preparou pro que estava por vir. aí da estou de luto por Rita, a amizade entre Olivia, todas as histórias que se cruzaram. Biá e Laura como trajetórias paralelas similares. abandonar um amor é preservar outros talvez. magnífico

maysareis 30/05/2024

A natureza da mordida
Um livro tocante sobre os encontros e desencontros da vida. Um tanto trágico, um tanto poético. Aborda principalmente a relação de mãe e filha.

Luiz Rodrigo de 30/05/2024

Não queria saber a verdade deste livro
Trigésima quinta leitura de 2024
Períodoo: 21/04/2024 à 26/05/2024
Páginas lidas 240/10.987

A historia de Olívia e Biá , são as misturas de tramas, sobre questões etarias, abandonos, renúncias, e amores desmedidos, inomináveis. A incompreenção do começo desta história se descortina de uma crueldade que era melhor não ter descoberto. Para não falar através de símbolos, a forma como Biá tratou a Tereza sua filha foi sempre cruel, mas não tão quanto o motivo, e tudo faz sentido e isto é tão terrível quanto qualquer tristeza, morte, que se encontra nesta obra. E não vou dizer o quê leia o livro.

Rozina.Rodrigues 30/05/2024

Decepçao
Já li os livros anteriores da Carla Madeira e por isso fui com grandes expectativas. As personagens são ótimas, a escritora nos envolve com sua escrita, mas aquela parte em que uma personagem escreve sua vida para entregar para amiga... argh. Que coisa mais chata. Fico pensando que a Carla Madeira delegou essa parte para alguém escrever por ela. Até me lembrou os diários que eu escrevia quando tinha 14 anos. E não tenho talento para escrever. Enfim, quase abandonei. Ao final, não gostei da resolução também. Dei 3 estrelas porque o que sobrou, pra mim, foi bom.

Jessyca68 30/05/2024

Terceiro livro dessa autora e esse foi o que menos me prende
1 mês e 20 dias? Por aí, esse foi o terceiro que eu li, e coloquei expectativas que esse seria revolucionário, não gostei mt, quase desisto da leitura, parava por mts dias, tem textos que te fazem refletir mas n me prendia como os livros anteriores, nada me prendia. E esse livro tem 240 páginas. Dava tempo de terminar mas nunca terminava pq ficava amarrado, n ia as vezes nem p frente nem p tras. Mas ele em si é bom. A escrita dela é maravilhosa de ler, esse aqui conta a história de Biá e Olívia que parecem saltar do papel para colocar o leitor diante de questões universais, entre elas a incondicionalidade do amor, a força do desejo, a culpa e o esquecimento, a memória e sua dinâmica inescrutável com o perdão. É também um livro sobre amizade.

Caroline1654 30/05/2024

Minha primeira leitura da Carla Madeira, diria que não foi uma leitura, foi uma experiência. E que experiência... No início pensei que iria odiar, escrita muito poética e nada da história andar, mas quando anda meus amigos... Você sente sede de cada nova página. LINDO.

Gabriela3319 29/05/2024

Genial
Sem palavras!!!
Comecei a ler sem saber nada sobre, e os primeiros capítulos me deixaram confusa, sem saber pra onde essa história estava indo. Achei que seria mais um daqueles livros poéticos, mas sem propósito, sem história, só encheção de saco. Me enganei! A história é ótima, me fez chorar (coisa difícil de acontecer quando se trata de livros), me fez pensar, e me colocou no lugar de Olívia, mas principalmente no lugar de Teresa. O plot do final me deixou impactada, mal e pensativa. Sensacional!

jujuwithbooks0 29/05/2024

"O que você não tem mais que te entristece tanto?"
Acho que essa frase é o resumo perfeito desse livro. "A Natureza da Mordida" talvez não seja o livro mais impactante ou com a força que os outros dois títulos da Carla carregam, mas virou o meu preferido.

Nessa narrativa a gente segue duas histórias completamente diferentes uma da outra, seja em épocas ou situações, mas que por um acaso da vida – assim é esse título, cheio de acasos – acabam se encontrando.

Além de a história começar em um sebo, o fato de a gente acompanhar uma amizade tão inusitada começando foi o que mais me cativou. A poesia da Biá que com toda a sua experiência de vida ajuda a Olívia a enxergar pequenos detalhes. A inocência do amor que a Olívia carrega e consegue traduzir para Biá. Foram personagens ímpares que agora carrego juntinho de mim.

Lendo essa obra é impossível não se perguntar sobre inúmeras coisas, entre elas o que mais nos prende e deixa a pulga atrás da orelha: os "e se's?" da vida.

E se essa situação fosse diferente? E se eu fosse outra pessoa? E se fosse em outro momento?

Confesso que eu sou uma dessas pessoas que assim como a Olívia vive por descobrir o porquê das coisas e talvez por isso esse livro tenha pegado tão íntimo em mim. A narrativa é bem construída e cheia de encantamento assim como os outros títulos da autora, só que aqui a gente também encontra carinho, ternura e delicadeza que talvez não cabiam nas narrativas anteriores.

É de se impressionar como uma autora tem tanto talento em descrever os caminhos por onde a vida nos leva de uma forma tão poética. Eu já era muito fã do trabalho da Carla, mesmo que "Véspera" e "Tudo é Rio" não tenham sido fáceis de assimilar, aqui ela faz um trabalho primoroso digno de inúmeros elogios e do sucesso que faz.

Recomendo muito esse título pra quem é apegado aos detalhes e demora a desapegar deles – assim como eu.

alicevsb 29/05/2024

É ilusão achar q o amor suporta qualquer quantidade de caos
Essa frase representou toda a minha reflexão com o livro. Biá e Olivia nos levam para um universo de análises sobre o amor e suas formas, sobre como passamos pela vida sem nos darmos conta de muitas coisas ao nosso redor. É difícil compreender alguns sinais e mais difícil ainda entender e aceitar a escolha daqueles que convivemos. Mas isso tudo nos faz entender que estamos vivos e que a mordida da vida é feroz.

Dbees 28/05/2024

Incrível
Segundo livro que eu li da carla, e meudeus como eu estou apaixonado pela escrita dela. Ela pega histórias tão mundanas e cotidianas de situações que milhares vivem ou ja viveram e joga sua cabeça nessas personagens que parecem que saíram de relatos verídicos de tão humanas que são, ela pega estes cenários e escreve de uma forma tão linda que nos conecta com o livro, sofremos com quem sofre, ficamos alegre com quem fica e quando ela quer transmitira dor ela sabe bem. Eu fiquei apaixonado pela história de Biá e de Olívia cada uma com seus complexos elementos que a Carla vai aprofundando cada vez mais, nos colocando em um transe imersivo em outro mundo, ou melhor, neste mesmo mundo que vivemos.
Gabyz.z 28/05/2024minha estante
Você poderia explicar oq essa capa representa? Pergunto pra todo mundo mas ninguém sabe responder. É um olho, okay, mas de que? Representando oq? Pq não é possível uma autora tão filosófica escolher uma capa sem sentido

Kathmelo22 28/05/2024

A natureza da mordida
?Ouse, ouse tudo! Seja na vida o que você é, aconteça o que acontecer.?

Da mesma franquia de tudo é rio a Carla Madeiro lança A natureza da mordida, que conta a história de uma paciente com sua psicóloga que começa a adentrar em sua
vida mostrando o drama e todos os traumas e abandonos nas quais Biá passou.

Capítulos curto porém tem uma que é enorme, a história é bem intrigante fazendo com que o leitor fique preso no livro.

DebsMonte 28/05/2024

Amei
Eu começo os livros de Carla Madeira com o seguinte pensamento: ?O que será que Carla Madeira me reserva para o final??

E ela sempre me surpreende. Honestamente, em Tudo é Rio eu odiei, mas não pude negar a grandiosidade daquele final, em Véspera eu fiquei ?Como assim? Quero mais! Me dê mais? e aqui, agora, em A Natureza da Mordida eu fiquei ?Te amo, Carla Madeira, está declarado!? hahahaha.

Preciso falar mais uma vez e sempre, eu amo a escrita de Carla Madeira. Ela escreve e eu me sinto dentro da história, absorvida pelos personagens, sedenta por mais e mais até o fim e, às vezes, querendo mais depois do fim.

Em ?A Natureza da Mordida?Carla Madeira nos prova que ?Existe um certo milagre nos encontros? e que encontro lindo foi esse de Biá e Olivia. Acompanhar a história das duas nesse livro foi lindo, arrebatador e triste, assim como a vida é.

As duas sofrem de abandonos, e com os vários encontros nasce uma amizade que nos permite conhecer suas histórias, dores, alegrias, amores, culpas, seus questionamentos pessoais, que são universais, que nos fazem refletir. É sensível e emocionante.

Tem um começo lento, mas depois que esse livro te prende, ele não te solta mais.

mendoncinhajr 28/05/2024

Foram meses dentro dessa leitura, achei que iria ser arremessado pra dentro do livro e devorar como aconteceu com ?Tudo é rio?, mas não me pegou tão rápido, a demora para desenrolar e acontecer os plots?. finalizei com a sensação de que foi tudo deixado pra ser contado nas últimas páginas e que acabou em um momento interessante de ler.
Apesar de tudo Carla se manteve excelente, lindo o cuidado com as citações de grandes escritores e pensadores.