A natureza da mordida

A natureza da mordida Carla Madeira

Resenhas - A Natureza da Mordida

Craotchky 10/03/2024

A dureza da mandíbula
"Não mais havia em mim o que em mim traduzia o mundo."

Ao contrário dos outros dois livros da autora, não engajei imediatamente em A natureza da mordida; a leitura demorou um tanto a me capturar, a fazer com que eu não conseguisse não querer estar nela. O fato é que o início do livro pode soar meio estranho. Vamos recebendo pitadas do que mais pra frente se desdobrará perante nossos olhos então sedentos. Neste começo, as personagens se conhecem em um sebo e passam a conversar, cada uma contando esboços de consequências de coisas que lhes aconteceram em suas trajetórias pregressas.

Durante as conversas as protagonistas fazem alusões a eventos que, por intuição, nós leitores(as) sabemos que estão recheados de significação que só apreenderemos através da continuidade da narrativa. É nesse sentido que no decorrer do livro vamos lentamente desnudando as vidas de Biá, uma psicanalista aposentada, e Olívia, uma jovem jornalista, bem como outros personagens relevantes que orbitam estes dois sóis centrais. Portanto, o início da obra pode ser confuso, justamente por apenas delinear aquilo que só adiante será detalhado.

(Experimentei reler o começo do livro após o ter finalizado. Minhas percepções foram bem diferentes, pois agora, já sabendo da história toda, tudo passou a fazer mais sentido. Recomendo.)

O núcleo deste livro, assim como os outros dois da escritora, são os relacionamentos humanos em suas mais profundas complexidades. De forma mais específica, o tema central do livro é o abandono em diferentes formas, embora escorregue também para a omissão, o silêncio, a ausência, a fuga e, particularmente para mim, o quanto pretender julgar alguém é algo condenável pelo simples fato de que, aquele que julga jamais sabe e jamais saberá tudo que faz o agente agir de determinada maneira, ou se abster de agir, o que para Sartre também é ação.

"Não é preciso se lembrar para arrastar uma história vida afora."

O enredo vai se avolumando conforme avança, e com ele cresce a capacidade do livro de prender o(a) leitor(a). A história começa a ganhar contornos mais definidos ao passo que vai revelando mais e mais as vidas que por ela são contadas. E à medida que isso acontece, conseguimos aos poucos compreender as implicações e desdobramentos dos acontecimentos na vida de cada personagem. Aos poucos as dimensões emocional e reflexiva do livro se consolidam, agregando os últimos elementos que faltavam para cativar o(a) leitor(a) de vez e o envolver de maneira definitiva e irreversível. E foi assim, de repente, que a história me tragou, e então eu só queria estar ali; melhor, só me restava estar ali.

A natureza da mordida mantém a linguagem poética bela e bem escrita das demais produções da autora. No entanto se diferencia de Tudo é rio e Véspera enquanto um livro mais maduro e lúcido; arriscaria a dizer também que se trata de uma obra psicologicamente até mais profunda. Além disso, outra diferença é que aqui os personagens são bem menos impulsivos e mais racionais. Nesta obra Carla Madeira reduz sua rudez, equilibra sua voz poderosa, amortece um pouco seus golpes, limita suas erupções, contém melhor seus ímpetos de espanto, e mesmo assim, por três vezes, quando eu menos esperava, quando estava de guarda baixa, quando estava completamente distraído da possibilidade da mordida, Vupt: a mandíbula se fechou, rápida e certeira, dilacerando a tenra carne.

Afinal, um poeta me ensinou que, às vezes, o beijo é a véspera do escarro.
Craotchky 10/03/2024minha estante
p.s. com essa leitura Carla Madeira está gabaritada.

Thay262 10/03/2024minha estante
O fato do livro ter trazido um tom distinto dos demais parece ter sido preponderante pra você avalia-lo tão bem, a sensação que tive foi que a autora cresceu em sua perspectiva em relação a fazer um enredo mais maduro e com personagens mais equilibrados. Esse livro foi lançado posterior aos outros? Porque sua resenha dá a sensação de uma autora que aprimorou a partir dos outros, daí não sei se foi isso, ou se a proposta desse livro que foi diferente?

Craotchky 10/03/2024minha estante
Thay, seu comentário é excelente enquanto provocação; me força a refletir. Muito obrigado.
A natureza da mordida é o segundo publicado pela autora. Então está cronologicamente entre Tudo é rio, o primeiro, e Véspera, o terceiro. A impressão de amadurecimento, segundo penso, se deve mais ao emprego, pela autora, de uma proposta diferente, tal como você sugere. De fato acho este mais maduro que os outros dois. Mais maduro no sentido que é mais pé no chão, mais cadenciado, menos acelerado e impulsivo que os outros. No entanto, se houve o ganho do amadurecimento e desenvolvimento mais profundo da dimensão psicológica das personagens, por outro lado aqui há menos momentos daqueles que causam enorme impacto. Embora A natureza da mordida seja mais equilibrado, gostei praticamente o mesmo tanto dele como dos outros teria dificuldade de apontar qual dos três gostei mais. Avaliei todos eles da mesma maneira: 5 estrelinhas.

Ellen Seokjin 10/03/2024minha estante
Essa é uma autora que quero conhecer

Craotchky 10/03/2024minha estante
Ellen Alexandrovna (adorei esse nome), vale a pena você provar Carla Madeira e ver se ela será do seu agrado. Carla tem uma voz potente, um bela escrita poética, e não tem medo de cutucar. Se você gosta de conteúdos que se debruçam sobre as complexidades do ser humano e as relações de uns com os outros, creio que gostará da autora, pois ela trata muito disso: do quão complexas são as pessoas e suas relações.

Regis 10/03/2024minha estante
Está nos meus planos ler Carla Madeira tem um tempo; sua resenha me instigou ainda mais.
Parabéns pela ótima resenha Felipe. ??

Ellen Seokjin 10/03/2024minha estante
Obrigada pela recomendação, vou ler no meu momento. ?
Mas se eu não gostar você me paga...

Craotchky 10/03/2024minha estante
Regis, assim como disse para Ellen, recomendo que experimente a autora. Obrigado pela mensagem carinhosa.

Craotchky 10/03/2024minha estante
Alexandrovna, sugiro que comece por Tudo é rio, se puder. Se não gostar, venha até mim para conversarmos sobre.

Vanessa.Castilhos 10/03/2024minha estante
Filipe, que resenha maravilhosa!! Ainda falta eu ler Véspera, mas tbm senti essa profundidade psicológica, ainda mais forte nesta obra. A personagem Biá me arrebatou desde as primeiras páginas! Parabéns, querido!!

Yasmin V. 10/03/2024minha estante
Resenha excelente!! ??

Ok Ok

Craotchky 10/03/2024minha estante
Muito obrigado, querida Vanessa. E Véspera é tão bom quanto os outros!

Craotchky 10/03/2024minha estante
Obrigado, Jasmine meu bem.

Nath 11/03/2024minha estante
Mais uma vez sua resenha mais bem escrita do que a narrativa chinfrim da autora hihihihi ? Desculpa a opinião sinceramente, mas Tudo é Rio foi um dos piores livros que eu já li na vida e ainda fico PASSADA de ver vc aplaudindo. Enfim, tem gosto pra tudo e tá tudo bem ?

Craotchky 11/03/2024minha estante
Pois é, querida Nath, existe gosto e desgosto para tudo. Felizmente, as pessoas como você que detestam os livros da autora são uma minoria, e o contingente de leitoras(es) que adoram supera em muito àqueles.

Nath 11/03/2024minha estante
Concordo, querido PETULANTE, "desgosto" é a palavra ideal para quem aplaudiu Tudo é Rio ?hihih Felizmente, não se deve julgar um conteúdo criativo (seja livro, música, filme, arte plástica, etc) pela popularidade ou fama que o precede.. vulgo a arte CAFONA do Romero Britto nas artes plásticas, 50 Tons de Cinza e derivados do Hot na literatura (se é que pode chamar de literatura? ?) .. mas vou parar meus exemplos por aqui para não ser deselegante com a modinha e popularidade alheia de derivados apelativos como o Tudo é Rio ????
De toda forma, parabéns pela resenha bem escrita, querido Petulante ?????

Okay, obrigado.

Mano Beto 11/03/2024minha estante
Como sempre, arrasando na resenha! Meus parabéns!

Obrigado, Mano!

Stella.Castilhos 14/03/2024minha estante
Escreve resenhas tão bem quanto escreve livros! Vou correndo comprar os livros que faltam da Carla Madeira! Incrível, Filipe! ??

Craotchky 14/03/2024minha estante
Muito obrigado, querida Stellita. Seus históricos da leitura de Nemo têm sido presentes valiosos que você tem me dado. Fico muito grato por Nemo ter encontrado você.

Léo 24/03/2024minha estante
Gostei da resenha, está ótima.
Esse é único da autora que eu não li, o meu favorito é Véspera.

Craotchky 24/03/2024minha estante
Obrigado pela leitura e comentário, Léo. Eu particularmente não sei apontar um favorito entre os três.

Lucas 29/01/2023

esse pede uma resenha escrita
meu terceiro contato com a carla madeira não poderia ter sido melhor.

lendo esse livro eu entendi o que ela quis dizer em tudo é rio com "existe um certo milagre nos encontros" porque a natureza da mordida é justamente isso.

um encontro milagroso entre duas pessoas carregando fardos parecidos, mas ao mesmo tempo totalmente diferentes.

ambas vivem a dor do abandono, mas enquanto uma se arrepende e se culpa por isso, a outra carrega a incerteza de não saber o motivo de ter sido abandonada.

parafraseando a própria autora em véspera, "quando há uma ferida aberta, nem os dias ensolarados melhoram as coisas. nem o mar. e até a brisa, musa da delicadeza, machuca." aqui, tanto uma como a outra carregam cicatrizes e dores que acreditam não serem capazes de superar, mas acabam encontrando entre elas uma possibilidade de aproveitar (ou pelo menos suportar) a vida novamente.

realmente não é tolo dizer que o amor é sagrado, mas também é ilusão achar que o amor suporta qualquer quantidade de caos.
carly_ 30/01/2023minha estante
o melhor ??

Jaqueline.Ramos 31/01/2023minha estante
Tô lendo agora ?

Gabi 01/02/2023minha estante
você que já leu 3 livros da Carla madeira, indica começar por qual?

Tuzze 02/02/2023minha estante
POV: Fui escrever uma resenha e virei um escrito. Massa demais livas

Jéssica 15/02/2023minha estante
Gabi, começa por tudo é rio

Gustavo 21/03/2023minha estante
Livro maravilhoso.

Livro maravilhoso!

Lilian 01/05/2023minha estante
Sua resenha me deu muita vontade de ler, inspirador eu diria.

Rozina.Rodrigues 03/05/2023minha estante
Doida pra ler

Ana Paula 19/06/2023minha estante
Eu estou pela página 70 e odiando demais. A história não desenrola, meu Deus que tédio!!! Tudo eh rio eh tão maravilhoso? mas esse aqui, tô arrasada!!!

Dina Paula 01/07/2023minha estante
Ana Paula, no começo, também tive essa mesma sensação, mas depois, ele fica interessante e não da vontade de parar.
Fiquei mais de uma semana pra tentar ler capítulo por capítulo, mas depois, em dois dias devorei.

Gisele 24/09/2023minha estante
Que livro!!!! Meu favorita Carla! Muito bom mesmo!!!

pri_ncess 27/09/2023minha estante
estou lendo esse! amando demais

Ana Sanson 05/10/2023minha estante
Eu queria muito entender por fim por que o Teo foi embora, li e reli várias vezes e ainda assim não entendi nada do motivo

Bruno.Silva 20/11/2023minha estante
Ana, pelo que entendi Teo teve sonhos perturbadores com a Olívia. E como Biá e ele sabiam disso, houve um momento que eles não conseguiram suportar e por isso ele foi embora. Não tenho certeza se é exatamente isso, mas foi o que interpretei.

Josiane.Cunha 14/12/2023minha estante
Bruno, os tais sonhos perturbadores foram com Teresa. Filha deles.

Bruno.Silva 14/12/2023minha estante
Exatamente Josiane. Errei. ????

Marta163 14/01/2024minha estante
Eu tb fiquei sem entender essa dos sonhos.

Isabela1885 06/02/2024minha estante
Me prendeu do início ao fim. Vc imagina a dor de Biá, qnd diz que escolheu morrer com o silêncio? Como explicar pra uma filha q o pai amoroso foi embora por um motivo tão repugnante? Como sobreviver a isso? E adorei a continuação da história, com os esclarecimentos de Teresa e a nova amizade se firmando. Gostei muito!

clara1797 18/02/2024minha estante
Sua resenha passou a falar tudo que esse livro me deixou após eu ter terminado ele.

Lorena.Steffens 25/05/2024minha estante
Anos luz melhor que Tudo é rio!

Marcella.Spelta 01/06/2023minha estante
Mesma dúvida por aqui! Tô atrás dessa resposta, mas até agora nada kkk

Renata Louise 01/06/2023minha estante
Terminei de ler e o que entendi foi isso também: o cara sonhava com a filha e tinha medo de fazer alguma coisa (abusar dela mesmo)

Mayra270 01/06/2023minha estante
Carla Madeira, corre aq, vou olhar no yt

carol_peroni 02/06/2023minha estante
Eu tb não entendi muito essa história dos sonhos. Até voltei pra ler de novo, mas ficou muito vago.

Renata Louise 03/06/2023minha estante
Sim, mas quando vc lembra disso dos sonhos, que ele não queria fazer mal pra ela, que ele e a mãe procuraram soluções e que a filha apanhou da mãe por buscar uma toalha pelada acaba fazendo sentido. Bom, particularmente, achei esse plot bem ruim, isso sim.

Wêdja 04/06/2023minha estante
Acabei ontem e desde então busco essa resposta na internet ou algum podcast da autora sobre o livro. Lembro que quando conclui Tudo é Rio, fiquei incomodada com algumas questões e só depois de ouvir a Carla comentando meu coração se aquietou!
Nesse caso meu incômodo foi não ter clareza sobre os sonhos de Teodoro.
Carla Madeira sempre me deixando impactada qnd a livro acaba.

Ianna 06/06/2023minha estante
Tbm fiquei com essa dúvida sobre os sonhos de Teodoro com a filha?.e no velório de Bia, o homem perto do caixão era ele?

Mayra270 08/06/2023minha estante
Assistir uns vídeos no Yt, a Carla Madeira fala em um vídeo mas nada sobre isso, olhei outros vídeos e algumas pessoas afirmam(c base em suas próprias conclusões) q ele tinha sonhos eróticos c a filha, continuo cm a Olivia estava, sem saber o pq, se for isso, foi tratado c muito esmo.

Paulo.Ratz 04/04/2023

PARA TUDO!
A Carla é uma das minhas autoras favoritas da vida. 3 livros lidos e 3 favoritos! COMO QUE PODE?!?

Esse livro é uma porrada na cara e me fez refletir sobre velhice, mas também tudo de mais doida que acontece na nossa vida. Não é um livro rápido e a escrita é bem poética e subjetiva, mas nossa, quantas frases maravilhosas. Dá vontade de tatuar.

Não consigo decidir qual o meu livro favorito da Carla, mas esse é um absurdo!
JULIA 04/04/2023minha estante
Eu não tava pronta pra esse livro. Nao consegui amá-lo

Cristal.ber 08/04/2023minha estante
Eu vou ler, pq amei todos os livros que vc indicou!

pascalzete 15/04/2023minha estante
acabei de ver o vídeo dele, tá na lista de leitura ??

Daianebcs 27/04/2023minha estante
Todos os livros da Carla são surreais. Este porém foi o que menos gostei. Véspera ainda é meu favorito da vida.

Ray Delfino 17/05/2023minha estante
To lendo!! E ja li os outros dois e amei

vanessa.pivotto 04/01/2024minha estante
Acabei de ler e amei... A escrita da Carla é tão maravilhosa! Depois de um começo um pouco confuso, vem aquela vontade de não largar nunca mais!

Jordaann 09/04/2023minha estante
Gente eu não lembro dessa cena do seu último parágrafo! Vou até reler pra ver isso.

de Paula 09/04/2023minha estante
@Maiara48 eu percebi na live que muitas pessoas não entenderam (o Paulo)... Rsrsrs
No reencontro entre pai e filha, ele conta sobre os sonhos, que foram o motivo dele ter ido embora, mesmo depois da Biá ter tentado ajudar de forma clínica. A Carla não deixa claro, mas nas entrelinhas isso que citei

Jordaann 09/04/2023minha estante
Não acredito! Meu Deus que pesado e desnecessário isso! Vou muito reler essas partes.

de Paula 10/04/2023minha estante
Foi ai que me quebrou! Era 5 estrelas com certeza, mas, isso me deu os gatilhos de polêmica para causar e já era...

Jordaann 10/04/2023minha estante
Nossa, eu não percebi isso e dei 3 estrelas kkkk imagina se eu me toco disso. Fiquei triste por não ter gostado mais.

de Paula 10/04/2023minha estante
Eu li em um dia, então para mim fluiu bem, mas, a gente cansa de ver certas coisas. Se Rita e Olivia tivessem um romance sáfico teria sido bem melhor do que o caminho escolhido para Teresa e Biá, só acho! Se é para causar, que seja lacrando... Rsrsrs

Coury 08/05/2024

Decepcionei
Eu amei véspera, gostei de tudo é rio mas esse aqui, empurrei pela barriga e não desenvolvi gosto em quase nenhum momento.
Ao meu ver, tem muito ponto solto e não se entrelaçou tanto uma história uma com a outra. Não consegui fluir com ele e infelizmente não indicaria??
Cyntia Chaves 09/05/2024minha estante
Li "Tudo é rio" e, por ter gostado, me animei para ler "A natureza da mordida", mas achei muito chato. Personagens entendiantes e sem vigor.

A escrita de Carla Madeira me transmite um pouco de artificialidade. Não "acredito" na verdade de seus personagens, o que me provocou incômodo em toda a leitura.

Esse eu não recomendaria.

jules 11/05/2024minha estante
sim. como cyntia também achei o livro bem superficial, não gosto do fato que olivia descreve literalmente tudo que acontece na historia.... nesse livro, nos como leitores não temos a autonomia de pensar se um personagem é bom ou ruim, feio ou bonito, porque a olivia ja nos respondem..... pilots twits bem, ben fraco. entediante

Cyntia Chaves 21/05/2024minha estante
Coury e Jules, não me animei para ler "Véspera". Vocês recomendam?

Rozina.Rodrigues 30/05/2024minha estante
Tb não recomendo

Coury 31/05/2024minha estante
Cyntia, ?Véspera? eu já gostei? achei interessante a criatividade dela com a história dos autores!

Cyntia Chaves 31/05/2024minha estante
Obrigada, Coury! Vou considerar ler "Véspera".

Mari 20/12/2022

A Natureza Da Mordida
A Natureza da Mordida, meu terceiro livro lido da autora Carla Madeira, tem a história contada pelos personagens. Trata da condição humana, abandono, sobre as mordidas da vida que não controlamos, amizade e sobretudo, pelo amor à literatura. Na parte inicial do livro tive a impressão de viver as angústias da personagem sem conhecer a história. Retrata a empatia de olhar para o próximo com escuta, caso contrário, acabamos por fazer julgamentos. E a vida funciona assim. E o que me encanta nos livros da autora Carla Madeira, em Tudo é Rio, Véspera e a Natureza da Mordida são os temas... tudo, sempre, com pontos reais.
Bruno Oliveira 21/12/2022minha estante
Arriscaria dizer qual dos três é o melhor dela? :) Ainda não li nenhum dela.

Núbia Cortinhas 23/12/2022minha estante
Também gostaria de saber, Bruno Oliveira, ?.

Núbia Cortinhas 23/12/2022minha estante
Mari, gostei da resenha. Fiquei curiosa para ler essa obra, pois gosto dessa temática.

Mari 23/12/2022minha estante
Bruno e Nubia! Com toda certeza Tudo é Rio e Véspera. Achei os dois emocionantes. Mas, A Natureza da Mordida tem seu mérito tbm.

Mari 23/12/2022minha estante
A autora Carla Madeira tem jeito peculiar na escrita, nas histórias q me encantam.

Max 28/06/2023

A mordida...
Carla Madeira escreve sem verniz, não fornece ao leitor nada do que ele quer, absolutamente arbitrária dá sim a quem lê o que ela verdadeiramente pensa e é.
Assim o sendo ou é quente ou fria, o morno nos dá ânsias...
Provoca, bate, assopra, viaja, incomoda, emociona...
Gosto do seu jeito de dizer as coisas...
Queria, numa audácia, convidá-la a tomar um café com pão de queijo, aqui comigo, na pracinha de Santa Tereza, quem sabe?
Recomendo, óbvio!
Naiara 17/07/2023minha estante
Estou curiosa rs, entendi que gostou.. mas do que se trata o livro? é uma estoria? é um desabafo? qual o tema central?
Ando vendo demais ele no app e ja to quase querendo ler, mas o quase ainda é menos quase do que mais quase kkkk, se é que me entende.. Me deixe com vontade? rsrs

Max 17/07/2023minha estante
Naiara, é uma história em cima da amizade entre uma psicóloga aposentada e uma jornalista, o livro é o diálogo entre ambas acerca de seus fantasmas. Basicamente isso, rsrs...?

Max 17/07/2023minha estante
Naiara, se não leu nada da autora, indico o "Tudo é rio", um clássico!

caspaeletrica 17/08/2023minha estante
Tô lendo e amando, Max! Queria poder ter essas conversas lé com cré com alguém! Muito emocionante o livro, como pode. Cada frase é uma pedrada

Naiara 18/08/2023minha estante
vou procurar Tudo é rio entao. obrigada

Dudu 19/04/2024

Depois de ler "Tudo é rio", fiquei um pouco desgostoso em relação a esta obra, principalmente porque havia gostado muito da escrita daquela obra.

Apresenta alguns elementos bons e outros que deixa a desejar. Assim como, partes interessantes e outras bem chatas.

Fiquei com a impressão de que faltou tempo para aprimorar algumas ideias.

A forma como a história foi apresentada também deixou a desejar. Poderia ter sido editada de forma diferente.

Achei a ideia do livro melhor do que a execução!
Elton.Oliveira 20/04/2024minha estante
Tive a mesma sensação que você, Dudu , mas tive um carinho também por ele .... A forma que ela nos embala e nos mostra o texto !

Elton.Oliveira 20/04/2024minha estante
Não deixa de ler o outro também.... Eu li os 3 !!! Véspera...

Luvale 22/04/2024minha estante
Com medo de desgostar desse, vendo muitas resenhas com notas medianas. E eu amei os outros dois dela

Dudu 24/04/2024minha estante
Véspera já está aqui na estante, só esperando para ser lido, Elton! ?

Dudu 24/04/2024minha estante
Lucas, não te desanime pelas resenhas. É uma boa leitura! Mas fiquei com a impressão de que poderia ter sido muito melhor - e eu acho que é por isso que decepciona um pouco. ?

quin_ 03/10/2023

Não é meu preferido de Carla Madeira
Confesso que achei uma leitura um pouco cansativa. Só fluiu mais pro final. Fiquei um pouco perdida e chokita com o motivo do Teo ter ido embora. Foi isso mesmo que eu entendi? Essa foi a sensação. São muitos questionamentos.
Ana Sanson 05/10/2023minha estante
O que você interpretou do motivo do abandono do teo pq eu até agora não faço ideia

Beatriz 06/10/2023minha estante
Eu entendi que ele tinha sonho sexuais com a filha. Por isso a Biá surtou quando viu a filha pelada pela casa e falou alguma coisa sobre o corpo (nao lembro as palavras exatas).

Ana Sanson 06/10/2023minha estante
Meu Deus verdaaaaade pqp

Marcela115 06/10/2023minha estante
eu achei isso BIZARRO?. Até caiu a nota do livro pra mim que vinha sendo um 5 ate esse trecho..

Mari Brandão 15/11/2023minha estante
Eu tava aqui procurando comentários de pessoas que interpretaram o abandono do Teo da mesma forma que eu. Chocada?

auroras 17/01/2024

... acredito no silêncio, não no esquecimento.
?As ilusões caminharam todas para a realidade.?

Quão doloroso é não termos respostas? Quanto aguentamos não saber?

São essas duas perguntas que são presentes nesse livro em que Carla Madeira nos leva a uma nova vivência literária, acompanhada pela perturbadora sensação do desconhecimento.

Comecei a leitura achando-a um pouco confusa por conta da forma como a história foi sendo apresentada. Mas, como uma felina, Carla Madeira chegou mansa rondando a sua presa. Ela avança e te captura mais uma vez com a sua escrita poética, real, intensa, dolorosa e reflexiva - precisei de alguns dias para digerir. O enredo é sobre duas mulheres, Biá e Olívia, que se conhecem em um domingo e começam a compartilhar suas vivências diante as suas dores, inicialmente não se sabe o que aconteceu e com o desenrolar da história é impossível não ficar boquiaberto com tudo que vai sendo apresentado.

As duas perguntas acima não se tratam de apenas desconhecer uma fofoca para saciar uma curiosidade superficial, longe disso, é sobre a ausência de uma compreensão do por quê um pai e marido amoroso abandona a sua família sem proferir uma só palavra. É sobre o enigma de uma amizade verdadeira de uma vida inteira sendo abruptamente rompida com apenas duas palavras. Penso que muitos de nós já vivenciamos algo assim, dizem que o "e se..." nos tira noites de sono, entretanto, o "por quê?" também tem a capacidade de nos sufocar a longo prazo. A história é sobre duas mulheres fortes em sofrimento. É sobre sacrifícios feitos pelo bem estar de outros.

Em A natureza da mordida uma das personagens é psicanalista e percebo que autora tem um fraco por essa abordagem teórica, uma vez que se mostra presente nas obras da Carla Madeira. Acredito que seria interessante fazer uma análise desse livro sob o olhar da psicanálise, não é o meu campo de atuação, estudo e pesquisa, mas não vou deixar de citar que seria bem proveitoso. Psicanalistas de plantão, fiquem à vontade, faço questão de ler.

O que mais me surpreende na Carla Madeira é a sua narrativa que sempre deixa uma grande reflexão em cada momento. Ainda estou completamente extasiada com a leitura, só não o li "em uma sentada" porque mexeu com o meu pessoal, tanto é que me identifiquei com as personagens. Outro ponto positivo sobre as obras da autora são as vivências reais, é o amargo da vida sendo apresentado, tenho o costume de dizer que os livros da autora são difíceis de engolir por conta do real presente em cada história. A realidade tende a incomodar.

Fiz várias marcações no livro, algumas são citações de outros autores reescritas para complementar o pensamento da personagem Biá que é uma leitora voraz - nas últimas páginas as citações de Biá com os autores e suas respectivas obras são mencionados. Devo acrescentar que esse livro nos transporta para uma reflexão ao deixar um enredo bem aberto para interpretações, ele consegue te tirar da sua zona de conforto ao provocar um pensamento sobre determinadas situações/vivências. Por fim, recomendo a leitura, o livro é surpreendente. A Carla Madeira é uma autora brasileira extraordinária!

?... os livros nunca me tiraram de mim, sempre me devolveram a mim.?
Janiffer Schwab Marcondes 17/01/2024minha estante
eu simplesmente amei esse livro. Uma curiosidade.. o que você entendeu sobre os sonhos do pai com a filha?

Iris.Cacais 17/01/2024minha estante
Ótima resenha!

auroras 17/01/2024minha estante
Esse livro é realmente muito bom, Janiffer. Então, sobre o sonho, o modo como a autora fala deixou a entender que eram sonhos eróticos e principalmente por conta do momento em que a filha anda nua pela casa e a mãe surta por ela estar dessa forma. Fica muito em aberto, né?

auroras 17/01/2024minha estante
Obrigada, Iris. Fico feliz que tenha gostado da resenha.

Janiffer Schwab Marcondes 18/01/2024minha estante
Eu entendi o mesmo. Na minha resenha no instagram uma guria comentou um texto com a premissa "daonde eu tirei isso" kkkk

Cixie 01/09/2023

Esse livro me atropelou
Não tem como você ler esse livro e não sentir nada, ele mexe com você.

Como a história é excelente e viciante. Mal conseguia largar o livro, mesmo quando precisava. Assim como Olivia eu também ansiava pelos meus encontros com Biá.

A escrita tão sensível, tão sincera, tão profunda. Carla Madeira conseguiu dizer muito mais do que as palavras escritas ali naquelas páginas e me tocou de uma forma emocionante.

Foi delicioso ler esse livro, me fez relembrar o porque eu amo tanto ler, e como é bom se perder em outros universos, outras realidades, se perder nessas linhas que contém tanto... A literatura é realmente uma arte incrível.

Terminei com vontade de mais. Com certeza um dos melhores do ano.
CPF1964 01/09/2023minha estante
Anotou a placa, Cecília ?

Cixie 02/09/2023minha estante
Não vi nem a placa só fiquei estirada no chão

CPF1964 02/09/2023minha estante
???????

celiny 02/09/2023minha estante
vou ler o livro por causa da sua resenha

Cixie 03/09/2023minha estante
Espero que goste...

Arthur 01/05/2023

A Carla Madeira é muito incrivel
Ja tinha lido tudo é rio e tinha amado, e eu sempre fico comparando livros dos mesmos autores, pra mim é inevitável. No inicio pra mim tava um pouco confusa a narrativa, mas quando eu consegui entender melhor as personagens, tudo ficou muito interessante, tudo que elas contavam me prendia muito, e a escrita da Carla é muito bonita assim como em Tudo é rio. Porém nesse livro parece que ela aprofunda mais ainda no passado dos personagens, até em alguns secundários, e vai revelando aos poucos as coisas que aconteceram na vida deles no passado, sempre muito chocante, inesperado, e bem triste também. Quero muito ler Véspera agora.
Gildevan.Santos 01/05/2023minha estante
Concluí a leitura agora. Não entendi bem o porquê de Teo ter abandonado a esposa e a filha e, por isso, retirei meia estrela. Vc pode me explicar??? Pelo que entendi ele teve uns traumas de infância que repercutiram no abandono de Biá e Teresa...

Ricardo 01/05/2023minha estante
Nossa a minha interpretação foi muito diferente kkkkkkkkk achei meio confuso mesmo, mas achei que todos tinham chegado à mesma conclusão que eu

Ricardo 01/05/2023minha estante
O que eu entendi foi que ele tinha sonhos em que fazia algo com a filha, no sentido sexual, pq lembro que teve um certo drama com ela andando de toalha pela casa, algo assim

Gildevan.Santos 01/05/2023minha estante
Eu não to acreditando. Quando ele falou dos sonhos, eu tentei entender, achei que tivesse algo a ver com o irmão dele. Por favor, diz que é algo no sentido sexual, pq se for, vou retirar estrelas

Arthur 03/05/2023minha estante
eu cheguei apensar nisso tbm mas no final a minha interpretação foi de que ele estava tentando parar de se culpar pelo que tinha acontecido no passado com o irmão, e isso fazia com que ele não se sentisse bem com ninguem da familia

Carolina.Gomes 02/03/2022

O segundo livro
Duas mulheres unidas pelo amor à palavra: Olívia é uma jornalista e Biá uma psicanalista que um dia se encontram, por acaso, e, a partir daí surge uma amizade.

Ao longo da narrativa Olivia passa a ser a analisanda de Biá, que, estrategicamente, faz provocações que trazem à tona os fantasmas do passado de ambas.

Em meio aos muitos mistérios e pontas soltas, o leitor faz conjecturas sobre o desfecho.

Ao final, quando tudo é esclarecido, senti muita empatia por cada uma daquelas mulheres e suas histórias de abandono, dor e resiliência.

Gostei muito da leitura. Diria que o livro cresceu muito nessa parte final, quando os mistérios foram revelados. A autora mantem a narrativa poética e trabalha bem a força das palavras. O final me impactou e me emocionou.

Recomendo a leitura, com certeza!
Fabricio268 02/03/2022minha estante
Carolina, as resenhas que você fez dos livros da Carla Madeira me fizeram po-la na lista de leitura.

Carolina.Gomes 02/03/2022minha estante
A escrita dela é muito boa, Fabricio. Gostei muito dos três livros.

Alessandra.Bonorino 14/05/2022minha estante
Não consigo achar esse livro par comprar!!!!

Carolina.Gomes 15/05/2022minha estante
A autora mudou de editora e o livro vai ser reeditado, Alessandra. N tem mesmo em lugar nenhum.

Alessandra.Bonorino 15/05/2022minha estante
Ai que bom! Se for tão bom quanto os outros, já quero!

thais791 09/08/2023

"Ainda bem que podemos ser diferentes do que fomos"
Dos três livros que li da Carla esse em disparado foi meu preferido.

No início eu dei umas empacadas na leitura e não estava conseguindo ter tanta curiosidade sobre os acontecidos, mas no decorrer a história me prendeu de mais, gostei das personagens apresentadas, suas interações e as passagens poéticas que todo o livro trás.

Tomei alguns tapas na cara enquanto lia e com certeza indicarei a leitura. Inclusive foi uma obra selecionada pelo meu clube do livro e estou ansiosa para compartilhar minha opinião e ouvir as demais pessoas falando sobre sua experiência, ainda não quero desapagar da leitura.
Luiza 10/08/2023minha estante
eu estou lendo véspera após ler tudo é rio. Estou decepcionada, a história é meio fraca, os personagens não tem a profundidade que tem em tudo é rio. A linguagem não me tocou a alma, você acha que terei um contato melhor com a natureza mordida por ter gostado de tudo é rio ou ele é parecido com véspera?

thais791 11/08/2023minha estante
Eu não gostei tanto assim de véspera, então quando comecei esse tive um pé atrás, ele não me fisgou desde o início mas foi ficando melhor no decorrer. Ainda prefiro ele que tudo é rio, gostei da temática, me surpreendi mais com as reviravoltas. Mas cara, tudo é rio é mto intenso, e os personagens também, então não acho que esse se compara nesse aspecto.

Luiza 11/08/2023minha estante
obrigada Thais!! vou ler a natureza mordida então, pq véspera nao é taaao bom mesmo

thais791 12/08/2023minha estante
Tá bom! Dps me fala o que achou, ok???