A natureza da mordida

A natureza da mordida Carla Madeira

Resenhas - A Natureza da Mordida

Luíza Simas 27/05/2024

Favoritado e marcado na alma!
Acredito que tenha livros para serem lidos e curtidos e livros para serem lidos e inscritos em nós. Esse se encaixa na segunda opção. A natureza de uma mordida comprova mais uma vez como a escrita da Carla é poética, intensa e singular.

O livro conta a história de Biá e Olívia, entre um encontro do acaso e conexão de passados assombrosos. Biá é uma senhora, psicanalista, apaixonada por livros e que carrega consigo, além das palavras e conhecimentos da idade, um passado que se nega a falar. Um passado envolto em abandono e amor.

Sua conversa se dá com Olívia, uma jornalista jovem que se conecta com Biá sem muita coisa em comum, além de possuir em sua bagagem também uma história de abandono sem respostas. Olívia sente o peso da vida em seus ombros e a busca incessante dos porquês das injustiças da vida.

Apesar da temática parecer simplória, essa conversa desbrava as profundezas da natureza humana e dos sentimentos que nos afligem diariamente, perceptíveis ou não. É um livro de cutucar feridas, abraçar machucados e fechar cicatrizes.

É uma temática complexa com temas tão pesados que você se revolta, relê e se questiona se entendeu o que se passou ali. Mas que, por ter uma escrita tão magnética como da Carla, você volta e termina. E se apaixona pelo livro. Porque ele é, em muitas camadas, a vida real em forma de poesia.

Bruna Tiene 27/05/2024

Ainda digerindo...
Carla Madeira não brinca em serviço! Quando o assunto é dilacerar nosso coração, ela sabe como fazer isso com maestria!

Demorei para me apegar as personagens, e eu não tinha muita vontade de saber as histórias que estavam ali meio escondidas...
Mas aí, de repente, me peguei querendo conhecer Biá, querendo tomar café com Teresa, dar um abraço em Olivia!
Ahhhh..e ganhar um sorriso de Diná!

Esse é o poder dessa autora!

Ainda estou digerindo muitas coisas, ainda não sei muito bem o que pensar!
A única coisa que tenho plena certeza: termino essa leitura com o coração apertado e quase dilacerado!

Brandolin 27/05/2024

Meu segundo contato com a autora, e foi um dos primeiros livros que levei mais de 3 dias para ler.
A história é forte, traz muitas reflexões, e é muito bonita.
Gostei de cada detalhe, cada sentido que parece não ter sentido, cada palavra de Biá, louca ou sã.
Carla Madeira é, sem dúvidas, uma escritora absurda.

taevelln 27/05/2024

Carla Madeira tem o dom de prender a gente em tudo o que ela escreve. Assim como os outros dois livros que li dela, esse me deixou com sede de sabor o desfecho de todos os personagens.

nicolas487 27/05/2024

A natureza da mordida
Meu segundo livro da Carla Madeira e é indiscutível que a escrita dela é perfeita. A história é envolvente e fluída, só não me prendeu tanto como Tudo é rio, mas mesmo assim é um livro incrível!
4,5/5

barb 27/05/2024

?O que você não tem mais que te entristece tanto??
Desde o início do livro eu me senti presa a narrativa. A forma como a autora conduz e escreve a história te faz querer ler mais. Acho a Carla Madeira fascinante e sou suspeita pra falar porque amo todos os livros que ela escreve e esse não seria diferente! Me senti conectada à vivência das personagens e chorei bastante no final. É um livro muito denso, completo e cheio de reflexões reais que tornam a experiência da leitura cada vez mais intrigante.

Beatriz 27/05/2024

Eu amei esse livro, amei muito, é um um livro que traz muitos sentimentos, mas quero ler ele novamente, então quero comprar físico para aproveitar mais a leitura.

Carla Madeira não decepciona.

Mari 27/05/2024

Nervos desencapados capaz de eletrocutar alguém.
[26/05/2024]

Um dos livros mais bonitos, densos e sensíveis que já li, meu primeiro da autora. Acompanhei o que Carla fez com as vidas de Biá* e Olívia como quem assiste a um espetáculo em vários atos. Sofri e torci pelas duas a todo momento, mas as mordidas da vida (e da morte) são inevitáveis.

CaioEdu 27/05/2024

Carla Madeira e o sofrimento
Minha primeira leitura com a autora não foi das melhores. Tudo é rio começou prometendo muito, mas não foi uma história que me prendeu muito.
Perceptível que a escrita da autora é muito fluída, mas que ela prefere jogar várias informações em apenas uma frase, ou seja, você precisa está totalmente imerso na história e sem qualquer preocupação externa naquele momento. Não foi o que aconteceu na primeira leitura. Em A Natureza da Mordida já foi diferete, comecei percebendo que necessitava de atenção dobrada sobre cada termo utilizado naqueles parágrafos, e mesmo assim não peguei 100% da história, mas irei julgar sobre o quanto eu consegui aderir da história.
No livro acompanhamos duas pessoas que vão se tornando amigas e debatendo sobre suas origens e dia a dia, Olivia e Biá. Gostei do desenvolvimento de cada uma, senti apertos no meu coração com algumas partes da história, mas que no fim, eu achei que nem tudo deveria tanta conexão assim, mesmo as principais não tendo parentesco, a cada núcleo das duas, várias ramificações iam crescendo a alongando a história de cada uma, creio que não precisava de tudo isso, mas é apenas meu ponto de vista.

Por fim, reconheço que preciso reler Tudo é Rio.
LetAcia1104 27/05/2024minha estante
Então é melhor que tudo é rio?

CaioEdu 27/05/2024minha estante
Eu prefiro A Natureza da Mordida

Amanda 27/05/2024

Belíssimo
Foi meu primeiro livro da autora.
Amei a escrita, flui muito bem. Gosto muito de leituras que nos fazem refletir sobre a importância de boas conexões, de nutrirmos bons relacionamentos.

A natureza humana exposta, com toda sua sujeira, egoísmos, sandices... mas também a força do amor, da moral, e dos sacrifícios que são requeridos. Fazer o certo muitas vezes dói, mas não fazê-lo, é muito pior.

Eu realmente apreciei bastante esta leitura. Laura tem o nível de elegância que almejo alcançar. Gostei muito de Emma, Olivia e Teresa. Gostei de conhecer seus pensamentos, sentimentos e reflexões.

Recomendo a leitura!

Alaf0 26/05/2024

Surreal
Foi o primeiro livro da Carla que eu li e foi uma primeira experiência incrível a escrita da Carla e incrível, envolvente e poética ...
A história do livro e incrível tbm mas teve certos pontos específicos da história que me incomodaram mas de modo geral e um ótimo livro.

laiscunhaf 26/05/2024

"O que você não tem mais que te entristece tanto?"
Simplesmente incrível!

O início é preguiçoso, e por não sermos chegados a Biá, há um desinteresse inicial. Porém, gradualmente, nos afeiçoamos a ela, compreendendo suas dores e criando empatia por Olívia e curiosidade acerca do mistério em torno do fim de uma amizade a princípio inseparável.

Me cativa a forma crua como Carla expõe as relações nos livros dela, sempre tão poética e profundamente tocante.

Uma obra lindíssima que se revela aos poucos.

[2024]

Raissa.Albuquerque 26/05/2024

Zerando os livros de Dona Carla
Esse é o terceiro livro que leio de Carla Madeira e sinceramente fico em duvida se esse ou Véspera fica no meu top 2( é claro que Tudo é rio é o top 1)
Gostei bastante desse livro, como sempre ela envolve o leitor na sua escrita viciante e muito diferente das demais. A autora cita nesse livro frases e textos de outras obras para demonstrar o quanto Biá é viciada em leitura.
Amo a escrita de Carla e com certeza lerei todos os livros que ela publicar.

Samu 26/05/2024

Carla continua nos trazendo sentimentos físicos com seus livros
Segundo livro que leio da autora, e estava com as expectativas extremamente altas por muitos se dividirem entre este e Tudo é Rio (outro que eu já havia lido) como os dois melhores.

A escrita segue magnética, e nos deixa instigados a não parar de ler até que tudo fique claro e explicado, visto que a história de ambas as personagens nos é contada em fragmentos, estamos na mesa ao lado delas no sebo, escutando tudo no ciclo em que estão sendo levantados questionamentos, medos

Não sendo diferente de Tudo é Rio, o final é extremamente VISCERAL, esperamos que aquilo aconteça em algum momento, mas apesar de esperarmos, não estamos preparados para lidar com aquilo finalmente acontecendo.

Importantíssimo dizer que, finalizando a leitura, e voltando alguns capítulos, falas e acontecimentos sutis que pareciam não ser essenciais para o desfecho, que passam despercebidos em meio a tanto caos e sofrimento, são chaves que nos levam direto ao que aconteceu, ou seja, que construção de trama impecável, ansioso para ler Véspera!