A natureza da mordida

A natureza da mordida Carla Madeira

Resenhas - A Natureza da Mordida

Alaf0 26/05/2024

Surreal
Foi o primeiro livro da Carla que eu li e foi uma primeira experiência incrível a escrita da Carla e incrível, envolvente e poética ...
A história do livro e incrível tbm mas teve certos pontos específicos da história que me incomodaram mas de modo geral e um ótimo livro.

laiscunhaf 26/05/2024

"O que você não tem mais que te entristece tanto?"
Simplesmente incrível!

O início é preguiçoso, e por não sermos chegados a Biá, há um desinteresse inicial. Porém, gradualmente, nos afeiçoamos a ela, compreendendo suas dores e criando empatia por Olívia e curiosidade acerca do mistério em torno do fim de uma amizade a princípio inseparável.

Me cativa a forma crua como Carla expõe as relações nos livros dela, sempre tão poética e profundamente tocante.

Uma obra lindíssima que se revela aos poucos.

[2024]

Raissa.Albuquerque 26/05/2024

Zerando os livros de Dona Carla
Esse é o terceiro livro que leio de Carla Madeira e sinceramente fico em duvida se esse ou Véspera fica no meu top 2( é claro que Tudo é rio é o top 1)
Gostei bastante desse livro, como sempre ela envolve o leitor na sua escrita viciante e muito diferente das demais. A autora cita nesse livro frases e textos de outras obras para demonstrar o quanto Biá é viciada em leitura.
Amo a escrita de Carla e com certeza lerei todos os livros que ela publicar.

Samu 26/05/2024

Carla continua nos trazendo sentimentos físicos com seus livros
Segundo livro que leio da autora, e estava com as expectativas extremamente altas por muitos se dividirem entre este e Tudo é Rio (outro que eu já havia lido) como os dois melhores.

A escrita segue magnética, e nos deixa instigados a não parar de ler até que tudo fique claro e explicado, visto que a história de ambas as personagens nos é contada em fragmentos, estamos na mesa ao lado delas no sebo, escutando tudo no ciclo em que estão sendo levantados questionamentos, medos

Não sendo diferente de Tudo é Rio, o final é extremamente VISCERAL, esperamos que aquilo aconteça em algum momento, mas apesar de esperarmos, não estamos preparados para lidar com aquilo finalmente acontecendo.

Importantíssimo dizer que, finalizando a leitura, e voltando alguns capítulos, falas e acontecimentos sutis que pareciam não ser essenciais para o desfecho, que passam despercebidos em meio a tanto caos e sofrimento, são chaves que nos levam direto ao que aconteceu, ou seja, que construção de trama impecável, ansioso para ler Véspera!

livssalles12 26/05/2024

Mil estrelas (me lembra a minha estrela vovó) bom pra 🤬 #$%!& quase chorei amo senhorinhas ensinando sobre a vida tendo os diálogos mais filosóficos em uma tarde normal de suas vidas sem comparação estou sem fôlego além disso a capa é toda linda no melhor tom de azul

Luísa 26/05/2024

?As vezes é preciso morrer para voltar a existir?
Segundo contato com a Carla Madeira e eu amei tanto quanto amei ?Tudo é rio?. Em ?A natureza da mordida? senti que a história demora um pouco mais para engrenar de fato, mas quando isso acontece você simplesmente não consegue mais largar do livro. Eu gosto como ele fala de muitas coisas, traz reflexões sobre o abandono, sobre a morte, sobre o amor e sobre amizade. Me emocionei demais com esse livro, é daqueles que a gente termina e precisa de um tempo olhando para o nada para absorver a imensidão de sentimentos que ele nos traz. Acredito que esse tenha me emocionado mais que tudo é rio, porque me trouxe reflexões acerca de temas que eu penso muito sobre. Enfim, leiam, é maravilhoso.

jeniferrrrr0 25/05/2024

Acho que nunca vou superar essa leitura. A Carla fala o que eu preciso ler. Que tocante, que marcante!!!!
Favorito demais

Isis.Braga 25/05/2024

Uso das palavras
O livro tem como personagens principais Olívia e Biá, que se encontram por acaso e processam, com a ajuda da outra, seus abandonos e perdas.

Primeiramente, amei a articulação que a autora faz com ideias de outros autores. Para além de dominar sua história, ela precisou dominar demais as outras obras, para cita-las em momento oportunos.

Em segundo lugar, a articulação das ideias, a profundeza dos sentimentos alcançada através das palavras me fez pirar!

Eu, que já sou pirada por mim mesma, me vi em Biá. Para além de todas as reflexões que ela nos leva a fazer, sua cabeça confusa foi a parte que mais me trouxe identificação.

Reflito que as palavras revelam as ideias, nos traz maior liberdade para ser. Mas as ideias, essas que parecem inofensivas, produzem um looping infinito em nossas mentes. Conectam, desconectam, e não nos permitem dar um passo se quer sem elas. As ideias tem o poder de nos escravizar. Tem o poder de não nos deixar descansar delas.

As palavras e as ideias nos aprisionam no pensar. Biá sabia tanto, pensava tanto, virou prisioneira de si.

Eu sempre soube que o saber traz certa tristeza, adquirida pela impotência que sentimos diante de tantas questões que não conseguimos nos libertar.

AINDA QUE o saber traga o sofrer, é impossível desejar se alienar novamente. Esse é o preço dessa liberdade.

Para você que é cristão e chegou até aqui, indico o livro ?Inteligência humilhada? de Jonas Madureira. A insuficiência do saber humano é discutida nele. Ter acesso ao espaço sideral pode ser uma infeliz descoberta, de profunda escuridão e solidão. Ou a possibilidade maravilhosa de ver ainda mais a persona do criador.

Pedro 25/05/2024

Simplesmente surreal
Eu estava com uma expectativa enorme e mesmo assim o livro conseguiu ultrapassar-la.

a poesia em cada par de palavras, o significado em cada espaço, cada construção meticulosa feita (nunca por acaso) enriquecem e muito a narrativa, a mente viaja por todos os cenários descritos, as emoções são fortemente compartilhadas e é avassalador sentir (ou apenas imaginar) a dor vivenciada pelos personagens.

é curioso o vazio deixado pelo saber, e não pela costumeira ignorância, afinal:
"não saber nem sempre é o pior lugar"

nanabi 25/05/2024

Te amo, Carla!
Que leitura incrível, eu devorei esse livro. A escrita da Carla Madeira é avassaladora. Fui completamente envolvida pela história da Biá e Olívia, que encontro marcante e histórias surpreendentes e doloridas.
Me fez chorar algumas vezes.
É aquele livro que fica martelando na cabeça por alguns dias.

?Só a versão dos vivos permanece.?

Carol 25/05/2024

?O que você não tem mais que te entristece tanto??
Que livro sensacional! Carla Madeira sem duvidas é uma das minhas autoras favoritas. Com uma escrita cheia de reflexões ?A natureza da mordida? nos trás tantas emoções, tive que em vários momentos pausar a leitura para ?digerir? algumas passagens.
Gostei tanto da amizade entre Biá e Olivia, um tanto improvável e gostaria tanto que elas tivessem mais tempo? mas a vida é assim. Com sua licença poética Carla nos mostra que uma decisão de não fazer e não dizer pode mudar tudo, e nos instiga com uma pergunta: ?o quanto aguentamos não saber??
Se eu fosse citar tudo que gostei no livro estaria praticamente transcrevendo ele aqui rsrs
Apenas leiam!
RenanDuarte 25/05/2024minha estante
Deu vontade de ler

Carol 25/05/2024minha estante
Oi Renan bom dia, pode ler sem medo você vai gostar muito!

MendesGabii 29/05/2024minha estante
Só falta esse haha

Carol 29/05/2024minha estante
Vale muito a pena Gabi, você vai gostar!

Rafa.Barros 25/05/2024

Poética!
O começo do livro é um pouco cansativo, lento, com as divagações de uma Biá que ainda não conhecemos. Aos poucos vamos nos apegando, entendendo a personagem e suas dores, assim como passamos a ter empatia por Olívia e o grande mistério do fim de uma amizade incondicional.

Carla tem o dom absurdo de nos envolver com suas palavras, sua poética, suas frases extremamente bem construídas e tocantes. Adorei o livro e, a partir de um certo momento, fiquei hipnotizada e doida pra descobrir os segredos e as dores mais profundas de Olívia, Biá e Teresa.

Lindíssimo.