Perdão, Leonard Peacock (eBook)

Perdão, Leonard Peacock (eBook) Matthew Quick

Resenhas -

sarah.taylors 11/01/2023

terapia é importante
amo livro com gente maluca e depressiva!
é uma história meio esquisita no começo, mas aí o personagem vai explicando as coisas e tudo que aconteceu com ele e vc fica uau mds

pversions 08/01/2023

profundo
ganhei o livro de um colega e de inicio não me chamou tanta atenção, mas resolvi ler e foi uma experiência tocante e marcante! Leonard conseguiu me abrir para um assunto muito sensível e delicado a mim mesma, a forma que ele relata os acontecidos me fez ficar completamente tensa e apreensiva sobre seus próximos passos e seu plano.

Gabriela 06/12/2022

e quem diria...
... que pais ausentes criariam filhos disfuncionais...
Um show de horror por parte desses adultos. Principalmente a mãe dele!
Eu curti. Não achei "NOOOSSA, QUE MARAVILHOSO", mas achei justo. Uma história que se parece com tantas outras que a gente ouve por aí.
Narrativa simples, fácil, bem gostosinho de ler (apesar do tema extremamente sensível e delicado).
Gatilhos de violência física, psicológica e sexual. Abandono parental. Pra quem é sensível a esses temas, talvez seja interessante evitar.

illyrianGirlI 28/11/2022

Promete tudo e não entrega quase nada
Eu sinceramente comecei esse livro num hype gigantesco! Li por indicação de uma amiga e o início do livro me conquistou demais, o suspense e a empolgação pra descobrir o que Leonard Peacock ia fazer me prendeu horrores, tanto que li 60% em poucas horas mas depois travei e demorei semanas para concluir. É aquele típico livro aue promete tudo logo no início então você cria grandes expectativas mas na hora do plot não consegue chegar no nível que esperávamos. Eu sinceramente não gostei de como tudo aconteceu no pós plot. Me pareceu que o autor só queria terminar o livro e não deu atenção a alguns detalhes. Me parece inacabado e feito as pressas e esse é o maior defeito pra mim. O plot em si não foi ruim, mas acho que precisávamos de mais algumas páginas e algumas explicações. Não vou extender pra não ter spoiler, mas o final foi broxante pra mim. Eu ia perdendo a empolgação conforme lia e via que ia ficar por aquilo mesmo e isso me fez abaixar para 2 as 5 estrelas que eu daria inicialmente.

Louis, o Bardo 26/11/2022

Sensacional!
Mesmo com o final não tendo me agradado tanto (apesar de ser sim bastante emocionante e impactante), eu gostei muito do livro pois, desde o começo, é perceptível o sofrimento do protagonista em relação a como as pessoas o tratam com tanto desgosto, e em como sua vida parece tão perdida e sem propósito. A narrativa feita por Leonard é impecável, realista e emocionalmente confusa, cheia de paranoias (o que dá um toque de autenticidade a mais por se tratar de um adolescente perturbado). Consegui me identificar com ele e com seus sentimentos, ficando triste, feliz e abraçando as sensações que me eram causadas. Recomendo!

isasanticl 23/11/2022

"Não deixar o mundo destruí-lo. Essa é uma batalha diária."
Uma leitura rápida e instigante, mas, ao mesmo tempo, muito reflexiva. Me choquei no início, ao ler o leonard falar tão levemente sobre a morte e seu plano, porém, com o decorrer da leitura, você entende o motivo de tanto sofrimento e das atitudes. O final é ansiogênico, por alguns minutos odiei o encerramento da história, portanto, agora acredito que o livro tenha terminado da maneira apropriada, mostrando que a vida real não é sempre sobre resoluções mágicas e finais felizes.

carolina 22/11/2022

Boa leitura, mas não é para todos
Li esse livro pela primeira vez aos 14 anos e releio com uma certa frequência. É complicado falar sobre a sinopse sem dar spoilers, mas Leonard é um adolescente que está prestes a cometer homicídio seguido de suicídio. Durante o livro, vamos conhecer suas razões, e acompanhar o desenvolvimento de suas ideias e suas relações com as pessoas mais próximas.
Gosto da escrita de Matthew Quick. Ainda não li "O lado bom da vida", mas "Quase uma Rockstar" que foi até adaptado para a Netflix tem o seu padrão de escrita misturando gêneros literários, o que acho bem bacana para não entediar o leitor.
Não é uma obra perfeita, mas é agradável e pode ter um impacto positivo em adolescentes. Tem um quê de esperança trazido em meio à solidão. Mas não é todo mundo que vai gostar.

Fabio 07/11/2022

Li no momento certo!
Totalmente sem expectativa, eu peguei esse livro para ler. Comprei esse livro num surto de paixão depois de ler ?O lado bom da vida? e sair atrás de quase todos os outros livros do autor.

Apesar da sinopse ser interessante, a sinopse não me instigou muito. Para falar a verdade, pouco reflete o conteúdo e a densidade do livro. Outro ponto negativo da edição que me afastava e fazia postergar o início é a capa, que é horrorosa.

Vencido esse embate inicial, comecei a ler e em poucas páginas eu já estava totalmente envolvido. Apesar da facilidade da leitura, o livro tem sua densidade e aborda temas muito sensíveis de uma forma honesta, direta e acessível. É um livro didático, que toca em feridas. O autor destrincha Leonard de uma forma que eu não esperava. É muito bonito. Cheguei a deixar descer umas duas lágrimas na parte final do livro, durante o clímax.

Apesar da temática intensa e da história triste, achei que é um livro que fala de esperança/força e também das transformações que uma pessoa pode causar na vida da outra, seja para o bem ou o para o mal. É um livro muito delicado, bonito e que deveria ser mais famoso.

Minhas críticas negativas são referentes as notas de rodapé, que são comentários do Leonard sobre trechos da história, e são bem chatas. Achei que quebrava um pouco o ritmo da leitura. Outra parte que não gostei até entender foram as ?cartas do futuro?. Se você não tiver gostando dessas cartas, tenha paciência, elas vão fazer sentido e será muito bonito, ainda não que seja legal ao longo da leitura.

O livro abusa de alguns temas clichês e sensacionalistas, é verdade. Ainda assim, é interessante ver como o Matthew aborda esses temas, entender a sua visão e ler o que ele tem para falar. A forma como ele escreve é o meu maior convite para ler seus livros. Achei que pudesse ser algo exclusivo de ?O lado bom da vida?, mas estava aqui também e já comecei a aceitar que faz parte de sua característica.

Ansioso pelos próximos livros do autor!!

Maria Santana 29/10/2022

É uma coisa simples,mas coisas simples importam.
Desde início fica um suspense de algo que aconteceu e eu já desconfiava oq.
A primeira despedida foi a que mais me marcou,chorei de soluçar até não aguentar mais.
Acontece que no meio do livro mais ou menos o ritmo diminuiu bastante e ficou meio maçante de ler. Por exemplo a parte de ?romance? com a Lauren foi extremamente chata e não acrescentou nada de bom na história, se o livro fosse meu eu teria cortado aquela parte.
Era uma coisa bem estranha e problemática os sentimentos dele pela Lauren.
No fim volta a acontecer grandes emoções e melhora bastante,tive que ler de uma sentada só pq não conseguia parar. Her silvermann um anjo na terra melhor pessoa.
Os pais dele uns escrotos. O asher um oprimido que virou opressor.
Leonard me incomodou o fato de ele achar que todo mundo é burro e só ele é um ser super evoluído e inteligente.
As analogias ao nazismo também me incomodou bastante pq nada a ver comparar pessoas entrando num trem pra ir trabalhar a pessoa sendo levadas pra campos de concentração.
Outra parte que odiei foi a tatuagem do professor nada a ver,entendi ele querer transformar algo negativo em positivo mas achei total sem noção.
Tirando as partes ruins,foi uma leitura boa e rápida.foi importante ver o quanto as vezes uma palavra pode salvar a vida de uma pessoa,apenas um olhar de compreensão pode mudar tudo.Cheia de gatilhos sobre depressão e suicidio então recomendo que olhem os gatilhos antes de ler. Mas recomendo sim valeu a pena.

Erlen 29/10/2022

Podemos ser humanos e monstros ao mesmo tempo
Meu Deus que final foi esse! A princípio fica um pouco difícil você sentir empatia pelo personagem e entender quais são as motivações dele para chegar a tal decisão, apesar de que levar uma P-38 para escola com tais objetivos definitivamente não ser a melhor solução para os problemas da vida do Leonard.
Ao longo da história o Matthew Quick soube introduzir os personagens e os acontecimentos na vida de Leonard, que o levaram a ficar tão abalado psicologicamente, assuntos muito pesados que podem ser gatilho para algumas pessoas, tais como depressão, ansiedade, abuso sexual e negligência emocional.
Esse final me quebrou bastante, porque apesar de ele trazer essa mensagem de que você pode seguir um caminho diferente e ter uma segunda chance, ele não é um final feliz, o que eu achei legal porque isso se aproxima bastante da vida real. Leonard Peacock, só encontrou uma maneira de conviver com seus problemas e lidar com eles, nem tudo pode ser resolvido num passe de mágica e nem sempre há uma cura.

"Podemos ser humanos e monstros ao mesmo tempo, ambas as possibilidades estão em nós."

Acredito que essa frase consiga transmitir muito do que é retratado no livro.

Raquel.Moriconi 03/10/2022

Gatilho
Como alguém com depressão e ansiedade é uma história fácil de se identificar. Muitas vezes eu me via no lugar do Léo e pensando em que decisões eu tomaria no lugar dele. Então, no geral é um bom livro, mas acho que faltou se aprofundar em algumas coisas

RayRay 09/09/2022minha estante
Odiei, me obrigou a ler e ainda tem spoiler! Q tipo de amiga é essa???

RayRay 09/09/2022minha estante
Terminei de ler a resenha em lágrimas

?????vou ler esse livro

Linda

Camilarf 09/09/2022minha estante
KKKJJJKK

Bianca.Viana 29/08/2022

Realmente vale a pena ler!!!
A história começa no dia do aniversario de 18 anos de Leonard, dia que ele decide matar um colega de escola - popular cruel e valentão - e após matar-se com a P-38 herdada de se avô que atuou diretamente na 2 Guerra Mundial. A narrativa mesclada aborda o dia presente as memórias do personagem, e também existe a presença de cartas de pessoas do futuro que pedem para que ele não se mate. Como uma forma de despedida ele separa diversos presentes como despedidas dedicadas a seus amigos. A principio a narrativa parece confusa e difícil de se localizar. Entretanto o autor, faz com que mergulharmos nela de modo que nos conectamos com Leonard, descobrindo seu passado conturbado, medo e seus anseios para o futuro.

“Eu me sinto como se estivesse quebrado. Como se eu nunca mais pudesse me ajustar. Como se não houvesse mais lugar para mim no mundo ou algo assim. Como se eu tivesse ultrapassado o meu tempo de estadia aqui na Terra, e todo mundo estivesse constantemente tentando me dar dicas sobre isso. Como se eu tivesse que ir embora"

O que torna a narrativa interessante é que lemos algo que está presente no cotidiano da sociedade, onde todos convivem ou conhecem pessoas que vivem diariamente com problemas de saúde mental. Logo sabemos que sempre a um limite onde a pessoa se perde, e tudo aquilo que estava segurando se concluiu com uma crise que apenas se intensifica. Exatamente como o que acontece com Leonard, apenas um adolescente completamente normal.

“Mas falando serio, porque algumas pessoas postam na internet o jeito correto de se suicidar ? Será que querem que gente estranha e triste como eu se vá para sempre? Será que acham que é ima boa ideia algumas pessoas darem um fim a se mesmas?

Durante a leitura vemos um garoto sofrendo por tudo que ocorreu em sua vida e continua ocorrendo. Entretanto percebemos que Leornad tem uma imensa vontade de acreditar que o futuro será diferente de sua realidade no presente, fazendo diversos apelos silenciosos, tentando ao máximo achar uma migalha de felicidade em sua vida, o que o torna um protagonista emocionante e verdadeiro. Apesar de não ter me identificado totalmente com o protagonista, ele me fez refletir diversas vezes durante a narrativa e conhecer e entender melhor diversas realidades novas de pessoas que passam pelo mesmo que o personagem.

“Feche os olhos e tente ver o mundo com seu nariz - permita que o olfato seja a sua visão. Ponha o sono em dia. Ligue para um velho amigo que você não vê há anos . Arregace as pernas da calça no mar. Assista a um filme estrangeiro. Alimente esquilos. Faça alguma coisa! Qualquer coisa! Porque você inicia uma revolução, uma decisão de cada vez, toda vez que respira. Só não volte para aquele lugar miserável para onde vai todos os dias. Mostre-me que é possível ser adulto e também ser feliz. Por favor"

Se tem alguma coisa que me incomodou nesse livro foi apenas o final. Não foi o fato dele ser previsível ,mas aquela sensação estranha de que faltava algo, faltava um capítulo para concluir melhor a história desse personagem. Entendo que o autor provou seu ponto, respondeu todas as nossas perguntas, porém gostaria de saber mais sobre a narrativa. Fora isso adorei o livro.

Malu 29/08/2022

chato
li no começo do ano e q livro chato
no começo eu até q tava gostando mas achei ele beeeeem parado e me deixou de ressaca literária