Perdão, Leonard Peacock (eBook)

Perdão, Leonard Peacock (eBook) Matthew Quick

Resenhas -

Rafa.Resende 23/08/2022

Incrível
O livro é incrível, a narrativa é perfeita e todo o desenvolvimento da história te prende, ele retrata situações difíceis e como o protagonista lida com elas

Paula1935 07/08/2022

As palavras definem: sensível e pesado
No princípio achei um contexto pesado e fora de orbita. Cheguei a ser uma leitora que quase chegava a parar de ler, mas por incrível que pareça, fiquei ligada à Leonard. No princípio, o protagonista sempre apertava o mesmo botão e repetia a si mesmo e ao leitor o que iria fazer. No desenvolvimento do livro, eu acabei segurando a mão de Leonard tentando achar razões e esperança junto com ele, basicamente, digo a vocês que entrei no livro e nem percebi como. O livro é mesclado com o dia do aniversário de 18 anos dele e mais umas memórias e algumas cartas. No fim, eu queria tanto achar uma resposta, tentar achar esperança pro Leonard que não sei dizer o que foi que passou nesses 3 dias lendo esse livro. Mas digo que é uma leitura válida, porém quem é sensível, que tenha cuidado por ser um assunto delicado e considerado gatilho a maioria das vezes. É um bom livro que você chegar a achar protagonista até mesmo irritante em alguns aspectos, ao mesmo tempo que você quer segurar na mão dele e quer ajudá-lo, ao mesmo tempo que você esquece que é um mero leitor.

isa 07/08/2022

Resenha - Perdão, Leonard Peacock
Gostei, mas não foi o que eu esperava. Li o livro por recomendação do booktok (para variar) e estava esperando algo muito mais "Precisamos falar sobre Kevin" (nunca li, mas enfim). No geral é bem legal, mas não achei tãoooo triste e tudo mais que falavam. Se tivesse ido sem expectativa teria gostado mais.

| Música que me lembra o livro |

» [ Everybody Wants to Rule the World - Tears for Fears ] «

All for freedom and for pleasure
Nothing ever lasts forever

| Melhores trechos | (??¡spolier!)

- Essas pessoas que chamamos de mamãe e papai nos trazem para o mundo e, em seguida, não nos acompanham em nossas necessidades ou não nos dão qualquer resposta. No fim das contas, é cada um por si, e eu simplesmente não fui feito para levar esse tipo de vida.

- Primeiro eles te ignoram, depois riem de você, em seguida lutam com você e então você ganha.

- Eu não sei. Eu achava que a arte deveria significar alguma coisa.
- Não pode apenas existir sem uma explicação? Por que precisamos atribuir significado
à arte? Precisamos entender tudo? Talvez a arte exista para evocar sentimentos e emoções.
Ponto final. Não para significar alguma coisa.

- Eu amo você, papai.
Nunca se esqueça disso.
Além do mais, ficarei bem.

giovanna 05/08/2022

"aperto o gatilho."
me encontro completamente sem palavras.

o livro me arrancou risadas e lágrimas, e me deixou realmente presa nele.

confesso que esperava um final diferente desse, mas acho que o próprio livro te diz ao decorrer da história sobre como nem tudo ocorre como esperamos, como o melhor.

trata de uns assuntos bem delicados e tem alguns gatilhos, mas eu recomendo demais!

Tati Freitas 29/07/2022

E vamos de chorar
Como tem gatilho nesse livro, aliás ele é todo gatilho (depressão/suicídio), sendo assim fica o aviso. Mas ele também trás lições e questionamentos. Fiquei muito reflexiva durante a leitura, o que fez ela demorar mais do que um livro desse tamanho e com escrita tão fluida demoraria normalmente. Gostei bastante. (5° livro da MLI2022)

psJay 25/07/2022

Gostei bastante do livro. Li em dois/três dias, diria que bem rapidinho comparado que demoro uma semana, um mês para ler.

A escrita flui, acontece bastante coisa, não é um livro parado. Recomendo mesmo, não sei muito o que falar, pois eu daria spoiler do livro em quase tudo. Mas vale a pena.

dionisocastro 23/07/2022

Comecei a ler esse depois de me apaixonar pelo filme de O Lado Bom da Vida. Logo vi que minha irmã tinha esse na estante dela e, como era do mesmo autor, resolvi pegá-lo para curar minha ressaca literária.

Não curou nada, pois foi o último livro que eu consegui terminar em 2021, mas pelo menos me rendeu mais uma leitura. Discordo de diversas mensagens presentes no livro e acho a história muitas vezes problemática, mas gostei de ler.

É interessante se identificar até com as partes mais complicadas da mente do protagonista e enxergar o mundo com seus olhos. A escrita é simples e boa, a história já não acho tanto.

pineberry 12/07/2022

Leonard Peacock
A sinopse é: um adolescente resolve matar um colega de escola e em seguida se matar, mas nesse meio tempo ele vai se despedindo das pessoas importantes pra ele e é aqui que o livro fica mais profundo do que aparenta ser.
Se eu tivesse lido mais nova talvez tivesse aproveitado mais pq ainda acho que apesar dos gatilhos de depressão e suicídio, tem uma linguagem mais a ver com o final da adolescência.
Se você gosta desse estilo de questionamentos, dúvidas, de um coming-of-age, provável que você goste desse livro aqui.
Um leve spoiler: eu AMEI a ideia do professor sobre escrever cartas do futuro, achei um recurso que pode ajudar bastante nesses momentos de dúvidas sobre o futuro.

Yngrid.Bastos 27/06/2022

Lindo
O livro me prendeu do início ao fim, a vida de Leonard é realmente muito difícil mas existem pessoas boas que aparecem em seu caminho. O final foi lindo e me fez refletir bastante sobre a vida, achei essa leitura incrível.

iamvalentina 24/06/2022

Perdão, Leonard Peacock...
?Pontos positivos

- Lições

O livro te entrega muitas lições, não aquelas frases bregas e pré programadas mas sim debates verdadeiramente interessantes, que nos fazem pensar e refletir sobre a sociedade em um geral, Leonard a todo momento faz referências a segunda guerra e Nazismo, eu pelo menos não interpretei de uma forma desrespeitosa e sim questionadora.

- Escrita

A escrita de prende do início ao fim, com uma escrita beirando a poesia e inúmeras referências e analogias a acontecimentos históricos e sociais.

- Emoção

Eu chorei em muitos momentos da leitura, você percebe o quanto o protagonista esta quebrado e precisa de ajuda, porém parece que nenhum outro personagem percebe isso, o livro te emociona com o quão verdadeiro ele é.

- Moral e Ética

Esse livro me trouxe um questionamento MUITO profundo sobre ética e moral, o que vale a pena defender e o que é indigno de pena e perdão?
No início nosso ódio por Leonard é claro, pois estamos falando de alguém que deseja a morte de outra pessoa, porém durante a leitura, criamos certa empatia pelo personagem, com uma história trágica.

? Pontos negativos

- Desconfortável

O livro em muitos momentos te deixa desconfortável, ou sufocada, um desses momentos foi durante os capítulos da história da Lauren, eu sei que é perfeitamente possível de isso acontecer mas não me deixa menos desconfortável.

- Final aberto

Eu tenho uma relação de amor e ódio com finais abertos, por esse motivo amo tanto epílogos, porém nesse caso eu coompreendo o motivo do final aberto, mesmo não gostando.

Até uma próxima resenha ?

(Editado)

nat 21/06/2022

É um livro com a escrita muito fluida e rápida, parece mais com o diário de um adolescente. Livro com bastante gatilhos porém com um debate necessário.

karoladolfo 31/05/2022

ALERTA GATILHO
O tanto de gatilho que me deu esse livro não cabe numa só resenha MANO DO CÉU que livro intenso em todos os sentidos.
Leonard é intenso e está depressivo, apresenta um dos traços mais comuns em suicidas quando começa a dar coisas importantes pata ele para pessoas queridas e a gente acompanha a jornada dele enquanto isso. Querendo sempre entender o porquê depois dos presentes ele ainda querer matar seu antigo melhor amigo antes de se matar. Essa é uma história de pessoas quebradas e não tem necessariamente um final feliz.

Sam 22/05/2022

Não curti
Levei uma vida tentando ler e nadaaaaaaaa, chato, chato, chato. Parado, monotóno. Não consegui me apegar ao livro.