O conto da aia

O conto da aia Margaret Atwood

Resenhas - A história da aia

Mai_peereira 25/11/2020

Demorei um pouco para finalizar a leitura,devido ao fato de querer extrair o máximo de conteúdo.
Uma distopia envolvente, temos muito a se aprender com ele

Ian 05/04/2021

Uma distopia aterrorizante.
Um ótimo livro, porém, em alguns momentos se torna massante e de pouca efetividade de fatos.
luquescunha 05/04/2021minha estante
Concordo. O segundo eu gostei MUITO mais

Ian 05/04/2021minha estante
Preciso lê-lo então kkk

Emanoel 14/01/2022

Uma leitura inesperada
O Conto da Aia foi comprado pela minha mãe que já está a vendo a série. Não me interessei muito no começo, porém, meu fluxo de leitura é muito rápido e na minha estante, esse livro estava disponível.

Já li outras distopias como 1984 e essa me lembrou demais, exceto pelo fato de que em Gilead, o controle é majoritariamente patriarcal, aonde mulheres são oprimidas por um regime teocratico cristão opressor.

A protagonista divaga bastante sobre a realidade em que vive, sendo - de acordo com ela mesma - um "útero com pernas" sendo sua uncia função ser a criada e a geradora dos "filhos dos Comandantes" do regime.

É uma leitura que vale muito!
skuser02844 14/01/2022minha estante
Que legaaal. Como faz para seu fluxo de leitura ser rápido? É naturalmente, ou usa alguma técnica. Queria aprender a ler mais rápido.

Emanoel 14/01/2022minha estante
Meu trabalho permite na verdade haha ... Vou entrar no meu terceiro livro hoje! ?

skuser02844 14/01/2022minha estante
Nossa, que legaaal, parabéns!!

Lilith 13/12/2020

Amei a forma como ela descreve os pensamentos da protagonista, e tudo o que se passa na trama. Um defeito é os saltos temporais grandes demais que ela faz.
A história é ótima, mesmo sendo pesada. Estou ansiosa para saber a continuação!

Lalá 31/08/2020

Vocês estão preparados para essa história? | @literaturadoce
{estrelando os meus dedinhos e dando um gole demorado no café...} Certo, vamos lá, já me organizei o suficiente pra poder falar desse livro agora e eu quero começar dizendo que: tô amando sair da minha zona de conforto com esses livros que me dão tapa na cara a cada capítulo.

A história foi escrita em 1985 e é julgada como uma distopia, e nela existe uma Nova Inglaterra com um governo totalitário e teocrático, onde as mulheres não têm mais sequer o mesmo nome e trabalham agora para um único Comandante com uma única função: procriação.

Margaret é direta no que escreve, sem rodeio nenhum. Ela tá numa narrativa tranquila e pá! Um acontecimento que você literalmente prende o ar e fica totalmente em choque.

Tudo é narrado em primeira pessoa pela Aia Offred, que se lembra a todo momento da sua vida antes de tudo isso acontecer, que foi separada de sua filha e marido. É um cenário extremamente opressor e melancólico.

A narrativa é desesperadora, a autora descreve bem os acontecimentos, os lugares frequentados e tudo se conecta conforme a leitura, porém tudo é finalizado exclusivamente na última página, o que me fez não gostar tanto assim da leitura, já que eu considerei que seria um livro de história única, e não estava preparada inicialmente pra esperar para ler outro livro pra ver a revolução, ou o que acontecerá com a Offred.

Este livro me deu embrulho no estômago em diversas partes de tão sufocante que a história se tornou, por ser uma história baseada numa censura e opressão fortíssimas. Porém, garanto que é uma leitura que vale a pena e é extremamente necessária.

Eduarda1062 24/04/2021

Ao começar a ler a história, imaginei que se referia ao passado, mas é apenas o mundo atual (EUA) vivendo em um totalitarismo teocrático, onde as mulheres férteis vivem para gerar filhos... angustiante, revoltante e cativante. É uma leitura que ninguém se arrepende ao terminar.

giu 29/08/2021

imploro para vc ler
SIMPLESMENTE ??UAU??

Desenvolvimento distópico excelente, severas críticas a nossa organização social, repleto de figuras de linguagem e reflexões pessoais expressivas? esse livro foi um favoritado na primeira linha.

Todo capítulo trás um questionamento e um sentimento diferente? ainda estou processando o quanto está narrativa me marcou!

Me surpreendi muito com o quanto o livro é descritivo e NADA cansativo, foi difícil parar de ler em alguns dias.

leeknower 16/11/2022

nolite te bastardes carborundorum
livro incrível que foi todo formulado em cima de uma história nojenta da bíblia. é bem parado, não tem aqueles grandes plot twists que são comuns nas distopias, a resistência de offred é silenciosa, apenas se mantendo sã. vou demorar um tempo pra processar e acho que isso vai acontecer com qualquer mulher que ler esse livro, principalmente pq vc se coloca no lugar das aias. definitivamente uma leitura obrigatória.

Carol 22/06/2020

Incrível
É um livro maravilhoso. Confesso que li depois de ver a série mas não perdi o interesse pela história. É envolvente, e fiquei impressionada em como é uma leitura atual mesmo sendo dos anos 80.
Diogo Souza 22/06/2020minha estante
Tive a mesma impressão. Li ele há menos de um mês.
Doido pra continuar a sequência.. ^^

Cheshire 22/06/2020minha estante
Eu estou ansiosa pra ler!!!

Gabriel.Diniz 30/12/2021

Não pule a parte de Notas Históricas!!
Deixei logo no título pq eh algo que vc realmente não deve fazer. Não deixe de ler as Notas Históricas!! Falando a respeito do livro, achei uma leitura muito interessante que me trouxe uma série de reflexões a respeito da nossa sociedade, principalmente sendo alguém do sexo masculino. Não consegui dar 5 estrelas pro livro pq em alguns momentos realmente senti a leitura meio travada, ns se foi pela forma de escrever da autora ou algumas citações um pouco complexos de se entender de ?bate pronto?. Além disso, durante todo o livro tive picos de entusiasmo que era justamente em momentos que a estória era voltada para a trama dos personagens, mas foi algo que não aconteceu tanto. Contudo, nas Notas Históricas essa parte se torna bem mais relevante e você passa a entender melhor a dimensão que foi esse livro e como a Margaret Atwood realmente fez um incrível trabalho. Foi um 4,5?? que poderia ser um 4,9?? se o skoob permitisse kkkkkk gostinho de 5??
Definitivamente vale a leitura!!
Karina.Agra 30/12/2021minha estante
Assim que puder leia ?Os Testamentos?. Perfeito!

Mandy 30/12/2021minha estante
???? perfeito

mxd 16/11/2020

Obra prima literária
O conto da Aia é um livro excelente, um um enredo perfeitamente elaborado e personagens cativantes. Adorei a forma como a autora trabalha a história de Gilead ao longo do livro, que traz uma fluidez para a história. Incrível!

Nanda 26/09/2020

Eu vi um comentário em uma rede social sobre como os direitos das mulheres tinham q ser defendidos diariamente, pois a qualquer momentos eles poderiam serem tirados de nós.
Esse livro é um lembrete vivido do que pode acontecer caso esquecemos de luta, assim , como nossas antepassadas lutam pelos direitos que hoje consideramos básicos.

OBS: Pelo caminho que muitos governos estão indo existe a possibilidade disso acontecer e por isso temos q levantar diariamente nossas vozes e gritar que não seremos submetidas a algo assim.

Jackson 12/06/2020

Forte e Necessário
O Conto da Aia não é um livro divertido e leve. É uma história tensa, dramática e triste. Porém se faz extremamente necessária ser contada, pois Margaret Atwood estava além de seu tempo. É angustiante saber o alto nível de identificação com a vida real podemos encontrar nesse livro.
Leitura e . 12/06/2020minha estante
Oii... Boa noitee... Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... te espero lá...?
Obrigado.
@leituraeponto

Julia3023 30/10/2020

O livro que deu origem a The Handmai's Tale
Com certeza O Conto da Aia foi um dos melhores livros que eu li em 2020, o livro foi escrito há 40 anos pela Margaret Atwood. O livro é uma distopia completamente diferente das outras de seu gênero, pois ela é completamente narrada por uma mulher.
A nossa história se passa no que um dia foi chamado de Estados Unidos, após catástrofes nucleares, infertilidade em massa e a tomada do poder por um grupo religioso esse é o clima na República de Gilead.
Offred é uma aia, e a única função das aias é gerar filhos aos seus comandantes. Segundo Gilead as aias são, mulheres férteis, viviam contra os preceitos bíblicos e traidoras do gênero.
O livro é narrado somente pela Offred uma mulher que teve seu passado apagado,e foi enviada para casa de um desses comandantes, mas ao mesmo tempo ela tenta aceitar esse presente como uma serva do governo, e ao mesmo tempo lutar para reencontrar sua família.
Mesmo com uma narrativa angustiante e assustadora , O Conto da Aia consegue nos prender e proporcionar o mínimo de esperança para Offred.

Ash 29/10/2021

Uma leitura necessária
Não foi um livro fácil de ler e muito menos rápido, mas é uma leitura muito necessária e forte do que nossa sociedade pode vir q se transformar.
Márcia 29/10/2021minha estante
O segundo livro é bem mais fluido

Ash 29/10/2021minha estante
Estou ansiosa para ler ele já ?