O conto da aia

O conto da aia Margaret Atwood

Resenhas - A história da aia

Eduarda.Silva 30/01/2022

Magnífico!
Um grupo religioso, autointitulado como "Os Filhos de Jacó" consegue aplicar um golpe nos Estados Unidos, que se transforma na República de Gilead, e em Gilead o chefe de Estado é Deus e todos são regidos pela moral e bons costumes da Bíblia.

E tudo isso aconteceu por conta da degradação do meio ambiente e a transmissão de DST's, fazendo com que as mulheres férteis fossem raras, assim que o regime totalitário teocrático se aplicou, essas mulheres férteis foram caçadas e raptadas, são chamadas de Aias.

O livro é narrado por uma Aia, a Offred (se separarmos a palavra, temos "Of Fred" que traduzido se torna "Do Fred", o nome do seu Comandante).

Offred (que na verdade, se chama June) começa contando que tinha uma vida normal até perder todos os seus direitos. E, infelizmente, não conseguiu sair dos Estados Unidos a tempo, foi sequestrada, sua filha pequena levada à adoção e não tem noção do que aconteceu com o seu marido.

Após isso, foi levada para um local, sofreu tortura psicóloga e lavagem cerebral pelas Tias (assim são chamadas as que torturam) e depois é levada para uma casa de família.

Offred é uma Aia, servindo apenas para procriação, e essa cerimônia de procriação é basicamente uma romantização do estupro, a esposa e o Comandante citam passagens bíblicas, a Aia se deita entre as pernas da esposa e o Comandante a estupra, na intenção de engravida-lá.

Essa "cerimônia" acontece uma vez por mês durante o período fértil da Aia.

Lembrando que é um regime totalitário, as Aias só podem conversar com outras pessoas caso tenham permissão, não podem ler e escrever, uma vez acusada, é enforcada e deixada em um local intitulado como o Muro (as universidades e advogados foram extintos, sendo assim, não há defesa).

A única coisa boa que podemos retirar do livro é a resistência feminina, as Aias encontram locais seguros para conversar e criam laços umas às outras.

O livro é sensacional, terminei ele em cerca de 24h e estou ansiosa para ler a continuação.

Thamara 10/04/2020

Surpreendente
Um livro bem diferente dos quais costumo ler, mas que me surpreendeu. É uma leitura fácil, um tanto misteriosa pois a autora não revela tudo de imediato e isso faz com que o leitor fique curioso para descobrir os acontecimentos.
Carlos R. A. Amorim 10/04/2020minha estante
Só te digo isso: leia 1984, a distopia definitiva!

Thamara 10/04/2020minha estante
Obrigada pela indicação!

Luana 18/06/2020

Um livro de 1985, com narrativa e pautas tão atuais. Com algumas partes muito descritivas, mesmo assim não deixa de ser uma leitura importante.
Lidi 18/06/2020minha estante
Muito bom!

Julia.Galuppo 17/07/2020

Uma recomendação: leiam o livro antes de assistir a série. São praticamente duas histórias distintas contadas em um mesmo lugar... Durante todo livro fiquei pensando em como eu imaginaria aquele lugar e aquele regime se não tivesse sido me dado pronto pela série. O livro e a série destoam em vários aspectos e, pela primeira vez, não consigo dizer que o livro é melhor. São igualmente maravilhosos, cada um com seu jeito de contar a mesma história.

Não é uma leitura fácil, que se consegue ler várias páginas em pouco tempo. A cronologia é confusa e até mesmo as descrições te fazem reler inúmeras vezes o mesmo trecho. Mas você o faz para poder sugar melhor cada palavra do livro, que deve ser lido e entendido por completo. Deve ser absorvido.
Bebela 17/07/2020minha estante
Fiz exatamente como você disse! Li o livro e depois assisti a série e foi a melhor coisa que fiz. Consegui absorver muito da história. Sem contar que achei a série bem fiel ao livro ;)

Gabriel 17/07/2020minha estante
Assisti a série primeiro e depois li o livro, e gostaria de ter feito diferente. Claro que isso acabou deixando o entendimento muito mais fácil (como você disse) mas meio torna o livro um tanto quanto previsível. Com certeza a leitura é de primeira, extremamente recomendável, mas a série consegue ser mais atrativa e chocante, as cenas da Cerimônia no livro são bem menos revoltantes que as da série. Também achei a Serena e o Comandante do livro "menos piores" do que os da TV. Além disso, percebi que no livro, diferente da série, o nome da "Offred" nunca foi citado, assim como a participação do Canadá é bem aversa

Paula 04/04/2023

Impactada
Uma obra prima, sem dúvidas, apesar do final duvidoso,Recomendo muito!!!!
A reflexão sobre a sociedade contemporânea implícita nessa história é como uma explosão na mente. Ansiosa para ler a sequência.
Naty Alves 04/04/2023minha estante
Leia os testamentos, esse final tem uma explicação não foi a toa.
(Se bem que já li faz um tempo).

Vane 21/04/2020

Esse livro faz com que a gente pense muito na realidade das mulheres ao redor do mundo. É uma leitura fantástica, você fica preso lendo.

Xingmi 31/01/2023

Caramba, que livro. Essa história é fascinante, não tenho palavras exatas para descrever, mas a autora é genial e ler o posfácio e conhecer o contexto em que ela a escreve me surpreendeu ainda mais, estou impressionada com a qualidade dessa escrita, dessa história. Cinco estrelas, esse livro valeu muito a pena ler e refletir sobre tudo que ele aborda.

@LuanLuan7 07/10/2022

Denso.
Um livro meio difícil de ser lido.
Ao longo da leitura tive a sensação de que precisava ler em voz baixa, quase aos sussurros, para não ser descoberto por ninguém.

Assisti à série antes de ler o livro e não pude deixar de comparar os dois: a série é mais fluida que a obra escrita.

Todavia, o fluxo de consciência é bem mais denso no livro.
Lá pelo meio eu já desconfiava de qualquer pessoa e ficava aflito pela personagem.

A obra transmite muito bem a sensação de ver-se oprimido, em constante medo, em variados lugares e situações, desconfiando, até mesmo, de quem mora em casa.

Os rituais são bizarros, desde a procriação até o nascimento.

O final cravou uma dúvida na minha cabeça. Preciso saber o que houve!
Gabrielle 07/10/2022minha estante
Acho que vai gostar do segundo livro, "Os Testamentos"

@LuanLuan7 07/10/2022minha estante
Confesso que estava determinado a não prosseguir, porém preciso saber o que aconteceu depois daquele final hahaha

Pablo 08/10/2022minha estante
Acabei de passar a madrugada lendo e vim ver os comentários, te entendo perfeitamente, e apesar da série ter dado uma continuidade após aquele fim, estou ansioso para ver o desfecho da própria autora

Didi 07/09/2020

Melancólico, para longe de uma história corriqueira, se formos pensar na possibilidade da existência de uma sociedade que fosse contra tal realidade retratada aqui. Mas acompanhar a visão, a vida, os sentimentos, os medos, os anseios, surtos de ansiedade, por todo tempo pensar em sobreviver ao presente, sendo literalmente marcada pelo passado, sem perspectiva alguma para o futuro. Todos são seres não dignos de confiança, mas a quem se apegar, a si próprio, buscar dentro da mente uma saída. Uma nova ordem, uma nova sociedade.

Francisco240 14/10/2021

Não funcionou pra mim!?
A história e sua premissa é muito boa, porém é falha durante a lentidão em que a história é conduzida.
A personagem principal é bem pacata e seus personagens não são os seres mais afáveis, no entanto é notório o motivo deles serem assim em decorrência da situação que o mundo distópico é apresentado.
Não é uma história redonda e sem dúvidas ainda tem bastante pano pra manga, gosto de livros assim, porém esse não funcionou pra mim.
Wes 06/11/2021minha estante
Também não funcionou pra mim :( achei a série muito melhor.

Margô 19/11/2021minha estante
Eu gostei mais da continuidade do livro, "Os testemunhos" ou Testamentos? ( rsss...) Bem, é fácil saber o certo.
O Conto da Aia, começou a fazer sentido pra mim quando vi o seriado.

Francisco240 20/11/2021minha estante
Espero ver a série algum dia @Wes

Francisco240 20/11/2021minha estante
@Margô eu não fui cativado o suficiente para pegar um continuação

Francesca.Zibetti 28/05/2021

O conto da aia foi um livro que me despedaçou! Mesmo sendo um mundo distópico me pareceu tão perto da realidade! É um livro incrivelmente bom, mas precisa ter estômago forte, por a porrada dói e não é pouco.

Menina Ártica 15/08/2020

Incrível
Surpreende! Incrível! Uma obra política que aborda temas super atuais, tão atual que chega a ser assustador

Edsonia 07/04/2020

O livro tem uma narrativa bastante envolvente. A escrita é especialmente interessante, por apresentar fluxos de consciência que se deslocam entre passado e presente. No entanto, esse recurso torna o texto cansativo em alguns momentos.
A autora não entrega a história de uma vez, o leitor vai descobrindo aos poucos o passado da personagem e como foi construída a sociedade em que ela vive.
É um romance instigante, com uma narrativa forte, ainda em profundo diálogo com o mundo atual. É possível refletir sobre como a liberdade pode ser tomada aos poucos e quais são os mecanismos usados para frear qualquer reação diante dessa perda. Me trouxe a indagação sobre o que é, no limite, uma distopia, uma vez que, assim como em Gilead, contextos extremos existem e, por estarem fora do nosso campo de visão, se perpetuam.

Mulim 06/06/2020

Importante para todxs?
Acho que todo homem deveria ler o conto da aia para ter noção do que é a cultura do estupro e o quanto ela é adocicada na nossa sociedade. Ao mesmo tempo, para mulheres, é importante por questões não tão óbvias, como: o fato de mulheres frequentemente oprimirem umas as outras em regimes como os descritos no livro. Além disso, vale como leitura para um amplo espectro de como regimes totalitários reagem a questões sexuais e de sexualidade. Entretanto, não deixa de fora a forma perversa de como a taxa de natalidade nunca deixou de ser uma pauta. Enfim, foi uma leitura pesada no sentido da narrativa ser altamente carregada de emoção. Em várias partes você se sente um invasor de um diário de uma prisioneira. E, de certa forma, acredito que o livro tem essa intenção, dentre tantas outras. Valeu a pena ter lido.