O conto da aia

O conto da aia Margaret Atwood

Resenhas - A história da aia

Evelin 22/09/2019

?????
Quando comecei essa leitura achei que eu fosse um monstro, a personagem principal descrevia as situações ruins a qual ela era obrigada a passar e eu sentia absolutamente nada! Fiquei ????? Mas depois da explicação de como tudo aconteceu e de como a sociedade chegou naquele ponto que eu passei a sentir o medo e me dei conta do quanto a personagem se privava de sentir... Talvez seja ideia da autora não sentirmos nada também, até que quando você menos espera ela estabelece uma relação direta entre a nossa sociedade com a sociedade das aias.
Linne3 26/09/2019minha estante
Estou lendo agora e é exatamente como me sinto. Comecei meio que alheia aos acontecimentos, mas no decorrer da obra a gente vai criando uma ligação com a personagem. Tbm acho q seja proposital, até pq vamos conhecendo os detalhes aos pouco e isso vai nos facinando.

Evelin 26/09/2019minha estante
Sim, a própria personagem aparenta estar se mantendo anestesiada, mas isso incomoda bastante no início...

Ednei.Freitas 01/10/2019minha estante
? interessante depois lerem, verificarem na internet que a autora declarou que todos os fatos narrados no livro, foram baseados em sociedades que já existiram na história humana. E temos a ideia do quanto é perigoso unir governo e religião.

Evelin 02/10/2019minha estante
Misericórdiakkk, não sabia disso... Vou procurar mais, obrigada!

Linne3 04/10/2019minha estante
Sim. No final, em notas históricas tem informações bem interessantes sobre isso.

Carvalho 27/08/2020

Reflexiva
Uma leitura interessante, até certo ponto é reflexiva. Admito que senti muita muita raiva ao ler o livro, indignação e ranço. Mas foi uma ótima leitura.
Munik 27/08/2020minha estante
Tenho medo de ler e não gostar ?

Natália 27/08/2020minha estante
É ótimo! Assiste a série. Da mais raiva ainda hahah

Carvalho 27/08/2020minha estante
Não dei 5 estrelas pq o livro não me prendeu... Mas eu recomendaria, varia do estilo q tu prefere

Erberson.Rodrigues 27/08/2020minha estante
Não li o livro, mas assisto a série. É muito boa, recomendo. Já ouvi dizer que a série é melhor que o livro.

Natália 27/08/2020minha estante
Eu achei a série bem fiel ao livro (até certa parte). Isso é difícil de acontecer.. mas fico dividida mesmo. Acho que diria que a série é ainda melhor mesmo hahaha

Lela 13/07/2021

Tem que ter estômago
Esse livro foi um dos mais pesados que já li, a distopia é interessante, envolvente, o tempo inteiro você tem sede de saber mais daquele mundo e como são suas regras, como funciona aquilo tudo. Mas, a medida que se sabe você se enoja, é tudo muito cruel e assustador. Se você é mulher e vai ler esse livro vai entender perfeitamente o que eu estou tentando expressar aqui. Um novo sistema completamente patriarcal. Quando o livro termina você quer a continuação naquela mesma hora.

Só não dei 5 estrelas por ter achado a escrita meio arrastada, mas faz parte logo se acostuma com a história a medida que as coisas vão acontecendo.
Vitor 13/07/2021minha estante
Já assistir a série, tô louco pra ler o livro!

Aline 13/07/2021minha estante
Livro maravilhoso

Lela 13/07/2021minha estante
Vitor eu também já assisti a série, e o livro é perfeito vale a pena de verdade, se você ler vai querer ler a continuação dele ?Os testamentos? que inclusive nenhuma temporada da série conta a história do 2 livro vc vai amar

Vitor 13/07/2021minha estante
Poxa que legal, agora fiquei mais instigado..
Sem falar que a série ainda está em andamento, eu lendo logo o livro já vou ficar por dentro de todo o contexto..???

Lela 13/07/2021minha estante
Exatamente!!

@leituras.dalana 30/08/2018

Leitura impactante
O livro de Agosto foi : O Conto da Aia.

Genteeeee!!! O livro é pesado, fiquei revoltada, angustiada com tudo que li, tive medo de acontecer hoje, sério!! 😱. @therealmargaretatwood é incrível, bem detalhista, a escrita é espetacular. Virei fã com a primeira obra lida rsrs.

A série: The Handmaid's Tale é baseada nesse livro. ( Assisti um episódio e é tão intenso quanto o livro. ) Alguém já assistiu?

Vou contar um pouco dessa ficção tão palpável.

O presidente foi assassinado, o congresso metralhado e a Constituição destruída, então formou uma sociedade patriarcal e religiosa extremista: a República de Gilead.

Alguns homens viraram o Estado, a Lei.

As mulheres perderam todos os direitos, não podem ler, escrever, falar, estudar, trabalhar, ter conta bancária e na época que tinham foram bloqueadas e só o companheiro poderia retirar o dinheiro.

Já imaginou isso?

Leiam.
Leitura impactante

Recomendo a leitura e a série.
vslima 10/09/2018minha estante
Vi a 1T da série. Excelente. Agora quero o livro.

@leituras.dalana 20/09/2018minha estante
Assisti dois episódios, já tem a segunda temporada ? ( Você vai gostar do livro ) Me fala depois o que achou :)

vslima 01/10/2018minha estante
Vi a 2T. Tem sim. Tava disponível na Sky... Excelente! Repetiria teus comentários sobre a série, mas tire tuas conclusões.
Agora, enquanto não vem a 3T, o livro!!!! Comprei. Começo hoje, depois te falo o que achei. Se assistir a série, comenta aqui. Abç

@leituras.dalana 13/10/2018minha estante
Ahhhhhh! fiquei tão feliz que comprou o livro e que já deve estar acabando com a leitura. Me fala o que achou ? abraços!!! E assim que eu terminar a série te falo :)

vslima 04/12/2018minha estante
Livro bem escrito, com personalidade. A série é fiel até certo ponto, misturando passagens do livro vividas por outras personagens, mas tem seu mérito. O livro me deixou com gosto de quero mais por conta da série que vai além. Li em algum lugar que a escritora fará uma sequência do livro, coisa que se passa 20-30 anos após os fatos do primeiro .

Paloma 07/09/2021

Gilead é logo ali
Relutei muito antes de começar a ver a série (e depois ler o livro) por saber que a história era pesada. Dei uma chance e me surpreendi com a forma que a autora consegue fazer com que tanta crueldade nos desça. E é tão palpável que não duvido que um regime semelhante ao de Gilead se instaure algum dia pelo mundo. Na última parte do livro, inclusive, são mencionadas algumas características do regime que fazem alusão a outros momentos e detalhes da história. Poucas coisas foram mudadas na adaptação para a série. Arrisco dizer que a série é até melhor. Só não pôde mostrar, como no livro, a forma que June tinha medo e estava quase se perdendo com toda a repressão.
L. 07/09/2021minha estante
Tmb achei a série melhor. Mas é um livrao

Paloma 07/09/2021minha estante
E gostei bastante do final do livro, tem informações que a gente não vê na série

L. 07/09/2021minha estante
Sim, demais. E concordo q este tipo de regime pode sim se instalar... ?

dudawznk 07/09/2021minha estante
Eu assisti a série e achei ela muito intensa, arrisco dizer que é até aterrorizante de tão possível de acontecer! Acho que por isso reluto tanto pra ler o livro

Paloma 07/09/2021minha estante
Acho que vale tentar ler o livro, mais ainda pelo que tem que não tá na série!

taina.carolini. 12/04/2020

O que foi isso
Deus sabe que eu gostaria de não dar cinco estrelas para esse livro, simplesmente pela raiva que ele me fez passar, mas não teria outra forma de avaliá-lo, mesmo ainda estando em processo de digestão com um gosto amargo na boca.

Não vou falar da história, porque acredito que a história todos já devem no mínimo ter uma noção do que se trata, ao invés disso, irei falar da sensação que tive ao ler.

Não foi uma leitura fácil, longe disso, mas de qualquer forma isso eu podia prever, afinal nunca fui de ler distopias, muito menos essas que são tão reais de certa forma. A escrita da autora é extremamente sutil, tão sutil que no início eu pensei que não me conectaria ao personagem, que não "compraria a história", temos uma personagem fria, distante e conformada, e eu com a minha mania de leitora de "querer se colocar como o personagem principal da história" não sentia nenhum vínculo com ela ou a situação, demorei perceber o que a autora fez comigo, a forma como ela me conduziu exatamente para onde queria: eu consegui me sentir exatamente como a personagem, fria, distante, conformada, me agarrando a migalhas que pudessem ou não me dar alguma esperança, sem obter nenhum fio de história que pudesse realmente ser sustentável. Foi uma experiência além de estar no personagem, além de me conectar a ele, foi um desconforto provocado e partido diretamente em mim.

Poderia descrever todo o misto de sensações, a raiva, a ansiedade, o desespero, o medo que senti lendo isso, por vezes precisei de uma longa pausa para respirar e por a cabeça no lugar, pois sempre que eu achava que teria uma resposta, no lugar dela surgiam mais perguntas, por outras vezes precisei sentar na beirada da cama e apenas ficar ali em estado catatonico tentando absorver o que estava acontecendo.

A forma como o livro é estruturado também foi uma experiência a parte, me senti claustrofóbica com a forma como os capítulos eram divididos e dispostos, tinha frequentemente a sensação de estar presa e sem andar pra lugar nenhum, isso também ajudou de certa forma a reforçar a maneira como o personagem se sentia. Era incômodo e desesperador esse sentimento se colocarmos ele em contraste com a leitura extremamente fluida que todo o livro tem.

Sem sombra de dúvidas um dos livros mais imersivos que li, um livro que vale a pena.
Rafael.Passos 12/04/2020minha estante
O que fala neste livro?

Crissandreto 12/04/2020minha estante
Nossa. Tive sensações parecidas. Não achei que fosse conseguir terminar de ler

taina.carolini. 12/04/2020minha estante
Rafael, temos basicamente uma sociedade distopica formada por castas muito bem definidas e regidas por regras e leis com um extremo cunho religioso, acompanhamos a vivência de um dos grupos, denominados "aias" cujo a única função é reproduzir.
De toda forma é um livro que a princípio você não imagina que tem a profundidade que tem, mas que realmente vale apena ser lido.

taina.carolini. 12/04/2020minha estante
Cris, confesso que teve horas que eu achei que não chegaria ao fim

Rafael.Passos 16/04/2020minha estante
Que aventura que você viveu ao ler as páginas deste livro, parabéns.

Juliana.Youssef 29/05/2020

[RESENHAS DA JU - O Conto da Aia]
Clássico da literatura mundial, O Conto da Aia foi escrito por Margaret Atwood na década de oitenta, mas possui uma temática muito atual.

Em uma sociedade chamada Gilead - onde antes eram os Estados Unidos - a queda drástica de taxa de natalidade, provocada principalmente pela inserção das mulheres no mercado de trabalho, resultou em uma revolução. Entende-se revolução como uma transformação radical dos padrões sociais, culturais e científicos de uma determinada sociedade.

As maiores prejudicadas por essa revolução foram as mulheres. Sejam elas férteis ou não, suas rotinas foram transformadas rapidamente e de maneira extremamente agressiva. A protagonista do livro, June era fértil e consequentemente, assumiu o posto de Aia. As Aias trabalhavam nas casas dos Comandantes - homens do alto escalão da sociedade - e tinham como objetivo dar um filho ao casal responsável por sua contratação. Após feita, a aia era transferida para outra família para recomeçar o trabalho. Caso o tempo de permanência esgotasse sem que ocorra a gravidez, o destino da mulher era trágico.

Elas não eram reconhecidas pelo nome, mas sim como propriedade do comandante. Portanto, June será reconhecida como Offred, uma junção da preposição of - que significa de - com parte ou abreviação do nome de seu comandante Fred Waterford.

O livro é um lugar em que Offred vai detalhar todos os episódios dessa jornada na casa do Comandante em primeira pessoa. Ele conta também com a presença de personagens interessantes como Nick, Moira, Serena Joy, Tia Lydia, Ofglen e Ofwarren que possuem enorme significado na trama.

Apesar de apresentar personagens e linguagem muito interessantes, é uma leitura muito pesada e angustiante por conta de diversos episódios que a protagonista vai passar. Mas vale dizer que, em dias como hoje, se faz plenamente necessária. Virei fã e recomendo demais.

E, ai? Você já leu O Conto da Aia?

site: www.instagram.com/leiturasfloridas/
Kleyson.Soares 29/05/2020minha estante
Eu não consigo ter estômago para ler isso, acho que vai me gerar muita revolta, sabe

Juliana.Youssef 29/05/2020minha estante
Mas gera mesmo! E a proposta é realmente essa, é pra causar revolta e não permitir que cheguemos a tal ponto. É brilhante!

Kleyson.Soares 29/05/2020minha estante
Odeio qualquer forma de opressão. Mas eu vou tentar fazer essas leituras no futuro. Ainda vai fazer 1 ano que me tornei leitor, estou nas coisas mais " Fácies " ainda

Juliana.Youssef 29/05/2020minha estante
Eu também! Poxa, que bom que entrou no mundo da leitura, é ótimo! E gosta de ler o que?

Kleyson.Soares 29/05/2020minha estante
Eu na verdade sempre gostei, sabe? Desde que eu aprendi a ler com uns 6 anos! Só que até eu fazer uns 20, eu lia pouco demais. Lia só por obrigacao de colégio, e lia uns títulos que me interessavam, tipo A Culpa É Das Estrelas, que li com uns 14 anos. Era dois livros por ano no máximo, e a partir de 2019 consegui vencer essa barreira, parei de ter medo, e consegui finalizar livros inteiros, coisa que antes era difícil. Então finalizei uns títulos do Kindle, outros que tinha em casa como Um Dia, Me Chame Pelo Seu Nome. E comecei a reler as sagas da minha adolescencia, Crepúsculo, Harry Potter, Percy Jackson, 50 tons de cinza. Ah; e li A Guerra dos tronos, estou na Fúria dos reis. Então sou bem nosso nesse universo..! Entrei no Skoob ontem. KKK

Nany 06/02/2024

O conto da aia tem como enredo principal a República de Gilead, sendo uma distopia "teocrática". Não nos é revelado muito sobre esse governo, mas vamos descobrindo que esta nova república foi um dia os Estados Unidos. Entretanto, as pessoas não possuíam mais liberdade, e essa era uma palavra proibida. Não existem mais universidades, esportes de entretenimento, advogados, pois ninguém possui mais o direito à defesa; quem é considerado criminoso é morto e pendurado no muro.

As mulheres são as grandes vítimas, sendo submetidas a trabalhos ou tornando-se Aias, passando por um rigoroso doutrinamento antes de serem encaminhadas a uma casa de um dos comandantes.

Inicialmente, não sabemos o que cada comandante faz nessa distopia. Porém, juntamente com suas esposas, realizam um ritual para que o comandante tenha relações com a Aia designada a ele, para que ela lhe gere filhos, já que sua esposa é estéril.

Offred é a personagem pela qual temos o ponto de vista, e ela nos revela pequenos vislumbres de sua antiga vida com seu marido e sua filha. Vamos obtendo algumas informações a partir de sua perspectiva.

O que achei:
Conhecia muito pouco do enredo do livro antes de lê-lo. Estava com altas expectativas na leitura, porém fui ficando um pouco frustrada. O livro não revela muito sobre a República de Gilead; há pequenos vislumbres de como era a vida e pequenos relatos de indícios de que as coisas estavam ficando estranhas. Vemos Offred em seus dias de sobrevivência. Senti que pouca informação nos foi dada; não há aprofundamento, nem mesmo sobre Gilead durante o enredo. Não senti que ela estava angustiada com a separação da filha; o foco é mais no marido. Não consegui me envolver com a história nem com os personagens. Não que o livro não seja bom, mas não me cativou. Gostei mais da leitura de outro livro da autora, Margaret Atwood, percebi que ela tem em seus livros uma narrativa lenta e arrastada, e no final deixa o ápice.
@Caroline 06/02/2024minha estante
Eu assisti a série inteira e amei. É bem pesada, mas acredito valer a pena. Recomendo que você assista, pois lá é (incrivelmente) mais detalhado, conforme a sua resenha, então provavelmente vai responder muitas coisas que ficaram sem sentido pra você.

A série tem uma produção maravilhosa e olha, aí que vontade de dar um spoileeeeer kkkkkkk

@Caroline 06/02/2024minha estante
Ah, e esse livro tá na minha lista de leitura também

Nany 07/02/2024minha estante
@Caroline, irei vê sim a série, imagino que lá irá se aprofundar mais, estava tão animada com essa leitura, porém não correspondeu as minhas expectativa, pois amo distopia, obrigada pelo feedback.

Maria Paula 16/02/2024minha estante
Também senti falta de se aprofundar em vários assuntos e grupos que existem. E também uma escrita mais contínua, detalhando como era antes e como em detalhes sucedeu até chegar ali e como acabou essa sociedade

Nany 16/02/2024minha estante
Maria Paula exatamente isto, foi o que senti falta.

Andrea.Cardoso 27/06/2023

Não consegui me conectar
Ganhei esse livro de uma amiga que achou que eu iria adorar por causa da sinopse. E realmente, pela sinopse, o livro parece muito bom. Mas infelizmente, não consegui me conectar nem com a história e nem com os personagens.

Achei a leitura arrastada, e fiquei o tempo inteiro esperando por um grande acontecimento, que simplesmente nunca acontece. No final, a impressão é que fiquei o tempo inteiro lendo um prólogo, sem nunca chegar num desenvolvimento ou clímax.

Gostaria que a autora tivesse detalhado mais a República de Gilead em si, e o que levou ao desenvolvimento dela. Senti falta de um universo melhor desenvolvido pra que eu conseguisse me conectar com a história.

Em diversos momentos esse livro me lembrou de 1984, que já tinha sido uma leitura um pouco difícil pra mim. Mas ainda prefiro o livro do Orwell, que me fez ter maiores sentimentos em relação a tudo que acontecia. Aqui, eu simplesmente não consegui me importar muito com o que acontecia com a Offred.

Não sou muito fã de finais que ficam em aberto, mas aqui simplesmente parece que o livro foi deixado pela metade. Realmente não gostei. Mas ainda assim acho que o livro vale 3 estrelas, porque a questão principal é que ele não funcionou comigo, não é que seja um livro ruim.

Não fiquei com vontade de ler a continuação (que minha amiga também me deu), mas vi algumas resenhas dizendo que é mais interessante que esse. Muitas apontam que a série é melhor também, mas fiquei na dúvida de como chegaram a tantas temporadas só com base nesse livro.

Uma pena, porque eu gostaria de ter gostado do livro. Vejo tantas resenhas positivas aqui no Skoob que parece que sou a única que não gostei.
Bea.nayra 04/07/2023minha estante
Assista a série (pf?), acredito que você vai entender tudo de uma forma bem mais clara.

N.I.X. 04/07/2023minha estante
O livro é tão ruim quanto você descreveu mesmo... eu daria duas estrelas kkkkkkk se eu preciso assistir a série para entender o livro, só justifica a falta de tato em escrever que você mesma falou

Andrea.Cardoso 04/07/2023minha estante
Eu só dei 3 estrelas pq em algumas partes eu até ficava curiosa pra saber o que ia acontecer, o problema é que nunca acontecia nada ? e eu concordo, se eu tenho que assistir a série pra gostar mais do livro, pra mim não serve. Mas eu até daria uma chance, pela curiosidade, já que todo mundo diz que é melhor

N.I.X. 04/07/2023minha estante
A série é infinitamente melhor. Eles encheram linguiça e adicionaram mais drama. Offred não é tão sem sal e passiva na série e para de esperar por salvação externa. Para você ter uma ideia, no segundo episódio Offred já sabe que Ofglen é aliada (isso no livro é quase na metade).

Não me liguei com ela de modo algum no livro (senti que qualquer um era protagonista menos ela), mas na série eu gostei dela

Andrea.Cardoso 04/07/2023minha estante
Nossa, exatamente! Eu não conseguia me importar em nada com ela durante todo o livro

Lari_Marcondi 19/05/2021

O CONTO DA AIA
Livro incrível e marcante...
Meu primeiro contato com esse enredo foi com a série da emissora Hulu, assisti a primeira temporada e me apaixonei, quando descobri que era baseado no romance da escritora canadense Margaret Atwood, corri para ler tudo antes de continuar a assistir as próximas temporadas rs.

Assim como a série, o livro não deixou nada a desejar. A narrativa em primeira pessoa contando, da perspectiva de Offred, a nova realidade de um Estado teocrático e totalmente totalitário é de se tirar o fôlego. Trata sobre religião, política, direitos básicos e de como alguns sacrifícios devem ser feitos para um "bem maior".

Acredito que por ser mulher, os temas abordados são bem mais sensíveis a mim. A verossimilhança com a realidade é assustadora, é uma distopia que lemos e pensamos: "isso não seria tão difícil de acontecer na vida real".

Recomendo a leitura, com certeza!
FlAvia1492 19/05/2021minha estante
Eu adorei esse livro!!

Lari_Marcondi 19/05/2021minha estante
É muito bom mesmo, né? Já quero ler Os Testamentos, vc já leu?

FlAvia1492 30/05/2021minha estante
Não li !! Nem ouvi falar !!! Vou pesquisar ??

Lari_Marcondi 30/05/2021minha estante
É a continuação da história! A autora escreveu 35 anos depois do Conto da Aia, dizem que é tão bom quanto

FlAvia1492 30/05/2021minha estante
Ualll !! Obrigada pela dica !!

Silvio 06/11/2018

O livro é muito bom, sem sombra de dúvida, porém, sem grandes novidades.
O cerne, o âmago desse livro é muito semelhante - se não for o mesmo - a "1.984" e "Admirável Mundo Novo".
Embora eu tenha gostado muito desses livros, há algo que não consigo entender. Todo escritor "futurista" imagina um mundo terrível, sem liberdade, sem criatividade; controle total das autoridades, doenças, guerras, enfim, somente desgraças. Passa mensagens pessimistas.
Será que ninguém consegue imaginar um mundo melhor, sem catástrofes e desgraças? Por exemplo, um cientista inventa uma máquina do tempo - aliás o maior sonho atual do homem - viaja para o ano 2.518 e encontra um mundo "perfeito"?
Ou será que um livro que fale de coisas boas não vende, não dá ibope?
Lucas @_olucascosta 07/11/2018minha estante
Mas o gênero é este: distopia.

Não é um gênero no qual o futuro é uma coisa linda e fofa (utopia).

Não sei se há autores escrevendo utopias, mas a distopia tem se mostrado muito menos um retrato de um futuro longínquo, estando cada vez mais real, nos mostrando um futuro que parece estar bem próximo de nós...
E a questão da distopia sempre foi nos alertar sobre o ?tipo de futuro? que o livro retrata.

Mas talvez distopia só não seja o gênero ideal pra você?
Ainda bem que existem outros milhares de gêneros :)

Silvio 08/11/2018minha estante
Eu aprecio a distopia e a utopia! No entanto, nenhum dos dois gêneros são necessariamente ligados, presos ao tempo. Podem ser, passado, presente, futuro.

Lucas @_olucascosta 08/11/2018minha estante
Quando é retratado no passado, o gênero é chamado de Retropia :)

Silvio 08/11/2018minha estante
Essa é nova, não sabia disso, nunca tinha visto esse termo!

Lucas @_olucascosta 09/11/2018minha estante
Foi um termo criado pelo sociólogo Zygmunt Bauman. Eu também não conhecia

Ludmilla 19/07/2020

Uma distopia bem impactante. Em muitos momentos do livro, fiquei pensando sobre eventuais riscos de um dia vivermos situações como as descritas pela narradora. Tenso.
Thárin 28/07/2020minha estante
Não li o livro ainda, mas vi a série. Não estamos tão distantes assim de algumas coisas...

Ludmilla 29/07/2020minha estante
Você gostou da série, Thárin? Penso em assistir, mas me disseram que é mais pesada que o livro. Deixei para qdo passar esse período tenso...rsrsrs

Thárin 01/08/2020minha estante
Gostei sim, mas de fato é muito pesada. Alguns episódios me causaram sensações do tipo falta de ar, náusea, dor de cabeça...
Só assista agora se estiver emocionalmente preparada hahahhaha

Ludmilla 04/08/2020minha estante
Pois é, não estou preparada. Por ora, ficará na lista...rsrsrs

Thárin 06/08/2020minha estante
Hahahahhah não julgo

Nath @biscoito.esperto 31/05/2017

Uma escrita bagunçada
Sou feminista e sempre procurei ler livros de ficção e não-ficção que abordem o tema da desigualdade de gênero. Confesso que até a série do Hulu sair eu não conhecia The Handmaid's Tale, mas quando vi o primeiro trailer e fiquei muito curiosa. Precisava ler o livro.

A história é contada do ponto de vista de Offred, uma Aia - assim são chamadas as mulheres férteis que tem como missão engravidar de homens importantes, cujas esposas são inférteis. Offred nem sempre foi uma Aia - não muito tempo atrás ela era uma mulher comum, com um trabalho, marido, uma filha e, é claro, liberdade. Num golpe de estado a constituição dos Estados Unidos foi suspensa e uma teocracia foi estabelecida. Nesse novo sistema as mulheres tem algumas opções: 01) ser esposas dos homens; 02) cuidar das casas dos homens ou 03) engravidar dos homens. Há uma quarta opção, mas ninguém quer trabalhar recolhendo lixo tóxico...

A história começa quando Offred é enviada para uma casa nova para engravidar de um homem novo e começa a despertar a muito indesejada atenção do seu Comandante. Enquanto luta para sobreviver - para rever seu marido e sua filha, que ela crê estarem vivos - ela descreve como é o mundo ao seu redor e conta como as coisas chegaram a este ponto.

Eu esperava mais do livro. Não digo que não gostei, pois definitivamente foi uma leitura interessante e o tema da história é criativo, mas eu achei a escrita bagunçada e errante demais. Parece que autora não sabia exatamente onde ela queria chegar e foi escrevendo cenas aleatoriamente, sem planejamento. "Ah, tive uma ideia de algo interessante, vou simplesmente escrever sobre isso mesmo que não caiba nessa parte da história". Muitos trechos que deveriam ser chocantes não me chocaram, e alguns momentos do livro foram estendidos demais quando poderiam ter sido mais breves, simplesmente por que parece que a autora não tinha um objetivo claro enquanto escrevia.

Eu gostei da narrativa da autora, da forma como ela descreve o mundo de Offred. Sua realidade é sufocante e desesperadora, mesmo passando uma ideia de paz e organização. Offred está à flor da pele, e o leitor também. Os flashbacks são muito bem vindos para conhecermos a vida de Offred, mas não são o suficiente para nos fazer entender como o mundo se transformou tanto em tão pouco tempo. Mesmo que a ideia de uma teocracia massacrando os direitos das mulheres seja muito verossímil, a forma como tudo ocorreu no livro não me chamou a atenção.

Apesar de não ter sido um livro perfeito, eu gostei da leitura. Especialmente gostei da forma como a autora escolheu finalizar o livro, achei muito bem trabalhado. Vou assistir o seriado e ver como fizeram a adaptação.

Recomendo =D

site: www.nathlambert.blogspot.com
Julia 24/08/2017minha estante
Nossa, eu me senti exatamente assim. O livro é bom mas é beeem bagunçado mesmo. Também senti falta de saber como ela se tornou uma Aia e como tudo aconteceu. Também estou ansiosa pra ver como o seriado trabalhou a história

Roberta.Ortiz 01/09/2017minha estante
Concordo muito!
Tb tive essa impressão sobre os insights que foram sendo jogados pro papel sem muito compromisso.
E tb senti falta de saber como foi que as coisas chegaram àquele ponto.
Mas dá pra refletir um bocado no fim.

Diego 27/12/2018minha estante
Compartilho da mesma opinião. Eu esperava muito mais, por se tratar de um livro tão falado e vencedor de alguns prêmios. Os primeiros capítulos cheios de descrições e pouca informação sobre o que acontece me deixou cansado e um pouco desapontado. Eu também não achei um livro ruim, mas não me impressionou em nada.

Rav 11/02/2019minha estante
Concordo absolutamente. Eu o li com tanta expectativa e achei a narrativa bastante bagunçada. As idas e vindas ao passado acontecem sem uma divisão clara e isso quebra um pouco a experiência nas cenas mais tensas. Estou muito curiosa para conhecer a série e também achei que as partes chocantes não me causaram o efeito esperado (talvez por estar aguardando por algo mais). E também alguns trechos também achei bem arrastados. Me surpreendeu no fim um "estudo" do caso no futuro. Porque o fim da história em si ficou totalmente em aberto. Mas como você mencionou, é uma leitura interessante e até mesmo importante, principalmente para mulheres que considerem o feminismo algo desnecessário.

Paulinho 02/03/2019minha estante
Obrigado por escrever essa resenha. Pensei que estava ficando louco. Porque tive exatamente a sensação de que autora não sabia exatamente para onde ir. Achei a montagem da distopia e como o mundo chegou até ela a parte mais fraca do livro e era o que mais me interessava. Não pude deixar de sentir que certo potencial foi desperdiçado, apesar e talvez por isso mesmo, do livro ser bom.

Romane.Cristine 06/04/2019

O conto da Aia
Com certeza serei apedrejada, mas não gostei do livro. Foi muito confuso para mim, tudo só me foi explicado nas últimas paginas. Eu só terminei de ler o livro porque queria entender o que havia acontecido, entender essa nova sociedade e entendi muito pouco,e só no fim. O começo do livro inteiro era a protagonista descrevendo dia, sala, jardim,e entendi que era porque ela não tinha muito o que fazer. Mas ao fim deu a entender que o livro todo foi uma narração, e nessa narração dela ela falava mais da decoração da casa do que da situação em si. Nas 5 últimas paginas eu entendi, só nelas, que eu entendi o teor do conto, a sociedade em si. Foram encontradas gravações e dessas gravações se tem o conhecimento da história da protagonista.Talvez ela não falasse do que aconteceu, porque nem ela soubesse porque virou uma Aia, porque sua vida foi roubada. Então como poderia ela dizer? Se eu tivesse lido as 5 últimas paginas antes de ler o livro em si eu com certeza teria gostado dele. Mas eu levei uma semana e meia para lê-lo porque era maçante as descrições de portas e cortinas. Eu não gosto disso. Eu entendo que a protagonista não tinha mais o que fazer? Entendo. Entendo que essa era a distração dela? Entendo. Mas não muda em nada o fato de que eu odeio descrições desnecessárias e isso sempre faz com que eu me enfade com a leitura. Foi isso que aconteceu. E isso não tem anda a ver com o conteúdo do livro. Tem a ver com a forma que o conteúdo foi transcrito, foi posto no papel. Essa forma não me agrada, consequentemente não gosto de nenhum livro que seja assim, independente da intenção por traz. Resumindo eu gostei do tema do livro, mas a forma como o livro foi feito para mim é uma forma que nunca da certo, porque eu particularmente não gosto.
Gin 20/04/2019minha estante
Eu concordo contigo sobre a forma do livro ser escrita =/ Primeiro eu cometi um grande erro: assisti a série antes de ler o livro. Então, eram páginas e páginas de descrição da cortina, do tapete e de repente uma cena diferente. O problema é que já sabia o que iria acontecer, então não ficava surpresa por isso. Mas enfim, como realmente gostei da história, não me importava de já ter os "spoilers". O que me desanimou mesmo foi essa escrita maçante. A Margaret troca as cenas e "não avisa". Eu entendo que ela quis deixar as cenas e os flashbacks emaranhados - a Offred está vivendo uma cena e lembrando do passado, mas cansa muito você ter que decifrar o que está acontecendo no momento. E a escrita do livro também não me agradou. Não sei se o problema foi a autora ou o tradutor, mas haviam várias perguntas sem interrogação no final. Alguns diálogos são marcados, outros não. Enfim, isso me irritou bastante e acabei largando no meio. A história é maravilhosa, nem tenho o que falar! Minha critica é apenas sobre a transcrição.

Bella 16/07/2019minha estante
Exatamente o que pensei. Fui olhar as resenhas depois de lido e pensei: Meu Deus só eu não gostei desse livro?? Ainda bem que vc pensou como eu Romane. Não achei que conta uma história propriamente e nem conclui. Valido a reflexão na repressão, ditadura e tal, mas me pareceu desperdício, sempre esperando chegar em algum lugar a narrativa.

Romane.Cristine 17/07/2019minha estante
Justamente. Esperei chegar em algum lugar e não saiu do lugar. Pensei que eu não fosse culta suficiente para entender esse livro porque não é possível ele ser tão exaltado e eu não ver nada de bom nele. Pensei mesmo que a culpa fosse minha, que li errado, sei lá, eu realmente não entendi ele.

Bella 17/07/2019minha estante
Eu também. Talvez até por estar fazendo sucesso a gente se sinta na opinião de gostar. Culta ou não: não gostei. Confuso e descritivo alem da conta. Procurei e teve mais gente que não gostou. Kkk

Jaque 30/07/2019minha estante
Meu, vc descreveu exatamente o que tô achando do livro. Não terminei de ler ainda, tô no capítulo 9. Mas eu vim ver umas resenhar pra ver se era só eu que tava vendo problemas nas descrições desnecessárias. Tô no capítulo 9 e até agora não vi nada de interessante nesse livro, tá chato. Tô pensando em desistir dele justamente pq se perde muito tempo descrevendo coisas que são irrelevantes, só pra encher linguiça

LucasDonato 26/05/2020

Incômodo, mas necessário
Talvez pelo fato de ter acompanhado primeiro a série e só agora ter lido o livro, fiquei com a sensação de que faltavam algumas coisas, mas a culpa é puramente minha, já que a série é apenas baseada no livro (e tão incrível quanto, por sinal).

Ainda assim, o livro não perde seu valor e a leitura vale muita a pena, vez que, apesar de distópico, é possível perceber muitos locais em nossa sociedade onde as mulheres sofrem de forma semelhante às mulheres em Gilead, sendo vistas como “coisas”, propriedades dos homens e destituídas de quaisquer direitos ou liberdades. E isso é algo que precisa ser levado à reflexão.

Recomendadíssimo.
ROBERTO468 26/05/2020minha estante
Esse livro acabou comigo, uma leitura muito necessária.

LucasDonato 26/05/2020minha estante
Sim! É muito incômodo, mas é incrível

LucasDonato 26/05/2020minha estante
Já viu a série?