O conto da aia

O conto da aia Margaret Atwood

Resenhas - A história da aia

Bella 11/06/2020minha estante
Li o livro no ano passado e só agora estou vendo a série: tb achei um raro caso em que a série é melhor. No livro não entendia bem o que estava acontecendo, nem entendia bem a Offred. Na série ela é muito melhor construída mesmo. Fiquei feliz com sua resenha ao ver que alguém pensou como eu. Não consegui captar e entender tanto assim que os outros entenderam no livro. A série foi essencial pra eu entender a abrangência da história ?

Bella 11/06/2020minha estante
A carinha no final foi errado, desconsidere. Kkkk

Gabi308 12/06/2020minha estante
Aí, fico feliz de não ter sido a única que acho a série melhor, eu entendi o livro sim, mas compreendo total quem não conseguiu, ele é bem mais descrição e narração do que diálogo e ação

Bella 13/06/2020minha estante
Exatamente!

Larissa1313 12/04/2021

Um livro para fazer pensar...
É uma leitura que nos faz refletir e analisar sobre uma sociedade extremamente teocrática e de interesses machistas, na qual o papel da mulher é visto, exclusivamente, como reprodutor. Em alguns momentos, é preciso parar e respirar fundo, pois nos deparamos com trechos intensos que podem desencadear gatilhos. Gostei muito desse livro e senti que aprendi muito com ele, porém o final deixa alguns questionamentos em aberto.
André Lucena 13/04/2021minha estante
Tão bom quando um livro nos proporciona esse tipo de reflexão, né? A gente sente que ele acabou, mas que plantou alguma semente em nós.

Larissa1313 13/04/2021minha estante
Exatamente isso!

Giovanna2273 24/04/2021minha estante
Concordo totalmente.

Alice @leituras_da_alice 21/03/2020

Um livro impressionante, que me prendeu do início ao fim.
A autora escreve muito bem e teve a capacidade de criar uma distopia que chega a dar medo o fato de não parecer tão distante da nossa realidade.
Sinceramente, não sei nem o que falar desse livro, além de que é quase uma recomendação obrigatória pra todos.
E esse final, me deixou um tanto irritada, mas eu até que gosto de finais instigantes.
Me deixou curiosa em saber o que ela escreveu na continuação.
Beto 21/03/2020minha estante
Esse podera ser minha próxima leitura. Quero muito ler esse livro!

Alice @leituras_da_alice 21/03/2020minha estante
Leia, não vai se decepcionar!!

Beto 21/03/2020minha estante
Sim!

Maisa.Santana 14/11/2020

Até um final ruim, é melhor que um final sem final para mim
Narrativa muito boa! Não o meu estilo de narração favorito, mas foi bom sair da caixinha um pouco. Me incomodou um pouco essa mudança brusca que a narradora fazia de ir pra o passado com o presente e alguns relatos achei cansativos. Mas diferente de outros livros não pulei nenhuma parte
Eu estava com muito receio de ler esse livro, com medo de ser muito pesado e de não estar psicologicamente preparada para ele, mas foi uma leitura surpreendentemente tranquila. Muitas coisas me deram um certo pânico, por ser muito possível nos dias atuais, mesmo sendo utópico mas, o que mais me incomodou foi o final aberto. Eu realmente odeio livros sem finais, prefiro finais ruins mas, não livros sem finais, então graças a isso a sensação final foi de perda de tempo e revolta. Mas é isso, recomendo e não recomendo
Matildes 14/11/2020minha estante
Respeito a tua opinião, mas tem algo dentro de mim gritando pra mim me pronunciar. Esse livro é incrivelmente maravilhoso. Foi escrito nos anos oitenta como um alerta para o que o totalitarismo estava nos levando. Muito atual no contexto que o Brasil está vivendo, onde a religião se mistura com o Estado. O quanto está tendência dá poder alguns homens, enquanto que cala as mulheres.
Quanto ao final, na versão que eu li o livro abre pra fala da historiadora que encontrou os vestígios deixados pela Aia. De certa forma encerra a narrativa com cunho de realismo; muitas histórias precisam ser contadas mesmo que não saibamos o final... E deixa em aberto para o próximo livro "Os testamentos".

Maisa.Santana 15/11/2020minha estante
Então Matilde, eu entendo e foi com através dessa premissa que me interessei pela leitura. Há muitas coisas em que fui pega com um soco no estômago, e como eu disse, é muito assustador por parecer tão real, tão possível de acontecer nos dias atuais, mesmo tendo sido utópico. Mas eu não gosto de livros sem finais ou finais abertos. E ficou aberto demais, com questões demais, que no segundo livro não foram e não serão respondidas, um dos motivos pelos quais não lerei a continuação. É pessoal, e eu fiquei muito incomodada com a deixa que ficou no final, é um livro que não leria novamente. E isso é bastante pessoal e particular. Nem de longe o livro é ruim, só não gostei pelos motivos que citei acima. O impacto e as representações sociais que o livro trás para os dias atuais, mesmo sendo da década de 80 é inegável e não foi isso que tentei fazer ao dizer que não gostei dele por não ter final. Ficou muito aberto. Me incomodou isso. Eu realmente não gosto desse tipo de abordagem literária nos livros que consumo por mais que isso seja consideram um capricho para pessoas mimada rsrs sou mesmo e estou bem com isso

Matildes 15/11/2020minha estante
???

Evelim 21/03/2020

Visceral
Adiei muito a leitura desse livro, confesso que por um pouco de receio. O tema do livro é tão cruel, tão pertubador e tão necessário!
Acompanhamos aqui uma distopia onde grande parte das mulheres se tornaram inferteis e aquelas que ainda podem conceber são enviadas a casas de homens ricos que não podem ter filhos com suas mulheres.
Ao acompanhar essa mulher sem direitos de escolha que foi arrancada de sua familia e tudo o que ela passa como uma aia sentimos revolta, raiva e indignação, com certeza é um livro que merece toda a repercussão que tem.
Julliana 21/03/2020minha estante
Ai amg eu fiquei tão indignada lendo esse livro, mas, realmente é um livro necessário!

Julliana 21/03/2020minha estante
Tem série, sabia? The handsmaid tale. E ela é bem, bem tênue ao livro

Evelim 22/03/2020minha estante
Oi Ju, ainda não assisti estava esperando ler o livro mas quero muito assistir

_helenabss 27/03/2021

Muito bom!
Uma dica que eu quero deixar aqui é: quanto menos você souber sobre a história antes de ler melhor! Não leia as orelhas, nem nada. Não busque explicações que o próprio livro ainda não te deu.

Essa leitura me surpreendeu em vários aspectos, gostei disso. Não é 5 estrelas porque achei que o final ficou muito monótono e gostei de forma mediana do desfecho da história.

thatsochrys 09/04/2021minha estante
Amiga boatos que a história não acabou

Tem o segundo livro

E é continuação

Jorisdana 17/11/2020

Quanto maior a expectativa, maior a queda, caí bonito
Muito lento, escrita muito confusa e poética, não explica com trem direito, não tem grandes acontecimentos. Não consegui me conectar com a protagonista e com a história. Eu teria desistido, mas fui obrigada pela minha irmã a continuar rssrsr. O que me faz pensar que o livro é muito famoso é a história distópica, que é o melhor, pq o resto não consegui defender.
Jorisdana 17/11/2020minha estante
Todo mundo dando 5 estrelas, e eu achando que esse foi o pior livro que li esse ano. Eu com certeza devo ser a errada pq só eu não gostei Kkkkk

Felipe1503 18/11/2020minha estante
kkkk eu comentei mais ou menos isso em uma leitura coletiva... a história em sí é digna de 5 estrelas...mas a escrita da Atwood é UM SACO! kkkk ela quer bancar a filósofa o livro inteiro, fazendo umas filosofias que nao tem importancia nenhuma pra história...parece que só pra encher linguiça e dar mais páginas.

Jorisdana 19/11/2020minha estante
Concordooo total, que bom que não dou só eu kkkkk já tava me sentindo a diferentona chata

Aline Sampaio 21/01/2019

Livro incrível!
Quando o planeta está destruído por radiação, poluição, doenças, degradação e os humanos ameaçados em extinção, por causa da infertilidade, a comunidade busca alternativas para tentar se recuperar. Foi assim que surgiu Gilead, uma sociedade constituída por um grupo de religiosos denominados ?Filhos de Jacó? que aplicou um Golpe no Governo a tomando para si. Novas leis foram criadas a partir de conceitos bíblicos do Antigo Testamento. Entretanto, apesar da boa vontade em tentar recuperar a humanidade, poucos eram beneficiados.

O conto da Aia é uma distopia narrada em primeira pessoa sob o ponto de vista de Offred, uma Aia de Gilead, sociedade que nos tempos anteriores era conhecida como América. Ser uma Aia implicava dizer que a mulher fértil seria designada a uma família a prestar o serviço de ?útero com pernas?, utilizando a passagem bíblica que Raquel utiliza sua irmã como serva para ter filhos com Jacó (Gênesis 30). Logo, a Esposa sempre estava presente durante a cerimônia ? estupro.

Resenha Completa no Blog com informações da série.

Durante a narrativa conhecemos melhor como a sociedade foi construída, por meio de punições severas e ?salvamentos? ? penas de morte ?, o dia-a-dia de Offred e como ela tenta lidar com a situação. Conhecemos também um pouco da Offred anterior, quando foi capturada ao tentar fugir com a sua família e como foi o seu treinamento para se tornar Aia.

Não é um livro fácil de ser digerido, principalmente no momento do estupro justificado. É preciso ler com calma e paciência, pois há muitas repetições em algumas situações e pensamentos da protagonista, tornando a leitura cansativa, porém, creio que a autora queria fortalecer a vulnerabilidade diante dos absurdos. Não espere por personagens resistentes prontos para lutarem por uma sociedade mais justa, pois este livro não se trata disso. É um livro brutal, que nos faz pensar e repensar. Um livro que vemos o lado humano passivo, aqueles que temem pela sua vida e acabam sendo condicionados a aceitarem o sistema.

site: http://www.cantinhodaamiga.com.br/2019/01/resenha-o-conto-da-aia.html
Nay Araujo 22/01/2019minha estante
Assistir a série e tenho curiosidade de ler o livro.Você está gostando ?

Aline Sampaio 23/01/2019minha estante
Oi Nay! Então, já terminei as duas temporadas e adorei! Inclusive gostei mais da série do que do livro! Falei isso em meu blog! ??

Nay Araujo 24/01/2019minha estante
Então vou adiar um pouco o livro.
Obrigada.

@eusoudanivieira 26/12/2020

O conto da Aia.
O conto da Aia é sobre nós.
TODAS nós.

Eu teria infindáveis, eu escrevi INFINDÁVEIS, pontos para tratar sobre o controle de nossos corpos pelo patriarcado, mas eu quero me valer de um: falar sobre O conto da Aia.
Leitura imprescindível,  uma análise social que exibe a briga de poder em foco atualmente: em um cenário onde nossos direitos estão em jogo e são constantemente ameaçados por crises políticas, qualquer fagulha pode provocar um incêndio.

O controle do corpo feminino não é ficção.
Não ocorre apenas na República de Gilead.
Ele é uma realidade próxima, infelizmente.
Somos vistas apenas como um útero,  tendo como função apenas nosso destino biológico: procriar, sem levar em conta nossos anseios.

Um homem sexualmente ativo pode engravidar até 6 mulheres ao dia contra a mulher que, em tese, engravidaria uma vez ao ano e  ainda assim, os métodos contraceptivos visam apenas a nós nessa sociedade patriarcal fudida (sim, é esse mesmo o termo que eu quis usar.)
Se isso não é controle sobre nossos corpos, eu não sei o que é.

Gilead tem outros nomes atualmente: estupro, feminicídio, lesbofobia, mutilação genital... exploração com base na diferença sexual. Se você for mulher negra, sabemos, muito pior.

"Havia matérias nos jornais, é claro. Corpos encontrados em valas ou na floresta, mortos a cacetada ou mutilados, que haviam sido submetidos a degradações,  como costumavam dizer, mas essas matérias eram a respeito de outras mulheres, e os homens que faziam aquele tipo de coisas eram outros homens. Nenhum deles eram homens que conhecíamos.  As matérias de jornais eram como sonhos para nós,  sonhos ruins sonhados por outros". (Pag.54)

E a série?
Brilhante.
Sensacional.
Acrescentou páginas ao livro.
Uma fala do livro adaptada na série que considero excepcional é a parte em que June, como Offred diz: "Quando aniquilaram o Congresso, não acordamos. Quando culparam terroristas e suspenderam a Constituição,  também não acordamos.  Disseram que seria temporário.  Nada muda instantaneamente. Você seria fervido numa banheira de aquecimento gradual antes que percebesse".

Faz sentido.
Em pleno século XXI elegeram alguém que nos considera uma fraquejada.
Rafaela1643 26/12/2020minha estante
Ótima resenha!!! E, exatamente, a autora Margaret Atwood não criou nenhuma ficção, ela mesma disse que todas aquelas barbaridades ocorreram/ocorrem em algum momento e em algum lugar, ela não precisou inventar nada.

@eusoudanivieira 26/12/2020minha estante
Exato! E isso é o que amedronta mais.

Rafaela1643 27/12/2020minha estante
sim, não tem como n pensar e se amedrontar :/

Luiama Azevedo 23/12/2020

Levemente decepcionada ?
Gostei mais série! Confesso que fiquei um pouco decepcionada, pois esperava um pouco mais dele. Mas mesmo assim, é uma história incrível e deve ser lido siiim!
Rosana 23/12/2020minha estante
A narrativa é um pouco enfadonha né em alguns momentos. Mas a mensagem do livro merece sim a leitura.

Luiama Azevedo 23/12/2020minha estante
Isso, com certeza! Vc já leu a continuação?

Rosana 28/12/2020minha estante
Ainda não.

Luana 25/04/2021

Mayday!
Demorei um pouco pra pegar o ritmo da leitura. A autora descreve cada cena com muitos detalhes, desde o ambiente onde se passa, até as roupas de gestos das personagens.
Ele também começa um pouco confuso (assim como a série), mas depois fica genial! É um livro ótimo com uma narrativa mais pesada. É incrível! Você precisa se preparar pra passar raiva e se indignar a cada capítulo.
Apenas leiam! ?
Já está na minha lista ?Os Testamentos?.
Frenanda 25/04/2021minha estante
não consegui continuar com a série pq achei muuuito pesada (comecei a ter pesadeloskkkk). o livro é pesado igual?

Luana 25/04/2021minha estante
Algumas partes é bem pesado sim! ?
Tive que parar pra respirar em uns capítulos hahaha mas eles mudam bastante coisa na série (pra pior, acho que pra ajudar no contexto)

Frenanda 25/04/2021minha estante
obrigada!

Marcelle Melo 25/03/2021

Maravilhoso!
Estou completamente apaixonada pela escrita da Margaret Atwood!

Os assuntos abordados neste livro são importantíssimos e me trouxeram reflexões muito profundas!
Cila.Nascimento 25/03/2021minha estante
Li em uma LC e amei

Marcelle Melo 29/03/2021minha estante
Muito bom! Depois de Vulgo Grace e O Conto da Aia, já até me programei pra ler outros títulos da autora.

Cila.Nascimento 06/04/2021minha estante
Também quero ler mais rs

Marianna.Calazans 18/04/2021

Bom, mas gostei mais da série (sorry)
É um livro bom, mas eu me cansei muito para ler por conta do exagero em detalhar as cenas, os cenários, os personagens.. inclusive isso me deixou um pouco irritada em vários momentos.

Quem estiver procurando um livro com leitura fluida, não é este, definitivamente.

Eu cheguei a pensar se eu gosto de ler,
porque em alguns momentos eu tive vontade de abandonar o livro, sendo que eu AMO, simplesmente amo, essa história.

Cheguei a conclusão, de que pode ter acontecido de eu não ter me habituado e identificado com a escrita, justamente por conta desses detalhamentos exagerados o tempo inteiro durante o livro, e também as 'Idas e Vindas' entre passado e futuro ( o livro tem de 5 a 6 nucleos) e a escritora fica alternando entre eles durante o texto corrido, o que fez muitas vezes, eu me perder sobre o que a personagem estava falando kkkkk [rindo de nervoso.]

Mas é isto, de modo geral, é um livro bom. Na reta final dá para entender o porquê ele é tão aclamado e indicado.

Resumindo não é uma leitura fluida, mas é uma leitura extremamente necessária nos tempos em que vivemos.

3???
Marianna.Calazans 18/04/2021minha estante
Passado e presente*

Keila.Pizani 20/04/2021minha estante
Concordo plenamente!

Marianna.Calazans 21/04/2021minha estante
@keila.pizani ??

Raay_silv12 05/04/2021

Basicamente o fim da minha ressaca literária kkk
O conto da Aia foi um dos melhores livros que já li e, sem dúvidas, o dinheiro mais bem gasto da minha vida. Eu adoraria contar como o final do livro foi genial, mas isso estragaria a leitura de vocês.
Emannuela.Holanda 05/04/2021minha estante
Não vou mentir que espero uma continuidade ou mesmo um aprofundamento das revelações finais

Raay_silv12 05/04/2021minha estante
Na verdade, tem uma continuação sim. Se chama Os testamentos

Emannuela.Holanda 06/04/2021minha estante
Que bom, obrigada pela informação

Renan.Schiavon 22/04/2020

O final do livro deixa o típico gosto de quero mais, o que me lembrou muito um livro feito para uma série e não uma série feito para um livro. mas não faz sentido pois a série veio depois.

Realmente se configura dentre os livros que contém uma literatura distópica. É uma leitura rápida, fácil e intrigante. Recomendaria para quem me perguntasse.
Bruna Varela 22/04/2020minha estante
é maravilhoso

Renan.Schiavon 22/04/2020minha estante
Bruna, confesso que o livro me surpreendeu bastante. Adorei o mix presente/passado que a Autora faz durante os capítulos. Agora vou assistir a série.

Felipe.Ferreira 22/04/2020minha estante
É curiosa a observação de ter sido escrita pra série, até porque foi escrita em 1985, época em que não havia grandes adaptações.

Eu até agora só assisti a série e senti que fluiu muito bem.