O conto da aia

O conto da aia Margaret Atwood

Resenhas - A história da aia

Guto 24/09/2020

Bizarro mas necessário
Se você quer um livro cheio de ação de tirar o fôlego, provavelmente não é para você. A maior parte do livro (até que o ritmo repentinamente acelera no último terço) é lento, mas seu ritmo lento é necessário - ele dá uma olhada em Gilead e as pessoas - especialmente as mulheres - que vivem dentro de seus limites.

Ao contrário de muitos contos distópicos contemporâneos que envolvem tanta ação e heroísmo quanto podem espremer em algumas centenas de páginas, O Conto da Aia é mais uma percepção sociológica do mundo em que vivemos, ou mais ainda, o mundo em que poderíamos viver. Ele olha para a divisão de gênero e oferece percepções surpreendentemente precisas sobre como o mundo (infelizmente) funciona, apesar do fato de que se passa em um futuro distópico. Ok, é uma visão exagerada - mas sem os elementos extremos de ficção científica, os valores que Atwood explora estão terrivelmente próximos da realidade.

Provavelmente tenho muito mais a dizer sobre este livro, mas sem que ele se transforme em uma tese completa, terminarei dizendo o seguinte: não é sempre que um livro me faz pensar profundamente sobre a sociedade e como as coisas poderiam ser se o patriarcado for levado aos extremos que vemos neste livro.

O Conto da Aia me pegou no início e não me deixou ir - e talvez nunca vá. E estou completamente bem com isso.

Se tornou um dos meus livros favoritos da vida!
Sinésio 24/09/2020minha estante
ótima resenha!
li o livro há mais tempo e agora estou assistindo à série!
impressionante!

Guto 24/09/2020minha estante
Estou assistindo a série tbm!

edu basílio 24/09/2020minha estante
um primor, não é? :-D

Ray 24/09/2020minha estante
Ótimo livro! Realmente o livro é mais lento, mas esse ritmo é extremamente necessário.

Ótima resenha e ponto de vista.

Fernando 20/12/2020minha estante
Amei esse livro e a co tentação tb é bem legal, apesar de que esse livro basta por si só.

Fernando 20/12/2020minha estante
Continuação

Claudia.M 05/07/2020

Assustadoramente premonitório

Pensei que seria chato e cansativo ler o livro depois de ter acompanhado a série por três temporadas. Muito pelo contrário. A leitura me fez admirar ainda mais esse texto que é quase uma premonição. Em tempos sombrios como os que vivemos, patriarcalismo, fundamentalismo religioso, violência estatal, necropolítica, problemas ambientais dramáticos, racismo e sexismo. Vivemos e testemunhamos o acirramento dessas barbáries que pensamos fazer parte de um passado arcaico. Gilead pode ser aqui a qualquer momento. O que faz O Conto da Aia ainda mais concreto e fascinante. Mas para tod opressão haverá resistência. Mayday!
Beth 05/07/2020minha estante
Assustador, né? Parece o Brasil de 2018 pra cá...

Claudia.M 05/07/2020minha estante
Nem me fale! Acabei de ler e mesmo tendo visto a série, foi impactante.

Beth 05/07/2020minha estante
É perturbador, especialmente para nós, mulheres. Em qualquer estado totalitário nós somos as primeiras a ser atingidas...

Claudia.M 05/07/2020minha estante
Verdade! E muitas até viram o que estava por vir. Mas há uma centelha de esperança e resistência!!

Sim!?

Ladyce 05/07/2020minha estante
Toda mulher deveria ler este livro. Para mim o livro foi mais impactante do que a série.

Jeh 28/07/2020

Que foi isso?
Tá decidido. Esse tipo de distopia pra mim não desce... Um negócio sem pé sem cabeça, um monte de perguntas não respondidas e questões mal resolvidas...
Só li até o final pq queria respostas... Sério, qndo percebi que não viria nenhuma aff quão frustrante foi!
Detestei!
Rubia 28/07/2020minha estante
Caramba! Ainda não acabei ... Nunca demorei tanto pra terminar uma leitura, agora já não sei...

Jeh 28/07/2020minha estante
Nossa desculpa rsrs não queria te desmotivar! Mas olha fiquei revoltada
Pior que comprei o segundo aff nem sei como fazer agora!

Jean Silva 29/07/2020minha estante
Eu também não curti muito esse livro, porém gostei bastante do segundo, recomendo que você dê uma chance a ele haha

Giuliana Sperandio 30/07/2020minha estante
Livro se arrasta um monte e não leva a lugar nenhum

Jeh 30/07/2020minha estante
Jean, estou tomando coragem pra começar a ler... Até iniciei mas acho que vou protelar mais um pouco kkkkk

Jeh 30/07/2020minha estante
Nossa Giuliana, nem fale! Foi realmente muito feustante... Ao invés de responder as perguntas, o final fez com que surgisse mais uma ainda mais. Não tenho paciência pra essas coisas não rsrsrs

Nowhere¿ 15/01/2022

Um dos melhores livros que já li na vida
Que livro perfeitooo, eu preciso ler urgentemente a continuação.
Apesar da escrita da autora ser mais poética e detalhada, a leitura foi fluída demais.
A narrativa me prendeu muito, eu não conseguia largar o livro, e os acontecimentos da história não deixaram ele se tornar chato.
Os capítulos não são grandes, e a autora não enrola com cenas desnecessárias, todos os acontecimentos são essenciais pra construção e evolução dos personagens e da história.
Um dos melhores romances distópicos que já li, tudo nele é magnífico, os personagens, os plots, a ambientação. Tive vários surtos lendo, fiquei nervosa, com raiva, triste...
As críticas que o livro traz são necessárias demais, e apesar de ter sido publicado em 1984, são bem atuais.
Os personagens são muito cativantes, me apeguei demais a protagonista e a Ofglen.
E que final foi esse?? Só me deixou com mais vontade de ler o próximo livro.
Indico muito, esse é aquele livro que deve ser lido por todo mundo.
Gatilhos: homofobia, misoginia, escravidão, racismo, estupro, suicídio, depressão, gravidez forçada, assassinato...
Bia 15/01/2022minha estante
Sou louca pra ler

Ivan 15/01/2022minha estante
Muito bom mesmo! Mas a continuação é ainda melhor!

Nowhere¿ 15/01/2022minha estante
@Ivan vi que não é narrada pela Offred, na continuação explica oq aconteceu com ela??

Ivan 15/01/2022minha estante
Sim, explica bem como tudo aconteceu, fica bem mais fácil de entender todo o contexto da história

Nowhere¿ 15/01/2022minha estante
@Ivan aaaa ainda bem, to ansiosa demaaais pra ler

Ivan 15/01/2022minha estante
No final do livro cheguei a ler menos por dia para não terminar a história rsrs. Tenho certeza que você vai adorar!

Eduardo.Silva 03/07/2021

EU ODEIO FINAIS ABERTOS
Sempre me sinto estranho não gostando de um livro que a grande maioria das pessoas ama, mas ele não me conquistou. Foi com uma grande expectativa dele ser uma das melhores leituras do ano, talvez da vida, mas se tornou a pior leitura do ano até agora, e uma das piores da vida.

A autora aqui cria um mundo distópico fenomenal, incrível mesmo, mas não conseguiu criar uma história nele, pelo menos não uma que me agrade. Aqui temos uma leitura extremamente arrastada e tediosa, sério eu perdi as contas de quantas vezes fui ler e acabei dormindo. No começo já somos inseridos na história sem nenhuma explicação sobre como funciona essa sociedade doentia, só durante a história que temos explicações super pobres, oque é o cúmulo para mim já que gosto de detalhes (culpa aqui do Stephen King que me deixou mal acostumado). E o pior para mim, que além de finalizar sem responder diversas duvidas minhas, temos algo que odeio tanto quando odeio o Bolsonaro: finais abertos. Quando terminou me perguntei: é sério que esse é o fim?

Acho que deixei claro que não gostei da leitura, não foi um experiencia boa. Só não dei meia estrela porque de fato gostei desse mundo distópico, embora não nos seja revelado detalhes dele. E sinceramente recomendo essa leitura já que todo mundo gosta, mas como minha mãe sempre diz, eu não sou todo mundo.
Thais645 03/07/2021minha estante
Comigo foi o mesmo. Já tentei ler esse livro umas três vezes. Dormi nas três.

Silmara | Momentum da Leitura 04/07/2021minha estante
Amei a parte do "odeio tanto quanto odeio o Bolsonaro" kkkkkkkkk
Apesar de amar esse livro eu super entendo seus pontos. A continuação dele eu acho mais fluida, menos arrastado ?

Eduardo.Silva 04/07/2021minha estante
Pois é Thais, a história toda é assim

Eduardo.Silva 04/07/2021minha estante
Mas também consigo entender o porque as pessoas tanto gostam desse livro, só não foi meu estilo mesmo. Mas fiquei curioso para ler a continuação com esse final aberto, bom saber que é menos arrastado

Igor Lima 17/07/2021minha estante
Nossa, realmente os livros são muito diferentes pras pessoas, eu não conseguia largar ele ???

Eduardo.Silva 18/07/2021minha estante
Realmente Igor, difere muito. Por isso todo livro merece uma chance kkk

Leitora sem sentido 13/07/2022

"Nada é mais seguro que a morte"
"O que deixamos de levar em conta?
Amor, respondi.
Amor?, disse o Comandante. Que tipo de amor?
Se apaixonar, disse eu."

Primeiramente, é uma história pesada? Sim. Achei bem fortes algumas cenas mas isso não torna a história cansativa nem ruim, na verdade, é necessário para o desenrolar da história.

Adorei a escrita da autora, e as frases que tirei daqui são perfeitas, mas.. tirei uma estrela por causa do final.

Odiei o final. Reli e reli aquela cena tentando entender, tentando descobrir o sentido daquilo tudo e agora vou ter que assistir a série para ver se descubro melhor o que aconteceu.

Acho que se não fosse pelo final, eu teria gostado bastante.

É um livro que eu recomendo para todo mundo, tanto por tratar de assuntos muito importantes como por ser algo que vale a pena ler.
Max 13/07/2022minha estante
Faço das suas as minhas palavras!?

Leitor de horror 14/07/2022minha estante
Lembrando que têm o segundo livro, os testamentos, em que a autora explica muito melhor o que acontece em Gilead

Leitora sem sentido 14/07/2022minha estante
@Leitor de horror Aaaa sim!! Obrigada!! Tinha até me esquecido... vou ver para ler, em algum momento futuro (depois de terminar todos os livros que estou "lendo" kkkkk)

Leitor de horror 14/07/2022minha estante
Ele é muito mais pesado que o primeiro e, de certa forma, melhor. Tenho certeza que vc vai gostar

Leitora sem sentido 14/07/2022minha estante
Espero o mesmo kkkkk obrigada :)

Thais.Classe 21/12/2021

A série é BEM melhor
Não curti muito o livro e a forme que foi estruturado... Provavelmente fiquei incomodada pq já havia assistido a série e gostado muito, daí cheguei sedenta! com MUITA expectativa e o livro não foi capaz de suprir. Ainda estou me decidindo se darei uma chance pro segundo livro....
Thais.S 21/12/2021minha estante
Esse é o problema de assistir as adaptações antes de ler os livros ou o contrário.... A gente sempre acha q não faz jus ao livro ou a série....por isso tenho um problema sério em ver antes de ler ou ler antes de ver... Pra mim sempre tem defeito kkkkk

Thais.S 21/12/2021minha estante
Mas realmente... A série é bem melhor!!!

Layla.Ribeiro 21/12/2021minha estante
Caramba, eu achei bem parecido os dois rs

Thais.S 21/12/2021minha estante
Sim ele é bem parecido....mas sei lá... Ao meu ver a série retratou de uma forma bem melhor...

Lysiane 21/12/2021minha estante
Eu fiz o caminho inverso e acabei não curtinho a série kkkkkkkk

Thais.Classe 21/12/2021minha estante
Eu acho que foi o tipo da narrativa ser quase epistolar no livro que me incomodou... Não sei explicar direito kkkk Ambos são obras boas mas gostei mais da série por achar que foi mais linear e se aprofundou mais

Camila Alexandrino 03/08/2022

Opinião impopular
Comecei esse livro com muita expectativa. Todo mundo falava que era uma obra fenomenal, que mudaria minha vida e tal, porém, cheguei a conclusão que: ou esse livro não é tudo isso ou eu não li no melhor momento da minha vida para apreciá-lo.

Enfim, a história como um todo é interessante, mas não me prendeu a ponto de ganhar 5 estrelas minhas. Não digo com isso que ele é ruim, só não fui a leitora adequada para ele no momento.

Enquanto eu o lia, fiquei pensando muito na obra 'Vox' que eu li uns anos atrás e achei fantástico. Não sei explicar qual a diferença que me fez gostar mais, porém, acho que tem a ver com a construção narrativa. Em 'O conto da aia', a narradora-protagonista já traz um enredo bem definido que ela vai explicando conforme outros fatos acontecem no presente. Essa mescla entre o passado e o que está rolando naquele momento me deixaram confusa. De forma alguma vou desmerecer a escrita da Atwood, mas essa construção não funcionou pra mim. Paciência.

Pretendo dar mais uma chance à história com a série. Muitas pessoas dizem que a adaptação é bem melhor, então vou tentar mergulhar nesse universo outra vez.
Lily.Lyli 07/08/2022minha estante
Você é a única que acha Vox melhor kkkkkkk

Camila Alexandrino 08/08/2022minha estante
Eu não disse que Vox é melhor, eu disse que gostei mais. Na verdade, em momento nenhum eu disse que O conto da aia é ruim, só disse que a história não funcionou pra mim nesse momento e que talvez, no futuro, eu tenha uma opinião diferente.

Lily.Lyli 08/08/2022minha estante
Ahhhhhhhhhhhhhhh. Verdade. Esse livro é pra um momento que você está com um emocional mais forte

Camila Alexandrino 08/08/2022minha estante
Então, nesse momento acho que a história não funcionou pra mim, mas quando eu li Vox uns anos atrás eu lembro de ter gostado muito.

Lily.Lyli 08/08/2022minha estante
Te entendo

Rond 20/12/2022minha estante
Tô na metade do livro e com esta exata sensação. O livro prende um pouco, mas já era pra ter rolado momentos marcantes. Tenho lido pela enorme quantidade de recomendações, mas, ao que parece, superestimado. A escrita é boa, mas não prende.

Natalia Passos 10/05/2020

Cometi um erro
Eu cometi o erro de assistir a série primeiro, então quando o livro acabou fiquei com um gostinho de quero mais. Só por esse motivo não dei 5 estrelas, mas entendo que a culpa é minha e a série foi baseada no livro apenas. Mas eu amei ler, mesmo já sabendo a história.
Bia Alencar 10/05/2020minha estante
Leia Os Testamentos, continuação maravilhosa!

Jenickson 10/05/2020minha estante
Esse livro resume as três temporadas?

Josana.Baltazar 10/05/2020minha estante
Ainda bem que ainda não vi a série então

Bia Alencar 10/05/2020minha estante
Não, Jenickson. Ele é apenas a primeira temporada todinha. E a continuação, Os Testamentos, é diferente das outras temporadas. Apenas alguns elementos estão na série, mas acho que na 4ª vai ter mais elementos

Jenickson 10/05/2020minha estante
Entendi, obg

Natalia Passos 10/05/2020minha estante
Vou ler os testamentos, eu até ja comprei ele. E também falta assistir a 4 temporada

Biggie 02/03/2021

"No começo tava ruim, e no final parecia que tava no começo.
Depois de dois meses, consegui terminar, o que é bom, já que pensei em desistir cada vez que pegava pra ler. A leitura te cansa pelos detalhes, e haja detalhes, Offred olha pra uma lâmpada e divaga três páginas sobre ela.
E ainda tem o fato da história terminar em aberto.
Pra mim, a leitura mais cansativa que fiz até hoje...
Joao.Merola 03/03/2021minha estante
Eu não insisto tanto. Acho que leitura ruim toma o tempo que poderia ser gasto por outra prazerosa, na vdd ainda insisto em algumas, depois

Joao.Merola 03/03/2021minha estante
...me arrependo. (Enviou sem querer, antes de eu terminar)

Biggie 03/03/2021minha estante
Cara, eu só li mesmo porque comprei, sabe? Kkkk
Mas não faço mais isso, perdi mto tempo mesmo

Eduarda Polvere 05/03/2021minha estante
Avisa que tem spoiler pf.

@bibliotecadanat 07/03/2021minha estante
Tb achei super cansativa. Doida p acabar kk

Biggie 07/03/2021minha estante
Eu nem acredito que consegui terminar kkkk

Leonardo1436 15/01/2019

"EU" esperava um pouco mais... :/
Gostaria de ter gostado desse livro, juro por Deus que gostaria. rsrsrs O livro é ótimo no contexto geral, um ótimo plot, ótimos personagens, ótimo cenário... Mas acho que minha expectativa estava tão alta que ao fim achei simplório. Sei que virou série, sei que é um jovem clássico, mas por agora não foi nada que me surpreendesse. Adorei as referencias bíblicas, as metáforas e o mistério. Mas só.

Talvez a narrativa da Margaret não me tenha prendido atenção. Há livros que necessitam do tempo certo para nos atingir, esse não foi o caso. Quem sabe daqui há alguns anos numa releitura despretensiosa eu aproveite mais.
Bruno.Sodre 15/01/2019minha estante
Vish... Estou com hipe alto para este livro. Espero ter uma boa experiência. Rs.

Leonardo1436 16/01/2019minha estante
Diminua um pouco a expectativa e acho que vai ter uma boa experiência sim. Boa leitura!!!

Bruno.Sodre 16/01/2019minha estante
Obrigado Leo!

Vivi 18/01/2019minha estante
Eu achei a escrita extremamente detalhista o que deixou a leitura monótona.
Por outro lado, pode ter sido o verdadeiro objetivo da autora nos fazer sentir como a personagem!!
No momento também não atingiu minhas expectativas!!

Pâmela 29/01/2019minha estante
amigo, vc definiu exatamente como me sinto após o término do livro.
Perfeito!

Leonardo1436 30/01/2019minha estante
Talvez tenha sido isso Vivi. Na procura de passar ao leitor os detalhes do cenário, pensamentos e movimentos ao redor, ela detalhou tanto que as vezes pareceu desnecessário...

Marilack 15/12/2021

Razoável
Não sei o motivo de ultimamente terem lançado tanto livro com a mesma temática. Acaba que a gente acaba lendo sempre a mesma coisa.
Político, triste...
Mais um só para cumprir a minha meta.
cecilia_brito 15/12/2021minha estante
Você sabe que esse livro é percursor né? Foi publicado em 1985

alekele_ 15/12/2021minha estante
Eu ia comentar isto Cecília... Rs

Marilack 15/12/2021minha estante
Essa edição é de 2017.
Sei que ele é relativamente antigo. A minha implicância é com o tema que está em alta ultimamente.
É uma questão política e da politização da arte, nesse caso, a literatura, que é uma "linguagem" artística.
Enfim, é uma questão mais profunda e antiga do que o fato do livro ser um "PREcursor".

alekele_ 15/12/2021minha estante
Acredito que está em alta tendo em vista a similaridade de fatos escritos com muitas coisas que vêm acontecendo na realidade.

Esse tipo de livro traz à tona toda a capacidade do ser humano, tanto em ser bom como ser mal.
E esta temática sempre terá seus momentos de glória, principalmente no meio de crises. Como está ocorrendo agora.

A arte sempre será politizada, seja a literatura, quadros, músicas... A arte é a expressão do artista/autor que cria a obra para passar a mensagem própria.
Todo livro, mesmo aquele "bobinho", tem uma veia política.

Enfim, podemos discutir sobre isso por muito tempo. E eu gosto de falar! Hahahahahahahah

Mas, no fim, eu compreendo sua implicância.
O jeito é ler livros com outros temas.

Marilack 15/12/2021minha estante
É verdade, o jeito é ler outro tema.

cecilia_brito 15/12/2021minha estante
é isso alekele_

Luan 25/08/2017

Um livro que nos faz refletir se conquistamos alguns avanços que pensávamos ter alcançado
Como a maioria dos leitores, cheguei em O Conto da Aia por conta da festejada adaptação para série de TV e posso dizer de antemão que não me arrependi. Escrita em 1985, a obra é muito mais atual do que se pode pensar. A pergunta, na verdade, que fica, é justamente sobre isso: a autora que estava a frente do seu tempo, ou nós, sociedade, é que voltamos no tempo? Extremamente importante para questões que nos vemos debatendo, O Conto da Aia não passa ileso à imperfeições, mas elas são pequenas perto do acerto da obra.

Narrado pela protagonista Offered, a quem, na verdade, não conhecemos direito, a história aborda uma sociedade distópica surgida depois de um golpe de estado iniciado por um grupo religioso, que agora impôs aos Estados Unidos um governo teocrático, que não é bem definido ao longo da história, deixando em aberto para o leitor. Nesta nova sociedade, cada parte dela tem sua função. E as mais afetadas são as mulheres. Vivendo submissas e separadas por tarefas, elas desempenham funções humilhantes. Um dos grupos são compostos pelas aias, responsáveis por procriarem no lugar das mulheres dos comandantes, homens do alto escalão do governo, que estão estéreis.

A intenção da autora Margaret Atwood em escrever o livro está bem claro e é debater o feminismo e o papel da mulher na sociedade, e sua submissão em diversas esferas. O livro é linear no seu desenvolvimento e só encontra um pequeno ápice na reta final, que é quando a história também fica mais interessante. Para poder explicar o universo criado ali, a autora optou por acrescentar no meio da narrativa da protagonista lembranças do antes de forma que podemos ter uma ideia, conforme o livro avança, de como a sociedade foi mudando e chegou a este ponto.

O livro tem alguns defeitos, bem como algumas qualidades. Não quer me ater tanto a isso, uma vez que a mensagem que ele passa é mais importante que o resto. A escrita do livro é simples, o que favorece a leitura. No entanto, o início da obra é um pouco lento, o que acaba prejudicando um pouco a "entrada" na história. Parece que vai se tornar chato pela falta de acontecimentos, mas isso não ocorre. Soma-se a isso também o fato, como já citei, que não raras vezes a narradora volta ao passado lembrando de vários momentos da vida de antes. Às vezes o recurso é importante para o leitor, mas, por vezes, é desnecessário.

Mas nada disso prejudica tanto a experiência. Nem mesmo um possível final em aberto, criticado por alguns leitores, ou a falta de algumas explicações. Como é o caso, por exemplo, da não especificação da religião que toma conta dos Estados Unidos. Acredito que tenha sido uma escola da autora justamente para não se aplicar a uma ou outra nomenclatura e, assim, propiciando uma maior assimilação da crítica de que isso poderia acontecer com qualquer religião, deixando claro ali também a crítica para elas. O livro também não aborda muito profundamente grande parte dos personagens, além da protagonista. Mas é possível conhecer as camadas da sociedade e o que cada pessoa ali representa para a história.

O que mais pode assustar o leitor que tem intenção em ler O Conto da Aia é o medo de, por ser uma obra clássica, a escrita e tudo mais sejam rebuscados. Mas, como já disse, isso não ocorre. Ele parece escrito na atualidade. A leitura flui muito bem, com bons diálogos e uma reta final empolgante. O epílogo me agradou uma vez que trouxe algumas explicações e deixou uma série de reflexões, além de outras dúvidas e um final em aberto, o que foi criticado por leitores. Mas é preciso reconhecer a importância da obra para uma discussão tão atual. E, respondendo a pergunta do primeiro parágrafo, acredito que estamos parados e vivemos uma ilusão de falsa progressão, sem termos conquistado avanços que pensávamos ter atingido.
Silas Jr 25/08/2017minha estante
Eu não sei se eu curti mais a sua resenha ou o conteúdo do livro. Já vou adicionar aos "quero ler" hahah

Luan 25/08/2017minha estante
A minha resenha não ficou grande coisa. O livro certamente é melhor haha

Silas Jr 25/08/2017minha estante
Kkkkkkk acredite. Ficou boa!

Luan 25/08/2017minha estante
Então, tá. hahahaha obrigado

Gabi Bertollotto 26/08/2017minha estante
Adorei a resenha! Parabéns!

Luan 30/08/2017minha estante

Evelin 22/09/2019

?????
Quando comecei essa leitura achei que eu fosse um monstro, a personagem principal descrevia as situações ruins a qual ela era obrigada a passar e eu sentia absolutamente nada! Fiquei ????? Mas depois da explicação de como tudo aconteceu e de como a sociedade chegou naquele ponto que eu passei a sentir o medo e me dei conta do quanto a personagem se privava de sentir... Talvez seja ideia da autora não sentirmos nada também, até que quando você menos espera ela estabelece uma relação direta entre a nossa sociedade com a sociedade das aias.
Linne3 26/09/2019minha estante
Estou lendo agora e é exatamente como me sinto. Comecei meio que alheia aos acontecimentos, mas no decorrer da obra a gente vai criando uma ligação com a personagem. Tbm acho q seja proposital, até pq vamos conhecendo os detalhes aos pouco e isso vai nos facinando.

Evelin 26/09/2019minha estante
Sim, a própria personagem aparenta estar se mantendo anestesiada, mas isso incomoda bastante no início...

Ednei.Freitas 01/10/2019minha estante
? interessante depois lerem, verificarem na internet que a autora declarou que todos os fatos narrados no livro, foram baseados em sociedades que já existiram na história humana. E temos a ideia do quanto é perigoso unir governo e religião.

Evelin 02/10/2019minha estante
Misericórdiakkk, não sabia disso... Vou procurar mais, obrigada!

Linne3 04/10/2019minha estante
Sim. No final, em notas históricas tem informações bem interessantes sobre isso.

Nath @biscoito.esperto 31/05/2017

Uma escrita bagunçada
Sou feminista e sempre procurei ler livros de ficção e não-ficção que abordem o tema da desigualdade de gênero. Confesso que até a série do Hulu sair eu não conhecia The Handmaid's Tale, mas quando vi o primeiro trailer e fiquei muito curiosa. Precisava ler o livro.

A história é contada do ponto de vista de Offred, uma Aia - assim são chamadas as mulheres férteis que tem como missão engravidar de homens importantes, cujas esposas são inférteis. Offred nem sempre foi uma Aia - não muito tempo atrás ela era uma mulher comum, com um trabalho, marido, uma filha e, é claro, liberdade. Num golpe de estado a constituição dos Estados Unidos foi suspensa e uma teocracia foi estabelecida. Nesse novo sistema as mulheres tem algumas opções: 01) ser esposas dos homens; 02) cuidar das casas dos homens ou 03) engravidar dos homens. Há uma quarta opção, mas ninguém quer trabalhar recolhendo lixo tóxico...

A história começa quando Offred é enviada para uma casa nova para engravidar de um homem novo e começa a despertar a muito indesejada atenção do seu Comandante. Enquanto luta para sobreviver - para rever seu marido e sua filha, que ela crê estarem vivos - ela descreve como é o mundo ao seu redor e conta como as coisas chegaram a este ponto.

Eu esperava mais do livro. Não digo que não gostei, pois definitivamente foi uma leitura interessante e o tema da história é criativo, mas eu achei a escrita bagunçada e errante demais. Parece que autora não sabia exatamente onde ela queria chegar e foi escrevendo cenas aleatoriamente, sem planejamento. "Ah, tive uma ideia de algo interessante, vou simplesmente escrever sobre isso mesmo que não caiba nessa parte da história". Muitos trechos que deveriam ser chocantes não me chocaram, e alguns momentos do livro foram estendidos demais quando poderiam ter sido mais breves, simplesmente por que parece que a autora não tinha um objetivo claro enquanto escrevia.

Eu gostei da narrativa da autora, da forma como ela descreve o mundo de Offred. Sua realidade é sufocante e desesperadora, mesmo passando uma ideia de paz e organização. Offred está à flor da pele, e o leitor também. Os flashbacks são muito bem vindos para conhecermos a vida de Offred, mas não são o suficiente para nos fazer entender como o mundo se transformou tanto em tão pouco tempo. Mesmo que a ideia de uma teocracia massacrando os direitos das mulheres seja muito verossímil, a forma como tudo ocorreu no livro não me chamou a atenção.

Apesar de não ter sido um livro perfeito, eu gostei da leitura. Especialmente gostei da forma como a autora escolheu finalizar o livro, achei muito bem trabalhado. Vou assistir o seriado e ver como fizeram a adaptação.

Recomendo =D

site: www.nathlambert.blogspot.com
Julia 24/08/2017minha estante
Nossa, eu me senti exatamente assim. O livro é bom mas é beeem bagunçado mesmo. Também senti falta de saber como ela se tornou uma Aia e como tudo aconteceu. Também estou ansiosa pra ver como o seriado trabalhou a história

Roberta.Ortiz 01/09/2017minha estante
Concordo muito!
Tb tive essa impressão sobre os insights que foram sendo jogados pro papel sem muito compromisso.
E tb senti falta de saber como foi que as coisas chegaram àquele ponto.
Mas dá pra refletir um bocado no fim.

Diego 27/12/2018minha estante
Compartilho da mesma opinião. Eu esperava muito mais, por se tratar de um livro tão falado e vencedor de alguns prêmios. Os primeiros capítulos cheios de descrições e pouca informação sobre o que acontece me deixou cansado e um pouco desapontado. Eu também não achei um livro ruim, mas não me impressionou em nada.

Rav 11/02/2019minha estante
Concordo absolutamente. Eu o li com tanta expectativa e achei a narrativa bastante bagunçada. As idas e vindas ao passado acontecem sem uma divisão clara e isso quebra um pouco a experiência nas cenas mais tensas. Estou muito curiosa para conhecer a série e também achei que as partes chocantes não me causaram o efeito esperado (talvez por estar aguardando por algo mais). E também alguns trechos também achei bem arrastados. Me surpreendeu no fim um "estudo" do caso no futuro. Porque o fim da história em si ficou totalmente em aberto. Mas como você mencionou, é uma leitura interessante e até mesmo importante, principalmente para mulheres que considerem o feminismo algo desnecessário.

Paulinho 02/03/2019minha estante
Obrigado por escrever essa resenha. Pensei que estava ficando louco. Porque tive exatamente a sensação de que autora não sabia exatamente para onde ir. Achei a montagem da distopia e como o mundo chegou até ela a parte mais fraca do livro e era o que mais me interessava. Não pude deixar de sentir que certo potencial foi desperdiçado, apesar e talvez por isso mesmo, do livro ser bom.