O conto da aia

O conto da aia Margaret Atwood

Resenhas - A história da aia

Lidiane Veras 12/05/2021

QUE LIVRO!!!
Impossível ler esse livro e não associar ao que estamos vivendo no Brasil e temer pelo nosso futuro!
Bia 12/05/2021minha estante
Tenho muita vontade de ler, mas dizem que é pesado... Oq achou?

Lidiane Veras 12/05/2021minha estante
Realmente é bem pesado. Demorei 10 dias para terminar, porque muitas coisas me deixaram muito mal.

Bia 13/05/2021minha estante
Nossa, melhor eu esperar alguns anos então, obrigada

kissylasky 01/08/2021

Terminei por raiva
Comprei de tanto que ouvi falar. Comecei a ler e quase desisti.
Precisei ler opiniões para voltar a ter um motivo para continuar.
Não é uma história de todo ruim, é bem verdade... Mas também não valeu a minha compra, pois eu terminei de ler só porque tinha pago. Juro que se fosse gratuito eu tinha desistido sem dor no coração.
Do meio para o final a história se desenrolou um pouco melhor, mas chegando aos finalmente teve um prólogo que achei desnecessário. Acabou com a graça que nem senti.
Foi então que agradeci por ter terminado e quase tive uma síncope quando descobri que é uma trilogia.

Que eu não vou poder marcar como concluída, sinto muito.
accrezende 04/08/2021minha estante
Kkkkkkk amei o título. E senti o mesmo que você.
Além disso, quando eu achava que eu estava entendendo alguma coisa, bagunçava tudo de novo e não entendia nada.

kissylasky 04/08/2021minha estante
Me senti assim também! ?
Às vezes eu parava de ler e voltava só pra me situar, ficava tudo confuso...
Foi difícil! ?

Mas uma coisa eu aprendi: para ler algo dessa autora de novo, só com amostra antes.

Escrita sem graça demais. ?

accrezende 04/08/2021minha estante
Que alívio ler isso. Kkkkkk
Achei que era só eu.
Eu ficava: "será que sou ignorante demais? Porque todo mundo tá amando e eu achei péssimo."
Mas entendo que apesar de ser um livro mais denso, é possível compreender e não achar legal mesmo.

Maisa.Santana 14/11/2020

Até um final ruim, é melhor que um final sem final para mim
Narrativa muito boa! Não o meu estilo de narração favorito, mas foi bom sair da caixinha um pouco. Me incomodou um pouco essa mudança brusca que a narradora fazia de ir pra o passado com o presente e alguns relatos achei cansativos. Mas diferente de outros livros não pulei nenhuma parte
Eu estava com muito receio de ler esse livro, com medo de ser muito pesado e de não estar psicologicamente preparada para ele, mas foi uma leitura surpreendentemente tranquila. Muitas coisas me deram um certo pânico, por ser muito possível nos dias atuais, mesmo sendo utópico mas, o que mais me incomodou foi o final aberto. Eu realmente odeio livros sem finais, prefiro finais ruins mas, não livros sem finais, então graças a isso a sensação final foi de perda de tempo e revolta. Mas é isso, recomendo e não recomendo
Matildes 14/11/2020minha estante
Respeito a tua opinião, mas tem algo dentro de mim gritando pra mim me pronunciar. Esse livro é incrivelmente maravilhoso. Foi escrito nos anos oitenta como um alerta para o que o totalitarismo estava nos levando. Muito atual no contexto que o Brasil está vivendo, onde a religião se mistura com o Estado. O quanto está tendência dá poder alguns homens, enquanto que cala as mulheres.
Quanto ao final, na versão que eu li o livro abre pra fala da historiadora que encontrou os vestígios deixados pela Aia. De certa forma encerra a narrativa com cunho de realismo; muitas histórias precisam ser contadas mesmo que não saibamos o final... E deixa em aberto para o próximo livro "Os testamentos".

Maisa.Santana 15/11/2020minha estante
Então Matilde, eu entendo e foi com através dessa premissa que me interessei pela leitura. Há muitas coisas em que fui pega com um soco no estômago, e como eu disse, é muito assustador por parecer tão real, tão possível de acontecer nos dias atuais, mesmo tendo sido utópico. Mas eu não gosto de livros sem finais ou finais abertos. E ficou aberto demais, com questões demais, que no segundo livro não foram e não serão respondidas, um dos motivos pelos quais não lerei a continuação. É pessoal, e eu fiquei muito incomodada com a deixa que ficou no final, é um livro que não leria novamente. E isso é bastante pessoal e particular. Nem de longe o livro é ruim, só não gostei pelos motivos que citei acima. O impacto e as representações sociais que o livro trás para os dias atuais, mesmo sendo da década de 80 é inegável e não foi isso que tentei fazer ao dizer que não gostei dele por não ter final. Ficou muito aberto. Me incomodou isso. Eu realmente não gosto desse tipo de abordagem literária nos livros que consumo por mais que isso seja consideram um capricho para pessoas mimada rsrs sou mesmo e estou bem com isso

Matildes 15/11/2020minha estante
???

Luara.Agra 27/08/2020

Meu Deus, esse é um livro que você sente as piores sensações, tristeza, medo, angústia, revolta! Mas que obra! Diferente de tudo que ja li, e com certeza lerei ?Os Testamentos? estou em choque com o final
>.< thay >.> 27/08/2020minha estante
Fiquei fascinada por essa obra!! Meu livro ficou cheio de marcações, todo momento eu lia e pensava - Nossa que loucura! E o medo é muito real, porque dá para fazer ligações com diversas circunstâncias. Enquanto se trata de uma distopia, é possível encontrar algumas semelhanças ou proximidades assustadoras com a atualidade. Viajei demais xD

Luara.Agra 27/08/2020minha estante
Simmmmm no meu nao fiz muitas marcações pq eu fiquei tao em choque que nem lembrei de faze-las KKKKKKKKKKKKKK

>.< thay >.> 28/08/2020minha estante
xD

Jorisdana 17/11/2020

Quanto maior a expectativa, maior a queda, caí bonito
Muito lento, escrita muito confusa e poética, não explica com trem direito, não tem grandes acontecimentos. Não consegui me conectar com a protagonista e com a história. Eu teria desistido, mas fui obrigada pela minha irmã a continuar rssrsr. O que me faz pensar que o livro é muito famoso é a história distópica, que é o melhor, pq o resto não consegui defender.
Jorisdana 17/11/2020minha estante
Todo mundo dando 5 estrelas, e eu achando que esse foi o pior livro que li esse ano. Eu com certeza devo ser a errada pq só eu não gostei Kkkkk

Felipe1503 18/11/2020minha estante
kkkk eu comentei mais ou menos isso em uma leitura coletiva... a história em sí é digna de 5 estrelas...mas a escrita da Atwood é UM SACO! kkkk ela quer bancar a filósofa o livro inteiro, fazendo umas filosofias que nao tem importancia nenhuma pra história...parece que só pra encher linguiça e dar mais páginas.

Jorisdana 19/11/2020minha estante
Concordooo total, que bom que não dou só eu kkkkk já tava me sentindo a diferentona chata

juhmarcks 03/11/2020

Incrível!
Nos faz refletir sobre diversos temas que aparecem no presente em que o livro se passa, como a objetificação da mulher, as crenças e a corrupção do ser humano (quase todos os personagens são corruptos em algum grau), mas também sobre temas do passado, antes da República de Gilead, mostra a importância de valorizar as relações, pessoas e direitos enquanto ainda os temos.

"É verdadeiramente espantoso as coisas que as pessoas conseguem se habituar, desde que existam algumas compensações."
Roberta 03/11/2020minha estante
Tudo pra mim esse livro ???

juhmarcks 03/11/2020minha estante
simm, é perfeito ??? agora estou louca pra ler Os testamentos

Roberta 04/11/2020minha estante
É melhor ainda recomendo muitooo

Larissa1313 12/04/2021

Um livro para fazer pensar...
É uma leitura que nos faz refletir e analisar sobre uma sociedade extremamente teocrática e de interesses machistas, na qual o papel da mulher é visto, exclusivamente, como reprodutor. Em alguns momentos, é preciso parar e respirar fundo, pois nos deparamos com trechos intensos que podem desencadear gatilhos. Gostei muito desse livro e senti que aprendi muito com ele, porém o final deixa alguns questionamentos em aberto.
André Lucena 13/04/2021minha estante
Tão bom quando um livro nos proporciona esse tipo de reflexão, né? A gente sente que ele acabou, mas que plantou alguma semente em nós.

Larissa1313 13/04/2021minha estante
Exatamente isso!

Giovanna2273 24/04/2021minha estante
Concordo totalmente.

Carou Donato 09/12/2018

GOSTEI, PORÉM DEPENDE
De maneira simples: A história da obra é fantástica e nos levanta diversas reflexões sobre o mundo em que vivemos e como seria viver naquele universo.
PORÉM, a narrativa é chata e sem surpresas, isso acaba matando a história.
Luciana 09/12/2018minha estante
Estou tendo a mesma sensação, narrativa chata que não está me prendendo nem um pouco infelizmente. Acho que criei expectativas demais.

Carou Donato 19/12/2018minha estante
O que é uma grande frustração. Eu estava com várias expectativas positivas. Te entendo...

Luciana 23/12/2018minha estante
Sim, acho que o problema foi justamente que criamos expectativas demais. Esse livro está sendo muito haipado mas acho que não é pra tanto.

Marianna.Calazans 18/04/2021

Bom, mas gostei mais da série (sorry)
É um livro bom, mas eu me cansei muito para ler por conta do exagero em detalhar as cenas, os cenários, os personagens.. inclusive isso me deixou um pouco irritada em vários momentos.

Quem estiver procurando um livro com leitura fluida, não é este, definitivamente.

Eu cheguei a pensar se eu gosto de ler,
porque em alguns momentos eu tive vontade de abandonar o livro, sendo que eu AMO, simplesmente amo, essa história.

Cheguei a conclusão, de que pode ter acontecido de eu não ter me habituado e identificado com a escrita, justamente por conta desses detalhamentos exagerados o tempo inteiro durante o livro, e também as 'Idas e Vindas' entre passado e futuro ( o livro tem de 5 a 6 nucleos) e a escritora fica alternando entre eles durante o texto corrido, o que fez muitas vezes, eu me perder sobre o que a personagem estava falando kkkkk [rindo de nervoso.]

Mas é isto, de modo geral, é um livro bom. Na reta final dá para entender o porquê ele é tão aclamado e indicado.

Resumindo não é uma leitura fluida, mas é uma leitura extremamente necessária nos tempos em que vivemos.

3???
Marianna.Calazans 18/04/2021minha estante
Passado e presente*

Keila.Pizani 20/04/2021minha estante
Concordo plenamente!

Marianna.Calazans 21/04/2021minha estante
@keila.pizani ??

Bárbara | @barbaraeoslivros 01/05/2020

Quando uma tia minha formada em Letras e leitora voraz disse que leu um certo livro que adorou e cuja autora escrevia muito bem, eu pedi emprestado imediatamente. Tratava-se de O conto da aia, de Margaret Atwood, que já estava na minha lista, mas, diante desses comentários, tive que passar na frente.

Eu já tinha assistido a duas temporadas da série e adorado, o que não me prejudicou na leitura, porém acredito que teria sido ainda mais incrível ter lido o livro antes.
A narrativa está muito bem adaptada para a versão da TV, eu nunca tinha visto algo tão fiel (me refiro à 1ª temporada).

Quanto ao livro, é excelente, mas não gostei de um último capítulo de notas históricas explicando alguns acontecimentos que, no meu entender, ficariam melhor subentendidos.
Então, pra mim, o ideal seria terminar no capítulo anterior e a dúvida que ele deixa pairando no ar.

Ótima leitura!
Não é um entretenimento leve, por vezes é difícil ler muitas páginas em uma só sentada, em virtude da temática e não por conta da linguagem ou da forma de escrever da autora que é bem fluida.
Joyce 01/05/2020minha estante
Livro incrível mesmo... aconselho ler Os Testamentos, você vai se surpreender também. É a continuação deste livro, que a autora escreveu recentemente. No livro Os Testamentos conseguimos entender muitos fatos e personalidades de personagens do primeiro livro... É maravilhoso também.

Bárbara | @barbaraeoslivros 01/05/2020minha estante
Oi Joyce! Muito bom né?! Obrigada pela dica. Está na minha lista já, mas ainda não comprei, quero dar de presente para minha tia que me emprestou o primeiro, mas com a pandemia não dá.

Joyce 01/05/2020minha estante
??

Dany 30/06/2021

Assustador e emocionante
É assustador como essa ficção pode acontecer na realidade. É realmente muito assustador a forma como esse livro retrata uma sociedade totalmente criada em cima de preconceitos, machismo, totalmente totalitário.
Eu nem sei expressar a forma como esse livro me assustou, me tocou... Eu não sei escrever resenha, me desculpem pessoal. É um livro muito bom, quero ler a continuação.
Belle 30/06/2021minha estante
Eu assisti a série e fiquei me sentindo da mesma forma, preciso ler esse livro, certeza que é 100% mais tocante

Dany 01/07/2021minha estante
Sim, vale super a pena. Tô doida para ver a série

Belle 01/07/2021minha estante
Assisteeee!! É muito boa, muito mesmo

_helenabss 27/03/2021

Muito bom!
Uma dica que eu quero deixar aqui é: quanto menos você souber sobre a história antes de ler melhor! Não leia as orelhas, nem nada. Não busque explicações que o próprio livro ainda não te deu.

Essa leitura me surpreendeu em vários aspectos, gostei disso. Não é 5 estrelas porque achei que o final ficou muito monótono e gostei de forma mediana do desfecho da história.

thatsochrys 09/04/2021minha estante
Amiga boatos que a história não acabou

Tem o segundo livro

E é continuação

Marcelle Melo 25/03/2021

Maravilhoso!
Estou completamente apaixonada pela escrita da Margaret Atwood!

Os assuntos abordados neste livro são importantíssimos e me trouxeram reflexões muito profundas!
Cila.Nascimento 25/03/2021minha estante
Li em uma LC e amei

Marcelle Melo 29/03/2021minha estante
Muito bom! Depois de Vulgo Grace e O Conto da Aia, já até me programei pra ler outros títulos da autora.

Cila.Nascimento 06/04/2021minha estante
Também quero ler mais rs

Aline Sampaio 21/01/2019

Livro incrível!
Quando o planeta está destruído por radiação, poluição, doenças, degradação e os humanos ameaçados em extinção, por causa da infertilidade, a comunidade busca alternativas para tentar se recuperar. Foi assim que surgiu Gilead, uma sociedade constituída por um grupo de religiosos denominados ?Filhos de Jacó? que aplicou um Golpe no Governo a tomando para si. Novas leis foram criadas a partir de conceitos bíblicos do Antigo Testamento. Entretanto, apesar da boa vontade em tentar recuperar a humanidade, poucos eram beneficiados.

O conto da Aia é uma distopia narrada em primeira pessoa sob o ponto de vista de Offred, uma Aia de Gilead, sociedade que nos tempos anteriores era conhecida como América. Ser uma Aia implicava dizer que a mulher fértil seria designada a uma família a prestar o serviço de ?útero com pernas?, utilizando a passagem bíblica que Raquel utiliza sua irmã como serva para ter filhos com Jacó (Gênesis 30). Logo, a Esposa sempre estava presente durante a cerimônia ? estupro.

Resenha Completa no Blog com informações da série.

Durante a narrativa conhecemos melhor como a sociedade foi construída, por meio de punições severas e ?salvamentos? ? penas de morte ?, o dia-a-dia de Offred e como ela tenta lidar com a situação. Conhecemos também um pouco da Offred anterior, quando foi capturada ao tentar fugir com a sua família e como foi o seu treinamento para se tornar Aia.

Não é um livro fácil de ser digerido, principalmente no momento do estupro justificado. É preciso ler com calma e paciência, pois há muitas repetições em algumas situações e pensamentos da protagonista, tornando a leitura cansativa, porém, creio que a autora queria fortalecer a vulnerabilidade diante dos absurdos. Não espere por personagens resistentes prontos para lutarem por uma sociedade mais justa, pois este livro não se trata disso. É um livro brutal, que nos faz pensar e repensar. Um livro que vemos o lado humano passivo, aqueles que temem pela sua vida e acabam sendo condicionados a aceitarem o sistema.

site: http://www.cantinhodaamiga.com.br/2019/01/resenha-o-conto-da-aia.html
Nay Araujo 22/01/2019minha estante
Assistir a série e tenho curiosidade de ler o livro.Você está gostando ?

Aline Sampaio 23/01/2019minha estante
Oi Nay! Então, já terminei as duas temporadas e adorei! Inclusive gostei mais da série do que do livro! Falei isso em meu blog! ??

Nay Araujo 24/01/2019minha estante
Então vou adiar um pouco o livro.
Obrigada.

eloisa 22/06/2021

Essa leitura me surpreendeu de muitas formas porque comecei sem pretenção alguma e foi uma experiência bem legal. Apesar da narrativa ser um pouco confusa, foi bem fluida a leitura.
O que mais me desagradou mesmo foi a falta de informações sobre o paradeiro da família da pp, o que é Gilead, o verdadeiro nome dela e outras coisas. Só sei que preciso de respostas depois de fim.
kit kett 22/06/2021minha estante
oioi amg, vc sabe a classificação? eu estava pensando em comprar, mas não achei a idade indicada.

eloisa 23/06/2021minha estante
pra mim é uns 16 anos, tem umas palavras e algumas coisinhas mas nada demais