Os Seis Finalistas Alexandra Monir

Resenhas - Os Seis Finalistas

Leticia 11/07/2020

O espaço e um amor inesperado
Quando o planeta em que vivemos, já não é mais seguro e não temos a onde ir, quando perdemos milhares de pessoas, cidades e países. A única chance é de mandar 6 adolescente para o espaço, para criar vida em um novo lugar, desconhecido.
Foram selecionados 24 participantes de diversos locais, para fazer exames e desafios, assim indicando quais devem ser os seis finalistas, cada qual em seu objetivo.

CarolMonacoN 30/10/2020

Que livro maravilhoso!
Esse livro foi me passado como uma indicação de uma pessoa que eu amo muito! E que surpresa maravilhosa foi esse livro, senti todas as emoções juntamente com os personagens, a escrita é maravilhosa, simples, de fácil entendimento! Naomi e Leo vocês definitivamente são incríveis

Tata 04/05/2020

Sobre espaço, aquecimento global e juventude.
Se passa em um futuro apocalíptico, onde vinte quatro jovens são colocados em uma competição, onde seis deles deram selecionados para colonizar uma das luas de Júpiter, Europa.

Temos dois protagonistas: Naomi e Leo. Naomi é um gênio, ela é muito boa com números, formulas e ciências biológicas e exatas no geral. Ela é bastante dedicada a sua família, principalmente ao seu irmão mais novo, que tem um problema sério no coração, seu pessimismo me incomodou em alguns momentos, mas no final ela estava certa em não aceitar em informações sem essas serem questionadas. Já Leo é um nadador de elite, com um coração bom, cativante e extremamente empático e positivo. Ele nos mostra que pessoas boas também podem lutar contra demônios na própria cabeça, e abre um debate muito importante sobre esperança e saúde mental.

Os outros personagens são bons e cativantes. Meus favoritos foram a Suki, que nos mostra como é difícil lidar com nossos traumas e como as vezes nos cobramos demais, e Asher, que é passivo mas mesmo assim importante, e gostei bastante das cenas em que dá a entender que ele reza, mostra como pessoas diferentes tem jeitos diferentes de lidar com as coisas.

O romance é bastante natural e cativante, e na minha opinião é ingênuo e puro sem ser cego. Você pouco a pouco se vê envolvido com os dois.

Mesmo não sendo meu gênero favorito, gostei muito da leitura e foi bastante rápida. A parte científica foi fácil de entender para leigos, como é meu caso, e os adolescentes não são tratados como idiotas que não entendem nada. E nossos protagonistas são reais. Com certeza favoritada.
Helder 21/07/2020minha estante
Oi Tata, adorei a analise dos personagens. Também gosto, quando estou lendo, de associar as características dos personagens com suas histórias. A cobrança exagerada de Suke com a necessidade de superação por conta do padrasto, o "a qualquer custo" do Beckett pela vivência do sempre ser o primeiro (e sofrer por isto), o coração bondoso do Leo pelo conhecimento da "falta" e da empatia (por todos os que conheceu na "pensione"), o "teórico" pessimismo e a genialidade da Naomi pela necessidade urgente de entender o problema do irmão... Também achei um livro gostoso de ler. Obrigado pela resenha.

emanuelly178 07/05/2021

Eu adorei o livro pois a leitura é bem leve e rápida demorei apenas 2 dias para ler.
A história nos surpreende muito a cada punhado de páginas. É lógico que se a terra estivesse em tanto risco acho que nao mandariam adolescentes com pouca experiência para o espaço, mas como é um livro né...
Os personagens tem um romance muito fofo e uma ótima conexão.
Adorei o final que faz com que nos queiramos ler o proximo.

Enfim eu super indicaria esse livro a todos que gostam desse estilo

Natália Sophia 23/04/2020

Magnífico!
Fiquei extremamente apaixonada por esse livro. Gente, que enredo maravilhoso.
Eu tô aqui em cólicas por não ter o segundo livro no Brasil.
Leiam, não vão se arrepender!
Helder 21/07/2020minha estante
Eu estou "em cólicas"? :)

Nicole.Gorni 26/09/2020

Uma história apaixonante com uma grande mensagem
"Quanto tempo será que levará até que as mãos humanas causem estragos neste novo mundo, assim como fizemos na Terra? Estou começando a me perguntar quem deveria ter mais medo: nós das incógnitas de Europa e da sua potencial vida inteligente... ou eles dos seres humanos e de nossa propensão para destruir?"

Lore 18/09/2020

Achado do Prime Reading
Esse livro me pegou de jeito, principalmente pelo que o planeta e a natureza vêm enfrentando. Uma história que talvez não esteja tão longe da realidade futura da humanidade...

Não vejo a hora que ler a sequência !!

Super recomendo pra que gosta das aventuras espaciais e as histórias de conspiração sobre vida extraterrestre ?

Nayara 19/02/2022

O planeta está sendo devastado, a natureza se voltou contra seus habitantes, mas a culpa é do homem, que destrói em nome do avanço. A esperança do futuro da humanidade está em Europa, a lua de Júpiter, onde acredita-se ser o próximo lar. A missão Europa tem como objetivo desbravar e dar início a colonização, para isso serão escolhidos seis adolescentes, pois estes são os únicos com chances de sobrevivência nesta missão inicial.
São selecionados inicialmente 24 jovens com características únicas e essenciais pra sobreviver a viagem espacial e em Europa, e após os treinamentos e uma intensa preparação os seis finalistas serão anunciados. Seguimos os pontos de vista de dois jovens, Léo, um nadador exímio e com grande capacidade respiratória, e Naomi, uma jovem extremamente inteligente.

A partir daqui, uso alguns exemplos pra explicar meu ponto de vista sobre o livro, então aviso que pode haver SPOILER. Então, fica por sua conta se continuar.

?? Último aviso de spoiler ??

A escrita é bem fluída e boa, prende a atenção do leitor. O enredo é interessante, mas deixou a desejar em alguns pontos, que me fizerem retirar algumas estrelas, por exemplo, o grande número de conveniências que aparecem na história que ajudam os protagonistas, acredito que foi um pouco demais, acontecerem inúmeras vezes e esse foi o problema. Outro ponto que foi incômodo também está na lista de conveniências do enredo, que é a inteligência surreal de Naomi, ela é ótima em assuntos diversos, desde estudar o genoma humano a robótica, computação, astronomia e sabe até como encontrar indícios de vida extraterrestre. E detalhe que é uma adolescente de 17 anos, ela ainda manja de inteligência artificial, sabe as falhas de robôs da Nasa, e inclusive como hackeá-los. Parece forçado, né?

Outra coisa foi o fato da pressa, um treinamento de um mês pra se preparar pra sair do planeta? Dava pra ampliar esse tempo e não teria necessidade de preencher todos espaços, de certa forma isso enfraquece o enredo, pois é preciso um grande investimento pra um programa espacial, me refiro inclusive ao trabalho árduo e difícil que é necessário pra fazer tudo acontecer, aí de repente o futuro da humanidade está nas mãos de adolescentes com pouco treinamento, não faz muito sentido.

Além disso, seria interessante um aprofundamento maior nos personagens secundários, mas como é o primeiro livro de uma duologia, talvez o segundo livro aborde mais sobre os outros finalistas. E por isso também, o final ficou em aberto, o livro termina quando os finalistas são enviados a missão. Então todas as perguntas e indagações feitas por Naomi só devem ser respondidas na sequência.

Lendo minha resenha percebi que fui muito crítica, mas apesar das conveniências e incômodos é uma história bem agradável de se ler, e com certeza tinha um bom potencial. Mesmo com todas os pontos que citei ainda consegui aproveitar bastante a leitura, a escrita da autora nos transporta pra dentro da história. Gostei do universo criado em os seis finalistas e também da maneira que a autora descreveu as cenas e a abordagem dada sobre as desordens na natureza provocadas pela humanidade.

Letícia 28/03/2020

Esse livro chega a ser patético. Tem um potencial incrível, uma ótima premissa, desperdiçada numa história mal escrita, com um romance enfiado guela abaixo no leitor e com tanto absurdo que desafia a suspensão de descrença de qualquer um.

Uma pena.
@anypaganbook 25/06/2020minha estante
Eu não tenho muitos problemas com abstração pra acreditar na história do livro, mas MDS, foi impossível ler isso sem sentir a tortura da falta de pesquisa da autora

Bibi 11/07/2020

Um livro muito bom
Gosto muito dessa temática e esse livro teve elementos fortes e um enredo muito bem desenvolvido. Saber que existe uma continuação me deixa muito feliz, pois a história é incrível! E saber que a Sony comprou os direitos para fazer um filme, a isso me deixou muito ansiosa. Espero que todos gostem.
Helder 21/07/2020minha estante
Eu concordo Bibi. Quando li no final, na parte de agradecimentos, que já tinham o contrato com a Sony ainda na primeira edição do livro fiquei surpreso. É bom ver que teremos muitos filmes bons se mais forem baseados em histórias bacanas como estas.

Crônicas Fantásticas 21/10/2020

Por Ana Oliveira

Título: Os Seis Finalistas | Autor: Alexandra Monir | Editora: Jangada | Gênero: Ficção Científica | Páginas: 328 | Ano de publicação: 2018 | Nota: 5,0/5,0

Quem acompanha as resenhas aqui no Crônicas Fantásticas sabe que eu não sou muito da Ficção Científica, sou mais da Fantasia. Mas vez ou outra eu me aventuro pela Sci-Fi. É um gênero que eu adoro em séries e filmes, entretanto os livros não costumam me prender tanto assim. Existem exceções como “Maedros” e dentro dessa categoria também vou colocar “Os Seis Finalistas”, da Alexandra Monir.

Falando um pouco de Alexandra: ela é uma autora americana de descendência iraniana conhecida por seu romance Timeless (Muito Além do Tempo em Português). Alexandra estava grávida enquanto escrevia seu livro e o nome do protagonista é o nome do seu bebê. Ela fez uma longa pesquisa para o livro que envolve treinamento para astronauta na NASA. Sua lista de agradecimentos no final do livro é bem longa e dá uma boa ideia de como ela trabalhou para escrever.

Em “Os Seis Finalistas” acompanhamos Naomi, uma garota americana de descendência iraniana que é uma nerd. Ela foca nos aspectos científicos da vida e apesar de estar na escola, não se preocupa com performances típicas das líderes de torcida. Junto com ela temos a visão de Leonardo, um italiano ex-competidor de natação que consegue se manter muito tempo debaixo d’água.

Aqui o mundo está com os dias contados. A Terra vive um momento em que tsunamis, furacões, tufões, maremotos e terremotos são coisas corriqueiras. Inúmeras cidades pelo mundo já estão submersas e muita gente morreu. E ainda vai morrer muito mais. A única esperança da humanidade é sair da Terra e ir morar noutro planeta… Ou lua, como o satélite de Júpiter, Europa, que tem todos os indícios de que seria uma moradia para os terráqueos se ela for terraformada.

Para isso foi feita uma seleção pelo mundo de adolescentes, entre 15 e 19 anos, que poderiam ser enviados a Europa para fazer o serviço. Calculo que todos os adolescentes, querendo ou não, foram submetidos a testes, sabendo ou não. Do mundo todo, 24 pessoas foram selecionadas e Naomi e Leonardo estão entre eles.

Logo de cara, notamos que há uma diferença entre Naomi e o restante dos escolhidos: ela não quer ir. Ela sente que tem uma responsabilidade para com a família e tem um lar para onde voltar. A maioria dos outros estão numa situação bem complicada, como Leo. A família dele toda morreu num tsunami e ele vê Europa como seu único futuro.

A história transcorre entre treinamentos para astronauta e Naomi tentando descobrir o que há de “errado” com tudo que está acontecendo ao redor deles. Não vou falar muito mais, pois tenho medo de dar spoiler, mas algumas coisas são bem óbvias desde o princípio, como o fato de Naomi e Leo se tornarem um casal ao longo da narrativa.

Eu gostei muito de como o romance foi construído: devagar e com cumplicidade. Leo é um cavalheiro e Naomi uma verdadeira guerreira da ciência, me senti representada. Mas lembrem-se: o foco aqui não é o romance e sim a ficção científica. A autora foca nisso e trabalha nos levando de tal modo que, por vezes, nossa respiração está presa na garganta.

Eu super recomendo esse livro. Gostaria de vê-lo adaptado para o cinema, pois acredito que o plot é muito interessante e, talvez, seja até fácil de produzir uma vez que não tem muitas cenas fora do prédio de treinamento.

Existe uma sequência chamada “The Life Below”, que foi lançada em fevereiro de 2020 e sem previsão de tradução para o português até agora.

Leia mais resenhas em cronicasfantasticas.com.br

site: https://cronicasfantasticas.com.br/2020/06/30/os-seis-finalistas/

Talita 09/02/2021

Sinopse mais legal que a historia
Esperava sci fi recebi romance adolescente. Se você tiver 15 anos vai amar mas se já passou dos 20 vai ser um martírio terminar.
vicki4you 24/02/2021minha estante
Olá ,
como você está? Meu nome é Vicki, vi seu perfil hoje e me interessei por você, quero que envie um e-mail para meu endereço de e-mail privado (vdickson200@gmail.com) porque tenho um assunto importante que quero compartilhar com você

Mariana Macabú 09/08/2020

Interessante, porem esperava mais
Gostei da premissa e do enredo, porém achei a escrita muito fraquinha, muitos clichês e o casal principal não me convenceu com aquela velha história "te amo, vc é a minha vida, o meu mundo, mesmo que eu só te conheça há 20 dias", isso raramente me agrada. Pode ser minha culpa, pois eu entrei no livro esperando um abordagem mais madura desse tema de viagem interplanetária. Além disso, li a duologia "Um Estranho Sonhador" antes desse livro, o que com certeza afetou meu julgamento, pois a escrita da Laini Taylor é mágica. Dito isso, mesmo com os aspectos que me incomodaram, a leitura é rápida e o final me deixou instigada o bastante para querer ler a continuação.

Fernando Artes 21/09/2020

Meio arrastado e te deixa sem ter certeza se vai continuar lendo os próximos

Erika 01/01/2021

Leitura fluída e um tanto quanto previsível
Essa história de adolescentes sendo forçados a lutar para ver quem vai salvar o planeta não é nada nova, mas alguns pontos prenderam minha atenção. A dramática abordagem sobre a crise climática, por exemplo, oferece um peso importante de urgência à questão. Também vejo como válida a proposta de tantas nações se unirem por um bem maior (apesar de alguns pesares) e o destaque para pessoas que, mesmo tão jovens, são descritas com tanto talento e inteligência.
Admito que também gostaria de ter lido a perspectiva de outros finalistas, comecei a leitura achando que seria assim e senti um pouco essa falta.