O Poder

O Poder Naomi Alderman

Resenhas - O Poder

myhmendes07 05/06/2020

Importantíssimo!
Se você quer um livro mais cabeça, e que com certeza vai te fazer refletir sobre a sua vivência atual e até a vivência de outros tempos, então você achou o livro certo!

Extremamente envolvente e certeiro sobre suas críticas, além de ter personagens bem construídos e envolventes.

Leticia 16/12/2020

Digerindo...
Terminei esse livro e estou a alguns minutos pensando, analisando, tentando criar uma opinião sobre ele. Não sei dizer se gostei, não sei dizer se não gostei. É um livro que te faz pensar, muito. Que é chocante, acho que as vezes até demais. Acho extremamente importante a bandeira que ele tenta levantar, a luta contra a violência de gênero, mas ele é tão extremista e com cena brutas e chocantes de ler. Mas ao mesmo tempo paro pra pensar, realmente existe mulheres que passam por essa brutalidade toda. É tudo muito chocante. A ficção... a vida real.

Flora.Lorena 28/06/2022

Esperava mais
Não gostei muito da narrativa, não é o tipo de leitura me prende, fui até o final para ver se algo surpreendia mas não.

Lila 06/08/2022

Coisa linda! Recomendo esse livro DEMAIS.

?Uma onda no oceano se sente muito poderosa, mas só dura um instante, o sol seca as poças e a água vai embora. Depois você acha que talvez aquilo nunca tenha acontecido. Com a gente foi assim. A única onda que muda tudo é o tsunami. Você tem que demolir as casas e arrasar a cidade se quiser ter certeza de que ninguém vai te esquecer.?

Kaline Bogard 03/02/2021

O sonho do oprimido...
No começou achei estranho. A narrativa segue uma flexão verbal que não é muito comum. Mas aos poucos fui me acostumando e acabei mergulhando na trama. Não deixa de ser um enredo provocativo, trazendo o reverso da medalha. Oprimido se tornando opressor. O tempo todo limites são quebrados e a situação vai se tornando cada vez mais critica até ficar insustentável. Temos cenas fortes e impiedosas, de revirar o estomago. Em alguns momentos fiquei chocada com o rumo seguido, mas acredito que dentro das possibilidades foram rumos bem plausíveis. Gostei bastante de alguns personagens, foram figuras fora do clichê, com interesses pessoais e objetivos bem desenvolvidos, alguns cativantes. Impossivel não se identificar com algumas situações e pensar aquele tentador: ah, e se eu tivesse esse poder...?
Recomendo.

CamillaRigotti 23/07/2020

Uma distopia muito louca e incômoda em algumas partes, mas muita necessária para os dias atuais.

becxj 19/01/2023

a escrita é envolvente, a linha de acontecimentos é genial, os personagens são incríveis, com cicatrizes e dores reais. porém eu NAO EMTENDI O FINAL ?

Laisciancio 08/07/2020

Uma tentativa fracassada de explicar como o poder funciona.
Quando vi a premissa do livro, fiquei interessada. Gosto de distopias e achei que iria gostar desse livro também, porém não foi o que aconteceu.

O livro conta a história de um poder adquirido apenas por mulheres (e em raras excessões, por homens). A ideia da autora era mostrar como o poder pode mudar as pessoas, e colocando as mulheres em uma situação de controle e ?superioridade? em relação aos homens, o que elas seriam capazes de fazer?

Mas, o livro é superficial, raso e cansativo. Eu terminei de ler ele apenas para não abandonar a leitura. Não me conectei com a história e com nenhum personagem.

Deborah 03/02/2020

Política e gênero
Um livro muito político e extremamente necessário!
Política, violência, vingança, revoltas.
O livro nos faz refletir mais sobre a realidade das mulheres e o quanto somos contidas no nosso dia a dia pelo medo da violência, que as vezes nem pensamos conscientemente, mas q está ali, na nossa forma de andar a noite, nos assedios constantes, nas situações em locais de trabalho e (polêmico) até na religiosidade.
Através da narrativa de vários personagens a autora relata uma revolução feminina após as mulheres adquirirem o poder de dar descargas elétricas.
Em alguns momentos causa grande alívio, em outros aflito.
O final é estonteante! Com uma influência gritante da Atwood, nos faz repensar toda a história e as premissas de gênero que nos são contadas ao longo da vida.

Fernanda.Avila 10/01/2021

Eletrizante
Esse livro é muito sensacional. Uma distopia que trabalha a ideia de um futuro em que as mulheres têm um poder extraordinário de dar descargas elétricas nas pessoas. Nesse mundo as mulheres estão no controle. Mas o livro conta o processo que aconteceu até culminar nessa sociedade. No entanto, o que mais chama atenção é que ao longo do livro a gente se depara com situações absurdas que parecem tão desumanas e bizarras, porém quando você repensa se dá conta de que: Peraí, isso acontece em alguns lugares do mundo, só que com as mulheres... Pois é, esse livro faz a gente refletir sobre tantas coisas, por exemplo, sobre como algumas coisas nos chamam ainda mais a atenção se a gente simplesmente inverter a posição. Nos faz perceber como estamos acostumados com determinadas situações que jamais deveríamos estar.
Adorei o livro:
- porque é uma história excelente; - porque o final é a cereja do bolo e eu amo um livro fechado com chave de ouro;
- e porque eu ganhei de presente da minha pessoa preferida no mundo, que me apoia em tudo, até nas leituras.

tisdamnlake 30/04/2023

A própria ideia de que vc tem que escolher já é um problema
"não existe atalho. nem pra compreensão nem para o conhecimento. não dá pra colocar uma pessoa numa caixa."

a leitura é nem nem. nem arrastada, nem rápida. nem ruim, nem boa. nem empolgante, nem entediante. nem entrega o que promete, nem é a pior leitura de todas. o livro tem uns pontos altos, mas honestamente fica por isso mesmo. achei as histórias meio sem meio e fim. não sei se existe uma continuação mas a sensação que fica é de que vai ter visto que termina meio sem pé nem cabeça.

Mariana.RAgis 08/06/2021

A construção da distopia
Ao contrário de algumas distopias de sucesso, o livro traz o nascimento de uma sociedade matriarcal, marcando a construção da mitologia/crença, alteração do poder estatal e das relações sociais.
Algumas partes não são tão cativantes quanto outras? Sim, mas todos os parágrafos desse livro são importantes!

Naty Barros 30/07/2020

Wooow! E se nós tivéssemos o poder? Como seríamos em sociedade? Como grupos? Nações? Religiões?
E se nós tivéssemos o poder?

Bella 28/10/2020

O poder
A narrativa se constrói a respeito de um poder físico que as mulheres adquiriram evolutivamente. Esse poder inverte os papéis da sociedade passando de um patriarcado para um matriarcado, relatando todo o terror que hoje é vivido por mulheres na pele de homens que deixaram de ter poder de escolha sobre seus corpos e suas vidas. Uma ótima reflexão para pensar sobre como as opressões que perpetuam na sociedade seriam vividas por quem detém poder sobre o mundo.
Ponto negativo: alto teor religioso que deixa o livro chato e compromete a fluidez da leitura

Naienne1 06/02/2023

Muito bom, só que levou 2 anos
Que escrita inteligente, sério. As analogias são muito bem pensadas e sinto que certas coisas só serão entendidas por mulheres (situações muito específicas e cotidianas). A frase na qual ela diz que não precisamos imaginar como o mundo seria se fosse o contrário porque já vimos... A gata me pegou, eu senti.
O livro é beeem arrastado em muitas partes, não é necessariamente um defeito visto que é bem detalhado, mas, pessoalmente, eu fiquei bem cansada. Sério. O título não é brincadeira, levei quase dois anos pra concluir a leitura.
Então o rolê é: Está paciente? Está no clima? Vai ter saco pra ler? Leia. Senão, talvez seja melhor deixar pra depois.